Dúvida Componentes num PC

Kitsuuun3

Membro
Eu sou novato nisto e acho que isto é uma pergunta meio estúpida mas aqui vai.

Se eu quiser mudar alguma coisa no meu PC, tipo RAM, processador, gráfica, motherboard (Nem sei se é possível), tenho que ter alguma coisa em consideração pois pode não funcionar no meu PC, ou qualquer coisa que eu mudar vai funcionar?
 
Certo, tens que ter várias coisas em atenção. Por exemplo:

- uma motherboard só aceita processadores de uma determinada marca e com um determinado número de pinos (falando de uma forma muito geral);
- uma motherboard só aceita determinado tipo de RAM (se estiver definido pelo fabricante que só aceita DDR2, não aceita módulos de DDR3 por exemplo);
- ao acrescentar um componente com maior desempenho podes ter que alterar a fonte de alimentação;

Entre outras coisas. Mas se estavas a pensar em mudar algum componente específico no teu computador, é melhor colocares aqui a informação sobre os componentes que já tens.
 
@Kitsuuun3 num computador tens uma lista de componentes dos quais vou destacar: Processador, Motherboard, Memória RAM, Placa gráfica, Fonte de Alimentação, Discos Rígidos, Discos SSD, etc.

Tens que ter a preocupação de averiguar se o processador e a motherboard pertencem ao mesmo socket e se o processador está na lista de suportados pela motherboard (para casos em que poderá ser necessário um update à BIOS).

Tens que ter a preocupação de averiguar se a motherboard trabalha com as memórias em questão, mas isso também é dependente do processador, visto que desde um certo ano os controladores de memória passaram a ser integrados nos processadores.

Quando compras discos, podes ter discos SATA, IDE, M.2, etc, que é a interface de comunicação com a tua motherboard. Tens que averiguar se a tua motherboard suporta esse tipo de comunicação.