Compra da Portugal Telecom pela Altice


http://24.sapo.pt/jornais/nacional/4090/2017-04-20#&gid=1&pid=4
 

Os nomes PT e Meo podem ter os dias contados. A extinção das marcas da antiga Portugal Telecom (PT) é um cenário que está a ser equacionado na Altice. A empresa liderada por Patrick Drahi tem em curso um processo de reflexão interna sobre a adopção de uma marca global, que identifique o grupo em todos os países em que está presente.

Questionada pelo PÚBLICO sobre a mudança de marcas, fonte oficial da PT Portugal assegurou que não há decisões tomadas e salientou que a adopção de uma marca que represente todo o grupo Altice é uma possibilidade admitida pela empresa no relatório e contas de 2016.

É nesse documento que a multinacional encabeçada por Drahi admite que está a avaliar os “benefícios que podem resultar da adopção de uma marca global”. Uma marca que comunique “de forma mais clara” a Altice enquanto empresa “inovadora” e “fornecedora de serviços de telecomunicações de alta qualidade aos seus clientes”.

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O processo poderá passar por “harmonizar e mudar marcas existentes nos países onde o grupo está presente”, refere ainda o relatório e contas. O PÚBLICO apurou que embora não haja nenhuma comunicação oficial sobre este tema a nível interno na PT Portugal, o caminho que está a ser equacionado na subsidiária portuguesa é o de extinguir as marcas Meo (para o segmento residencial) e PT Empresas, deixando fora deste processo apenas o portal Sapo e a Moche, a marca para o segmento jovem.

No caso português, à necessidade de definir uma marca que garanta uma nova identidade à Altice nas diversas geografias onde actua (como França, Israel, Bélgica, República Dominicana ou Estados Unidos) soma-se o desconforto que em algumas ocasiões foi manifestado pelos actuais donos da PT Portugal com as polémicas que envolvem a antiga PT SGSP, hoje Pharol, e que são regularmente notícia (como o “calote” da Rioforte e os processos judiciais em torno dos antigos gestores da PT) gerando confusão entre a PT antiga e a nova PT.

Segundo apurou o PÚBLICO, o desaparecimento da marca Meo é uma possibilidade que circula no mercado desde o início do ano e que tem motivado já alguma reflexão sobre estratégias comerciais ou políticas de marketing. A Meo é mesmo uma das marcas com maior peso na comunicação institucional do país, com uma presença que vai desde promoção dos seus produtos de televisão e telecomunicações, até ao futebol ou à música.

A escolha “mais lógica” para substituir a francesa SFR ou a israelita Hot poderá ser mesmo estender a designação Altice a todos os mercados onde a empresa actua. Foi isso que disse recentemente uma fonte da SFR ao jornal Les Echos a propósito do eventual desaparecimento desta marca com 30 anos e uma taxa de reconhecimento de 100%. “Reagrupar tudo sobre a mesma bandeira [Altice] é uma escolha lógica: é um nome fácil de reter e bom a nível internacional”, disse a mesma fonte à publicação francesa.

Seja qual for a escolha, parece inevitável uma ruptura com o passado. Se o Meo desaparecer, desaparece também uma marca que esteve ligada a alguns momentos marcantes da história recente da PT e que nasceu há dez anos, no pós-Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Sonaecom sobre a PT. Era Junho e a empresa liderada à época por Henrique Granadeiro encheu o convento do Beato para lançar o primeiro serviço de triple play (televisão, Internet e telefone fixo) em Portugal. Granadeiro definiu-o como uma aposta “na liderança” e Rodrigo Costa (o actual presidente da REN, que à data comandava a PT Comunicações) como “um dos lançamentos mais importantes” na história da empresa.

Dois meses depois, para cumprir uma das promessas feitas aos accionistas no rescaldo da OPA fracassada, a PT separava-se da PT Multimédia, que passou a ser dirigida precisamente por Rodrigo Costa. A troca de cadeiras completou-se com a passagem de Zeinal Bava para a PT Comunicações e para a presidência executiva do grupo PT, no início de 2008.

Foi Bava quem subiu ao palco do Meo Arena, em Janeiro de 2013, para apresentar “a outra vida do Meo”. Seis anos depois do lançamento do pacote de três serviços, a PT juntava-lhe o telefone móvel e criava o M40.

