Complicated PS3 platform discouraging second-tier game developers

O problema não é serem multicore - programar em threads múltiplas não é assim tão mais complicado. Se em vez do Cell ou do Xenon tivessem incluído nas máquinas um Core 2 Quad, os devellopers estariam muito mais contentes. O facto por trás da coisa é que os CPUs das novas consolas (tanto da 360 como da PS3) representam um "passo atrás", em alguns sentidos, face ao que se estava a tornar habitual a nível de tecnologia de processadores.

Ambos são processadores essencialmente in-order - embora o da 360, nesse aspecto, ofereça algumas funcionalidades que permitem "minimizar o estrago" - enquanto que os processadores mainstream (Intel, AMD) têm vindo a evoluir numa lógica de out-of-order. Várias pessoas ligadas à indústria dos jogos especularam que esta escolha se terá baseado em factores económicos: é muito mais barato produzir um processador in-order (mais simples, logo menos transístores, logo mais pequeno, logo menos dispendioso...).

O problema é que, embora sendo mais baratos, processadores in-order são mais difíceis de programar, na medida que é mais complicado tornar o código eficiente - especialmente no que toca a motores de física e AI, que benificiam de out-of-order.


gostei deste comentário ...

bo entanto, acho que o 3 core da xbox foi "adicionado"...e que originalmente não seria a ideia principal
 
Ninguem se queixõu com isso na PS1, eu ate axo que dava mais estilo um jogo com 4 CD's :D


Mas não esqueçamos que no tempo da ps1 o cd era quase uma tecnologia quase recente ..
Se tal acontecesse hoje darse-ia um salto inverso ..
Em minha opinião nenhuma compania no ramo dos jogos dispondo de formas melhores e de maior capacidade irão ficar indeferentes ao hddvd - blue ray ... andar para trás é que não .

Tenho o ff VII e o IX em multiple cd .. e digo-vos gostei dos jogos mas o que me irrita é a cena do jogo parar para trocar cds .

Outra coisa é imaginem se por um azar faço um risco num cd ou o perco .. como jogo ou termino o jogo .
Queiram ou não é um imcomodo desnecessário .. quando digo cd refiro-me tambem ao dvd .
 
Mas não esqueçamos que no tempo da ps1 o cd era quase uma tecnologia quase recente ..
Se tal acontecesse hoje darse-ia um salto inverso ..
Em minha opinião nenhuma compania no ramo dos jogos dispondo de formas melhores e de maior capacidade irão ficar indeferentes ao hddvd - blue ray ... andar para trás é que não .

Tenho o ff VII e o IX em multiple cd .. e digo-vos gostei dos jogos mas o que me irrita é a cena do jogo parar para trocar cds .

Outra coisa é imaginem se por um azar faço um risco num cd ou o perco .. como jogo ou termino o jogo .
Queiram ou não é um imcomodo desnecessário .. quando digo cd refiro-me tambem ao dvd .
O DVD não é uma tecnologia quase recente também?
E se por um azar fazes um risco num Blu-ray ou o perdes, acontece exactamente o mesmo lol.
Comodistas... :007: irritam-se por terem de levantar o rabo do sofá para mudar de cd.
 
Mas não esqueçamos que no tempo da ps1 o cd era quase uma tecnologia quase recente ..
Se tal acontecesse hoje darse-ia um salto inverso ..
Em minha opinião nenhuma compania no ramo dos jogos dispondo de formas melhores e de maior capacidade irão ficar indeferentes ao hddvd - blue ray ... andar para trás é que não .

Tenho o ff VII e o IX em multiple cd .. e digo-vos gostei dos jogos mas o que me irrita é a cena do jogo parar para trocar cds .

Outra coisa é imaginem se por um azar faço um risco num cd ou o perco .. como jogo ou termino o jogo .
Queiram ou não é um imcomodo desnecessário .. quando digo cd refiro-me tambem ao dvd .

Lol, quando a PS1 saiu o CD tinha 12 anos, o DVD tem +- 11 anos... Portanto n vejo o mal... A uns incomoda, eu pelo contrário gostava de ver aquela imagem, e a pedir para mudar de CD, tinha o seu charme.

