• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Compra de caixa, Fonte e ventoinhas para futuro upgrade de gpu

Badj

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Por volta dos 200€, com alguma flexibilidade



2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas alguns componentes. A caixa, ventoinhas, fonte e um fan hub visto que a minha motherboard não tem ligações PWM para as ventoinhas suficientes



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
1080p, todo o tipo de jogos desde cs, LoL, AAA titles etc..


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

5/4 + anos



5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

i7-6700k, gtx 1060, 16gb ram, 1 nvme ssd 1TB, CPU cooler da noctua(não sei o nome do modelo), motherboard é uma
Asus Prime H270-Plus. Do sistema atual vou aproveitar tudo menos a caixa, fonte, ventoinhas e gpu.


6) Vais fazer Overclock?

não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX Fractal Design Meshify C

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Seasonic Focus Gold 750W Semi Modular

e. Ventoinhas

Estava a pensar comprar estas ventoinhas: 120mm Corsair 2400RPM ML120



8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?

Vou ter que comprar um fan hub visto que nao consigo ligar todas as ventoinhas à motherboard. Estava a pensar neste: ARCTIC Case Fan Hub

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não

11) Contexto, comentários adicionais.
Pretendo comprar uma rtx 3070 quando houver stock. Para fazer este upgrade sei que tenho de comprar uma fonte nova porque a minha já é fraca para estas novas gpu's.
Preciso de uma caixa com um bom airflow na parte da frente visto que vou instalar 3 ventoinhas à frente, 2 em cima e 1 atras. Para ligar estas ventoinhas todas vou comprar um fan hub como ja foi referido nos pontos acima. A minha grande dúvida é se a fonte de 750W aguenta 6 ventoinhas, uma rtx 3070 e um i7-6700k (se houver componentes que achem necessários mencionar pfv peçam porque eu também nao percebo muito disto). No fundo quero aproveitar a black friday para comprar o que preciso para mais tarde comprar a rtx 3070 e estar tudo pronto para ser instalado.
 
A fonte é mais do que suficiente, até é a mais.

Acho que comprar fans de 2400rpm, ainda por cima 5, é mal jogado.

Por mim era 2 de 140 para a frente, 1 para trás e 1 no topo.

Se não tens qualquer interesse em RGB, escolhia as Artic P14, excelente relação preço/performance.

Tem atenção na escolha da 3070, essa caixa não suporta as mais compridas, tipo a Msi Suprim 3070.
 
Última edição:
A fonte é mais do que suficiente, até é a mais.

Acho que comprar fans de 2400rpm, ainda por cima 5, é mal jogado.

Por mim era 2 de 140 para a frente, 1 para trás e 1 no topo.

Se não tens qualquer interesse em RGB, escolhia as Artic P14, excelente relação preço/performance.

Tem atenção na escolha da 3070, essa caixa não suporta as mais compridas, tipo a Msi Suprim 3070.

Só para ver se percebi, para a frente seriam 2 destas: 140mm Arctic P14 PWM Pressure Optimised 1700RPM.
Recomendas também uma de 140 para o topo?

infelizmente para trás a caixa só suporta 120mm.

Preocupa-me um pouco o facto de a caixa não suportar certas GPU's, nao sei é algo normal por ser ATX ou se consigo encontrar uma ATX com bom airflow à frente e espaço para a GPU (visto que ainda nao sei qual 3070 é que vou comprar).

edit: acabei por ver mais algumas caixas, a ATX Phanteks Eclipse P400A Digital White/black já vem com 3 ventoinhas de 120mm à frente (gostava de saber quais são mas não encontro). Esta caixa já seria capaz de suportar GPU's até 420mm de comprimento, o único possível problema é que a altura máx do CPU cooler é de 160mm, eu tenho um Noctua NH-U12S que tem 158mm, nao sei até que ponto é que posso confiar numa folga de 2 mm. A outra caixa que vi é a ATX Lian Li Lancool II Mesh Performance que também seria capaz de suportar a GPU, esta suporta uma altura de CPU cooler de 176mm por isso cabe de certeza. Além disso já vem com 2 ventoinhas de 140mm à frente(mais uma vez gostava de saber quais). A última opção que vi foi a
ATX Nox Hummer Nova RGB Tempered Glass Preta que vem com 2 ventoinhas de 200mm na frente, tem espaço para tudo e aparenta ter um excelente airflow
 
Última edição:
Sim, a Meshify C tem esse problema de ser um pouco curta para certas gráficas mais compridas.

Há muita oferta neste momento, além das que disseste, podes ver também a Lian Li 215.

Em relação às fans, se não queres rgb, sim, sugiro as P14 para 140mm e as P12 para 120mm.
Não são as melhores, mas a relação preço/performance é muito boa.
 
Em principio vou com a Lian Li Lancool II que já vem com 2 á frente de 140 mm e 1 atras de 120mm (penso que sejam 4pin), por curiosidade e até pq em relaçao às gpu's o mercado está bastante imprevisivel, se eu optasse por uma 3080 seriam os 750W seguros?
 
se eu optasse por uma 3080 seriam os 750W seguros? a fonte que estava a pensar comprar já não tem stock talvez tenha que comprar uma ligeiramente superior
 
Se for de uma marca reputada, não deve haver problema.

Pois, stock, as fontes estão a sofrer do mesmo problema dos cpu's e das gráficas.

Mas para aquisição de fonte, sugiro ires à thread das fontes e seguir as recomendações.

Isto porque eu prefiro ter sempre uma margem larga, mesmo que coloque em causa a eficiência da fonte.

Tens em stock a BitFenix Whisper M 850W por 120 paus. É das mais recomendadas aqui no fórum.
 
Bem... agora já está de resto achas que ha algo de errado?

Em relação ao cabo não te sei responder, a fan é boa, como tinha dito. Visto que a caixa já vem com 2 de 140 e 1 de 120 (atrás), podes colocar essa no topo.

A pasta, também desconheço, a TM30 não era grande coisa, suponho que a Corsair tenha melhorado.
 
foi exatamente o que pensei (colocar a ventoinha no topo), a pasta foi so porque nao tenho a certeza se o tubo que aqui tenho ainda tem suficiente. Agora é esperar por stock de GPU's... de qualquer maneira já está feito, obrigado pela ajuda nos ultimos dias, abraço.
 
Back
Topo