Compra de Mac

f.society

Banido
Boas malta,

O que é que compensa comprar? Macbook Pro modelo base, Macbook modelo base ou Macbook Air ?

Não sou em termos de especificações mas em termos de durabilidade.
 
Estou mais inclinado para o MacBook Pro modelo base. Parece-me a melhor opção.

O MacBook 12 é muito limitado em termos de portas, o tamanho, etc.

O Air tem um ecra que já considero datado.

O Pro pelos 1549€ parece me a melhor opção. O que acham?

Em termos da utilização que vou dar:

Consumo multimédia (filmes, séries, documentários, leitura de livros)
Processamento de muito, muito texto.
Office
Alguma edição de fotografia (leve)
Alguma utilização em termos musicais, mais por hobby, leve portanto
Cursos online de programação, eventualidade de o utilizar para programar (não decisivo)
 
Última edição:
Se tiveres que comprar um Mac, isto se precisas de OSX, só recomendo os Pro com Touch bar que actualmente são os únicos que estão com hardware actualizado, no ultimo refresh que houve aos macbook, não fizeram update ao Non Touch Bar, e a diferença do CPU, ainda algum especial em Multicore que é quase o dobro da performance.

Algum software que uses que requeira OSX?
 
Não, nenhum em específico. A ideia era criar ecossistema com o meu iPhone e sempre quis experimentar OSX (a minha namorada tem, já mexi bastante e gosto bastante, ela tem um MacBook Air de 2013 se não estou em erro).

O uso que vou dar é o seguinte:

Consumo multimédia (filmes, séries, documentários, leitura de livros)
Processamento de muito, muito texto.
Office
Alguma edição de fotografia (leve)
Alguma utilização em termos musicais, mais por hobby, leve portanto
Cursos online de programação, eventualidade de o utilizar para programar (não decisivo)
 
Para o uso que pretendes dar, o entry level do Mac Book Pro 2018 13'': https://www.apple.com/pt/shop/buy-m...ideral-256gb-processador-quad-core-a-2,3-ghz# é muito mais do que o suficiente e ficas com uma máquina com o dobro da performance em multi-core em comparação com o modelo de 2017, portanto bem estimada, com uma máquina com uma previsão de utilização para os próximos 5 anos (para não dizer para a próxima década).
Se a utilização que lhe fores dar no futuro for mais exigente ou atualizares o software e este se torne mais exigente, naturalmente o que digo poderá já não se ajustar nesse futuro mas ainda assim é muito menos provável que isso aconteça com o modelo de 2018 do que o de 2017 pelas razões mencionadas.

A alternativa é o entry level de 2017 que mencionaste https://www.apple.com/pt/shop/buy-m...ideral-processador-dual-core-a-2,3-ghz-128gb# e que irá permitir poupar uns 500 € mas para uma máquina de preço já premium, o benefício/custo do modelo de 2018 compensa (na minha opinião), para além do teclado teoricamente mais fiável, entre outras melhorias.

Para mim o Mac Book Air é uma máquina datada, tal como outras que parece que foram esquecidas e isso não tem de ser propriamente mau.
Para mim é um grande não (para o meu uso) mas para processamento de texto, pode ser suficiente, tens muitas portas que dispensa adaptadores (por ser datado) e a enorme diferença de preço poderá justificar (ao contrário da versão Pro 2017 vs 2018).

Esta é a minha análise que espero que de alguma forma possa ter ajudado.
 
Obrigado @hferreira.80 no entanto o Macbook Pro c/ touchbar já está fora de questão por $$

A minha questão prende-se mais com o Macbook Pro 13 s/ touchbar, se o modelo base é um portátil para se aguentar (como o meu uso, que descrevi acima e creio ser leve) uns 7 anos. Eu vejo malta com Macbooks c/ 10 anos ainda a funcionar sem grandes problemas.