Foi precisamente um ano depois deste rebranding do Meo, em Janeiro de 2014, que a PT anunciou a extinção da marca TMN, criada em 1991, e a promoção do Meo a marca chapéu de todos os serviços de comunicações residenciais e pessoais do grupo.

Posteriormente, a PT fundiu a PT Comunicações com a Meo – Serviços de Comunicações e Multimédia, extinguindo a primeira e elevando a Meo à condição de empresa responsável pela marca comercial do grupo.

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Na minha modesta opinião concordo com a ideia! Já não fez sentido o nome depois de tudo o que se tem passado ao longo destes anos e visto ter mudado de donos
 
Sim. Se a marca é MEO ou TEO acho que não faz diferença às pessoas. É o que melhor servir on interesses da empresa. Já se houver uma mudança no nome "Portugal Telecom" histórico no edifício de Picoas, conhecendo o país onde vivo, a sociedade civil não vai gostar.
 
Sim. Se a marca é MEO ou TEO acho que não faz diferença às pessoas. É o que melhor servir on interesses da empresa. Já se houver uma mudança no nome "Portugal Telecom" histórico no edifício de Picoas, conhecendo o país onde vivo, a sociedade civil não vai gostar.

Para mim, até podem manter o nome do edifício, a empresa em si é que já há muito não faz sentido ser PT, como por exemplo esta secção do fórum.
 
acho que faz todo o sentido manter-se no forum PT. Ou queres ser tu depois a andar a mover dezenas de posts por dia porque as pessoas que não estao por dentro do mercado vem um separador a dizer ALTICE e depois colocam os posts no geral ?!?

Quanto à empresa e marca, nem aquece nem arrefece a ninguem. Quando sai no ano passado de lá eram todos os ovos no cesto do MEO e agora já querem mudar o nome.
conforme o administrador incapaz que lá estiver, assim direcciona o mercado
 
Para mim, até podem manter o nome do edifício, a empresa em si é que já há muito não faz sentido ser PT, como por exemplo esta secção do fórum.

OK. A metáfora do edifício era só para dizer que vai haver vozes discordantes, muitas das quais parecerem desconhecer que a empresa já é privada há 20 anos (apesar da golden share). Dito isto, embora considere que a empresa é livre de fazer o que quiser, discordo da eliminação do nome PT do ponto de vista estratégico (acho que ainda tem futuro e só engrandece a posição do país e da própria Altice ) e não acho que traga nenhuma mais-valia comercial especial andarem a criar uma marca internacional quando os mercados são ainda muito centralizados nos próprios países. Ou seja, se eu fosse CEO, isto de mudar nomes não seria uma prioridade. Era trabalho escusado.
 
acho que faz todo o sentido manter-se no forum PT. Ou queres ser tu depois a andar a mover dezenas de posts por dia porque as pessoas que não estao por dentro do mercado vem um separador a dizer ALTICE e depois colocam os posts no geral ?!?

Quanto à empresa e marca, nem aquece nem arrefece a ninguem. Quando sai no ano passado de lá eram todos os ovos no cesto do MEO e agora já querem mudar o nome.
conforme o administrador incapaz que lá estiver, assim direcciona o mercado

Ah... Deixa ver, temos a NOWO e entre parêntises Cabovisão, ou melhor temos o contrário, a designação antiga e a nova entre parêntises cá no fórum, como temos a NOS e não "ex-ZON Optimus".

A sugestão era sim para tirar PT COM e colocar MEO e não Altice que para já é só o nome do dono da MEO. Quando mudar para Abacaxi, porque manter a designação "MEO"/"PT COM" nessa altura?

OK. A metáfora do edifício era só para dizer que vai haver vozes discordantes, muitas das quais parecerem desconhecer que a empresa já é privada há 20 anos (apesar da golden share). Dito isto, embora considere que a empresa é livre de fazer o que quiser, discordo da eliminação do nome PT do ponto de vista estratégico (acho que ainda tem futuro e só engrandece a posição do país e da própria Altice ) e não acho que traga nenhuma mais-valia comercial especial andarem a criar uma marca internacional quando os mercados são ainda muito centralizados nos próprios países. Ou seja, se eu fosse CEO, isto de mudar nomes não seria uma prioridade. Era trabalho escusado.

Do ponto de vista nacional sim, mas pelo menos em termos móveis era interessante, mesmo que goste do nome MEO. Depois arranjar nomes Internacionais é sempre aquela complicação, há países que soa melhor e outros que não.

