Componente para VGA e vice versa

jjmaia

What is folding?
Boas.

Quero ter a minha Dreamcast ligada por VGA e não por composite (diferença de imagem abismal). Troquei de TV e esta agora não tem VGA, mas tenho uma entrada de componentes livre.

Supostamente Componentes igual a VGA. Queria saber se existem cabos? Sei que existem, mas queria saber se são reais, se não é preciso haver um aparelho pelo meio, um amplificador?

É que liguei e não dá imagem. Testei a consola com composite e dá imagem, testei com o cabo VGA no PC e dá imagem, logo o problema não é da consola nem do cabo VGA da DC, podendo ser só do cabo VGA -> componente, ou da TV, mas a PS2 e a Wii estão a funcionar por componente...

Do que ser+a o problema? Do cabo? Outra questão é que os cabos componentes são: Vermelho, Azul e verde, este tem Vermelho, Verde e Azul. Apesar de tudo troquei o azul com o verde e o resultado é o mesmo.

Testei o PC e também não dá imagem...
 
Mas que cabo estás a usar? componentes não é igual a VGA. Mas existem cabos de facto que passam VGA para componente e vice versa, não sei é se funciona com a VGA box da DC. Eu tenho um cabo desses, e na altura experimentei ligar a ps2 por componentes a um monitor vga com esse cabo e funcionou com alguns jogos, outros não, com a DC nunca experimentei pois uso a entrada VGA. Posso tentar ver melhor e depois dizer-te.
 
Não, na altura em que a Dreamcast saiu não haviam cabos de componentes ou o próprio standard como tal a PowerVR da consola é incapaz de fazer a separação de canais que pretendes, o YPbPr onde o Y é o canal de luz (similar ao canal de "luz" do S-video), o canal Pb envia azul+"luz" e o Pr vermelho+"luz" (e os dois canais de luz combinados dão o green)

para fazer essa transição estamos a entrar na zona do transcoding em que tens de ter um chip considerávelmente poderoso a fazer a separação em tempo real do RGB do VGA para estes modos combinados (incluido a geração de canais de luz)

Não é que não seja possivel, mas para ajudar à festa é algo que não tem muita procura:

http://www.digitalconnection.com/products/video/9a60.asp

124 dólares.
 
Componentes não e igual ao VGA/RGB mas não é muito diferente.

O VGA transmite as 3 cores primárias em 3 fios separados e blindados, mais o sincronismo horizontal e vertical em 2 fios, mas podem ser juntos num só (Composite Sync) e ainda se pode juntar o tal composite sync no canal verde (Sync-on-Green) sem perdas de qualidade nenhumas.

O RGB é igual ao VGA mas geralmente diz-se RGB quando a frequência horizontal é de 15.7kHz e a V 50/60 Hz.


O Component video tem 3 canais igualmente separados e blindados mas um deles é a soma de todas as cores mais o tal composite sync (chamado Y), os outros 2 são sinais de diferença de cor: um é o vermelho - luminosidade e o outro é o azul - luminosidade... Claro que depois há uns coeficientes à mistura por causa da sensibilidade do olho humano a cada componente de cor.


Converter VGA em Component não tem ciencia nenhuma, nem precisa de nenhum CPU nem RAM nem nada que se pareça... 4 Opamps (rápidos) e tá feito. Sem perdas!


Essa coisa de 124US$... sem palavras :wow:


Cumps
 
Converter VGA em Component não tem ciencia nenhuma, nem precisa de nenhum CPU nem RAM nem nada que se pareça... 4 Opamps (rápidos) e tá feito. Sem perdas!
Ram não precisas, mas de um chipzinho precisas. Não é que tenha de ser um chip "potente" na medida caseira do potente (capaz de correr aplicações) mas sim potente nas linhas de um DSP, ou vulgo... micrócódigo em cascata.

Por exemplo, a Gamecube como chip gráfico custom também não tinha suporte componentes internamente (mas era contemplado desde o inicio) então nos cabos "digitais" tinhas isto:

gcrgb10ins.jpg


O mesmo chip com soldagens ligeiramente diferentes era capaz de vga, RGB, D-Terminal e componentes, que era basicamente a fazer o que estás a dizer. Infelizmente ninguém usa este metodo para cabos componentes Dreamcast nem tão pouco, tanto quanto sei, há diagramas para os fazer.

E claro que (no caso em questão) mal puderam cortaram nesse custo acrescido, porque o chip ainda custava qualquer coisinha, mas sim... 124 dólares é um completo e total exagero. (mas a procura também é diminuta)
 
Ram não precisas, mas de um chipzinho precisas. Não é que tenha de ser um chip "potente" na medida caseira do potente (capaz de correr aplicações) mas sim potente nas linhas de um DSP, ou vulgo... micrócódigo em cascata.

4 Opamps é o IC mais básico que existe. Um chip "potente", hoje em dia, é bem mais que o necessário para isto.
 
4 Opamps é o IC mais básico que existe. Um chip "potente", hoje em dia, é bem mais que o necessário para isto.
não estou a par do que se usa "hoje" de standardizado dentro dos equipamentos como electrodomesticos e afins, fiquei nos Z80's.

Sei o que um OP-amp é mas achava que era preciso bem mais para converter o sinal.

