Compra da Portugal Telecom pela Altice

concordo contigo. Mas pareces quase revoltado com o que se passa lá dentro e quase que culpas a 100% os trabalhores.
eu que sofri imenso na pele muitas coisas nunca lhes vou imputar 100%
 
Nem há contas pessoais nem revolta. Há é indignação por as pessoas acreditarem nas histórias da carochinha dos sindicatos.
O que os sindicatos vendem como milhares de trabalhadores que trabalham à brava e são afinal 118 que fazem nada e têm categorias profissionais já explicadas na página anterior e que são tão importantes, vitais e imprescindíveis para o core da PT/Altice como os trabalhadores que enchem os reservatórios de sabonete liquido nos WC's...
 
Nem há contas pessoais nem revolta. Há é indignação por as pessoas acreditarem nas histórias da carochinha dos sindicatos.
O que os sindicatos vendem como milhares de trabalhadores que trabalham à brava e são afinal 118 que fazem nada e têm categorias profissionais já explicadas na página anterior e que são tão importantes, vitais e imprescindíveis para o core da PT/Altice como os trabalhadores que enchem os reservatórios de sabonete liquido nos WC's...
Com a convicção que escreves pensei que tivesses mais informações, mas pelo que vejo não e assim, vou tentar dar uma ajuda para te elucidar em algumas coisas.
Esse numero esta errado, neste momento são 150 e qualquer coisa agora não tenho aqui o numero exato mas facilmente arranjo, se a funcionários sem trabalho e porque assim o querem (as chefias e claro), ao que parece fica mais em conta contratar empresas externas para fazer o trabalho dos funcionários, depois, no conto da carochinha já esta mais um departamento na calha (300 +/- pessoas) não digo que saiam todos, mas vem ai outra redução.
 

Elucidaste nada e até corroboras uma das minhas afirmações:
fica mais em conta contratar empresas externas para fazer o trabalho dos funcionários

Não divulgo info privilegiada nem atiro "150 e qualquer coisa" nem "300 +/-", ou seja, números à toa... e se recuares uns posts lês que os 118 se referem a uma notícia de jornal. Para apanhar a meada é preciso ler todos os comentários... eu sei que é trabalhoso mas só assim se pode comentar conscientemente.
Quanto ao resto não vale a pena bater mais no ceguinho porque já se discutiu e foi confirmado por pessoas que conhecem a realidade.
 
Pois falas mal dos sindicatos, mas depois vais atrás de notícias da cs...
Não foste capaz de ver a escrita sarcástica, mas adiante, para tua informação, eu também conheço a realidade, pelo menos desde 2004. Tu pelo contrário, confirmaste que tudo que escreves é na base do: ouvi dizer, li algures ou um amigo contou etc.
 
Sou funcionário como técnico da PT/Meo/altice ou como queiram chamar e muitas das coisas que aqui afirmam não se passa, são inventadas outras são verdades outras assim assim. E como alguém disse aqui, Ainda não implicaram com um técnico que seja que produza só aqueles a que alguém chamou de Ainda pensar estar no público ou / Técnico do séc XX é que foram encostados uns com outras funções call center outros como BO e outros realmente encostados porque não se adaptaram a nenhuma das funções que disse, isto não está fácil nao está. Mas até hoje não fui quem trabalha não foi ao "gabinete" do chefe ...
 

A nova CEO da PT quando ainda estava na Microsoft e era Zeinal Bava CEO da PT.
IMG_4014.jpg


As voltas que a vida dá!
 
Se o know-how e os recursos não se pagassem, porque é que temos investidores de capital a estourar dinheiro aos mil milhões nas economias mais desenvolvidas no mundo? Lá os recursos não são baratos e no entanto eles preferem investir lá. Para isso bastava irmos à India ou ao Gana buscar os recursos. Porque é que a VW ainda investe em Portugal? Porque é que nos países menos desenvolvidos ( Africa ) paga-se mais do dobro para ter o know how? Porque é que Amazon AWS decidiu agora investir outros milhões na Suécia. Se todas as empresas estivessem a procura do mais barato o mercado laboral no países menos desenvolvidos estava ao rubro.

Essa história dos EUA nem sei se é verdade. Até porque não sei se sabem, por questões legais ( americanas ) não é assim de um momento para o outro que mandas 100 funcionários para os EUA e eles ficam lá a trabalhar num projecto 3 ou 5 anos com o mesmo contracto português.

No universo de uma empresa grande, temos muitas dimensões e muitos casos. Generalizar caímos no erro de apontar dedos a pessoas que não tem culpa nenhuma até por mais numa situação complexa como esta. Compreendo que eu caia nesse erro quando comento aqui neste tópico. Mas não é minha intenção de ofender a situação particular de alguma pessoa aqui do fórum que trabalhe na MEO/Altice.

