Compra de DSLR

Malakyth

Power Member
Olá pessoal,

Cá vai:

O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina, lentes, tripé+cabeça, +1 bateria?, cartão de memória, saco/mochila, e outros que achem por bem...
POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 2000€ (quanto menos melhor claro)
PARA FAZER O QUE: Retratos (o normal, jantares, encontros e quase sempre em low light), paisagens (férias), desporto (pouco ou nada), longas exposições (um dos objectivos é foto noturna).
PARA USAR ONDE: ver pergunta anterior...
COMO ÉS: Amador/aficionado
JÁ TENS: Neste momento TZ7 (não dá liberdade, não tem modos prioridade, etc... fico com ela como complemento, para o que der...), já tive uma SLR de filme Nikon F-601, depois tive uma Sony qualquer (não me
lembro do modelo)
COMO É A TUA "REDE": Canon 550D, mas só lentes de kit (18-55 e 55-250).
ONDE COMPRAR: Onde ficar mais barato.

Info adicional: Estou "pré-inscrito" no IPF para o Curso de Fotografial Digital, ou seja, não quero levar isto como apenas o casual (eh pá, é para tirar umas fotozitas aqui e ali) mas sim levar as coisas um
pouco mais a sério. Tenho uma filha (2 anos) e assim poderei usar a máquina para filmar também.

Disclaimer: Posso dizer algumas barbaridades, pois sei alguma teoria mas tenho pouca prática. Por isso dêm um desconto :-).

Dúvidas: Penso que das duas lentes que tenho (da F601) são para esquecer (ou não?). Uma é de kit, a 35-80mm f4/5.6D, a outra é uma Sigma 70-210mm f4/5.6 UC Zoom. Acham que ainda consigo vender isto?

Sendo assim, estava a pensar na 650D vs 60D(já fica a perder no video, e não estou a ver nada de muito melhor nesta, mas opinem por favor). Se algum aficionado mirrorless, quiser dar algum palpite também estou receptivo às vossas sugestões.

Pensando em lentes:

Lente 1: Canon EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM vs. Canon EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM (perco wide e 1/2 stop)
Lente 2: EF 50mm f/1.8 II (mas aqui tenho o crop factor que me leva para 75mm, pensando em FF, se usar para retrato fica-se a 2.5/3m da pessoa para um meio-corpo o que me parece razoável), e para low-light
parece-me mais que aceitável.
Telezoom e ultra-wide: Para já não comprava... depois penso numa 70-XXXmm ou 100-XXXmm.

Ou aconselham a ir para um "kit"? 650D + Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS, sempre fica mais barato e mais tarde penso noutras? Ou então outra coisa completamente diferente?


Acessórios:

Lens hoods: para qual? ou para todas?
Tripé: não conheço nada... :arrow:Manfrotto 190XPROB+496RC2
Cartão de memória: 16gb (+-400 fotos? RAW) ou 32GB(+-800 fotos? RAW) deve chegar. :arrow: 2x Sandisk 16GB SDHC SD UHS-1 Extreme Class 10 HD Video Hi Definition Memory Card 45MB/s
Saco/mochila: não sei o que é minimamente aceitável... Se possível com sitio para iPad/MBAir 11", mas não muito "bulky" tipo a Tamrac Velocity (mais low-profile) ou a Lowepro Classified Sling 180 (parece
grande).
Bateria: vale a pena +1?
Filtros UV: pelo que ouvi, servem mais para proteção já que são neutros em cor. Isto é correcto? O que aconselham?
White balance card: Valerá a pena, para low light? Eu tiro quase sempre fotos espontâneas, pouco de poses, por isso pergunto-me da utilidade disto para mim.
Kit limpeza: O que aconselham?
Outros: ???


