1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

comportamento estranho de turbo memory

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por muddymind, 26 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1105)

1. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Boas!

Eu ontem adquiri um modulo de memória robson e parecia que aos poucos ia tendo melhorias de desempenho mas agora aconteceu algo estranho...

Deixei o tatil ligado a noite toda a sacar torrents e agora quando chego ao pé dele deparo-me com o disco a ser usado de forma absurda, a ram a saltitar entre 25% e 100% (quando deveria estar estável à volta de 50% de uso) e a o windows a arrastar-se completamente...

Depois de abrir o gestor de tarefas e o monitor de recursos deparei-me com isto:

Alguém me sabe dizer porque raios isto tá a acontecer?!?!?

[]

2. Romani48

Romani48 Power Member

os dados saltaram todos para o ficheiro de paginação..

a turbo memory não tem aqui nenhum papel..

anyway um cold boot fazia lhe bem

3. muddymind

Vamos por partes:

A utilização do portátil foi a mesma que tantas outras vezes e foi a primeira vez que aconteceu... qual é a única diferença entre o agora e o antes? turbo memory...

Agora tu dizes que saltou tudo para o ficheiro de paginação pois bem... somando todos os conjuntos de memória de todos os processos nem 1,5GB dava por isso como raios é que tnh reportado quase 3GB de memória virtual utilizados? Por isso tem de ter a haver com caches e afins - turbo memory.
    Já para não falar que se fosse isso este estado de lentidão deveria permanecer apenas alguns minutos e não 1h (que foi quando decidi fazer reboot).
    Já agora... reparast bem qual era o processo que estava a utilizar mais o disco? :o

Após o reboot ele voltou ao mesmo logo no início durante uns 10m e depois passou-lhe.

Neste momento a utilização da RAM anda sempre pelos 35% enquanto antes andava pelos 50% e sempre que vou fazer alguma coisa ou abrir alguma coisa tenho um delay superior e uma grande utilização do disco rígido...

4. Romani48

Romani48 Power Member

a memoria virtual não é igual á memoria fisica.. se tiveres 2Gb de RAM podes ter até 32Gb (acho que é o limite maximo de um sistema Home Premium 32bits) de ficheiro da paginação

O processo que estava a ser mais usado no disco? era o Utorrent.. a turbo memory não está no disco..

eu queria dizer é que não acho que seja da turbo memory em cima mas de como ficou configurado pelo sistema o ficheiro no dispositivo..

faz uma coisa, volta a reconfigurar o ready boost da turbo memory..

5. muddymind

Eu falo de uma coisa e tu respondes outra :P Eu sei perfeitamente o que é memória virtual ou não tivesse feito no semestre passado a cadeira de sistemas operativos e anteriormente arquitectura avançada de computadores... seja memória física ou memória virtual, esta tem de ser alocada por algum processo e somando a memória virtual de todos os processos a correr na altura de forma alguma se aproximava dos 3GB que eram reportados. Isto é prática comum quando se usam caches e também acontece no linux mas sinceramente... 1,5GB de cache?!?!? raios isso é muito.... :eek: por exemplo agora está a 1,5GB de mem virtual ocupada quando o total dos processos ocupa 800MB o que já são valores normais...

Bolas... olha novamente para lá... o processo com mais escritas/leituras é o System... e a mexer onde? no ficheiro de readyboost na unidade do turbo memory... porra pá... isso tá no SS :P

Reconfigurar pela consola da intel? no way... a própria intel diz para não se configurar nada aí pois aquilo pode levar a comportamento estranhos e o comando para activar/desactivar as cenas não funciona correctamente... acho que foi no anandtech que mostraram como aquilo era uma valente m*rd*...

Não há outra forma de controlar isso?

Última edição: 26 de Fevereiro de 2008
  6. Romani48

Romani48 Power Member

não é muito não... eu normalmente tenho 1.3Gb de Cache.. está normal e tu na SS tinhas mais 100 threads e 10 processos que eu neste momento.. não te esqueças que o Vista tem o Superfetch sempre a trabalhar na cache... quem sabe se o Superfetch se está a ajustar á turbo memory.. isto é normal por exemplo quando metes mais memoria no teu pc.. mas como a memoria RAM é mais rápida que a Turbo memory, não notas esta "lentidão" que te referes.. que se calhar no teu caso até pode ser a mais..

eu sei.. mas isso estava a acontecer porque tinhas a memoria a 100% utilizada.. isso é porque tiveste um leak de memoria.. algum programa está te a fazer isso... e o Vista usa assim

RAM do sistema
    Sistema REadyboost (Turbo memory neste caso)
    Ficheiro de paginação

Como a ram estava instável (devido ao leak, pelo menos parece me ser o problema), o sistema estava a saltar para o Readyboost (estava a escrever na TM), e a preencher te o ficheiro de paginação..

pois.. mas julgo ser o melhor..

porém acho que a culpa não foi disso..

como disse o utorrent está lá também, também claro, estavas a fazer Downloads.. porém eu vi me forçado noutro dia a largar o utorrent porque este me estava a fazer constantes leaks quer de memoria quer do CPU..

punha me o CPU a 100%, gastava me RAM a mais, e bloqueava.. fechando no gestor de tarefas punha o a 0s.. mas não o fechava... não antes de uma espera de uma media de 3/4 minutos..

parece me, mais uma vez ser o caso..

porém, e não obstante disto, fazeres uma limpeza á TM seria o 1º passo a tomar

cumps :)

PS: da proxima abre também o "separador" da RAM e vê o que está a consumir tanta RAM..

7. muddymind

Bem... agora finalmente está tudo OK... infelizmente fiz uma série de coisas ao mesmo tempo que não me permite saber exactamente o que é que solucionou o problema....

Tirei o módulo de memória robson;
    Revi as zona indexadas (passei de 85K objectos indexados para 10K);
    Desfragmentei todas as unidades;
    voltei a colocar o módulo de memória robson;

Agora o disco mal é utilizado :D

Mesmo com o utorrent a sacar a todo o vapor o sistema mantém-se rápido e sem grande actividade do disco (aumentei o timing do utorrent para escrever no disco) :P

8. Romani48

Romani48 Power Member

pah para mim foi o facto de tirares e voltares a por a memoria robson.. por acaso nem perguntei se isso era fácil de remover no pc que estás a ver isso.. porque o facto de removeres e voltares a ligar poe isso tudo "a 0s"

já agora.. o meu task manager +/- em idle
    vez os 1,3Gb em cache.. 1,5 não é preocupante :D

9. muddymind

Bem... tirar o módulo fácil não é mas smp é mais garantido que a console da intel.

O que me tava a chatear não era o tamanho da cache mas sim a performance degradada, utilização MUITO intensa do disco rígido e utilização do cpu muito elevada em idle... Isto em modo bateria era uma lentidão enorme e autonomia mt degradada...

enfim... agora já tá tudo de volta ao normal e já voltei a ver as melhorias da memória robson...

[]

10. Romani48

Romani48 Power Member

eu sei que não era o tamanho da cache que te estava a incomodar ;)

porém foi o "reset" da memoria ao tira la do portátil que, penso,te resolveu o problema :)

Partilhar esta Página