Compiz Fusion

O q eu fazia para resolver o prob era carregar como botão direito no selector de workspace, editar os workspaces e escolher apenas 1... Este irá conter todos os 4 workspaces...
 
O q eu fazia para resolver o prob era carregar como botão direito no selector de workspace, editar os workspaces e escolher apenas 1... Este irá conter todos os 4 workspaces...

Mas isso estarias a editar os workspaces do Gnome, não do Compiz ... Os workspaces do Compiz são sobrepostos aos do Gnome, e por isso existe esta confusão com isto tudo.
A ver se arranjam isto melhor, que no beryl estava a funcionar bem (assim também funciona bem, depois da alteração que eu referi, mas antes funcionava logo)
 
Exacto... Mas ao fazer o q eu disse, deixa de haver ambiguidade e funca quase 5* (apenas perdemos a possibilidade de mover janelas directamente para um workspace carregando com o botão direito na barra de tarefas... mas podemos smp arrasta-las)

O q é estranho é q numa das primeiras versões do compiz isto não acontecia... apenas começou a acontecer há +\- 1 ano para ca...

[]

Sim, verdade. A ver se arranjam isto para não ser tão confuso ...
 
Eu alterei logo isso mal instalei ... Fiz hoje updates ao compiz manager, core, plugins a libs etc ... não noto diferenças, mas tbm nao fiz reboot ainda nem reiniciei o X.
 
alguém me explica como ponho o emerald a trabalhar?? é que o tal emerald-git não está no repositório...

e o emerald que está é o do beryl :(
 
A solução do muddymind parece ser a única verdadeira solução, uma vez que o compiz parece ignorar os Workspaces do Gnome. Por mais que se mexa no Compiz-settings, as alterações afectam apenas o primeiro Workspace (do Gnome).
E como me aconteceu à pouco, se eu tiver mais do que um workspace no Gnome e clickar num que não o primeiro vou ter um Cubo noutra dimensão sem paineis, sem nada, só com o meu GkrellM que nunca me abandona, mas que nessa altura se mostrou bastante inútil. :|
 
Eu meto Horizontal size = 4 e o vertical number e Number of Desktops = 1 e tá a andar de mota. É como funciona melhor. Na imagem acima não tinha o vertical size = 1 mas é como fica melhor, e era como tinha no beryl. A cena é que quando se desliga e volta a ligar tem que se ir mudar outra vez pq ele parece esquecer a definição. Weird ... Enfim, uns bugs mínimos ...
 
Dude... faz o que ele disse. Mudas os settings do Gnome e fica como o Beryl ficava.
É assim que é suposto ficar.
Eu também tive os settings que tu tens e não estava como era suposto. Agora está em modos e enquanto não o bug não for corrigido, vou deixar assim.

Same shit :) ... vai dar ao mesmo, por um lado ou pelo outro, agora reparo, se bem que mudando pelas definições do gnome é bem mais simples. ... Ok ... Esperemos por melhor solução :)
 
Última edição:
bem agora algo completamente diferente...

(já resolvi a cena do emerald, para quem quiser é por a arrancar o emerald no session manager com emerald --replace)


com o beryl antes quando se pegava na barra de titulo de uma janela que estivesse maximizada aquilo criava um efeito giro como se a janela estivesse presa com pins nos cantos, e se se pegasse nos cantos dava para ver o que estava por trás... agora não consigo ter isso a funcionar

alguém me explica se é bug ou se é alguma opção que não tenho posta??

já agora a cena das janelas em "3D" quando se roda o cubo ainda não está implementada correcto??

Isso de pegar nas janelas está meio estranho. Se for no canto superior eesquerdo da janela maximizada funciona sempre, nos outros cantos e no meio das barras não. Para funcionar sempre tem que se carregar no alt ao mesmo tempo. Suponho que seja uma questão usabilidade.

Quanto ao efeito 3d na vista de cubo o plugin respectivo não vem por default, mas não sei se foi só retirado do pacote normal ou se foi mesmo retirado de todo.
 
Código:
$sudo mv /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.oquequiseres
$sudo mv /etc/X11/oteubackup /etc/X11/xorg.conf
Basta isto.

EDIT: parti do principio que tinhas o backup na dirextoria do X11

bem agora algo completamente diferente...

(já resolvi a cena do emerald, para quem quiser é por a arrancar o emerald no session manager com emerald --replace)


E pronto tenho tudo funcional!

Thanks hellaxe e arpinacio
:)
 
Sempre às ordens...

Já agora para que quiser fazer aquele efeito Dodge (aquela coisa gira das janelas andarem a saltar umas por cima das outras feitas doidas) e não souber, o efeito é no Animations --> Focus depois ai escolhem o Dodge...
 