A mesma coisa para o Air. Sei que o ecrã já é datado (a minha namorada tem um), mas a olho nu e se não estivermos a pensar nisso, não acho que seja grave. Está em promoção a 850€ ~ este fim de semana, dai estar a por também essa hipótese.
 
Hardware desactualizado.
Caro para o que oferece.

Neste momento só compensa o Retina 13 com touchbar ou acima.

Vê usado , com sorte não és tão roubado.
 
O meu anterior e primeiro MacBook Pro durou-me 7 anos (uso intensivo diário).
Ainda funciona mas com paragens constantes.
Tendencionalmente os PC/Windows que tenho tido duraram-me 3/4 anos.
Os Macs são conhecidos por terem preço premium e atravessarem uma década no entanto o Steve já não está cá e cada vez mais parece que a tal "atenção para o detalhe", "simplesmente funciona" e diferenciação com "MagSafe" são apenas memórias que desvanecem a cada nova release e novos problemas que faz parecer que o departamento de qualidade está a ser gerido por um chefe tuga.
Não me interpretem mal, nunca tive um único problema com o meu Mac anterior e o atual Mac (até agora) mas a publicidade negativa não inspira confiança.
O MacBook Pro 2018 podia muito bem ter sido a coroa da Apple mas parece que realmente à pessoas que são insubstituiveis.

Voltando ao tópico, acho que vais ficar bem servido com qualquer uma das versões mas tem em mente que versões mais datadas irão sofrer mais depressa com atualizações do macOS e dos programas, pelo que poderá ser prudente a determinada altura simplesmente não atualizar e ficar na versão X estável e rápida.
 
Obrigado pela tua resposta mais uma vez. Pura e simplesmente não me vejo a gastar 2k por um portátil para o uso que vou dar, que acaba por ser leve. Ainda por cima habituado a um Acer que a uns 4 anos me custou 400€ acredito que o salto vá ser grande em qualquer uma das alternativas.
 
Assim sendo, talvez um Mac não seja a melhor opção, até porque pela descrição que fizeste, não verifiquei nada (em termos de software) que exija o sistema macOS.
Arranjas máquinas novas windows por 500 €.
 
Pois começo a chegar a essa conclusão. Pessoalmente queria comprar um Mac por causa do ecossistema com o iPhone e porque queria utilizar o OSX.

Mas tirando isso, não tenho nenhuma necessidade que me diga: tem que ser Mac.
 
Obrigado @hferreira.80 no entanto o Macbook Pro c/ touchbar já está fora de questão por $$

A minha questão prende-se mais com o Macbook Pro 13 s/ touchbar, se o modelo base é um portátil para se aguentar (como o meu uso, que descrevi acima e creio ser leve) uns 7 anos. Eu vejo malta com Macbooks c/ 10 anos ainda a funcionar sem grandes problemas.

A mesma coisa para o Air. Sei que o ecrã já é datado (a minha namorada tem um), mas a olho nu e se não estivermos a pensar nisso, não acho que seja grave. Está em promoção a 850€ ~ este fim de semana, dai estar a por também essa hipótese.

Eu tenho esse modelo com 16Gb ram e 512SSD. Uso para programação e tenho máquinas virtuais em execução. Acho que a minha exigência é superior e funciona bastante bem
 
Pois começo a chegar a essa conclusão. Pessoalmente queria comprar um Mac por causa do ecossistema com o iPhone e porque queria utilizar o OSX.

Mas tirando isso, não tenho nenhuma necessidade que me diga: tem que ser Mac.

PS: nesse caso, ou MacBook Air, ou mesmo usado, devem responder às tuas necessidades.
 
Obrigado pelo teu feedback! Comprei ontem o MacBook Air 13’ em promoção por 850€.

Por enquanto estou absolutamente maravilhado. Sinceramente o ecrã só ao lado do MacBook Pro é que se nota a diferença abismal. Mas em utilização normal sem estar a comparar não me incomoda nada.
 
Back
Topo