Dúvida Componentes para overclock a Ryzen 1600

O user pode querer no futuro comprar uma gráfica mais potente (uma 3090, por exemplo) e assim comprar agora uma fonte melhor!!!


650w chegam para um 3090... E sobram.. tdp de 350w..

E se ele está a fazer upgrade para um 3080 agora porque raio iria fazer upgrade para um 3090?!

O logico seria fazer upgrade para uma hipotética 4080 daqui a um ano que vai ser melhor que uma 3090 e consumir ainda menos que uma 3090..
 
Essa motherboard nao te vai deixar espremer muito o 1600 as vrm's disso nao sao muito famosas.

Já que vais buscar uma 3060ti ou 3070 o que te sugeria era trocar já motherboard também para uma b550 e ficas com um upgrade path optima para um hipotético 5600x no futuro.
E ficavas com uma motherboard já capaz de fazer um bom OC com um cooler adequado.

Algo como isto:
Ou esta motherboard tambem, um bocado melhor ainda: MSI B550-A PRO (Socket AM4 – AMD B550 – ATX)

Com uma 3060ti em cima e o 1600 bem espremido na board nova com o freezer esports a arrefecer ias ficar com um upgrade bem grande. Também tens o bónus de puderes ir para um 5600x (ou 5600 quando saírem) no futuro sem problemas quando vires que o 1600 já não é suficiente.

A fonte acho que encontras um bocadito mais barata.

Abraço.

Atenção que as B550 só suportam oficialmente a partir da 3 geração, a não ser que esteja a pensar também em trocar o CPU, comprar uma B550 a pensar que vai fazer OC no 1600 não é boa ideia.
 
Dependendo da marca do fabricante da motherboard pode não suportar mas há modelos e marcas em que "funciona" mas tens razão, é melhor não jogar na loteria.

Por exemplo b550 também supostamente não funciona com 3200g/3400g e aqui temos:

As fabricantes de motherboards para a AMD tem liberdade e nao costumam seguir á risca as guidelines da amd e basta um update de bios para qualquer b550 suportar qualquer cpu de am4, mas claro, depende da marca e motherboard.
 
Como disse, depende do fabricante e da atenção ao modelo, por exemplo a Asrock B550 PG Velocita funciona e a que recomendei também, assim como modelos da asus.
 
Por acaso não suporta:

asrock.png
 
Última edição:
Qual é o interesse em se dizer que não suporta (uma desvantagem para a marca) quando tu dizes que suporta?

Porque as guidelines "oficiais" da amd são essas mas como te já expliquei (agora pela terceira vez) os fabricantes podem por a suportar qualquer cpu que seja AM4 simplesmente com bios, agora depende da vontade deles. Nesse caso especifico da asrock, funciona sim, não te estou a mentir rapaz.
 
Nao andei a procurar, sou subscritor do canal e lembrei-me do vídeo.
Mas tenho a certeza que se tu procurares vais encontrar mais exemplos parecidos, e ultimamente vais ficar mais esclarecido nas tuas duvidas.

Dito isto, um B450 é sempre mais piece of mind nestes casos.
Também estava a dar a sugestão a pensar muito no upgrade, era mais por ai.

Edit: Agora sim, puseste-me a procurar, espero que fiques mais esclarecido:

B550 Boards to Support 1st, 2nd, 3rd & 4th Gen Ryzen CPUs Plus Raven, Picasso & Renoir APUs as Well | Hardware Times

Till now, ASRock and ASUS are two vendors have seem to have included support for all the Ryzen CPUs and APUs in their B550 motherboards. That leaves MSI and Gigabyte as the unknown variables. Considering that board partners are always looking to get ahead of the competition, it’s very likely that they’ll be doing the same

Update: Latest leaks indicate that MSI will be doing the same. Images surfaces show MSI B550 boards running Picasso, Raven and Summit Ridge chips

@Manuel Vilches Espero que tenhas ficado sem duvidas nenhumas.
 
Última edição:
Eu já tinha dito que confiava em ti, mas a informação que apresentas agora é esclarecedora!!!

Fiz o ultimo edit quando postaste.

Como podes ver a MSI, Asus e ASrock ja atualizaram as bios para suportar todos os cpus am4, mesmo primeira geração.
Eu não tenho como habito recomendar coisas que não funcionam ou que não são compatíveis e apreciava que no futuro tenhas isso em mente.
 
Back
Topo