1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Complicated PS3 platform discouraging second-tier game developers

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Kursk_crash, 28 de Março de 2007. (Respostas: 45; Visualizações: 2540)

  1. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Complicated PS3 platform discouraging second-tier game developers


    Fonte: http://www.digitimes.com/news/a20070328PD210.html
     
  2. NJ5

    NJ5 Power Member

    Bate certo. Também ouvi dizer que as ferramentas de desenvolvimento para a PS3 (devkits) são difíceis de usar, enquanto que as da Xbox 360 são baseadas no Visual Studio que é muito mais maduro e amigável. Como alguns de vocês saberão, o Visual Studio é usado para programar a maioria das aplicações Windows desde há muitos anos...

    Na parte do software ninguém bate a Microsoft, na parte do Hardware a Sony tem obviamente mais conhecimento. Vamos ver quem ganha...
     
  3. Mandalorian

    Mandalorian Power Member

    Hayashi: Those who say PS3 is difficult to dev for are just using excuses

    In an interview with Gamepro, Yosuke Hayashi director of Ninja Gaiden Sigma stated that those developers who perpetuate the PS3 is too hard to develop for are just using it as a poor quality excuse. Hayashi also states that if one team can do a good job, then others can follow suit too.


    quote:

    --------------------------------------------------------------------------------


    Has it been difficult to develop for the PS3 overall?

    For us it's not a question of being easily to develop for, that's a relative term. When we first got our hands on the hardware it took us a while to get back into the flow of working with Sony, because they way they do things is a little different. The developers that say it's too hard to develop for and complain about it are missing the point. It sounds like an excuse to the consumer to us.

    There are a lot of people out there that bought the PS3, and it's not a question of whether it's easy or hard. If your going to do a project you have to do the best you can. It's like if you bought a CD and it sounded bad and the singer said it was because the studio and the engineer were no good. Ultimately it's up to that person to make sure they have the quality that's needed. Look at what were able to do and the quality we are able to achieve and that speaks for it self. I think people will be satisfied with what we were able to do. If we can do it then other people will be able to do it as well.
     
  4. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Exactamente o que diziam os EXEC's da SEGA..

    que era apenas desculpas para a preguiça... e que quem dizia isso era MAU programador..

    no fim, viu-se que lutar contra loobies é complicado
     
  5. johnnytsunami

    johnnytsunami Power Member

    Já quando a ps2 saiu era a mm coisa depois foi o que se viu.
     
  6. bane

    bane Power Member

    É... desde que a PS3 saiu programar para um CPU assimetrico passou milagrosamente a ser tao facil como se fosse um CPU simetrico.
     
  7. napalm

    napalm Power Member

    Parece-me que o problema está mais relacionado com as ferramentas do que propriamente programar com threads, já que a xbox tb tem vários cores.
    Mas tens razão, são 2 bichos bem diferentes. Como dizia o outro, não há almoços grátis :P
     
  8. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Com esta noticia so confirma que cada vez vai haver mais sequelas 1,2,3,4,5 das grandes companhias e vai sobrar muito pouco espaço para a creatividade das pequenas companhias.
    A ver vamos.... mas uma boa ideia para jogo pode fazer vender muito... exemplo: Pokemons que veio de uma pequena produtora e que ja deve ter rendido á Nintendo milhoes e milhoes.
     
  9. NJ5

    NJ5 Power Member

    Processamento assimétrico não é a mesma coisa que multi-core.
     
  10. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Os developers (tirando o(s) que já trabalhavam mais próximos da Sony) dizem que o Cell é complicado. Os fans da PS3 dizem que os developers não querem trabalhar.

    Que mais é que se pode discutir? Alguém já meteu as mãos no DevKit da PS3, para poder tecer algum comentário? Então porque não acreditar nos developers? Nomes tão sonantes como John Carmack ou Gabe Newell já criticaram a PS3.

    Eles é que têm de trabalhar com aquilo. É a opinião deles, e, neste caso, vale mais do que a opinião de alguém que gosta apenas de jogar na consola. Ou não?...

    Vá, venha de lá um argumento fantástico a explicar porque é que desenvolver jogos na PS3 é mais divertido e sexy do que na X360...
     
    Última edição pelo moderador: 29 de Março de 2007
  11. napalm

    napalm Power Member

    De acordo, podes ter processamento assimétrico em single-core mas corrije-me se tiver errado mas não é "obrigatório" pensar concorrentemente quando se fala em multi-cores? Isto é, se eu correr um programa sem threads um dos cores fica idle?
     