Cabe há empresa saber como gerir o know how. Podemos por aqui as coisas num caso extremo. A PT pode investir no R&D e começar a criar todos os seus produtos de redes para as suas infraestruturas. Se tem o dinheiro para o fazer e se lhe compensa isso já cabe à empresa decidir. Agora que é preciso €€€ para o fazer, lá isso é preciso. E quem trabalha num fabricante consegue perceber melhor o valor do know how e das equipas. E numa operadora como esta também se consegue perceber, pode é não ser tão evidente. Ninguém é insubstituível, mas que vale a pena gastar os € numa boa equipa pelo preço certo lá isso é. O know how também trabalha-se e demora tempo. Quando não criamos os nosso produtos estão pendentes do suporte e das soluções de terceiros e gasta-se muitos milhares de € nisso. Se forem ver quantos milhões que a PT ou outra operadora gasta por ano em projecto e equipamentos ( sem contar com recursos humanos ). Existem funções que demoram 2h de adaptação.

Existem operadoras que até o software das STB desenvolvem e outras compram a fabricantes. Já vi operadoras com vários eletricistas responsáveis ( em certos países um eletricista certificado é pago a peso de ouro ) interno e outras que estão em empresas externas ( também já vi pagos a peso de ouro ). Existe vantagens e desvantagens na gestão e existe custos, e colocar as coisas em terceiros nem sempre se poupa dinheiro, especialmente a longo prazo. Mas tem outras vantagens.

A minha posição inicial até foi por expor a dualidade que existe no mercado de trabalho Português ( dos novos e velhos contratos ). Num cenário de laboratório onde não existisse quase regulamentação laboral, a Altice não tinha qualquer motivo de mudar funcionários (que é o que as noticias alegam ) úteis para a esfera externa para lhe baixar o salário ( poderia fazer por outros motivos ). Nem as empresas de trabalho temporário ( só gastam recursos e não produzem valor acrescentado ) existiriam em tão grande número como em Portugal. É a minha opinião pessoal que muitas delas existem apenas porque existe problemas na lei laboral e nem sempre sai mais barato as empresas. Para os trabalhadores é muitas das vezes pior. E lá está é por isso que uns pagam pelos outros ou por causa do que vem de trás e ficam em situações menos favoráveis.

Voltanto à actualidade:
- Para mim o PCP colocar a PT na esfera publica é no mínimo para garantir o poder dos sindicatos e o poder de voto nos próximos anos. Agora num mercado onde ainda existe concorrência quero ver como o PCP vai buscar os €€€ para justificar esse cenário hipotético.
 
Voltanto à actualidade:
- Para mim o PCP colocar a PT na esfera publica é no mínimo para garantir o poder dos sindicatos e o poder de voto nos próximos anos. Agora num mercado onde ainda existe concorrência quero ver como o PCP vai buscar os €€€ para justificar esse cenário hipotético.

Concorrência? Com as zonas Satélite a terem os mesmos preços (parecem combinados) e só existindo 2 operadoras concorrentes???
 
@Tomekk
O investimento nos países desenvolvidos também é feito pela importância do mercado. O grande problema de Portugal é ser um mercado pequeno. Isso vê-se em projetos como a ZWAME até às operadoras que têm um mercado de 10 milhões quando se trocares o nome de Portugal por EUA passas de 10 milhões potenciais para 300 milhões. No Brasil basta ficares por São Paulo e à volta que tens 40 milhões.

Quando é algo diferenciado e de qualidade compensam países com alta especialização. Temos o exemplo do calçado cá e automóveis também como referiste. Mas se queres produzir em quantidade tens mesmo que ir para a China. Quando o mercado é pequeno como o nosso os preços são nivelados. Não há concorr~encia como as pessoas acham. Vê o exemplo das bombas de gasolina na auto-estrada. Não compensa terem preços diferentes porque as pessoas vão aprando em todas elas. Uns dias mais numa e outros noutras e fica tudo igual.

A Altice tem um problema de fundo que precisa mesmo de maximizar lucros porque tem uma divida gigantesca. E falando de dívidas dizer que é impossível para qualquer empresa aguentar quando concorre contra um tubarão que pode ter uma divida enorme. Portanto também tem ali uma vantagem. Já nem vou para as empresas que têm financiamentos que acaba por ser lavagem de dinheiro, porque quando não se sabe de onde vem tem que se chamar pelos nomes. Não estou a referir aqui nomes específicos de propósito.

De qualquer forma é verdade que a nossa lei laboral é pouco flexível mas tem que se criar pontos intermédios. Pessoalmente temo mais pela geração mais nova do que pelas pessoas mais velhas. A troco de as coisas estarem sempre a evoluir está-se a criar grandes desculpas e a destruir muitas vidas pessoais e familiares.
 
Desde a compra da PT pela Altice, que os produtos em termos de qualidade de rede, parece terem vindo a diminuir...

Falo no 4G que antes da compra da Altice funcionavam a velocidades superiores a 16Mb, e agora funcionam a menos de 2Mb...

Vergonhoso o que os accionistas nos fizeram a nós clientes, só para terem mais dinheiro... (Enfim compreende-se a parte do quererem mais dinheiro)
 
Desde a compra da PT pela Altice, que os produtos em termos de qualidade de rede, parece terem vindo a diminuir...

Falo no 4G que antes da compra da Altice funcionavam a velocidades superiores a 16Mb, e agora funcionam a menos de 2Mb...

Vergonhoso o que os accionistas nos fizeram a nós clientes, só para terem mais dinheiro... (Enfim compreende-se a parte do quererem mais dinheiro)
Concordo, a rede 4G está lastimavél..
 
Back
Topo