1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compra de flash. SB400 vs SB600

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por computador000, 4 de Outubro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 2409)

1. computador000

computador000 Power Member

Boas.

Estou a pensar comprar um flash para a minha d40. Andei a estudar um pouco a coisa e deu para ver que a decisao deve ser entre o SB400 e o SB600. Na pequena pesquisa que fiz deu para ver que, por exemplo, o sb400 nao permite bounce no tecto em fotos verticais e que (penso eu) deve ter menos "potencia"/range.

O que vinha aqui pedir era se alguem me podia apontar as diferenças entre estes dois flashes, se (pensando ja num upgrade daqui por uns tempos ao corpo) devo antes investir num sb600 e ainda se têm outras recomendações ??

Obrigado.

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

se a pensar em evoluçao de corpo e fazer 'jogos' com o flash então o sb600. O sb400 foi pensado para a d40, para melhorar as fotos com flash em pequenos espaços e pouco mais.

3. computador000

E pelos 250 euros do sb-600 é este a melhor opção? Obrigado.

4. mundano

mundano Power Member

SB600 sem a menor duvida...

Uma das coisas mais incríveis dos flashes nikon é usa-los em modo wireless e o SB400 não faz isso. Além disso o SB400 pouco se afasta da lente comparando com os outros e não é tão flexivel nos angulos de bouncing... Não dá para fazer fotos verticais e fazer bounce do flash no tecto.

Resumindo, o SB400 não é mais do que um flash como o da máquina, mas ligeiramente mais potente e que permite inclinar a cabeça para cima.

O SB600 é um flash com tudo o que manda a lei. A cabeça inclina para cima e para os lados. É muito mais potente.. Pode usar filtros de gel (outra maravilha que só recentemente comecei a explorar, mas que ADORO os efeitos que permite).. E permite usar a fantastica tecnologia i-TTL em modo wireless, que é um ponto em que a Nikon é fantastica.

5. computador000

Ok ja percebi que o sb600 e a escolha :P. Obrigado pela ajuda.

6. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

O SB400 não serve de muito. Conheço quem tenha comprado e o tenha trocado passado umas horas... O pessoal rapidamente quer mais.

7. mundano

mundano Power Member

Só para te dar um exemplo do que podes fazer com um SB-600, e que com um SB400 é impossível.

Cenário inicial:

- Dia completamente nublado.
    - Fonte pouco iluminada e céu demasiado claro. Pelo que é preciso escolher entre as sombras e os claros, neste caso sacrifiquei o ceu porque o objecto da foto é a fonte.

- Resultado... Foto sem grande interesse em que o ceu completamente queimado acaba por ser demasiado interferente.

Próximo passo:

- Aqui usei o flash colocado na camara em modo automático.

- Resultado: Consegue-se um melhor equilibrio entre o ceu e a estátua. A foto está um pouco sobre-exposta pelo que conseguiria melhores resultados se tivesse tentado. De qualquer forma perde-se o detalhe da estátua. Porque como a lente e o flash estão muito proximos (esta foi com o SB800, com o SB400 ainda é pior) não são visiveis as sombras e tudo fica plano e sem relevo.

- Com o SB400 só é possivel chegar até este ponto...
    Tudo o resto que vou mostrar é impossivel com o SB400, só com o SB600, SB800 ou SB900 se consegue fazer...

Vamos então usar umas técnicas mais avançadas..

O que eu fiz:
    - flash fora da máquina, pedi a uma pessoa para o segurar num angulo de +/- 45º entre a máquina e a fonte.
    - coloquei um filtro de gel laranja.
    - Dei compensação negativa à máquina de -2EV, e compensei o flash em +1,6 EV (valores aprox)..

1ª tentativa...

- Demasiada correcção do laranja no WB, o que dá um efeito azulado no ceu, que eu pretendia, mas que estava demasiado forte.

2ª Tentativa...

- WB corigido de menos... Apesar de ficar interessante o ceu fica cinzento demais.

Resultado final....

- A foto foi tiradas exactamente à mesma hora e com as mesmas condições de luz das primeiras fotos... O resultado é totalmente diferente..
    - Na minha opinião o resultado fica MUITO mais interessante do que qualquer uma das duas iniciais. Embora, ainda tenha muito a aprender em técnicas de flash e reconheça que poderia ter feito ainda melhor, especialmente se tivesse um 2º flash externo que pudesse quebrar um pouco as sombras, mas com menos potencia que o primeiro para não as anular completamente...

E só para que conste, todas as fotos, estão exactamente como vieram da máquina, apenas fiz o processamento RAW -> JPG e redimensionei para a WEB.. Não fiz qualquer ajuste às cores por software.

E só para acabar, para os mais curiosos... O Making Of...

[​IMG][​IMG]

:lol:

Só para reforçar a ideia... Deixo lado a lado, aquilo que eu consigo fazer usando as tecnicas que o SB400 permite usar, e o que consegui fazer usando as tecnicas que um SB600 permite:
    [​IMG] [​IMG]

Última edição: 4 de Outubro de 2008
  8. computador000

Obrigado mundano. Ja vi que ate para me dar uma muito maior margem de manobra no futuro, o sb600 é a escolha para mim. Obrigado.

9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Olha o largo dos reis! :D

10. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Grande explicação. Serviço público ;)

11. rjafonso

rjafonso Power Member

Bom post, nao estava tanto interessado no flash mas sim no resto da explicacao...

Partilhar esta Página