Essa justificação dos riscos é absurda, num disco maior perdes tudo, dividido em 4 discos, seja por pirataria ou não (e dado que tens o original, n ha porblema em teres o.ISO ou seja lá o que for) é mais fail recuperar sei lá, 8.5GB do que 25GB...
 
eh calma lá com as contas.... :)

Embora a sua concepção se tivesse iniciado em 1985 pela mão da Philips, juntando-se a TDK e a Sony, O cd-rom só se tornou norma no inicio dos anos 90 (o meu Fujitsu ICL 486 de 1994 ainda tinha uma drive 2x lenta como o caraças)

Só para aí em 1993 é que se começaram a comprar cds de música, e os Vinis e K7 ainda dominavam amplamente o mercado..


A psx saiu em 1994, (95 na Europa) portanto era ainda muito recente...

Tal como o DVD, este lembro-me de ver os primeiros em portugal em 1998

O Blu-ray e o HD DVD são ainda mais frescos, tanto que nenhum deles é standard o que é uma porra digo eu
 
E tens mesmo a certeza que o cd é de 1987?? Ou melhor que o compraste cá em 87? Não terá sido editado posteriormente?



Não quero duvidar mas isso é muito estranho, tanto que grandes albuns musicais dos finais de 80 e principios de 90 só mais tarde foram editados em cd, só mais tarde pois foram lançados em Vinil e K7..E estou me a lembrar de um famoso album dos Metallica..
 
O DVD não é uma tecnologia quase recente também?
E se por um azar fazes um risco num Blu-ray ou o perdes, acontece exactamente o mesmo lol.
Comodistas... :007: irritam-se por terem de levantar o rabo do sofá para mudar de cd.



É assim mesmo se tenho capacidade de ter um jogo num só local para quê andar a espalha-lo por vários cds dvds .

Se analisares bem a questão verás que tenho razão .. e com uma avaliação racional .. a maioria das pessoas pensam como eu e talvez exista uma maioria comodista .
 
Lol, quando a PS1 saiu o CD tinha 12 anos, o DVD tem +- 11 anos... Portanto n vejo o mal... A uns incomoda, eu pelo contrário gostava de ver aquela imagem, e a pedir para mudar de CD, tinha o seu charme.

Essa justificação dos riscos é absurda, num disco maior perdes tudo, dividido em 4 discos, seja por pirataria ou não (e dado que tens o original, n ha porblema em teres o.ISO ou seja lá o que for) é mais fail recuperar sei lá, 8.5GB do que 25GB...


Vês para ti tinha 11 ou 12 anos .. mas para mim foi a primeira vez que toquei um cd .. foi com uma ps1 . o mesmo se passou com os dvd .. foi com uma ps2 que eu comecei a dislumbrar o mundo dvd .
Quem pussuia pc talvez já usasse cd a algum tempo .

ISOs para mim remete-me para a pirataria ou outras praticas paralelas .. eu tenho só jogos originais e se quisesse fazer os isos de toda a minha colecção ps1-ps2 fora o resto da tralha que ainda tenho em cartucho e outras formas de armazenamento . darme-ia uma trabalheira e alem de que em alguns casos teria de aplicar / piratear consolas e materiais diversos .

Meu amigo para si é absurdo a minha opinião eu poderia dizer-lhe o mesmo .. absurdo
 
o que? Agr a PSX tb foi kem impulsionou o CD para o mercado? Lol

No tempo da PSX ja eu tinha cd's de musicas e mto antes disso ja tinha jogos para PC a CD, portanto ela nao impulsionou nada... e se forem à procura os CD's estão à venda desde 1982 ao publico, cá nao, mas estao e isso é o que? 12 anos antes da PSX sair?

Qd a PSX saiu o CD já estava mais do que implantado... e eu so tenho 19 anos e sei disso...
 
É assim mesmo se tenho capacidade de ter um jogo num só local para quê andar a espalha-lo por vários cds dvds .

