Compra de Máquina

skream11

Power Member
Boas,
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina Mirrorless
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    1500
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Paisagens, rua, surf (now and then)
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual/entusiasta.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Olympus OM-D E-M10 II
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física.
Estou a pensar fazer o upgrade da minha Olympus E-M10 II, deixando-a como a minha segunda câmara.
Eu gosto bastante da minha Olympus mas sinto que ela me deixa mal em situações de mais baixa luz. ISO 800 já me introduz bastante noise, especialmente se tentar recuperar algum detalhe nas sombras. Fazer crops mais "puxaditos" também resulta numa perda de qualidade visivel.

A minha intensão era complementar a minha Olympus com uma APS-C ou uma FF. Mas será que o salto MFT para APS-C é significativo em IQ?

De momento tou de olho na XT-3 e na A7II.

Cumprimentos.
 
Esquece a A7 II... já tive uma, e meh - é um sensor FF, mas já com vários anos e uma performance que deixa um pouco a desejar. O AF é muito fraquinho... Se queres mesmo FF, pensa na A7 III (eu sei, os valores são outros). Para colocar as coisas em perspectiva, eu tenho uma E-M1 II, e a vantagem da A7 II em baixa luz era alguma (mas nada de impressionante) e como máquina era em tudo o resto pior.

Depois deixo-te com mais uma consideração: "alimentar" dois sistemas é pouco eficiente e sai caro. Ou seja, se mudares para a Fuji, vende a tua Olympus e depois compra uma X-E3 por exemplo. Ou então mantém-te na Olympus e compra uma Olympus mais recente com o novo sensor de 20Mpx.

Experimenta aqui comparares a performance de umas e de outras. Muda o ISO, não sei se fotografas em JPG ou RAW, vai vendo diferentes zonas da imagem para teres noção:

https://www.dpreview.com/reviews/im...=1&x=0.8671398458607609&y=-0.1586315946672051

Presta atenção também ao image size que estás a comparar: full, comp ou print... Há quem compare em full, e depois usa as fotos apenas nas redes sociais e em prints pequenos, sem tirar grande partido dos sensores melhores.

Este artigo do David Thorpe fala bem disso:

http://m43blog.dthorpe.net/2019/08/23/the-numbers-racket/

Ou neste video do James Popsys, vale a pena ouvir o "rant" dele entre o minuto 1 e o minuto 5:


Dito isto, mesmo tendo o material que tenho, continuo a considerar mudar para a Sony A7 III... mas não sei se me vou dar bem, pois o que ganho poderá nao compensar o que perco.
 
Obrigado pela resposta.

Não conhecia esse site de comparação mas já estive a brincar com ele. A X-T3 surpreendou comparada à a7ii.

Para contextualizar, esta minha quest por uma nova máquina começou quando vi este video
e decidi editar as fotos que ele disponibilizou. Fiquei estupefacto com a quantidade de informação que consegui recuperar da Z7 :freak3:

Também me passou pela cabeça manter-me no mundo M43 e comprar a G9 (já tinha visto esse video do James Popsys) mas lá está, a principal razão para querer este update é inerente às limitações de um sensor M43 em situações de pouca luz ou onde o ISO passa os 800...

Quando comparo por exemplo a G9/EM1 II com a XT-3, a última é mais barata e só estou a perder Image Stabilisation (que consigo dispensar sem problema).

Também sugeriste a A7III mas está muito aquém do meu orçamento e não sei até que ponto ia tirar partido de um sensor FF (daí também ter feito este post). Basta dar uma olhada nos websites do James Popsys, Andy Mumford e afins para entender que tanto M43 e APS-C são sistemas mais que capazes.

Quanto mais escrevo, mais me inclino para a X-T3, se bem que já li sobre alguns problemas dos ficheiros RAW da fuji no lightroom....
Anyway, obrigado pela resposta outra vez. Devo espera por uma promoçãozita.

Cumprimentos
 
a xt-3 tá com um preço mais em conta, na color foto, têm loja no porto... não conheço a loja mas, até ao momento, foi onde vi essa maquina com o preço mais baixo, a ser vendida em portugal.
 
Pessoalmente não vejo grande upgrade em termos de sensor em passar de MFT para APS-C.

Como já tenho dito por aqui, vai mais diferença de APS-C para FF, do que vai de MFT para APS-C.

Não é que passar para APS-C seja um mau caminho, pois podes perfeitamente encontrar uma câmara que te agrade e ficar plenamente satisfeito com ela, mas o que quero dizer é que não seja o tamanho do sensor a motivar a troca, porque a diferença nesse aspecto não é muita.

Para um salto significativo, se for mesmo para mudar de sistema, eu olharia para full-frame.
 
Última edição:
Se vais fotografar exterioresde de noite talvez valha mesmo FF. Se for para fotografar coisas estáticas secalhar apsc mais avançado tipo 90d ou xt3 com lentes estabilizadas ou shots com tripé safam.
 
Back
Topo