Para já o que tinha pensado: na CameraTools.nl (recomenda-se?):
650D: 765€
15-85mm: 619€
17-85mm: 349€
50mm 1.8: 109€

Opção 15-85mm+50mm: 1493€ + acessórios
Opção 17-85mm+50mm: 1223€ + acessórios
+portes (37.5€)


O post, já vai longo, sei que peço muita coisa, mas vá lá, peço mais uma coisa: a vossa ajuda. Queria comprar isto ainda este mês. Como vou de férias Sábado, só posso acompanhar isto mais pela noite, mas venho
cá todos os dias. (Não quis comprar antes pois não quero passar as férias a habituar-me à máquina, pois iria passar mais tempo a olhar para a máquina do que a ver os locais com olhos de ver!!)
Agradeço desde já todas as vossas opiniões.
 
Última edição:
Para começar, já que estás com um orçamento razoável e com vontade de evoluir a seguir, porque não uma 17-50 2.8 (tamron sem ser VC) e uma 50 1.8 para começar, as aberturas rápidas poderão te ajudar a ter um pouco mais de criatividade com mais facilidade.
É talvez uma boa base para começar, não ficas é com nada coberto do lado tele (mas isso pelo que percebi comprarias mais tarde).
 
Última edição:
Nas duas opções que pus no fim, já inclui a 50mm 1.8. Esta acho quase obrigatória, nem que seja pelo preço dela.

Estás a aconselhar essa em vez da 15/17-85mm da Canon? Ou comprar em conjunto? Realmente é engraçada, pois tem 2.8 mesmo em 50mm, e não é muito cara! A non-VC é mais sharp do que a outra certo?

O motivo de ter posto a 15/17-85mm, é para ter um bocadinho mais de alcance. E sim, tele viria mais tarde.
 
É assim, normalmente não costumo recomendar lentes third party, mas a Tamron 17-50 sem VC é bastante melhor que a versão VC, é uma lente bastante sharp mesmo a 2.8, Pelo preço é muito boa .

Perde um pouco no range, mas penso que terás mais qualidade em relação as lentes que escolhetes... é um compromisso que terás sempre de analisar bem, range VS qualidade...
 
A questão é mesmo essa. Comprando a Tamron, vou mais cedo sentir a necessidade de comprar a tele. Com a Canon 15-85mm, já aguentava um pouco mais. range vs qualidade? a tamron tem melhor qualidade do que a canon 15-85?
 
Tele podes aguentar com a Sigma 70-210 que tens.

Se depois vieres que usas muito a tele, podes comprar uma Boa tele (algo por volta da 70-200 f/4 L ou 100-400L).

Se vieres que queres apenas algo "melhorzito" que a Sigma, mas que não se justifica um destas, compra uma 55-250IS.

Na minha opinião, a ergonomia da 60D é muito melhor que a da 650D.

Quanto às objetivas, a Canon 15-85 é porreira, mas cara para o que faz. Esquece a 17-85. Considera antes:

- Tamron 17-50/2.8 sem VC

- Tamron 17-50/2.8 com VC (é um nadinha mais fraca que sem VC, mas o VC pode fazer diferença)

- Sigma 17-50/2.8 OS
 
A Sigma é para Nikon...

Essa 55-250mm é a que vem nos kits? Se sim, peço emprestada :-) Faco pouco tele, mas sim no futuro terei que comprar e será a 70-200L mais provavelmente.

Vou ter mesmo que optar por range vs abertura...

Quanto à 17-85mm está fora do baralho!

650D vs 60D, mas para o meu perfil talvez a 650D seja mais adequada pelo video, não?

Tripé: Manfrotto 190XPROB+496RC2 parece-vos adequado?

Cartão SD: que MB/s no minimo? (era a pergunta que devia ter posto acima mas passou-me)
 
Última edição:
A Sigma é para Nikon...

Também há para Canon.


Essa 55-250mm é a que vem nos kits?

É a única 55-250IS que há na Canon. Por vezes os kits trazem teles inferiores.


650D vs 60D, mas para o meu perfil talvez a 650D seja mais adequada pelo video, não?

