Compra de ferro de soldar estanho para soldar pilhas

A causa de a solda não agarrar ao ferro para alem do que já foi dito, depende muito da solda (aquela dos chinocas é para esquecer), do material da ponta do ferro, assim como das condições em que esta se encontra.


Mesmo com flux a solda demora a derreter?? Que flux tens? Pasta ou liquido? Se for pasta mergulha a ponta lá dentro e de seguida encosta a solda ao ferro. Se não derreter em -1s algo está mal. Não sei como aplicas o flux, mas usando-o e conseguindo derreter a solda era de esperar que esta agarre aos elementos condutores.
Indo por partes, onde compraste essa solda? Se foi num local minimamente credível o problema deve estar no ferro. Neste, tanto pode ser da ponta, como ser a resistência a não aquecer como deve ser. Se achas que aquece bem e for um bom ferro aconselho a trocar a ponta, caso contrário, um ferro novo deve ser a melhor opção.

De momento a solda que tenho é dos chinocas, MAS já gastei uma embalagem das pequenas que comprei numa loja de material eléctrico aqui perto que acontecia o mesmo, o ferro é dos baratos, mas penso que talvez consiga arranjar uma ponteira.
Quanto ao flux é uma pasta num frasco igual ao da imagem em baixo, para aplicar faço mesmo como descreveu, passo a ponta da solda lá e depois vai ao ferro e apenas faz uma fumaçada desgraçada e a solda pinga, isto mesmo com a ponteira "limpa" com lixa e tudo e mesmo quando tinha esponja húmida também não resultava.

Vou ver se consigo comprar esta semana solda melhor e uma ponteira nova compatível, depois digo como correu.

O ferro parece aquecer o suficiente, embora não tenha como medir a temperatura parece que está quente o suficiente, mas já aconteceu a solda só derreter na parte de trás da ponteira e isso já me parece problema de temperatura.


http://www.*****.pt/img_upload/produtos_electrodomesticos/84398_3_flux-em-pasta-35g.jpg
 
Isso de a solda derreter na parte de trás é porque a ponteira já não centra o calor mesmo na ponta, a causa disso pode muito bem ter sido as lixadelas que lhe deste.
Eu quando disse mergulhar a ponta, era a do ferro, tipo, faz sempre numa esquina do frasco para não "estragares" o resto. Depois, para a solda agarrar bem aos componentes, aplicas directamente um pouco de pasta nos locais onde queres soldar. No final, quando estiver tudo soldado, basta limpar com acetona (álcool também serve mas não é a mesma coisa).

Isso parece-me ser um problema da ponta do ferro e aliado a uma solda dos chinos, é complicado.
 
E já agora qual o material em que é feito as pilhas no sitio onde vais soldar, provavelmente não é cobre e não sendo vai ser difícil de soldar.
 
Com a minha experiencia digo que para começar devem usar solda de boa qualidade,quanto
ao ferro uso sempre daqueles de dupla potencia normal 20/30 W e tem um botao suplementar
que dá 120W para aquecimento rapido de superficies que dissipam mais calor,a ponta pode ser
limpa com um pano seco por exemplo :)
 
Solda de fio de 1mm 60/40 de estanho chumbo.
A marca que uso é DONAU alemã.
Nas casas de vendas de peças e artigos para electronica.
Já uso esta solda á mais de 20 anos e nunca consegui melhor.
Abraço
 
Solda de fio de 1mm 60/40 de estanho chumbo.
A marca que uso é DONAU alemã.
Nas casas de vendas de peças e artigos para electronica.
Já uso esta solda á mais de 20 anos e nunca consegui melhor.
Abraço

não é por nada mas a solda com chumbo já foi proibida pela CE há algum tempo..
 
Pois,disso não tenho duvidas mas o certo que com a solda sem chumbo não se consegue o mesmo tipo de acabamento
nem a solda flui em condiçoes e então para soldaura manual enquanto eu conseguir arranjar da antiga,desta nem dada
a quero,isto para não falar que é necessario aplicar mais temperatura para soldar.
 
Back
Topo