Compra da Portugal Telecom pela Altice

Rui_tex

Power Member
A Portugal Telecom (PT) pode ser vendida à Altice, grupo francês que controla a Oni e a Cabovisão, avança o Diário de Notícias (DN). Esta operação poderá ficar concluída já no final do mês de outubro mas está dependente da consolidação entre a Oi e a TIM Brasil, controlada pela Telecom Italia.

Ao que a publicação avança, se o negócio se concretizar, a Oi de Zeinal Bava poderá vincar ainda mais a sua posição de consolidação no mercado das telecomunicações no Brasil. Esta é a opinião defendida por Steven Santos, analista da XTB, que, em declarações ao Dinheiro Vivo, destaca que com o avanço deste negócio, “a Oi abandonaria o projeto lusófono com a PT”, contudo, “ganharia liquidez essencial para reduzir o elevado endividamento e entrar num movimento de consolidação”.

A fusão entre a Oi e a TIM Brasil é fundamental para este negócio, uma vez que daria massa crítica à empresa agora gerida por Zeinal Bava e os passivos em Portugal passariam a ser denominados de “não estratégicos”, abrindo, assim, “a oportunidade de [o grupo francês] comprar a PT”, frisa o mesmo analista.

Mais concretamente, a Altice compraria a Portugal Telecom beneficiando da necessidade da Oi em realizar maior liquidez e ‘disfarçar’ o “mau investimento da operadora portuguesa na Riofote” .

A possível venda da PT ao grupo francês (negócio ainda não comentado por alguma das partes) fará com que a Altice fique detentora da empresa que detém a MEO e o Sapo.

Apesar de ser uma noticia e apenas isso, pode vir a confirmar-se ou não. Coloquei cá para falar-mos do que poderia isto trazer de bom, ou não, para nos enquanto consumidores. Cumprimentos
 
Última edição:
Nunca, nunca na vida a Autoridade da Concorrência vai permitir isto para as nossas bandas.

Daria uma complementaridade muito interessante porque ao Meo bastava fibrar o last mile e fazer umas quantas atualizações internas de rede para suportar os clientes da Cabovisão, e ia dar cobertura ao Meo em zonas onde agora não chega ainda, mas reduzia os players a 3, 2 dos quais com rede parcialmente partilhada...

Esqueçam lá isso.

Agora uma coisa é certa, os clientes Cabovisão ganhavam principalmente na TV.
 
Já eu acho que a AC aprovava, com remédios, com a maior das facilidades. Que remédios? Os óbvios: abertura da rede da Cabovisão à concorrência ou mesmo a sua venda. A NOS chamava-lhe um figo, e para a Altice era indiferente.
 
O que? Estar sujeito a ter politicias de uso? Como na cabovisão? ultrapassas os 500GB ficas limitado? Naah, prefiro que a Altice não compre a Portugal Telecom, para não falar que a cabovisão limita muitos os utilizadores.. tenho quase a certeza que se a PT Telecom fosse vendida, o PUA ia ser alterado para bem pior lol.
 
Nunca, nunca na vida a Autoridade da Concorrência vai permitir isto para as nossas bandas.

porque? por haver menos um operador cá? por eles deixavam logo, e digo só não vai acontecer este negocio por causa do governo e dos seus amiguinhos....

Agora uma coisa é certa, os clientes Cabovisão ganhavam principalmente na TV.

acreditas nisso? queria ver eles a implementar no cabo METADE das coisas que a meo tem. e não te esqueças com esta compra são 3 tipologias de rede diferentes, da qual o adsl tinha que ser mudado mais de 90% para linhas novas e equipamentos.

acredita com esta compra quem vai perder é a CV e muito,
 
se na CV eles demoraram tempos para investir bem ( só agora é que estão a investir na internet ), achas que no adsl vão melhorar?

a parte de descer os preços sim acredito, mas lá está serão 3 operadores a competir entre si a perder dinheiro para ter tárifários baixos
 
Mas para 1 negocio desta dimensão alguma coisa poderá ser feito!basta lembrar que na França o VDSL está presente em quase todas as operadoras!e na SFR tb!por isso nada é impossivel se a Altice tem em Portugal vontade de investir
 
tu com a altice não podes olhar para onde ele tem negócios, tens que ver o que ela fez cá em portugal, e o que fez? uma box mal acabada, rios de dinheiro deitados fora em publicidade, um festival de verão, a compra da oni que já perdeu dos melhores clientes que eles tinham, investimento quase zero, só agora é que estão a meter CNTS novos de resto só dinheiro desperdiçado ou dinheiro nem velo.

por isso eles cá havia duas hipóteses, ou sugavam a CV e PT juntas até a ultima e vendiam, ou começavam a ter uma unica operadora ( que é a mais lógica que ter 3 marcas distintas e a gastar dinheiro ) e apostavam forte na fibra
 
pois o problema é mesmo esse,se calhar quem está a frente disto em Portugal deve ser incompetente!teriam de começar mesmo por ai,na má gestão do serviço cá em Portugal,embora isto tb não passa de mais 1 novela e mais nada!não tou a ver a PT a ser assim vendida
 
Última edição:
a má gestão começou quando pagamos a fibra que diziam ser para todos.....

acredita a PT não vai ser vendida e quem não vai deixar é o governo e seus amiguinhos
 
eles tem dinheiro, e sim muitas dívidas, milhoes delas, mas o problema na CV foi que o dinheiro foi para publicidade, e o resto ficou na frança
 
como já disse noutro lado não acredito nisso. A PT num mercado ultraperiferico e com o problema da RioForte não é um activo apetecivel. Se o franciu tem assim tanto dinheiro comprava a OI+PT, isso sim um bom negocio...