Se levas o vídeo "mesmo a sério", qualquer uma delas faz muito bem o serviço. Se quiseres "vídeo descontraído", são ambas igualmente más. A 650D tem algumas vantagens, mas não são nada por ai além.


Tripé: Manfrotto 190XPROB+496RC2 parece-vos adequado?

Sim.


Cartão SD: que MB/s no minimo? (era a pergunta que devia ter posto acima mas passou-me)

Cartões é comprar dois destes: http://astore.amazon.co.uk/z0ec-21/detail/B007LKOO22
 
Amigo, espera pela Nikon D600 (full frame), e compra-a com a 50 1.8G, se ainda sobrar, 24-85 VR...

Se queres te restringir aos modelos já existentes, ou a algo mais barato, Nikon D7000 com 35/1.8G, e ainda sobra para uma Sigma 17-70 2.8-4 OS.

Se queres Canon, talvez algo entre a 60D e a 7D, que não acho nada... :S Também não encontro prime nenhuma por bom preço, uma lástima da Canon que já dura há muito

Também tens a Pentax K5, mas não conheço muito bem o sistema, e muito pouca gente tem...

Sony, tens umas boas SLT's... mas tem fama de ser muito careira nas lentes mais profissionais, muita gente a médio-longo prazo, abandona o sistema por causa disto...



Se é para levar a sério, esquece essas maquinetas, que até estão bem caras! Máquinas profissionais, se calhar, também não é preciso, mas uma máquina intermédia (entusiasta), é capaz de ser mais interessante.


Também desencomendo totalmente zooms para iniciar na fotografia. Deves arranjar uma lente standard (30mm para canon aps-c, 35mm para nikon dx, 50mm para full frame).

Porque é uma lente que te permite boa qualidade de imagem, bom controlo de profundidade de campo, é capaz de ser usada desde paisagem a retrato, ou até para fotografar uns patos no parque da cidade, tudo por um preço muito aceitável, é o starting point de qualquer system camera, para ti ou para os construtores. ;)


Usar zooms logo no inicio, vai-te induzir em maus hábitos, eu próprio noto que quando levo uma prime, as minhas fotos ficam mais focadas (não estou a falar de focadas, de imagem, mas no assunto), é a minha opinião, as lentes zoom que te recomendo, são para férias e isso, e para experimentar diferentes distâncias focais, sem, no entanto, estar a investir em lentes individuais.


Mais, é um cartão, um kit de limpeza (blower, pano micro-fibras e líquido), mais tarde, surgem as necessidades, guarda o cartão de crédito e não compres nada mais do que o básico durante uns X meses, o mais certo é arrependeres-te desses primeiros "pescavelhos" ;)
 
Última edição:
@strobe:
O que queria dizer é que a Sigma que tenho é para Nikon, ou seja não serve de nada se comprar a 650D.
Quanto ao cartão e tripé, obrigado!

@64kB:
Pelo que tenho visto e lido, acho que me fico por Canikon.
D600: pelo que li, estima-se que o preço andará entre os 1500-2000$... depois lentes e acessórios e orçamento já não chega...
Os maus hábitos, se calhar já os tenho... não te esqueças que já venho do tempo das SLR de filme.
Estou a pender mais para Canon porque estou a contar pedir/emprestar lentes. Um amigo vai comprar a Canon 10-22mm, o que é um factor a considerar. Se for para Nikon fico isolado...
---------

Quanto a lentes, estou mesmo indeciso. A 15-85 atrai-me muito pela versatilidade. E poder andar só com essa lente no saco. Realmente é um bocado cara, comparada com a Tamron 17-50 2.8, mas é um pouco mais wide e mais tele, no entanto perde 2/3stop.

Quanto a máquinas, vou ver se volto a pegar numa 60D, para ver como a "sinto".
 
A 15-85 e a 17-50 não são comparáveis, são para propósitos diferentes. A 15-85 é para walkaround natureza ou arquitectura, paisagens. A 17-50 é para pessoas e luz fraca.
Acho que são objectivas completamente diferentes, podem ter números semelhantes no papel, mas na prática não.