Oh well, alguém com disponibilidade para construir uma coisa dessas ao maia? E se estiverem a precisar de dinheiro rápido já sabem ^^'
 
Podes fazer isto de 2 maneiras:

Analogicamente, usando os tais opamps, para fazer contas de somar/subtrair com as diferentes componentes, e juntar/adaptar o sinal de sincronismo (esqueci-me do XOR para juntar o sincronismo H e V). O numero de opamps foi dado ao calhas, mas devem ser menos do que 10 de qualquer maneira, e são super baratos (4€ um chip com 4 opamps com largura de banda para 1920*1080 @ 60Hz.)


Digitalmente, utilizando ADCs + DACs + bruto microprocessador (ou FPGA) + RAM. Permite brincar com resoluções, desinterlaçar se necessário, ajustar a refresh rate, por informações ou configurar on-screen, ou o que se quiser, desde que seja implementado e haja "horsepower"... Deve ser no minimo 15x mais caro.
O Z80 (deve ter mais de 35 anos, não?) é para esquecer nestas coisas.


Em termos de qualidade de imagem de conversão, devem ser parecidos (desde que os ADCs e os DACs tenham muitos bit$$$)


Cumps
 
Última edição:
Podes fazer isto de 2 maneiras:

Analogicamente, usando os tais opamps, para fazer contas de somar/subtrair com as diferentes componentes, e juntar/adaptar o sinal de sincronismo (esqueci-me do XOR para juntar o sincronismo H e V). O numero de opamps foi dado ao calhas, mas devem ser menos do que 10 de qualquer maneira, e são super baratos (4€ um chip com 4 opamps com largura de banda para 1920*1080 @ 60Hz.)
Nunca pensei que uns OP-amps dessem para 1920x1080p :X

Uma questão no entanto... eu achava que o canal de sync vertical no cabo de componentes podia (e devia) ser descartado.. Isso não abre portas a dispensar o XOR que referes?
Digitalmente, utilizando ADCs + DACs + bruto microprocessador (ou FPGA) + RAM. Permite brincar com resoluções, desinterlaçar se necessário, ajustar a refresh rate, por informações ou configurar on-screen, ou o que se quiser, desde que seja implementado e haja "horsepower"... Deve ser no minimo 15x mais caro.
Aquele dos cabos digitais da Gamecube que dei como exemplo era um chip DAC, mas coisa simples sem esse aparato todo "acessório" que referes, talvez porque estava pensado desde o inicio para assim ser, actuava apenas como switch e a usar uma saída especial para "isso".

Dito isto não faço a minima de como construir isso, de qualquer forma.
O Z80 (deve ter mais de 35 anos, não?) é para esquecer nestas coisas.
Os Z80's... ainda há não muitos anos era aquela coisa que se usava sempre e ainda me lembro de ter de ir comprar Zilog's para a escola, mas sim acho que caiu em desuso pouco depois (ou isso ou estou velho :p). A idade do cpu no entanto... para o que ele era suposto fazer servia a queda de custo de produção foi o que o fez durar tanto tempo, estamos a falar de um chip de 8 bits low cost que quando foi inventado ainda era carote, e nos ultimos anos já era quase dado, passou de um chip a algo fraquissimo que podia ser enfiado em todo o lado a um custo irrisório.
 
Última edição:
Se alguns CPU funcionam a + de 3Ghz porque é que um opamp não havia de funcionar a 400MHz? Claro que há opamps e Opamp$.

O sincronismo composto vai junto no sinal Y, mas para isso quase sempre precisas de juntar o H e o V provenientes do VGA (costumam vir separados), para depois adicionar o tal sincronismo composto ao canal de luminosidade. Se não tiveres V a imagem desliza violentamente na vertical (isto se a TV mostrar, agora quase todas dizem "sem sinal" e não mostram nada)

Estes conversores são para funcionar com qualquer resolução até um limite máximo por isso é que pode dar jeito fazer up/downscaling ou juntar imagens de varias fontes, etc...


Da gamecube não sei mesmo nada (só MD :p)... mas já pode vir preparada para isso, nas consolas é usual dar um pré suporte a muitas coisas, que muito provavelmente nem são aproveitadas e são retiradas depois nas revisões seguintes.


BTW uma dreamcast faz VGA e faz RGB 15kHz. É questão de arranjar um cabo scart RGB para a DC e tá feito (Por esta razão as VGAboxes para DC são muito baratas, não precisam de fazer puto :rolleyes:).


Cumps
 
PS3 -> componentes -> vga

Boa noite.. Tenho uma duvida e vou aproveitar este topico que fala um pouco do que pretendo fazer..

Recentemente recebi uma ps3.. e ela vem com um cabo composite e vi que a minha tv da sala tem entrada componente e então comprei o cabo componente. O que se passa é que nao me deixa meter uma resolução maior que o standart PAL. Se eu ligar um computador por VGA a esta mesma televisao já consigo meter uma resoluçao até 1340x768, resolução maior que os 720p. A minha duvida é se eu comprar um adaptador componente para VGA se vai ser possivel ligar a ps3 á tv por vga e escolher os 720p. Sei que existe um cabo que se liga a ps3 e é directo para vga mas sai mais caro do que o comprar um cabo componentes para vga..

Não sei dizer qual é a tv que ja tive a procura de referencias e nao consegui. Mas é um plasma da Phillips com um sintonizador FTR 9955

Desde já obrigado pela atenção
 
Back
Topo