Compilar o Ubuntu

antek

Power Member
Ola rapaziada :D

Ha alguma forma fácil de se compilar todo o ubuntu na nossa maquina? Em teoria(e na pratica...) o sistema fica todo muito mais rápido não é verdade?
 
Para isso usa Gentoo com o stage 1.
Já agora para que é que querias fazer uma coisa dessas? Ele já está preparadinho e tudo.
 
Várias rozoes, mas principalemte porque tenho um portatil meio oldie ( 4 anos), que corre bem o ubuntu, mas que as vezes...

E porque tenho a mania que sou geek :D
 
O meu também tem essa idade e não vejo problemas.... a não ser a gráfica (ATI 7500).
Queres mais performance mete o fluxbox ou o openbox.
 
O meu também tem essa idade e não vejo problemas.... a não ser a gráfica (ATI 7500).
Queres mais performance mete o fluxbox ou o openbox.

O meu tem uma 9000 e é 2.8, mas mesmo assim.... ficava muito mais rápido :D

Se bem que dá o tilt com o novo ubuntu e com as redes WIFI da universidade :s
 
Tens a mania que és g33k e nem sabes usar o Google?

Anyway, pelo Ubuntu não há muito que possas fazer. No máximo, compilar um kernel e recompilar todos os pacotes do teu sistema com o apt-build. Mas só o tempo que ias perder, mais vale um stage3 do Gentoo (stage1 é para suicidas).
 
Eu sugiro que compiles, que anotes os resultados e os coloques aqui (porque ainda não vi esses dados em lado nenhum).
Nomeadamente, o total de horas gastas a compilar o software que precises e o total de horas ganhas na execução desse software durante, por exemplo, um mês.
 
Eu sugiro que compiles, que anotes os resultados e os coloques aqui (porque ainda não vi esses dados em lado nenhum).
Nomeadamente, o total de horas gastas a compilar o software que precises e o total de horas ganhas na execução desse software durante, por exemplo, um mês.

Creio que não compensa nada, mesmo nada.
Do ponto de vista académico até podia ser interessante mas é muito difícil de contabilizar os ganhos.
 
Creio que não compensa nada, mesmo nada.
Do ponto de vista académico até podia ser interessante mas é muito difícil de contabilizar os ganhos.
Eu não sei se compensa ou não. Há quem diga que sim, há quem diga que não.
Como nunca vi dados que mostrem que a soma dos (mili)segundos ganhos na execução de uma aplicação (por exemplo, OpenOffice) ao fim de um período de tempo justificam as horas dispendidas com a compilação do software, tenho muita curiosidade.
 
Não é possível medir essa diferença, porque não é possível diferenciar quais os ganhos individuais de cada aplicação. Além da diferença que faz directamente no OO, também a toolkit tem ganhos, e também o WM, também o X, o kernel, etc..

Mas também vos digo algo: se a única razão para mudarem para uma distro source-based é o aumento da performance, mais valem deixarem-se estar nos binários. A diferença é pouca.
 
Já não me lembro onde vi, mas já li algures num forum em que alguém tinha essa mesma questão que resposta foi que o aumento de performance era praticamente nulo, tipo numa operação de uma hora ganhavas à volta de 5 a 10 s ou seja um aumento de 0,0028%
 
a minha opinião é que sistemas source-based como por ex. o gentoo para além de ser uma perda de tempo a compilar o software que depois até nem se nota grande diferença na velocidade , perdem muito em relação á estabilidade do sistema , o unico ponto que vejo a favor é o conhecimento ,mas para instalar um sistema desses prefiro os BSD que são realmente estáveis e rápidos.

até + ckt1g3r
 
Esta discussão está a tomar um rumo absurdo. Em relação ao tópico inicial: não, não se compila o Ubuntu, podes compilar apps aleatoriamente por motivos de força maior. Antigamente (penso que até ao Edgy) muita gente compilava também o Linux (generic, source nos repos) para ter i686 - que não era suportado oficialmente.

Se queres a performance que se pode obter com a compilação e flags (como o PrOdG disse, a acumulação sucessiva em diversas coisas como o toolkit, X, etc e tal, pode proporcionar algum ganho), e também a escolha e flexibilidade - que é parte fundamental das vantagens das meta-distribuições usa uma: Gentoo. Podes partir de uma stage3 já compilada para as tuas flags, ou, caso contário, uma oficial para i686 genérico e depois compilas tudo, até toolkit (stage 1/3).

De qualquer maneira, se ainda estás a fazer uma pergunta como esta aqui no fórum, duvido que queiras aventurar já no que referi acima (sobretudo no projecto Jackass - Stage 1/3)
 
Última edição:
Back
Topo