Altice e a mania das grandezas que depois dá em nada.
 
Os títulos da Portugal Telecom (PT) seguiam ao final da manhã a ganhar 6,81% para os 1,66 euros, na sequência de notícias que avançam que os franceses da Altice estão interessados na operadora de telecomunicações portuguesa.

Pelas 12:30, as ações da PT lideravam as subidas da sessão, com ganhos de 6,81%, acentuando a tendência altista que se vinha a registar desde a abertura do PSI20, que sensivelmente à mesma hora avançava 0,80% para 5.596,76 pontos, em linha com as praças europeias.

Na edição de hoje, o Diário de Notícias escreve que "Franceses abrem a porta à Meo", publicando a reação do grupo a notícias anteriores sobre o interesse na operadora nacional, admitindo estar a olhar para oportunidades nos países onde está presente.

A Altice está em Portugal desde 2012 com a compra da Cabovisão, reforçando a presença, em 2013, com a aquisição da Oni.

Na sexta-feira a Bloomberg avançou que a operadora de telecomunicações italiana Telecom Italia estará interessada na compra da brasileira Oi, tendo já contratado o banco Bradesco BBI para assessorar o processo de aquisição.

As principais praças da Europa arrancaram hoje com uma tendência positiva, depois dos dados positivos sobre o mercado de trabalho nos EUA divulgados na sexta-feira.
 
Depois de uma análise de toda a informação, já não digo nada. Se não vejamos:

1 - Oi e PT avançam com fusão para criar um operador de telecomunicações global (segundo o que eles venderam na altura). Accionistas da PT aprovam a fusão.
2 - Descobre-se o "buraco" de 900 milhões de Euros em investimentos tóxicos da parte da PT ao grupo RioForte, o que causa conflitos entre accionistas portugueses e brasileiros
3 - PT perde participação na nova empresa que advém da fusão com a Oi (passa de 37% do activo para 25%)
4 - Oi não concorre ao concurso de frequências 4G que houve em Setembro no Brasil
5 - Subitamente, Oi e TIM Brasil ganham interesse em consolidar as telecomunicações no território brasileiro (através de aquisição ou ser adquirida pela TIM Brasil) perdendo o interesse em investir nos restantes activos fora do Brasil
6 - Oi informa que está vendedora dos 30% que detém da Unitel Angolana para se financiar para avançar com a aquisição da TIM Brasil
7 - Altice demonstra interesse na aquisição da PT e Oi interessa-lhe dasalienar e vender a PT, pois este deixou de ser um activo estratégico e, ao mesmo tempo, necessita de capital para se financiar (coisa que a venda da participação da PT iria ser uma boa almofada para tal).

Posto isto, já não digo nada. É bem possível que, mesmo que não seja a Altice, venhamos a ter novidades no que toca à PT.

Quanto à AdC, não vejo nada que impeça esta aquisição. Para todos os efeitos, a Cabovisão tem uma quota baixa de mercado e a PT usa outro tipo de tecnologia de comunicação... não iria haver monopólio. Portanto, ai julgo que não hajam grandes entraves.
 
Se a Telecom Itália comprar a OI, podem crer que a PT será logo "liquidada" à posterior. A hipótese já não é nova e sempre esteve em cima da mesa que a expansão internacional da PT promoveria favoravelmente a possível venda dos seus activos(não essenciais) no mercado nacional.

A PT está actualmente avaliada em cerca de 1400 milhões de Euros, vocês acham que o grupo Altice não tem dinheiro para comprar?. É melhor analisar o potencial aquisitivo desse grupo.
Aliás, a entrada da Altice em Portugal visou isso mesmo, ou seja, o crescimento no mercado por deriva de aquisições/parcerias com um grande nacional. Dessas hipótese, uma vez excluída a NOS, sobravam como é óbvio uma parceria com a Vodafone ou com a PT que desta feita será talvez a mais lógica no momento.

Não esquecer ainda o acordo Vodafone-PT a propósito da fibra. Se a PT for efectivamente vendida, eu espero que definitivamente a Anacom crie condições concorrências equiparadas de uma vez por todas para todos os operadores, abrindo as redes, seja em fibra ou mesmo em ADSL que ainda perdurará por alguns anos.

Eu estou sinceramente muito satisfeito com a notícia e mesmo que a Altice mantivesse interesse em manter, tal como está, o "monstro" que tem bloqueado o mercado nacional de uma verdadeira concorrência, acho que seria o mote para que definitivamente as velhas práticas da velha PT sumissem do cenário nacional e assim todos pudesse-mos usufruir de um mercado finalmente aberto, como por exemplo em França onde a Altice igualmente opera.

É bem feita para esses accionistas mafiosos da PT que em tempos podiam ter vendido a empresa por 10.000 milhões... As voltas que isto dá!.
 
E quais são os activos não essenciais no mercado nacional? A rede móvel, a rede cobrada ao desbarato de ADSL que continua a ser alvo de investimento ou as casas em FTTH?
Ou a parte empresarial?

Estou só a perguntar, porque o remédio poderá passar por aqui, à Altice o negócio da ONI não funcionou e a fusão com a PT Empresas podia ser muito importante. Agora será que eles querem recuperar do investimento da ONI ou é o mercado residencial que lhes interessa?

Cumprimentos
 
Back
Topo