manuelopes
Power Member
Boas a todos.
Escrevo mais uma vez a esta excelente comunidade, como um pedido de ajuda/aconselhamento na aquisição e configuração de uma rede domestica Ubiquiti.
Questionário:
Completando a informação do questionário:
A rede em questão está num apartamento em finais de construção onde a rede de cabos foi pensada de origem.
Para além do ATi, tenho uma caixa por onde passam todos os cabos de rede da casa (mesmo os que vão ao ATI ) logo é dessa caixa saem todos cabos para a instalação dos Ap's, câmaras e portas RJ45, já todos com localização definida.
Toda a casa funcionará com Shellys e outros equipamentos SmartHome, principalmente ligados por WIFI.
Não tenciono ter Box's de TV mas quero ter essa hipótese (sei que há para aí configurações a fazer quando se passa tudo para o UDM SE)
Pretendo ter Vlan's se paradas para cada coisa e WiFI's tambem separados, mas ainda não pensei bem quantas nem quais. Aceito sugestões.
AP's e Câmaras são para ser alimentadas por POE
Simplificando, no ATI estará apenas o router da operadora, que será depois ligado a um UDM SE que estará num bastidor com 13u's.
Dentro desse bastidor estará:
Que ligará numa primeira fase a:
Neste momento tenho dúvidas nos seguintes pontos:
Desde já obrigado a todos!
Se alguém por aí tiver configurações parecidas e queira partilhar como configurou, o que mudava, que definições criou e com que finalidade, dicas etc... estou interessado e penso que se pode aqui juntar muita informação sobre um bom tópico.
Escrevo mais uma vez a esta excelente comunidade, como um pedido de ajuda/aconselhamento na aquisição e configuração de uma rede domestica Ubiquiti.
Questionário:
- Qual é o orçamento disponível? +-1500€
- Qual o teu ISP? Ainda sem nenhum mas aceito propostas
- Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão? Ubiquiti !?
- Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro? Jogar, controlo de SmartHome, multimídia e rede domestica e WIFI
- O aspecto do router é importante para ti? Vai tudo estar dentro de um Bastidos com 13U's
- Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo? Nenhum, descrevo a ideia abaixo
- Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router? Vlan's , Wifi SmartHome, Wifi convidados, Wifi utilização "normal"
- Protocolo: B, G, N?
- Distância entre equipamentos? Tensiono ter 3 AP's um na garagem, um na sala e outro num quarto a 15m de distancia
Completando a informação do questionário:
A rede em questão está num apartamento em finais de construção onde a rede de cabos foi pensada de origem.
Para além do ATi, tenho uma caixa por onde passam todos os cabos de rede da casa (mesmo os que vão ao ATI ) logo é dessa caixa saem todos cabos para a instalação dos Ap's, câmaras e portas RJ45, já todos com localização definida.
Toda a casa funcionará com Shellys e outros equipamentos SmartHome, principalmente ligados por WIFI.
Não tenciono ter Box's de TV mas quero ter essa hipótese (sei que há para aí configurações a fazer quando se passa tudo para o UDM SE)
Pretendo ter Vlan's se paradas para cada coisa e WiFI's tambem separados, mas ainda não pensei bem quantas nem quais. Aceito sugestões.
AP's e Câmaras são para ser alimentadas por POE
Simplificando, no ATI estará apenas o router da operadora, que será depois ligado a um UDM SE que estará num bastidor com 13u's.
Dentro desse bastidor estará:
- Dream Machine Special Edition
- Switch Pro Max 24
- Hub's SmartHome
- Cloud Pessoal
- Outros equipamentos ligados em rede que não tenham uso direto
Que ligará numa primeira fase a:
- Todas as porta RJ45
- 2x Access Point U7 Pro
- 2 Câmaras Outdoor
- 2 Câmaras Indoor
- Terceiro AP para a garagem
Neste momento tenho dúvidas nos seguintes pontos:
- Não vale a pena pensar noutro AP a não ser com WIFI7 correto?
- O UDM SE e o Switch Pro Max 24 são as melhores opções?
- Que VLan's criar?
- Que redes wifi criar?
- Que cabos/adaptador usar para ligar o router ao UDM SE
- Que cabo usar para ligar o UDM SE ao Switch Pro Max 24
Desde já obrigado a todos!
Se alguém por aí tiver configurações parecidas e queira partilhar como configurou, o que mudava, que definições criou e com que finalidade, dicas etc... estou interessado e penso que se pode aqui juntar muita informação sobre um bom tópico.