Boas,

Vejam lá se percebem o que se tá a passar aqui.

Tenho ubuntu 7.04, uma ATI 9700 128mb (mobility) e inicialmente consegui por o compiz-fusion a funcionar com os drivers de origem AIGLX. Instalei pelos repos e depois corri:
Código:
compiz --replace -c emerald &
e tava quase tudo a funcionar, menos os videos que ficavam a preto. Quando mexia na janela ele às x's aparecia e ficava, mas n tava lá mt bom. Sempre que rodava o cubo ficava preto e tinha que mexer na janela pra ficar bom. O vlc em fullscreen ficava preto semi-transparente a ver-se o bg. Decidi então por os drivers proprietários da ATI.

Segui este tutorial:

http://dicasubuntubr.wordpress.com/2007/06/30/tutorial-de-instalacao-de-uma-atixglcompiz-fusion/

Correu td bem até fazer restart e tentar entrar na sessão acabadinha de criar do XGL. Deu-me um erro marado.

Código:
/etc/gdm/PreSession/Default: Registering your session with wtmp and utmp
/etc/gdm/PreSession/Default: running /usr/X11R6/bin/sessreg -a -w /var/log/wtmp -u /var/run/utmp -x "/var/lib/gdm/ :0.Xservers" -h ""-l" :0" "o meu username"
/etc/gdm/Xsession: Beginning session setup...
/usr/local/bin/startxgl.sh: 2:Xgl: not found
cut: the delimiter must be a single character
Try 'cut --help' for more information
xauth: (arg v):1: key contains odd number of non-hex character
couldn't exec -exit-with-session: No such file or directory
Esta é a minha configuração do startxgl.sh

Código:
#!/bin/sh
Xgl :1 -fullscreen -ac -accel xv:pbuffer -accel glx:pbuffer &
DISPLAY=:1
cookie=”$(xauth -i nextract - :0 | cut -d ‘ ‘ -f 9)”
xauth -i add :1 . “$cookie”
exec dbus-launch –exit-with-session gnome-session
Quando tento entrar na sessão ele entra e sai logo dando um erro marado. Excusado será dizer que na sessão do gnome agora n funciona nada do compiz, nem correndo o outro tal comando que antes me tinha solucionado o problema.

Alguém tem ideias?

Desde já agradeço.

Se tinhas isso a funcionar com o AIGLX re os drivers livres, deixa-me dizer-te que fizes-te uma bela de uma borrada ao meteres os drivers da ATI, mas tu é que sabes. As questões de vídeo têm a ver com o driver utilizado. Se usares o Mplayer (e no vlc acho q tb dá para mudar) basta ir ás opções e mudar o driver vídeo para X11, e os vídeos já acompanham o 3d do desktop.

Do problema em questão não te posso ajudar, porque tento manter-me o mais longe possível do XGL :)
 
Se tinhas isso a funcionar com o AIGLX re os drivers livres, deixa-me dizer-te que fizes-te uma bela de uma borrada ao meteres os drivers da ATI, mas tu é que sabes. As questões de vídeo têm a ver com o driver utilizado. Se usares o Mplayer (e no vlc acho q tb dá para mudar) basta ir ás opções e mudar o driver vídeo para X11, e os vídeos já acompanham o 3d do desktop.

Hum, n sabia disso. Bem, n faz mal, reinstalo o ubuntu pela 9827834x e desta x n ponho os drivers da ATI. Apenas o fiz, porque se vires no link que deixei relativo ao tutorial que usei pra instalar eles dizem que com os drivers da ATI o video já aparece bem.

Existirá alguma forma de fazer um "ponto de restauro" antes de andar a trafulhar o sistema de forma a que depois possa voltar atrás?

De qualquer forma vou tentar primeiro desabilitar os drivers da ATI e "tentar" pôr isto como tava. Se der barraca então instalo de novo.

Obrigado pela ajuda, essa dica do driver vídeo X11 era o que me faltava para ficar satisfeito com o sistema. Ah, isso e pôr o leitor de cartões de memória a funcionar. É estranho porque no ubuntu 6.06 e no 6.10 funcionava perfeitamente e no 7.04 simplesmente n reconhece. Alguém sabe uma solução para isto? O meu leitor de cartões é um ENE Technology Inc CB710 Memory Card Reader.

EDIT:
Assim que tirei o driver proprietário da ATI ficou logo a funcionar. Nunca pensei dizer isto, mas ATI sucks :|
Entretanto mudei o renderer do VLC pro X11 e o video já bomba nice :D

Thanks rui, és o patrão :D
 
Última edição:
LOl... reinstalar Linux.. omg, o ppl deve de pensar que tá a trabalhar em windows..
dude.. se instalaste essa cáca proprietaria, desinstalas e voltas a instalar as drivers opensource :|
formatar por causa dum errito..enfim

opah, mas alguém te perguntou alguma coisa? :joker:

Se fosse em windows de certeza que n o formatava por uma cagada destas. Porque sei o que faço. No linux a situação por vezes é diferente, pois n domino a cena.

