Compra/Configuração de rede completa Ubiquiti

manuelopes

Power Member
Boas a todos.
Escrevo mais uma vez a esta excelente comunidade, como um pedido de ajuda/aconselhamento na aquisição e configuração de uma rede domestica Ubiquiti.

Questionário:
  1. Qual é o orçamento disponível? +-1500€
  2. Qual o teu ISP? Ainda sem nenhum mas aceito propostas
  3. Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Ubiquiti !?
  4. Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro? Jogar, controlo de SmartHome, multimídia e rede domestica e WIFI
  5. O aspecto do router é importante para ti? Vai tudo estar dentro de um Bastidos com 13U's
  6. Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo? Nenhum, descrevo a ideia abaixo
  7. Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router? Vlan's , Wifi SmartHome, Wifi convidados, Wifi utilização "normal"
  8. Protocolo: B, G, N?
  9. Distância entre equipamentos? Tensiono ter 3 AP's um na garagem, um na sala e outro num quarto a 15m de distancia

Completando a informação do questionário:
A rede em questão está num apartamento em finais de construção onde a rede de cabos foi pensada de origem.
Para além do ATi, tenho uma caixa por onde passam todos os cabos de rede da casa (mesmo os que vão ao ATI ) logo é dessa caixa saem todos cabos para a instalação dos Ap's, câmaras e portas RJ45, já todos com localização definida.
Toda a casa funcionará com Shellys e outros equipamentos SmartHome, principalmente ligados por WIFI.
Não tenciono ter Box's de TV mas quero ter essa hipótese (sei que há para aí configurações a fazer quando se passa tudo para o UDM SE)
Pretendo ter Vlan's se paradas para cada coisa e WiFI's tambem separados, mas ainda não pensei bem quantas nem quais. Aceito sugestões.
AP's e Câmaras são para ser alimentadas por POE

Simplificando, no ATI estará apenas o router da operadora, que será depois ligado a um UDM SE que estará num bastidor com 13u's.
Dentro desse bastidor estará:
  1. Dream Machine Special Edition
  2. Switch Pro Max 24
  3. Hub's SmartHome
  4. Cloud Pessoal
  5. Outros equipamentos ligados em rede que não tenham uso direto

Que ligará numa primeira fase a:
  1. Todas as porta RJ45
  2. 2x Access Point U7 Pro
Ficará para mais tarde a aquisição de
  1. 2 Câmaras Outdoor
  2. 2 Câmaras Indoor
  3. Terceiro AP para a garagem

Neste momento tenho dúvidas nos seguintes pontos:

1. Não vale a pena pensar noutro AP a não ser com WIFI7 correto?
  2. O UDM SE e o Switch Pro Max 24 são as melhores opções?
  3. Que VLan's criar?
  4. Que redes wifi criar?
  5. Que cabos/adaptador usar para ligar o router ao UDM SE
  6. Que cabo usar para ligar o UDM SE ao Switch Pro Max 24

Desde já obrigado a todos!
Se alguém por aí tiver configurações parecidas e queira partilhar como configurou, o que mudava, que definições criou e com que finalidade, dicas etc... estou interessado e penso que se pode aqui juntar muita informação sobre um bom tópico.

Vou responder só ao segundo questionário e tentar responder da melhor maneira que consigo e ser um pouco genérico porque cada pessoa as suas necessidades.

1 - infelizmente os AP U7 podem ter alguns problemas com dispositivos IOT especialmente na frequência 2.4Ghz. Não recomendo estes APs para isso.
Eu tenho um U7 pro max e para não ter problemas com umas câmaras da Tapo, tive que colocar um router que tinha da Asus em modo AP e ficou fixe. Mas já vem a caminho um U6 LR para meter tudo o que é IOT no gajo apesar de todas as tomadas, luzes, sensores, colunas e mais umas coisas estão a trabalhar a 100% no U7. Aparentemente nem toda a gente tem este problema com os U7, outros é uma catástrofe, outros como eu tem mas é parcial.

2 - as escolhas de router e switch está directamente relacionado com o que achas que vais ligar e pensas ligar no futuro.
Não sei se te enganaste a escrever o nome do switch, esse não tem POE. Pelo plano que tens o UDM SE está preparado para o que queres, mas … não sei explicar bem, essas 8 portas de 1Gbps cada estão ligadas ao controlador por apenas 1Gbps em vez de 8Gbps.
Só precisas dessa quantidade de portas ou são demais? Vais ligar mais alguma coisa que precise de POE? Tens algum NAS e/ou queres ter uma ligação 10Gbs directa aos PCs?
Precisas mesmo de um UDM?
Quanto ao UDM, pessoalmente acho que errei em comprar a versão SE em vez da PRO. Não preciso do NVR do SE e portas POE ia sempre precisar de mais e por isso vem um switch.

3 - podes criar as VLan que precisares e achares.
Tenho 3 , uma PCs/NAS/TVs/Colunas, outra para IOT e outra de teste. Isto por enquanto chega-me.

4 - estás à vontade para criar o que precisares
Tenho 4, PCs/Telemóveis/TVs/Colunas, IOT, Guest e teste

5 - o cabo vai depender do que tens no router do ISP. Cabo de rede ou SFP+

6 - cabo SFP+

Vou responder só ao segundo questionário e tentar responder da melhor maneira que consigo e ser um pouco genérico porque cada pessoa as suas necessidades.