Olha só o que se passa com a IKEA:
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-pronuncia-de-ikea/12751

Nota: É engraçado como se contradizem no artigo e categoricamente estipulam como se diz um acrónimo que nem portuguesa é (não fosse o ciberduvidoso).

Ou então, em rodapé humorístico:
http://visao.sapo.pt/opiniao/ricardo-araujo-pereira/ikea-enlouqueca-voce-mesmo=f497918
 
Última edição pelo moderador:
O nome já não interessa para nada. Eles também não tiveram problemas em remover o nome PT ao fim de uns anos terem implementado o MEO. Se mudassem de nome agora ao menos estariam a dizer ao mercado:
- Quem manda na casa já não são os mesmos super administradores ( Zeinal Bava ) que eram os melhores do mundo ( só se for a defender os interesses de um acionista ).
- O corpo acionista mudou e também pode se dizer que quem está no topo já não são os mesmo acionistas que roubaram e levaram a empresa quase à falência.
 
Falar em super admistradores Zeinal Bava que eram os melhores do mundo........Pois com o dinheiro dos outros também eu era,ladrões com este mereciam estar presos muitos anos,deitou a PT abaixo e por arrasto o Bes agora os pobres dos contribuintes é que pagam o que ele o granadeiro e o salgado fizeram, foram chamados á comissão de deputados e não se lembraram do que se passou.
São uns Boys
 
Posso afirmar que foi equacionada a marca MEO e/ou SFR para os mercados onde a Alice opera. Na prática as opções são:
  • continuar a ter a marca MEO em Portugal e utiliza-lá nos outros mercados;
  • Usar a marca SFR para todos os mercados
  • Usar a marca Alice para todos os mercados
As duas primeiras opções são as mais prováveis, sendo que a opção MEO é mais provável pela existência de um mau histórico na relação da SFR com o mercado francês. Assim faria-se um operação de rebranding para ficar associado a uma marca com nome diferente. Aí entra o novo anúncio publicitário da MEO sobre o Cristiano Ronaldo, que foi deliberadamente feito para testar o mercado internacional sobre a marca MEO.
 
SFR está queimada.
MEO está queimada pelo caso Zeinal Bava/BES.

Usem Altice ou outra coisa qualquer. Ou mantenham MEO para o mercado português, pior que esta não fica :D
 
Voto em MEO para todo o mundo, já que somos nós a exportar tecnologia e o polo de inovação da Altice.

Ir a França e apanhar a "MEO F"

P.S: Onde se pode ver uma lista do nome usado em cada país das operadoras móveis? Ex: Vodafone Portugal é "vodafone P"
 
Acho bem a ALTICE acabar com a marca PT, de PT já não tem nada de Portugal não passa de uma subsidiária da ALTICE.
Quanto manter a marca MEO eu sou de acordo e até devia ser a única para todo o grupo, a marca SFR em França está gasta a MEO tem muito ainda para dar.
Veremos o que vai acontecer mas se eu fosse CEO da ALTICE mantinha a marca MEO em Portugal extinguia a PT PT EMPRESAS e outras marcas do grupo PT e passaria a MEO a ser a única marca do grupo em todos os países onde a ALTICE está presente.
 
Ou para não chocar tanto, seria MEO Portugal enquanto nome da empresa, e MEO enquanto marca.

Depois só mesmo um "pin" como o Passos Coelho com a bandeirinha de Portugal para completar o sentido nacionalista esquisito que há em Portugal...
 
Ou para não chocar tanto, seria MEO Portugal enquanto nome da empresa, e MEO enquanto marca.

Depois só mesmo um "pin" como o Passos Coelho com a bandeirinha de Portugal para completar o sentido nacionalista esquisito que há em Portugal...


E o que faz sentido MEO como a marca principal de todo o grupo ALTICE e depois cada país a ter uma designação da empresa, por exemplo:
MEO P ( Portugal)
MEO F ( França)
MEO USA (Estados unidos da América)

Só assim faz sentido numa empresa global tal igual a VODAFONE e muitas outras.
 
desde99 correcto, mas marca que dá ao cliente final é MEO e é isso que fica na memoria. Da mesma maneira que as pessoas tem o Portugal Telecom na memoria apesar de já não o ser.

Para mim o nome é indiferente se acham o MEO uma marca forte, força. Não sou especialista avaliar o valor de uma marca.
 
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