1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compilar Kernel Mandriva 2007 ... help!

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por omec, 25 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1161)

1. Olá a todos!

Mais uma vez recorro ao techzone para solicitar ajuda entre os melhores.
    Resolvi instalar o mandriva powerpack 2007 no meu portátil Asus F3JC e francamente... está espectacular.

Problema é só um (de relevância) ... não consigo por o som a trabalhar.
    Depois de ler bastante na net e trocar algumas opiniões com pessoal que adora Linux, fiquei a saber que o Kernel que tenho (2.6.16) ainda não suporta a placa de som do meu chipset.

Também me foi dito (e já li na net) que o novo kernel já o suporta (2.6.19).
    O problema é que já o sakei, descomprimi... etc... tento seguir algumas instruções mas como newbi em linux que sou, algo falha (para minha vergonha... nem vos sei dizer).

Será que alguma alma caridosa está disposta a perder um pouco comigo ... talvez via messenger a dar umas dicas no que eventualmente estarei a fazer mal?

Este sistema está demasiadamente bom para eu desistir.

Antecipadamente agradecido a todos.

Oscar Cordeiro
    [email protected]

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

3. Em distribuições como o Mandriva, não aconselho ninguém a compilar o linux, pois de certeza que vai partirr algumas coisas no sistema.

Tenta antes instalar um kernel mais recente através dos repositórios da distribuição.

Apesar de não ser lá muito recente, pelos repositórios já anda a versão 2.6.17...

4. ricardomcm

ricardomcm Power Member

Viva omec, a maioria das distros de linux utilizam os drivers ALSA (Advanced Linux Soud Arch..) o kernel n tem de ser recompilado necessariamente, se ele já tem suporte para o ALSa activo é apenas uma questao de configurares o alsa..
    abre uma consola como root e escreve "alsaconf", se tudo correr bem, o alsa irá detectar a tua placa de som. dps disso é so "alsactl store" para guardar as defeniçoes da placa :)

5. A questão, é que a maioria das distribuições não tem um pacote para drivers alsa separado do pacote do kernel. Portanto, o alsa que está no sistema, é o alsa que vem na versão 2.6.x.x do núcleo do sistema.

Sendo assim, actualizar o alsa implica actualizar o kernel. Isto se quiseres fazer as coisas como deve ser. Podes sempre compilar os últimos drivers do alsa e instala-los por cima dos que já lá estão, mas essa abordagem não é lá muito boa ideia.

E eu duvido que a versão mais recente (1.0.13/1.0.14rc2) do alsa compile no linux 2.6.16.

6. Já vi ke tá mais díficil de que pensava

Boas a todos.
    Antes de mais obrigadissimo pela pronta ajuda.
    Estou a ver ke não está fácil... especialmente para um rokie como eu.
    A verdade é que o sistema não me dá nenhuma incompatibilidade com o som... só não toca.
    Até é detectada uma placa tipo HDA-INTEL mas fica-se por aí.
    Tenho o 2.6.17 mv5 ? e já corri um rpm que me faz ficar com o 2.6.17 mv11 mas fica tudo na mesma.
    Saquei um ficheiro com 40 mb que é o kernel 2.6.19 está com extensão bz2 ?

Por um lado sinto que estou tão perto ... e digo-vos ... mandava o windows à fava.
    Até os jogos de windows me corre (no cedega).

Talvez sentisse falta do meu MsAccess com as queries fáceis sem dominar SQL mas pronto... algo havia de aparecer.

Tenho tantas ânsias a este windows XP e aos gulosos que levam um dinheirão pelo Vista que só quem não viu esta beleza a trabalhar é que não a compra.

Para ficar perfeito, só falta o som.

Obrigado a todos

7. ricardomcm

ricardomcm Power Member

esse kernel que tu sacaste com estensao .bz2 sao apenas as fontes, ou seja, o codigo fonte para poderes compilar, e já agr so para te "corrigir" a versao mais recente é a 2.6.20, podes sp acompanhar o desenvolvimento em www.kernel.org
    ora, eu continuo a dizer que o teu problema está no alsa... e nao no kernel, como um colega disse, o alsa já desde o inicio do kernel 2.6 que vem embutido no mesmo, no entanto os modulos (drivers) da tua placa podem n ter sido compilados...
    por isso experimenta fazer o que te digo
    como root executa numa consola "alsaconf" .. o programa vai procurar por placas de som no PC, se a tua for reconheçida vai apareçer na lista... se apareçer, entao o problema nao é do kernel, nem do alsa, é mesmo da configuraçao que deve ir ao ar a cada reboot...
    experimenta lá isso e dps posta aqui o resultado.
    Cumps.

8. Se ele diz que a placa dele é reconhecida como HDA-Intel, então é porque os módulos do alsa para a placa de som estão carregados. Não é preciso fazer mais nada nesse aspecto.

O alsaconf só detecta dispositivos se os respectivos módulos estiverem carregados. Como esse parece ser o caso, de nada adianta usar o alsaconf, tudo o que havia para fazer, já foi feito.

Ele pode é correr o alsamixer, ou outro programa que controle o volume da placa de som, e ver se os canais estão em MUTE (por defeito, a seguir a qualquer instalação do alsa, o som está sempre cortado). Se estiver, é só aumentar o som.

9. ricardomcm

ricardomcm Power Member

Sim claro... penso que o mandrake deve vir com algum prog que se encarrega de carregar o modulo... nao sei se usa o udev, ou hotplug, ou o HAL, a unica vez que usei foi no antigo mandrake 8.2, e foi so para experimentar
    de qq maneira essa do alsamixer nem me tinha ocorrido :P

10. O próprio kernel encarrega-se de carregar os módulos automaticamente.

Partilhar esta Página