Compra da Portugal Telecom pela Altice

Conteúdos de qualidade não são sinónimo de sucesso e muito menos comercial.

Obviamente que há risco mas com um décimo do valor que queriam investir na compra da TVI poderiam criar vários canais de raíz com pernas para andar em termos de audiência e financeiros. E desde logo com um cliente assegurado: a própria Altice :)
 
Sinceramente em termos demográficos e literacia do público alvo está se mesmo a ver que tipo de conteúdo de "qualidade" é que dá dinheiro no mercado português :P. Utilizar uma plataforma mais global e transmitir no mercado português assim como outros onde a Altice opera até poderia render alguma coisa. Mas era um caso a estudar.

Mas qualquer coisa que seja em VOD, LIVE via OTT, IPTV e que seja pago por subscrição ou pay-per-view e que seja exportável para vários mercados seria o ideal. Agora a Altice tem razão numa coisa, no mercado o conteúdo é REI. Portanto ou eles aliam-se a quem faz o conteúdo ou produzem por conta própria.

Se não fosse por via de monopolização do mercado que mais valias é que a Altice teria em adquirir uma TVI? Sinceramente se excluirmos a potencialidade de exploit do mercado acho que a TVI teria muito pouco a oferecer. Também já se falou do grupo imprensa que está pelas ruas da amargura.
 
Não me parece que seja tão simples quanto isso.

É simples, é, existe é uma grande aversão ao risco e é algo que não tem retorno imediato. Há nichos de mercado completamente em aberto que podem ser explorados. Só para dar alguns exemplos: música (sobretudo a nacional), crianças (com conteúdos nacionais) e comunidades. Além de já terem um cliente assegurado (eles próprios) são canais que se exportam facilmente lá para fora, onde existirem grandes comunidades portuguesas. Eventualmente isto poderia estar ligado ao OTT/IPTV que é algo que está em plena explosão, como diz o @Tomekk .

Isto, claro, partindo do pressuposto que a Altice é sincera quando diz querer apostar nos conteúdos e não queria comprar a TVI apenas e só por uma questão financeiró-contabilista oportunista.
 
Patrick Drahi abre a porta à venda de parte da rede em França

Entre outras coisas diz isto:

O fundador da Altice mostrou-se bastante confiante em relação ao próximo ano, o qual acredita que "vai ser de crescimento". E sustentou com a melhoria dos resultados que registaram no terceiro trimestre no mercado francês e português. Aliás, o novo administrador financeiro da Altice Euroe, Malo Corbin, considerou mesmo Portugal "a estrela do Grupo".
 
Qualquer empresa que tivesse capacidade financeira para comprar uma PT com um corpo acionista em plena rutura financeira, saberia que tinha um bom negócio e uma mina de ouro. O risco era saber se tinham capacidade de arrumar a casa. Se neste momento estão em condições de dizer que os resultados são bastante positivos/promissores parece-me que estão satisfeito com o rumo das coisas.

Em última instância, se o regulador o permitir, em caso de falência podem desmembrar todo o património e infraestrutura em Portugal que vão sacar mais dinheiro do que alguma vez eles puseram na PT. E se formos pensar que a compraram a PT com divida, na realidade o que eles pagam em juros por ano, é uma percentagem mínima do valor que a empresa apresenta em termos de infraestrutura e património.

Basicamente isto foi um negócio mesmo que desse para o tordo eles ficavam com os bolsos cheios. Felizmente não parece ser o caso e oxalá que eles continuem a investir em Portugal e em mais postos de trabalho.
 
Boa aposta, com a Altice com a monstruosa dívida que tem, faz bem em tirar rentabilidade das suas infraestruturas.
Seria benéfico também em Portugal, mas cá, nem temos mercado para isso e muito menos concorrência.
Mas engraçado que lá a Altice não coloca entraves como cá em Portugal, aliás até nos tarifários.
 

14 dias depois:

completamente sem rumo, é incrivel lol

vai de encontro ao que tenho dito....
a altice meo anda um pouco confusa... primeiro anunciam que vao acabar com a meo depois afinal não. entretanto alguns clientes ficam na altice meo, e outros na meo...

depois há um ano disseram que o 5g não fazia sentido, ha 6 meses diziam que queriam ser pioneiros no 5g, agora já dizem outra vez que o mercado ainda não justifica para breve.

haja estrategia a longo prazo!
 
Última edição:
Mas achas mesmo que isso foi decidido assim? Muito do que dizem não passam de estratégias de comunicação para tentar condicionar e fazer publicidade.
 
Provavelmente são estratégias de comunicação para condicionar algum tipo de decisor. Em relação se eles querem investir ou desinvestir eu não sei sinceramente. Só espero que eles decidam pelo investimento em Portugal.
 
Diria que pode ser uma empresa estrangeira tal como as torres e depois fazer vanda grossista para outras empresas que queiram entrar no mercado português.
 
Back
Topo