Atenção que a diferença não são 2/3 stop... Aos 50mm a Tammy faz f/2.8 e a Canon faz f/5. É isto que faz a diferença, já dá para brincar com isolamento de sujeitos e algum bokeh, coisa que a Canon não permite (excepto alvos pequenos e fundos distantes). Por outro lado, a diferença entre 15 e 17mm não é tão pequena como 2 unidades podem fazer parecer.

Por tudo isto, cada uma faz coisas que a outra não faz, e a escolha depende pura e simplesmente do tipo de fotografia que se quer fazer. Acho que objectivas não são brinquedos, são ferramentas e devem ser encaradas como tal. Portanto, escolhe-se a ferramenta para o trabalho. Andar na rua, paisagem: Canon. Festas, família: Tammy.
 
O que queria dizer é que a Sigma que tenho é para Nikon, ou seja não serve de nada se comprar a 650D.

Ah! Isso realmente é um pormenor importante. Realmente mencionaste a F601 mas nem associei logo com a Nikon. Sim, nesse caso são para esquecer. Embora possas usá-las adaptadas na Canon não vale a pena o trabalho.


Estou a pender mais para Canon porque estou a contar pedir/emprestar lentes. Um amigo vai comprar a Canon 10-22mm, o que é um factor a considerar. Se for para Nikon fico isolado...

Não tinhas dito isso no COMO É A TUA "REDE". É um bom argumento para ir para Canon.


Quanto a lentes, estou mesmo indeciso. A 15-85 atrai-me muito pela versatilidade. E poder andar só com essa lente no saco. Realmente é um bocado cara, comparada com a Tamron 17-50 2.8, mas é um pouco mais wide e mais tele, no entanto perde 2/3stop.

Hoje em dia, os 2/3-stop não é justificação. Ter o DoF que se consegue a 50/2.8 pode ser razão (a 15-85 nos 50mm já vai em f/5). Mas para isso já terás a 50/1.8, que quase não ocupa lugar no saco.


já venho do tempo das SLR de filme. [...] vou ver se volto a pegar numa 60D, para ver como a "sinto".

Para quem está habituado ao viewfinder de uma SLR de filme, a 60D é menos má que uma 650D. Mesmo assim continua a ser um viewfinder constrangedoramente pequeno. O choque só não será maior porque a F601 também não tem um viewfinder particularmente grande para SLR de filme.
 
Hoje em dia, os 2/3-stop não é justificação. Ter o DoF que se consegue a 50/2.8 pode ser razão (a 15-85 nos 50mm já vai em f/5). Mas para isso já terás a 50/1.8, que quase não ocupa lugar no saco.
Por isso é que continuo mais inclinado para a 15-85.

Atenção que a diferença não são 2/3 stop... Aos 50mm a Tammy faz f/2.8 e a Canon faz f/5. É isto que faz a diferença, já dá para brincar com isolamento de sujeitos e algum bokeh, coisa que a Canon não permite (excepto alvos pequenos e fundos distantes). Por outro lado, a diferença entre 15 e 17mm não é tão pequena como 2 unidades podem fazer parecer.
Sim, tens razão. Estava a referir-me apenas à abertura mais rápida.

Acham que o conjunto Canon 15-85+50 1.8 é inferior ao Tamron 17-50 + 50 1.8?

Pessoalmente, parece-me mais versátil o primeiro:
1. Bastante mais wide;
2. Bastante mais tele;
3. Bastante menos DoF aos 50mm, mas para isso tenho a 50 1.8;
4. Ponto contra: preço.
 
Claro que é mais versátil. Aliás, adicionar a 50 1.8 à Tammy acho um bocado redundante, até porque a primeira só fica realmente nítida aos f/2.8.

