Dúvida Componentes num PC

Kitsuuun3

Membro
Eu sou novato nisto e acho que isto é uma pergunta meio estúpida mas aqui vai.

Se eu quiser mudar alguma coisa no meu PC, tipo RAM, processador, gráfica, motherboard (Nem sei se é possível), tenho que ter alguma coisa em consideração pois pode não funcionar no meu PC, ou qualquer coisa que eu mudar vai funcionar?
 
Certo, tens que ter várias coisas em atenção. Por exemplo:

- uma motherboard só aceita processadores de uma determinada marca e com um determinado número de pinos (falando de uma forma muito geral);
- uma motherboard só aceita determinado tipo de RAM (se estiver definido pelo fabricante que só aceita DDR2, não aceita módulos de DDR3 por exemplo);
- ao acrescentar um componente com maior desempenho podes ter que alterar a fonte de alimentação;

Entre outras coisas. Mas se estavas a pensar em mudar algum componente específico no teu computador, é melhor colocares aqui a informação sobre os componentes que já tens.
 
@Kitsuuun3 num computador tens uma lista de componentes dos quais vou destacar: Processador, Motherboard, Memória RAM, Placa gráfica, Fonte de Alimentação, Discos Rígidos, Discos SSD, etc.

Tens que ter a preocupação de averiguar se o processador e a motherboard pertencem ao mesmo socket e se o processador está na lista de suportados pela motherboard (para casos em que poderá ser necessário um update à BIOS).

Tens que ter a preocupação de averiguar se a motherboard trabalha com as memórias em questão, mas isso também é dependente do processador, visto que desde um certo ano os controladores de memória passaram a ser integrados nos processadores.

Quando compras discos, podes ter discos SATA, IDE, M.2, etc, que é a interface de comunicação com a tua motherboard. Tens que averiguar se a tua motherboard suporta esse tipo de comunicação.

Quanto à fonte de alimentação, cada produto tem um poder térmico associado, denominado de TDP, que no fundo é a energia que poderá ser dissipada. Podes fazer mais ou menos contas por aqui para obter uma "ideia" dos consumos, mas não é fiável, estamos a falar de dissipação térmica e não de consumo.
 
Eu por agora estou bem com o que estou, mas mais tarde queria aumentar a RAM e mudar a gráfica para uma melhor. Pelo que vocês dissera a RAM é por DDR, e estive aqui a ver aqui e a RAM que tenho atualmente é DDR3, então só posso comprar RAM com esse DDR.
Já a gráfica se mudar sei que tem de ser da NVIDIA, mas tenho de ter mais alguma coisa em atenção?
Como vejo se pertence ou não ao mesmo Socket?
E como sei se vou precisar de uma fonte de alimentação mais potente?

Obrigado pela ajuda.
 
Como já te disseram tens que começar pela board, vais ao site do fabricante e pelo modelo vês as especificações.
Gráfica e socket são 2 coisas distintas! Estamos a falar de que board?
 
A gráfica tanto pode ser AMD como nVidia.

Fonte de alimentação podes simplesmente dizer aqui os componentes que pensas ter e ajudamos.

Mas se pretendes fazer um upgrade, porque não preencher o questionário na zona de configurações?
 
Já a gráfica se mudar sei que tem de ser da NVIDIA, mas tenho de ter mais alguma coisa em atenção?
Como vejo se pertence ou não ao mesmo Socket?
E como sei se vou precisar de uma fonte de alimentação mais potente?
A gráfica não tem que ser nvidia.
O mais fácil é criares um tópico nas aquisições com o questionário preenchido se pretendes comprar alguma coisa e a gente faz-te uma configuração.
Estar a explicar as compatibilidades por escrito é tedioso e pouco prático, se queres mesmo aprender isso o melhor é veres vídeos.
 
Back
Topo