Comportamento estranho

goliath_2k

Power Member
Boas!
Estou com um problema que nunca me tinha acontecido.... antes de mais o material:

Board: Asus M4A78-E
Fonte: LCPower 600W V2.3
Caixa: CoolerMaster 690

Problema: HDD Externo 2.5 USB (Western Digital) não reconhecido se ligado à ligação extra da caixa.

Explicando melhor, se eu ligar o disco directamente a uma das portas traseiras da motherboard, o disco arranca sem problemas nenhuns, ligado no topo da caixa parece que não recebe energia suficiente, ouve-se a trabalhar, uns pequenos estalidos quase como se quisesse arrancar, mas não arranca.
O estranho é que por exemplo, pens usb são reconhecidas, o meu walkman sony carrega sem problemas....

Será da board? Será do cabo da caixa? Pelo manual não tenho que configurar nenhum jumper da board nem nada... alguma dica?

Obrigado.
 
Boas,

Existe a possibilidade de essas portas não terem energia suficiente para alimentar o disco. Eu no trabalho tinha uns discos Iomega que já vinham preparados para isso, e traziam um cabo com uma ramificação: para alimentar a uma segunda porta caso fosse necessário.

Não é estranho, é um problema que acontece frequentemente. Ou isso, ou é o SO que está a atrofiar. Mas acredito mais que seja a primeira :)

Cumps.
 
isso é falta de alimentação do disco...que quando tem falta de energia, o disco começa a queixar-se e faz aqueles barulhos estranhos

cumpz
 
Pois... eu desconfiei que fosse mesmo falta de alimentação... do S.O. não é, porque no mesmo PC tenho o XP e o Seven (ambos instalados recentemente depois de uma formatação) e em ambos acontece o mesmo. Então quer dizer que possivelmente não é defeito é mesmo feitio?...

Damn, tinha uma Abit AN7 com athlon XP 2500+ numa Chieftec Dragon e nas portas da caixa o disco funcionava... Isto é que é azar....
 
olha isso não significa k os SO estão danificados...significa é que a "corrente" que passa pelas portas USB, por exemplo: o meu Pc como podes ver no (my system) tenho portas ambas atras e a frente portas USB 2.0 e na parte traseira tenho tambem portas USB 1.0...e quando ligo o meu disco externo da Iomega o disco queixa-se e simplesmente o meu Pc diz que nao reconheceu e que a luz do disco está ligada e estou mesmo a imaginar quando isso te aconteceu ficaste surpreendido, pk começaste logo a pensar que o disco estava avariado...

mas olha não sei pk o meu Pc k costumo utilizar frequentemente nao consigo ligar discos externos que sao alimentados pelas portas USB mas com o portatil so tem portas USB 1.0 k sao bue lentas como é obvio, basta ligar esses 2 cabos e funciona correctamente... o que quero te dizer é se tiveres outro Pc experimenta e observa se acontece o mesmo ou nao

cumpz
 
Vim abrir o tópico novamente porque tive uma nova experiência.... consegui arranjar um cabo desses com duas saídas e o disco funciona na perfeição, depois nas arrumações encontrei um cabo USB muito pequenino (para aí 15cm) que nem me lembro com o que veio e o disco funciona tb!!!! Conclusão com um cabo USB de cerca de 1 metro não funciona (já experimentei com 2 diferentes), com um de 15cm funciona, isto na mesmissima porta USB!!! Este mesmo disco tb me deu um problema o outro dia com o WDTV, em que de repente o disco deixou de ser reconhecido, dizia que não tinha nenhum disco ligado, ainda pensei que fosse o WDTV a dar o berro, mas pelos vistos deve ser o disco...
 
E com um cabo pequeno não se notava a má alimentação???? Acho que este é mais um daqueles mistérios da informática...

É estranho, mas se calhar o tamanho do cabo pode estar a impedir o desempenho das portas, tendo em conta que a principal diferença entre os cabos é o tamanho, tudo é possível.:confused:
 
Back
Topo