A vantagem da Tammy é precisamente não ter de trocar de lente para ter f/2.8, coisa que é importante em ambiente de festa. Temos a gama toda 17-50 para apanhar o pessoal, sempre a f/2.8. Para mim esta é a utilização ideal dela, pelo menos no papel (já que nunca mexi numa :p). Fora isto realmente não vejo muita coisa para a qual a combinação de outra lente mais lenta com a 50 1.8 não funcione bem.
 
É isso mesmo. As objetivas f/2.8 são essencialmente objetivas de reportagem, onde as velocidades requeridas obrigam a usar ISOs elevados e aberturas elevadas.

Para exteriores e imagens estáticas, um zoom menos luminoso mas com estabilização é perfeitamente aceitável.

Para brincadeiras com DoF estreito, 50/2.8 pode desenrascar, mas uma 50/1.8 é muito superior.
 
@Wildstar/strobe:
Então estou mesmo a considerar 650D+15-85+50 1.8! Deixo para mais tarde a necessidade do f/2.8 para o range 15-50.

Lens hoods: vale a pena comprar para as duas lentes, ou basta para a 15-85?
Kit limpeza: alguma marca em especial a considerar?
 
É isso mesmo. As objetivas f/2.8 são essencialmente objetivas de reportagem, onde as velocidades requeridas obrigam a usar ISOs elevados e aberturas elevadas.

Para exteriores e imagens estáticas, um zoom menos luminoso mas com estabilização é perfeitamente aceitável.

Para brincadeiras com DoF estreito, 50/2.8 pode desenrascar, mas uma 50/1.8 é muito superior.

É?... ;)


IMHO, a 15-85 é muito cara, muito lenta (f/5.6)...


Vê a Sigma 17-70 2.8-4 OS, tenho uma e é uma objectiva muito boa, custa balelas e tem tão boa ou qualidade de imagem que a 15-85, mas permite-te chegar mais perto!


Não querias 50/1.8 numa APS-C, a sua utilidade é bastante reduzida face a uma mais wide... vais utilizá-la poucas vezes, e para poucos caso...
 
Lens hoods: vale a pena comprar para as duas lentes, ou basta para a 15-85?

O da 15-85 é quase obrigatório. Sempre achei uma estupidez a Canon não incluir o parassol em todas as lentes como faz a Nikon.

Nas outras é dispensável. O da 50/1.8 então faz pouco.

Kit limpeza: alguma marca em especial a considerar?

Vais precisar de um Giottos Rocket Blaster. E dá jeito ter paninhos de microfibra e respetivo liquido para limpar as objetivas. Há uns kits da Giottos que incluem isso tudo.




É.

Não querias 50/1.8 numa APS-C, a sua utilidade é bastante reduzida face a uma mais wide... vais utilizá-la poucas vezes, e para poucos caso...

A Canon não tem nada equivalente à 35/1.8DX da Nikon. A Sigma 30/1.4 tem os seus problemas (nomeadamente o preço).

Para retratos, pessoalmente prefiro uma 85mm em APS-C ou uma 100mm ou 135mm em FF. Mas ai já estamos a falar num escalão de preços completamente diferente.

Só por isso é que recomendo a 50/1.8 para brincar com DoF estreito.


Vê a Sigma 17-70 2.8-4 OS

De facto esquecia-me dessa. É uma objetiva com uma boa relação preço performance. Mas não está no mesmo patamar de qualidade que a 15-85 (e isso nota-se no preço)
 
Última edição:

OMG, esse é o pior site de sempre, um autêntico hino ao fanboyismo pela canon! Qualquer lente aí, é sempre pior comparada com a Canon... eu tenho a Sigma, e a 70mm, não é nada disso, muito menos a 5.6...

Basta ver as "news" desse site, para ver quem paga...

http://www.lenstip.com/220.4-Lens_review-Canon_EF-S_15-85_mm_f_3.5-5.6_IS_USM_Image_resolution.html
http://www.lenstip.com/223.4-Lens_r...2.8-4.0_DC_Macro_OS_HSM_Image_resolution.html

Podes também ver no DXO e etc's...
 
Última edição:
Back
Topo