1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Compra de novo PC (Alto Desempenho)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por slazev, 28 de Junho de 2008. (Respostas: 35; Visualizações: 2576)

1. Boa noite.

Daqui a umas poucas semanas pretendo começar a comprar peças para montar pela primeira vez um PC. Por isso, vinha aqui pedir a ajuda de quem é experiente nestas andanças na escolha dos tais componentes.

Primeiro as respostas ao questionário:

1) Qual o orçamento disponível?
    À volta de 1000 €.

2) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Só torre.

3) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    Preferência apenas pela qualidade. ^^

4) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial?
    Sobretudo multimédia (jogos, filmes SD e HD, etc)

5) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    Não.

6) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    500 GB servem. Sem RAID.

7) Precisas de alguma drive óptica em especial (HD-DVD, Blue-ray)?
    Não.

8) Vais fazer Crossfire ou SLI?
    Não (pelo menos, para já não).

9) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    Daqui a muito tempo. Este novo PC será de longa duração (como este meu velhinho desktop que já tem uns 7 anitos).

10) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    Não é preciso.

11) Queres que veja já com Sistema Operativo (SO) instalado? Se sim, qual?
    Não.

12) Quando vais comprar o computador?
    Meio de Julho.

13) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Pode ser numa loja on-line. Tenho estado a olhar para a globaldata.

14) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Nenhuma preferência, excepto outra vez pela qualidade.

15) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Não.

E agora os componentes em que tenho o olho:

Caixa:
    NOX COOLBAY BLACK - 52,50 €

Motherboard:
    ASUS P5Q DELUXE - 165,90 €

Fonte:
    CORSAIR TX-650W - 83,40 €

Memória RAM:
    CORSAIR KIT 4GB (2X 2GB) DDR2 1066 DOMINATOR (CL5) - 113,00 €

Disco:
    SEAGATE 500GB SATA II 32MB - 71,90 €

Processador:
    INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) SKT 775 BOX - 156,10 €

Placa gráfica:
    BFG 9800GTX OC2 512MB DDR3 PCI-E - 270,50 €

Leitor DVD:
    LG DVD±R 20X H20NS10 SECUREDISK PRETO BULK (SATA) - 22,70 €

Total: 936,00 €

Fiquei com dúvidas na motherboard e na memória:
    Motherboard:
    ASUS P5E3 DELUXE - 197,80 € (esta é melhor, mas compensa o dinheiro a mais?)

Fonte:
    OCZ GAMERXSTREAM 600W - 86,40 €

O que acham da configuração?

Já agora, visto que vou ser eu a montar o PC, sugerem que compre massa térmica ou algum cooler, ou que já vem por defeito será suficiente?

2. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

Motherboard:
    ASUS P5Q PRO - 113.20€

CPU:
    INTEL CORE 2 DUO E8400 (3.0GHZ) SKT 775 - 154.90€

Grafica:
    Radeon HD 4870 - 512 Mo GDDR5 - PCI-Express 2.0 - 242€
    (preço *****.com)

Memoria:
    OCZ KIT 4GB DDR2 1066MHZ REAPER HPC - 110.90€

HDD1:
    WESTERN DIGITAL RAPTOR 150GB SATA 16MB - 166.50€

HDD2:
    SEAGATE 500GB SATA II 32MB - 71.90€

Drive:
    LG DVD±R 20X H20NS10 SECUREDISK PRETO BULK (SATA) - 22.70€

Fonte:
    NOX ATX URANO 700W 14CM SLI - 84.90€

Total = 967€

Configuração feita através do site GlobalData.

Coloquei um E8400 porque acho que é melhor para jogar, e com a board que coloquei podes fazer um OC para 4 Ghz, mas para isso tens de comprar um bom cooler para arrefecer bem o CPU.

Em relação a grafica, a HD4870 é excelente, tem um desempenho excelente e mais tarde se quiseres podes fazer um crossfire com mais uma HD4870.

Coloquei um HDD Raptor para instalares os jogos e assim, para teres mais proveito e o outro HDD que tambem é bom usas para armazenamento.

4gb de RAM a 1066, excelentes tambem.

A fonte aguenta com isso tudo e mais tarde se quiseres fazer o tal crossfire tambem ja chega 700W.

Se optares pela HD4870, que eu te aconselho vivamente, tambem te aconselho a comprares um novo ecra de pelo menos de 22'' para aproveitares a resolução que a grafica te da.

Com essa configuração tens pc pelo menos uns bons 5, 6 anos.

Em relação a caixa, isso fica ao teu criterio mas escolhe uma que tenha um bom espaça e que tenho uma boa aragem.

3. JoaoFonseca

JoaoFonseca Power Member

não sei se a caixa que tens na configuração será pequena para a grafica, que depois faz com que aqueca muito o computador, pelo menos essa caixa e pequena para a 9800gx2 e algumas outras, nao sei o tamanho da 9800.

4. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

ola

Não vale a pena colocares a 9800gtx vai para as HD4870 que devem estar a sair..se não me engano a outra mobo que referiste é DDR3..se pretendes passar mt tempo sem actualizar as DDR3 são uma optima opção no entanto é preciso mais investimento pk ainda estão bastante caras as memorias

Cumps

5. A Radeon HD 4870 pelo que tenho lido em alguns topicos daqui aquece bastante. Seria tb aconselhável comprar um cooler para esta placa, não?