1 - infelizmente os AP U7 podem ter alguns problemas com dispositivos IOT especialmente na frequência 2.4Ghz. Não recomendo estes APs para isso.
Eu tenho um U7 pro max e para não ter problemas com umas câmaras da Tapo, tive que colocar um router que tinha da Asus em modo AP e ficou fixe. Mas já vem a caminho um U6 LR para meter tudo o que é IOT no gajo apesar de todas as tomadas, luzes, sensores, colunas e mais umas coisas estão a trabalhar a 100% no U7. Aparentemente nem toda a gente tem este problema com os U7, outros é uma catástrofe, outros como eu tem mas é parcial.

2 - as escolhas de router e switch está directamente relacionado com o que achas que vais ligar e pensas ligar no futuro.
Não sei se te enganaste a escrever o nome do switch, esse não tem POE. Pelo plano que tens o UDM SE está preparado para o que queres, mas … não sei explicar bem, essas 8 portas de 1Gbps cada estão ligadas ao controlador por apenas 1Gbps em vez de 8Gbps.
Só precisas dessa quantidade de portas ou são demais? Vais ligar mais alguma coisa que precise de POE? Tens algum NAS e/ou queres ter uma ligação 10Gbs directa aos PCs?
Precisas mesmo de um UDM?
Quanto ao UDM, pessoalmente acho que errei em comprar a versão SE em vez da PRO. Não preciso do NVR do SE e portas POE ia sempre precisar de mais e por isso vem um switch.

3 - podes criar as VLan que precisares e achares.
Tenho 3 , uma PCs/NAS/TVs/Colunas, outra para IOT e outra de teste. Isto por enquanto chega-me.

4 - estás à vontade para criar o que precisares
Tenho 4, PCs/Telemóveis/TVs/Colunas, IOT, Guest e teste

5 - o cabo vai depender do que tens no router do ISP. Cabo de rede ou SFP+

6 - cabo SFP+
Penso que os problemas com o IOT pode ser resolvido usando uma rede só de 2.4 para iot, mas isto foi o que li no reddit. Podes verificar se funciona bem dessa forma ou mais vale comprar o u6 mesh?

Eu tenho acompanhado este problema basicamente deste o principio. Eu fui um dos que fui contactado pela Ubiquiti no Reddit sobre este problema porque fui dos primeiros a mandar o "alarme", naquela altura ainda não tinha visto ninguém com qualquer problema porque o U7 tinha acabado de sair. Tentei tudo o que me veio à cabeça e tudo que o que vi posteriormente de pessoas que percebem muito mais disto que eu, incluindo o que sugeres.
Mas há pessoas que não têm problemas nenhuns, eu infelizmente tive este. Mandei vir um U6 long range para ter tudo no mesmo ecossistema, deve de chegar amanhã ou depois :D
Entretanto vou aguardando por melhorias a nível de software, mas houve rumores que a Ubiquiti está a redesenhar os U7 e com isso perdi um pouco a esperança de ver este problema resolvido. Olha, fico com o U7 só para wifi rápido heheh

Eu tenho acompanhado este problema basicamente deste o principio. Eu fui um dos que fui contactado pela Ubiquiti no Reddit sobre este problema porque fui dos primeiros a mandar o "alarme", naquela altura ainda não tinha visto ninguém com qualquer problema porque o U7 tinha acabado de sair. Tentei tudo o que me veio à cabeça e tudo que o que vi posteriormente de pessoas que percebem muito mais disto que eu, incluindo o que sugeres.
Mas há pessoas que não têm problemas nenhuns, eu infelizmente tive este. Mandei vir um U6 long range para ter tudo no mesmo ecossistema, deve de chegar amanhã ou depois :D
Entretanto vou aguardando por melhorias a nível de software, mas houve rumores que a Ubiquiti está a redesenhar os U7 e com isso perdi um pouco a esperança de ver este problema resolvido. Olha, fico com o U7 só para wifi rápido heheh
Provavelmente até sair esse update ainda vai levar uns meses.

Até acredito um pouco à distancia que ainda estão a tentar resolver o problema por software, vamos ver.
Entretanto já recebi o AP U6 Long Range e está a trabalhar lindamente. Para o que vai ser está aprovadissimo, até parece que posso apanhar wi-fi na lua! E às vezes até rouba o iPhone ao U7 porque ainda não meti o U6 só para IOT, ainda a experimentar o que pode fazer.

Boas a todos. Desde já obrigado pelo feedback, e sem tempo para responder logo optei pela compra de:
Dream Machine Pro
2x Access Point U6 Pro
Switch Pro Max 24 PoE
10G Direct Attach Cable

Para começar a rede será assim, a parte do wifi7 é dispensável e assim não terei problemas com os smart devices certamente

A grande dúvida neste momento está nas definições de net que são necessárias. Em todo o lado vejo que preciso do modo bridge, e que a Vodafone não permite.
A Meo e a Nos permitem?
Em casa terei apenas serviço de net, sem tv nem telemóveis, alguma sugestão?

Para a semana começo os primeiros testes de configurações porque ainda não estou na nova casa.
Estou sempre aberto a ideias/conselhos.
Obrigado a todos.

bom dia.
para evitar andar sempre a reconfigurar os equipamentos la em casa cada vez q muda o router da operadora adquiri um
ubiquiti aircube isp (apenas 2.4g)
acontece que estou com dificuldades pois metade dos equipamentos ligaram-se,
outra metade fica por vezes offline por minutos.
preciso de optimizar as configuraçoes.
alguem tem um equipamento destes q me posso dar umas dicas/ajudar??

Última edição:
Back