Compra da Portugal Telecom pela Altice

O que Altice está a fazer é financiar-se sem banca. ficam com posição dominante 50,01%. A empresa Altice vai pagar à empresa "fibra óptica" pelo aluguer da rede. a "fibra óptica" por sua vez vai pagar dividendos a quem comprar os 49,99%, ou seja, é como se paga-se juros à banca mas provavelmente face à exposição do grupo os mesmos estão a pedir juros elevados para mais divida.
concluindo, a Altice precisa de dinheiro mas vai continuar a controlar a fibra.

é nestas alturas que gostava de ser milionário. quem comprar os 49,99% tem rendimentos sem trabalho.
 
A questão é se um player no mercado compra esses 49% e querer condições de, por exemplo, usar a infraestrutura fazendo concorrência a propria altice..
 
No curto e médio prazo são boas noticias para nós, pois provavelmente poderá permitir a entrada de outros players no mercado e aumentar a concorrência. Por exemplo em certas zonas a Altice já poderá não ter problemas em negociar e partilhar a rede de acesso com a Vodafone.

É óbvio que a Altice tem que pagar a enorme divida que contraiu para conseguir comprar todas estas operadoras. Como o mercado da divida não deve estar muito famoso para o lado deles, perspectiva de rating com tendências a descer e o futuro económico na Europa /Estados Unidos com tendência de aumento nas taxas de juro, tudo o que seja esquemas de continuar a sobreviver sem recorrer a bancos/mercados é bom.

Eu como sou leigo nestas matérias não compreendo como é que a infra-estrutura da PT, avaliada em milhares de milhões de Euros, que vale muito mais que a própria empresa que a Altice comprou e detém controlo sobre esta primeira, pode agora alienar a infraestrutura e começar a vender tudo aos bocados. Bom isto é certamente algo que ninguém quer e tecnicamente acho que nem deverá ser possível valer a cabo tal coisa.

Talvez o que eles vão vender é 50% da exploração e não o património. A longo prazo eles estão a perder futura receita em que 50% vai um privado, tudo para poderem pagar os juros da enorme divida que contraíram. Tinham que arranjar dinheiro de alguma forma e aos menos assim ficam mais protegidos dos mercados.

Empresas alavancadas em enormes dívidas é sempre receita para a desgraça como o recente futuro de Portugal demonstra.

Não foi só a PT que precisou de uma reestruturação o comprador poderá no futuro correr os mesmos riscos.

A longo prazo num cenário de excessiva concorrência numa rede de acesso partilhada poderá criar condições para que os operadores não invistam no seu melhoramento e até mesmo na sua devida manutenção. Também já vimos isso no passado.
 
Última edição pelo moderador:
que novos players? a altice continua a mandar sozinha (sócio maioritário) na rede de fibra com 50,01%. quem comprar os 49,99% não manda nada, só vem no fim do ano buscar dividendos.
 
Era uma medida anunciada a muito para este ano, portanto um seguimento da estratégia da Altice.
Difícil será convencer é muitas pessoas a mudar mas veremos, cumprimentos
 
Era uma medida anunciada a muito para este ano, portanto um seguimento da estratégia da Altice.
Difícil será convencer é muitas pessoas a mudar mas veremos, cumprimentos
Os que perderem devem valer a pena face aos custos de manter ADSL activa.

Era uma medida anunciada a muito para este ano, portanto um seguimento da estratégia da Altice.
Difícil será convencer é muitas pessoas a mudar mas veremos, cumprimentos
Os que perderem devem valer a pena face aos custos de manter ADSL activa.
 
Última edição pelo moderador:
Os que perderem devem valer a pena face aos custos de manter ADSL activa.
A muito que isso é referido que o custo do ADSL é caríssimo, principalmente a nível de energia que aquilo consome.
Portanto, no que se refere neste capítulo da Altice, foi o melhor que poderia ter acontecido a PT esta ser comprada pelos franceses.
Com os BAVAS e companhia estaríamos a regredir e a assistir a tudo menos a esta explosão de fibra pelo país, sendo o ADSL continuaria a ser o rei, principalmente em zonas rurais.
Portanto, por mal que se diga da Altice em muitos aspectos, neste não se pode apontar o dedo.
Parabéns a Altice, a cumprir com o que prometeu em 2015.
 
Dona da Meo vai acelerar fim da rede de cobre

Se alguém conseguir a noticia completa que partilhe.

Com tantas zonas ainda por fibrar se simplesmente acabarem com o ADSL muita gente vai ficar numa situação complicada. É que nessas zonas, as chamadas remotas por estarem afastadas dos centros urbanos, a rede móvel também não costuma ser grande coisa. Sem ADSL, sem Fibra e com uma rede móvel miserável vai ser complicado para quem vive nessas zonas.
 
Última edição:
Mas vocês acham que as primeiras zonas que vão ficar sem ADSL são as que não tem fibra? :facepalm:

Zonas em que as intervenções sejam constantes não me admirava... Claro que a fase 1, será zonas totalmente cobertas com fibra, mas a distância entre a primeira fase e a fase do apagão ao ADSL é a questão. Isto claro se a Altice cumprir o plano de acabar com o ADSL não dedicado.
 
Zonas em que as intervenções sejam constantes não me admirava... Claro que a fase 1, será zonas totalmente cobertas com fibra, mas a distância entre a primeira fase e a fase do apagão ao ADSL é a questão. Isto claro se a Altice cumprir o plano de acabar com o ADSL não dedicado.

Zonas em que as intervenções sejam constantes, tipo todos os anos pelo menos uma vez?

Se assim for, acho que a minha zona estaria incluída... :D
 
Uma vez por ano é manutenção. Agora, falo em zonas que roubem o cobre com frequência ou a rede esteja uma "cagada" em termos de fusões, por exemplo

Eu na minha opinião, acho que a minha zona, tem uma rede de cobre, bastante ineficiente. Até que já roubaram cobre algumas vezes pelo mesmo passar por uma matagal e a zona ser tipo um caminho de 1.5KM +/- sem postes de luz...
 
Eu na minha opinião, acho que a minha zona, tem uma rede de cobre, bastante ineficiente. Até que já roubaram cobre algumas vezes pelo mesmo passar por uma matagal e a zona ser tipo um caminho de 1.5KM +/- sem postes de luz...

Então que roubem mais vezes que chega o dia que não cobre novo para roubarem. Já a PT por vezes quando repunha colocava cablagem inferior ao que havia, com prejuízo no sinal da linha que era possível de ser sincronizado.
 
@saccor ,
- Mesmo sendo sócio maioritário com perda de 49,9% da receita de exploração pode haver necessidade de aumentar os bolo e por consequência deixar entrar a Vodafone ou outros. No que respeita a gestão da dívida deles acho que foi inteligente até porque é melhor fazer isto do que andar envolvido com a banca ou mercados da dívida.

Tudo isto são boas noticias para os consumidores, a longo prazo é que poderá não ser vantajoso para eles ou para nós. Se houve um investimento por parte da Vodafone à uns anos atrás, a Altice é que tem estado em força nos últimos tempos no que respeita a ligações de Fibra e isso também é de saudar.

Reparem que excepto Lisboa e Porto todo o resto do país está a perder serviços básicos ( justiça, saúde, banca, serviço postal ), estradas. Realmente a fibra está em contra ciclo e é um dos factores de coesão territorial.
 
Back
Topo