Compra de lente nova

nazka

Power Member
Boas malta!

Há muito que sou stalker por estes lados! Sigo esta secção com muito afinco e realmente vejo aqui malta muito conhecedora do que fala.

Venho-vos pedir uma opinão/recomendação de upgrade a minha Nikon D3300 com lente kit 18-55.

Procuro uma lente que me seja versátil para fotografarr mais em viagem e algumas brincadeiras no meu hobby de à varias anos (bodyboard).

Inicilamente pensei numa 18-200mm mas não faço ideia do que seja uma boa compra e qual seria o mais recomendavel para a minha Nikon. As vossas sugestões são bem vindas!

Estou mais inclinado para compra no mercado de usados pois o meu budget é reduzido.. estou a pensar gastar algo na casa dos 150€, será que consigo arranjar algo?

Thanks in advance!

Cumps
 
Actualizando com a devida descrição!

Vamos lá malta, uma ajudinha não custa nada :)


  1. O QUE: Lente
  2. POR QUANTO: Entre os 100-150€ - Esticar a corda 200€
  3. PARA FAZER O QUE:
    Fotos de desporto iniciante (surf na praia) - lente versátil para viagens
  4. PARA USAR ONDE:
    Exteriores de dia, exteriores de noite.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Aficionado
  6. JÁ TENS: Nikon D3300 - lente kit Nikkor 18-55
  7. COMO É A TUA "REDE": Nikon
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online e até mesmo usados.
 
Escolheste uma área tramada para investir, lentes rápidas com muito zoom e baratas: Não existem. As rápidas, são enormes, pesadas e o que realmente interessa, muito caras. Julgo que desporto será a área mais cara para se investir.

Sobram-te as fraquitas, que é a única coisa que vais poder comprar.

Sobre a versatilidade, quanto mais zoom, numa lente mais barata, pior qualidade vais ter pelo mesmo preço (regra geral). Acho que uma que não era muito má era a 18-300 da Nikon, mas não a compras com o teu orçamento e será inferior a uma 70-300 julgo eu.

Eu recomendava-te olhar para lentes 50-200 ou 70-300. Eu tenho uma Tamron 70-300 VC (acho que entretanto saiu uma versão 2), mas tens a 70-300 da Nikon que é de qualidade similar, mas normalmente um pouco mais cara. A minha lente serve perfeitamente para o meu uso esporádico e para sujeitos em movimento lento com boa luz, mas tentei uma vez fazer umas fotos na praia de pessoal a fazer bodyboard e achei que a lente era lenta para movimentos tão rápidos e que os 300mm em APS-C não são nenhum exagero para este tipo de fotografia, se quiseres ter alguns enquadramentos com o sujeito a ocupar algum destaque na foto (quero com isto dizer que os 200mm podem ser curtos). O dia não era um dia particularmente luminoso, acho que estava nublado e isso também pesou.
 
Obrigado pela dica @Meje ! Sendo assim penso que vou tentar investir numa 18-200 de forma a ter uma lente versatil para poder viajar e fazer algumas brincadeiras. Pensas que é uma bola lente ou aconselhas outra coisa?

Obrigado
 
Eu aconselharia aquilo que escolhi para mim quando tive de decidir: uma 70-300. Eu tive uma 18-105 da Nikon por ser versátil, mas não consegui lidar muito tempo com a qualidade dos resultados e troquei por uma 17-50 2.8. Mais tarde comprei a 70-300. A 70-300 só sai quando vou fotografar algo específico com ela ou quando andar com uma mochila ou saco maior não chateia, de resto é a 17-50 sempre na máquina. Ainda gostava de um dia ir para uma sigma 18-35 1.8, que ainda reduz mais a versatilidade, mas dá-me mais qualidade. Mas acho que tu tens outro tipo de opinião e és tu que cais usar.

Ter uma máquina com uma lente versátil para "tudo" não faz sentido no mundo das DSLR/MIRRORLESS, para isso não precisavam de dar para trocar lentes.
 
Back
Topo