  12. r3pek

    r3pek Power Member

    sim, um dos cores fica idle, embora o SO depois faça load-balacing entre os cores para os equilibrar.
    a ideia de processamento assimetrico é mais ou menos do género k tens nos pc's mas entre CPU<->GPU. O CPU manda o GPU fazer algo e continua o seu trabalho enquanto o GPU faz o k tem a fazer e dp notifica o CPU de que terminou o processo (isto muito basicamente). O que o cell introduz é mais ou menos esta filosofia mas dentro do proprio CPU. O PPU do cell manda as SPUs fazerem algo e vai fazendo outros trabalhos ate as SPUs reportarem alguma coisa, e nessa altura é-lhes dado mais trabalho.
     
  13. Yggdrasil

    Yggdrasil Power Member

    O que eu acho incrível é haver trocas de argumentos acesas por causa das opiniões pessoais de alguns entendidos...

    Toda a gente sabe que em cada consola, há jogos que não aproveitam nem uma fracção das suas potencialidades e jogos que a esticam até ao máximo. Sempre houve estúdios menos eficientes e estúdios mais aplicados, depende das verbas, dos seus recursos humanos e do objectivo e importância do projecto.

    Se o público da PS3 não é capaz de aguentar a opinião de alguns programadores que não têm boa opinião da máquina, é caso para dizer: bem-vindos ao mundo dos jogos. Estas coisas sempre existiram, não é preciso começar discussões taco-a-taco por causa de um assunto sobre o qual nós, consumidores, não temos a mínima influência - e para ilustrar este exemplo, ligeiramente off-topic, nada como comparar as vendas do Okami com as vendas do PES 6.
     
  14. RedCode

    RedCode Power Member

    um pouco offtopic mas já pensaram que nos jogos feitos para ambas plataformas a PS3 embora tendo um formato com mais capacidade 50 Gb pode sair prejudicada pela xbox360. é que as empresas que fazem jogos para ambas, tipo o Gta vao fazer jogos iguais, com melhorias aqui e ali mas basicamente iguais no tamanho e no aspecto...mas para se-lo ha que ter em conta a maquina que tenha mais limitação, sendo que a maquina que tera mais potencial, neste caso acho que apenas em espaço devido blu-ray, pode ficar limitada quando podia ter sei lá um mapa muito maior
     
  15. jorgefabuloso

    jorgefabuloso Power Member

    RedCode, isso é um falso argumento visto que a xbox tem uma capacidade de compressão muito superior á PS3... e sempre podem lançar jogos com vários DVD's, nao seria o primeiro jogo e certamente nao incomodaria assim tanto se a qualidade fosse demasiado grande para caber só num
     
  16. B3n3v3nt3

    B3n3v3nt3 Power Member

    Exacto, e já aconteceu noutras consolas alguns jogos terem 3 ou 4 cd's como o Final Fantasy IX por exemplo.
     
  17. RedCode

    RedCode Power Member

    Está certo num caso ou outro aceita-se mas não vejo isso muito favorável à MS caso isso se torne norma.
     
  18. jjmaia

    jjmaia What is folding?

    Ninguem se queixõu com isso na PS1, eu ate axo que dava mais estilo um jogo com 4 CD's :D
     
  19. bane

    bane Power Member

    o hardware da Xbox é mto mais eficiente na descompressao (mais memoria e mais rapida).

    O John Carmack é um dos nomes mais sonantes a nivel mundial e deve ser o unico que consegue contribuir para o sentido em que os GPU's evoluem (ou os API's), mas ele pessoalmente ja disse q nao é a favor de CPU's multi-cores pq se torna mto mais dificil de programar. Era de admirar se ele dissesse bem de uma plataforma que alem de multi-core é assimétrica.

    Isto é td uma questão de marketing, pq a Epic Games ja disse que nao é dificil programar para a PS3... cada um tenta vender o seu produto :D
     
  20. N0M4D

    N0M4D Power Member

    O problema não é serem multicore - programar em threads múltiplas não é assim tão mais complicado. Se em vez do Cell ou do Xenon tivessem incluído nas máquinas um Core 2 Quad, os devellopers estariam muito mais contentes. O facto por trás da coisa é que os CPUs das novas consolas (tanto da 360 como da PS3) representam um "passo atrás", em alguns sentidos, face ao que se estava a tornar habitual a nível de tecnologia de processadores.

    Ambos são processadores essencialmente in-order - embora o da 360, nesse aspecto, ofereça algumas funcionalidades que permitem "minimizar o estrago" - enquanto que os processadores mainstream (Intel, AMD) têm vindo a evoluir numa lógica de out-of-order. Várias pessoas ligadas à indústria dos jogos especularam que esta escolha se terá baseado em factores económicos: é muito mais barato produzir um processador in-order (mais simples, logo menos transístores, logo mais pequeno, logo menos dispendioso...).

    O problema é que, embora sendo mais baratos, processadores in-order são mais difíceis de programar, na medida que é mais complicado tornar o código eficiente - especialmente no que toca a motores de física e AI, que benificiam de out-of-order.
     

Partilhar esta Página