Compra de nova máquina

Toretto

Power Member
  1. O QUE: Maquina ( se puder vir com mais do que uma lente melhor)
  2. POR QUANTO: Não queria ir muito além dos 500€
  3. PARA FAZER O QUE: Criança a chegar e por isso gostava de ter algo com qualidade superior às duas compactas que temos aqui em casa. Capaz de fotografar com mais detalhe e com outro nível de zoom para poder fazer fotos com menos poses e a maior distância. Óbvio que depois gostava de fazer umas brincadeiras com o foco e alargar o leque de opções de fotos a tirar.
  4. PARA USAR ONDE: Basicamente em todo o lado.
  5. COMO ÉS: Fotografo casual mas à procura de um pouco mais de qualidade e opções que um telemóvel ou máquina compacta podem oferecer.
  6. JÁ TENS: Duas máquinas compactas com muitas dificuldades em ambientes interiores e a distâncias superiores a 4/5 metros para detalhe.
  7. ONDE COMPRAR: Loja física.
Como não sou grande entendido, passei os olhos num folheto da ***** que tinha por aqui e vejo, por exemplo uma:
Canon 4000D (18-55 DCIII + 75-300 DC + Mochila + sdcard de 16GB) a 499€

Se é boa ou não, não sei. Aguardo sugestões.
 
Para a finalidade que pretendes acho que devias ponderar uma lente prime rápida (f/1.8 ou f/2.0), mesmo que seja a tua única lente no inicio. Pode ser uma 35 a 50 mm. Isso é que te vai permitir tirar fotos sem flash dentro de casa, com um excelente detalhe.

Eu tirei muitas excelente fotos à minha filha assi que nasceu com uma 35mm 1.8 (talvez uma 50mm fosse preferivel).

A lente vai ser mais relevante que a máquina. Qualquer DSLR Nikon ou Canon de entrada de gama vai ter um optimo desempenho.

Comprar em lojas fisicas em Portugal, na maior parte das vezes quer dizer comprar caro, sendo as amazons europeias, em particular a espanhola, a melhor alternativa.
 
@Meje , reparo então que a máquina que sugeria no meu post tem f/3.5–5.6 + f/4.0-5.6, não sendo ideal para fotos dentro de casa e sem flash, é isso?
No entanto, pelo que tenho pesquisado, praticamente todas vêm com lentes de características semelhantes de origem. Isto quer dizer que teria de comprar corpo apenas e depois a lente que referes à parte, certo?
A lente que referes, depois também me permitiria boas fotos exteriores?
Obrigado.
 
A diferença de f/3.5 para f/1.8 é MUITO significativa e em ambientes com pouca luz faz uma diferença enorme (a de teres uma fotografia nitida ou com arrasto, por exemplo). Já não falo do bokeh e da definição que isso depende um pouco do grau de exigência de cada um.

Uma lente prime é uma lente sem zoom. A maior parte são lentes muito sharp e rápidas. Permite boas fotos em qualquer condição, mas estás preso "aquele zoom".

Quando as pessoas compram a sua primeira máquina não sabem muito sobre máquinas e por isso elas trazem umas lentes com um zoom standard (normalmente 18-55mm), normalmente muito baratas ou quase oferecidas e na generalidade com uma qualidade e desempenho fraquinho para a pessoa perceber o que quer e gosta (que mais zoom, quer mais wide, quer mais rápida, quer macro, etc...). Por vezes comprar a máquina com uma lente de kit ou sem lente é quase o mesmo preço e nesse caso, mais vale comprar com a lente de kit.

A prime julgo que terias sempre de comprar à parte.
 
Nesses precos, eu tive uma d3200 com uma 35mm 1.8 e uma 55-200 para usar zoom e usar durante o dia. Consegui fotos mto fixes e sao lentes baratas
 
Na mesma loja do pack que refiro no primeiro post, tenho também a Nikon D3400 + 18-55 a 439€. Valeria a pena, estando dentro do orçamento e comprando uma lente melhor ou diferente?
 
É só para lembrar...

...que a 4000D é aquela nova Canon de entrada que nem mount em metal tem.

Para Canon de entrada, olhem para 1300D.

Em qualquer um dos dois casos, a D3400 é melhor.
 
Já agora, qual seria o valor realista de uma Canon 700d com lente 18-55 IS STM com 3 anos e cerca de 2000 disparos?
Estou a ver uns usados e estão a pedir 340€ por esta máquina.
 
Já agora, qual seria o valor realista de uma Canon 700d com lente 18-55 IS STM com 3 anos e cerca de 2000 disparos?
Estou a ver uns usados e estão a pedir 340€ por esta máquina.
A 700D já é um modelo antigo com 18mpx e 9AF points..por mais uns 50/60€ a D3400 na minha opinião é melhor e perfeitamente do nível da 750 (por algumas reviews que já li melhor ate para fotografia...).
 
Comprei uma 3300 em kit há uns anos, na altura com a 18-55 e com uma 55-200 VR, e considero-a uma boa máquina. É a minha primeira slr portanto também não tenho muito com que comparar, mas porta-se bem. Sinto só às vezes falta de mais pontos de focagem e de um ecrã articulado para fotografia mais “rasteira”. Agora a lente vais perceber que de facto carece de upgrade para melhor detalhe. Já experimentei a 35mm 1.8 que referiram e há-de ser de facto o que pretendes. A 3400 também é vendida em múltiplos kits diferentes, desde 18-55 com e sem VR, combinada com 55-300 e outras, mas, mais importante, também com corpo mais a 35mm! A objectiva custa-te à volta de 180e, portanto podes optar por este pack (vi agora em loja física em pt por 430e, não sei se será alguma promoção, no fundo acabas por comprar o corpo por cerca de 250e, quando por si só costuma andar na ronda dos 350 para cima).
 
Back
Topo