Se analisares bem a questão verás que tenho razão .. e com uma avaliação racional .. a maioria das pessoas pensam como eu e talvez exista uma maioria comodista .

Pois mas essa do quanto a riscares um BR ao que parece com o uso normal è muito complicado pelo que se diz porque os BR têm uma camada especifica para que aguentem essas situações aliás julgo existir um video no youtube com um bacano a tentar riscar um BR e acho que so quando pegou numa faca e o cortou é que obteve resultados lol
 
o que? Agr a PSX tb foi kem impulsionou o CD para o mercado? Lol

No tempo da PSX ja eu tinha cd's de musicas e mto antes disso ja tinha jogos para PC a CD, portanto ela nao impulsionou nada... e se forem à procura os CD's estão à venda desde 1982 ao publico, cá nao, mas estao e isso é o que? 12 anos antes da PSX sair?

Qd a PSX saiu o CD já estava mais do que implantado... e eu so tenho 19 anos e sei disso...

Desculpa lá, mas quem é que disse que a PSX "impulsionou" o CD?
Isso de ires procurar no google por "cd" não te dá a experiência de quem passou pela fase do vinil -> CD.
Se não souberes o que é vinil tambem podes ir ao google:D
 
um pouco offtopic mas já pensaram que nos jogos feitos para ambas plataformas a PS3 embora tendo um formato com mais capacidade 50 Gb pode sair prejudicada pela xbox360. é que as empresas que fazem jogos para ambas, tipo o Gta vao fazer jogos iguais, com melhorias aqui e ali mas basicamente iguais no tamanho e no aspecto...mas para se-lo ha que ter em conta a maquina que tenha mais limitação, sendo que a maquina que tera mais potencial, neste caso acho que apenas em espaço devido blu-ray, pode ficar limitada quando podia ter sei lá um mapa muito maior



Não vás por ai, porque senão eu afirmo que a ps3 também está a limitar brutalmente as capacidades dos pcs.

Além disso, deves pensar que um jogo da ps3 vai ocupar 50 gigas. Estás cá com uma sorte....daqui a 4 ou 5 anos se a ps3 existir poderás eventualmente ter jogos a 12 ou 13 gigas. Mais do que isso, garanto-te que não vais ter.....
 
Última edição:
Desculpa lá, mas quem é que disse que a PSX "impulsionou" o CD?
Isso de ires procurar no google por "cd" não te dá a experiência de quem passou pela fase do vinil -> CD.
Se não souberes o que é vinil tambem podes ir ao google:D

por acaso foi no wikipedia para saber as datas concretas... e ya... nao sei o que sao vinis... o que sao?
 
Estranho.
Então o meu álbum "Joshua Tree" dos U2 foi comprado no futuro, não em 1987... :004:

Ya, os CD's comçaram com a musica, o seu uso na informática era ainda muito restrito.

Eu bem me lembro dos 1ºs leitores de CD's, eram maiores que o emu leitor de cassetes de video :D
 
Pois mas essa do quanto a riscares um BR ao que parece com o uso normal è muito complicado pelo que se diz porque os BR têm uma camada especifica para que aguentem essas situações aliás julgo existir um video no youtube com um bacano a tentar riscar um BR e acho que so quando pegou numa faca e o cortou é que obteve resultados lol


Eu sei .. mas ainda há quem não acredite.
 
Azar de quem não acredita, sinto-me muito mais seguro por ter os meus dados num BR do que noutro disco optico.

eu nao me sentiria :S, pq se alguma vez essa protecçao da fina camada nao for suficiente para parar os riscos nao existe polimento possivel como se faz com os dvd's actuais ou msm HD-DVD's :|
 
eu nao me sentiria :S, pq se alguma vez essa protecçao da fina camada nao for suficiente para parar os riscos nao existe polimento possivel como se faz com os dvd's actuais ou msm HD-DVD's :|


Se calhar vais ter algum trabalho para que um risco num blue ray impeça a lente de ler sem erros .

provavelmente é mais facil infligir danos irremediáveis num cd - dvd que num blue ray .
 
Back
Topo