Epah eu reinstalo qd sei que n csg reverter todas as alterações que fiz. Como sou perfeccionista, prefiro começar de novo e fazer tudo como deve ser. Mas se tivesses lido o meu post com atenção tinhas visto que eu limitei-me a remover o driver proprietário e apagar a cagada das sessions e ficou impecável. :) Mas aconteceu inúmeras vezes dar cabo da instalação ao ponto de ser mais rápido instalar de novo do que andar a fazer debugging duma cena que n percebo.

Se sabes muito, parabéns. No entanto os teus comentários em nada contribuem para a minha felicidade. Podias fazer como outros membros que em x de mandar bitaites fazem críticas constructivas e apresentam soluções. O pessoal está aqui para se ajudar. ;)

Barroso, vê lá se apareces mais no lfs. O pessoal farta-se de falar de ti e penso que teríamos muita coisa boa a aprender ctg.

Cumps


EDIT:
Surgiu-me aqui mais um pequeno problema. Embora o vídeo do VLC agora apareça correctamente após ter posto o renderer X11, a performance do vídeo em full-screen deixa muito a desejar. Os filmes aparecem pixelizados e lentos. Há alguma coisa a fazer para contornar o problema? Já agora, quando mexo nas janelas elas ficam ligeiramente transparentes. Quando o vídeo do VLC está em full-screen fica também um pouco transparente. Como posso tirar isso? Já andei a explorar as opções do emerald e do compiz-fusion e não houve nada que eu fizesse que resolvesse o problema. Tenho a impressão que se resolvesse isso também solucionaria o problema da performance má do vídeo em full-screen, pois uma coisa é fazer o rendering em cima dum fundo preto, outra coisa é ter um vídeo semi-transparente.

Desde já agradeço.

EDIT2:
Já resolvi o problema da transparência, mas apenas provisoriamente. Descobri nos fóruns do ubuntu que usando ALT+mousewheel dá para mudar a opacidade das janelas. Mas cada vez que abro um filme, tenho que fazer isso e não é mt prático. Como poderei alterar isto permanentemente? Não encontro essa informação em lado nenhum.

Já agora, talvez n seja o sítio melhor para perguntar acerca disto, mas já que gostaria de manter o compiz-fusion, aqui vai: Como é que posso habilitar o TV-out de forma a poder ver filmes na TV? Nos fóruns do ubuntu falam em usar o fglrx :| Mas isso seria retroceder no progresso que estou a ter em conseguir uma experiência "perfeita" de linux.
 
Última edição:
Já agora, talvez n seja o sítio melhor para perguntar acerca disto, mas já que gostaria de manter o compiz-fusion, aqui vai: Como é que posso habilitar o TV-out de forma a poder ver filmes na TV? Nos fóruns do ubuntu falam em usar o fglrx :| Mas isso seria retroceder no progresso que estou a ter em conseguir uma experiência "perfeita" de linux.

Tv-out só com drivers oficiais da ATI, e não é garantido :) ... Bem vindo ao maravilhoso mundo da ATI ...
 
o problema dos efeitos esta resolvido!!mas é sempre preciso iniciar o compiz knt s liga o pc,ou ha maneira dele iniciar automaticamente??
é k no meu,smp k ligo o pc,tenho d iniciar o compiz!!

obrigado
 
boas!!peço desculpas por tar sempre a xatear,mas quando rodo o cubo ele roda,muda d face mas nao muda de ambiente,ou seja todas faces do cubo sao o msm ambiente!!
nao m sabem dizer como resolver esta situação?
cumps e obrigado
 
boas!
Tenho o compiz fusion instalado, mas tou com duvidas o que devo inicializar com o Ubuntu.
Neste momento tenho esta linha
compiz --replace
Mas demora bastante tempo a arrancar, é normal? Tenho tb aquele icone instalado, cm faço para correr no startup?

Outro problema que tenho é que n consigo fazer os efeitos de rodar o cubo, nem o expo. Penso que seja devido ao facto de so ter um workspace.

Obrigado

EDIT: já resolvi o expo, rodar o cubo e o prob dos workspaces.
Continuo sem saber a melhor maneira de iniciar o compiz fusion com o ubuntu.
Agora tenho outra duvida:
Queria tirar aqueles efeitos quando movo uma janela, como posso fazer isso?
 
Última edição:
Back
Topo