Compra de maquina fotografica * Esta semana *

z0ne

Power Member
Pessoal Agradecia umas opiniões vossas para avançar para a compra de uma maquina fotografica.
Ao inicio estava para comprar uma FUJI FinePix F50 fd mas depois de ler umas review's e ouvir umas opiniões percebi que megapixel's em quantidade pode não querer dizer qualidade. E como o orçamento aumentou um pouco ( 250€ +/- ) precisava de umas dicas vossas.

A maquina essencialmente é para fotografar amigos \ paisagens \ levar comigo em passeios \ entre outras coisas.

Pontos de interesse

» Bom zoom
» Boas fotos ( ou seja , boa resolução de fotos )
» Boas fotos "Macro" (embora por este valor nao possa ser muito exigente)
» Estabilizador de imagem
Se calhar estou-me a esquecer de caracteristicas importantes mas é a minha primeira maquina!!

Não quero nada de maquinas muito grandes , se possivel que pudesse colocar no bolso ou pouco maior que isso. Nada de reflex muito grandes..

Dei uma vista de olhos por estas duas

» http://www.*****.pt/index.php/cmd/s...942/cid/10002/Canon_Powershot_SX110_IS_Preto/

» http://www.*****.pt/index.php/cmd/s...3924/cid/10002/Panasonic_Lumix_DMC_TZ5_Preta/

Se tiverem alguma opinião acerca delas digam-me

Obrigada desde já. :)
 
tens aqui no dpreview uma comparação lado-a-lado das duas...

custos adicionais:
-em qualquer uma delas terás que comprar os cartão de memoria
- mas na canon teras que comprar umas pilhas recarregaveis e claro o carregador.. de pode ir desde os 10 a 20 euros as pilhas e conta com mais uns 20 para o carregador.. ou um kit pilhas +carregador por 35 euros.. mais barato tambem arranjas mas tens que ter em conta o tempo de demoram a carregar... e as pilhas deverão ser 2500 ou 2700 mAh...

"principais" diferenças do comparativo:
- o lcd da Panasonic tem o dobro dos pixels
- Panasonic consegue mais resolução nos videos 1280 x 720, 30 fps contra 640 x 480 @ 30 fps
- a canon fotografa a 0.7 fps e a panasonic a 2.5 fps (5 images?? isto não sei... será que para e devemos começar de novo?)
- a panasonic fotografa a 16:9 (o que podes tu fazer no mspaint com um crop :P)
- parece-me que o zoom da canon vai mais longe :D


ISOs
- na review ainda não têm lá nada sobre os ISOs da canon mas tem do modelo precedente se é que isso vale alguma coisa.. visto que o sensor ser diferente... mas fazem comparação com uma TZ3 e devo dizer que a qualidade de imagem da TZ3 parece ser melhor... (Canon SX100 IS vs Panasonic DMC-TZ3 vs Sony DSC-H3). Como em tudo o que é fotos usa-se o iso 100, 200 e de vez em quando o 400 porque a partir daí deixam de ser fotografias para serem "pixografias" não te preocupes com os ISOs muito altos. Mal comparado os ISOs altos nas compactas é como 1GB de memoria nas graficas de low-end... é só para wortens e afins venderem... em relação aos ISOs da TZ5 estão aqui depois de veres me perguntares se os isos da TZ3 parecem melhores eu diria que sim... vale lá saber porquê...
 
Última edição:
A TZ3, tal como todas as Panasonic com o Vénus III, a partir de ISO200 já não tem grande qualidade de imagem. Nota-se uma enorme perda de detalhe, coisa que não acontece com a SX100. Aliás, em todos os ISOs se nota uma imagem muito mais detalhada da SX100.
 
Eu fiquei agora com uma duvida o que faz exactamente o Venus IV?! É que procurei um pouco pelo google mas ate que ponto é que isso faz a diferença?!

É que não percebo muito de fotografia :confused:
 
Eu fiquei agora com uma duvida o que faz exactamente o Venus IV?! É que procurei um pouco pelo google mas ate que ponto é que isso faz a diferença?!

É que não percebo muito de fotografia :confused:

O Vénus é o processamento da Panasonic. É o que converte os dados captados pelo sensor para uma foto propriamente dita, por isso é das coisas mais importantes na máquina. Por muito boa que a máquina seja, se não tiver um bom processamento, não faz nada de jeito. E o Vénus sempre foi um dos piores acima de ISO200, até ter aparecido a versão IV.
 
tz3 sinceramente nem encontro à venda quer na ***** nem na ***** acho que vou ter que me decidir entre a sx110 e a tz5. Agora é que complica.. Pois queria decidir a melhor :P
 
Entre as duas eu iria para a...Canon SX100, fica-te por menos de 200€ numa loja física, é mais "pequena" que a SX110 e não acho que perda grande coisa para o novo modelo!

O Vénus IV está melhor mas não me parece que a nível de processamento já esteja ao nível do DigicIII da Canon, mais uma vez mudaram a "filosofia" de supressão de ruído dividindo-o em 2 grupos e tratando só uma parte o que leva a que a "aguarela final" seja menos expressiva mas ao nível de jpeg não me parece que esteja ao nível da canon.
 
Eu continuo muito mas muito confuso com tantos modelos que me foram apresentados.. :S Embora acho que a tz5 é muito atractiva esteticamente e nas reviews é "aceitavel" ate porque todas têm os seus "quÊs!!" Nenhuma maquina é perfeita!!

Caso tenho algo mais a propor\dizer façam favor. Vou ponderar todas as sugestões ate ao final desta semana.
 
Back
Topo