Quanto à RAM e a fonte, os que indicaste são melhores do que os que eu tinha escolhido (os da corsair)?

Em relação à caixa, confesso que não sou grande conhecedor. Se alguém tiver uma melhor recomendação, agradecia.

6. hugOalexandre

Isso de aquecer ja nao sei..

As fontes ambas sao boas, so que a que eu sugeri é de 700W e a que tu dizes-te é de 650W, por isso a diferença no preço, que é minimo.

Eu coloquei 700W para possiveis novos upgrades.. Por exemplo em fazer crossfire com mais uma HD4870.

As RAM's ambas tambem sao boas, so que as que eu dize sao um pouco mais baratas.

E tambem nao sei qual a voltagem das RAM's que poses-te mas tambem nao deve ser mais do que as que eu pus.

7. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

Sim é bastante favoravel cooling para a HD4870! entao em CF é mesmo necessario! Aquecem muito, daí a necessidade do sistema de aquecimento a parte

cumps

8. Mk Pt

Mk Pt Power Member

As hd4870 ja nao vao sofrer desse problema.. O powerplay já esta a funcionar e fez, por exemplo, com que a temp da hd4850 em idle baixasse de uns 60 graus para 30, ou seja, metade.. E o cooler da hd4870 já é dual slot, e deve ser bem melhor que o da hd4850..
    A nao ser que queiras esticar bem a hd4870, mas para isto metelhe um bloco d agua, e ficas com uma grafica d 250 com perfomance que iguala uma outra k custa o dobro (ou mais)...

Para mim o melhor, analisando os testes já feitos em jogos e em varias configuracoes, é mesmo uma hd4870. Melhor que uma hd4870 só..duas juntas..

Última edição: 29 de Junho de 2008
  9. vai dar uma olhada à loja 3dinformática compras os componentes que queres por esse preço, e eles ainda te oferecem a montagem grátis.

Comprei o meu recentemente lá, mais ou menos por esse preço. Ficou a 1075 euros, mas tinha mais coisas.

caixa:
    [​IMG] Thermaltake Soprano RS 101 Preta

Motherboard:
    [​IMG] Asus P5KC (já tem duas slots ddr3 + 4 ddr2)

CPU:
    [​IMG] Intel Core2 Quad Q9300 Box (podes fazer overclock na boa)

cooler do cpu (também convém um destes):

[​IMG] ARCTIC COOLING FREEZER 7 PRO

Grafica:
    [​IMG] Geforce Gigabyte 9800GTX 512MB DDR3 PCIe (podes fazer overclock)

Memoria:
    [​IMG] DDR-3 2X1GB 1333MHZ Corsair

HDD1:
    [​IMG] Samsung 500GB SATA-II 16Mb

Drive:
    [​IMG] Samsung 20x Sata SHS203BBN Preto já com lightscribe

Fonte:
    [​IMG] NOX Urano 600W 12cm SLI

Ups:
    [​IMG] Musteck Power Must Office 650va

extra:
    [​IMG] REVOLTEC 92x92x25 (AZUL)
    [​IMG] REVOLTEC SATA 100cm

ainda me ofereceu:
    2x [​IMG] Revoltec Neon (azul)

montagem espectacular (grátis), sem cabos à vista tudo bem arrumadinho, caixas todas com manuais e garantias.

Última edição: 29 de Junho de 2008
  10. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Nao está mal.. Mas uma hd4870 estaria bem melhor.. A hd4850 tem melhor perfomance (em jogos e em bench's) que a 9800gtx, sendo que a hd4870 é melhor que a hd4870...

11. *Diogo*

*Diogo* What is folding?

xD, Nvidia não vale nada contra as HD4800!
    Estas placas são um espectáculo, correm o Crysis na maior das perfeições.
    Por isso mais vale deixar as Nvidia e correr para ATI! :p

12. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

Isso não é verdade! uma coisa é afirmarmos que as Ati sao as melhores preço/performance! isto é verdade!

agora dizer que as nvidea nao valem nada cntras as HD4800 é um disparate! valem e até valem de mais "€"!

de momento Nvidea = Boas = CARISSIMAS
    ATI = Boas = ACESSIVEIS

Agora nao se pode dizer que nao valem nada user diogo :x2:

cumps

13. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

ola

Na minha opiniao as placas de performace de topos são as Nvidia no entanto o seu preço é descabido..as ATI têm apresentado uma qualidade óptima a um preço melhor ainda

Cumps

14. Denimcrazy

Denimcrazy Power Member

:x2: foi o que postei em cima, resumindo é isso tudo

cumps

15. Seria uma boa ideia mas essa loja não parece ter todos os componentes que já foram mencionados neste tópico. Obrigado na mesma pela sugestão.

Última edição: 30 de Junho de 2008
  16. Mk Pt

Mk Pt Power Member

As hd4870 estão a chegar às lojas agora.. a ***** já a vende, e como normal, a preço baixo [240€] ...

Mas se é necessario comprar mesmo já, é preferivel uma hd4850 que já estão à venda em todas as lojas, são melhores que as 9800GTX e... mais baratas....

17. Sim, vocês já me convenceram.

A configuração em que agora estou a pensar é a seguinte:

Caixa:
    COOLERMASTER DOMINATOR 690 - 73,30 €

Motherboard:
    ASUS P5Q DELUXE - 165,90 €

Fonte:
    NOX ATX URANO 700W 14CM SLI - 84,90 €

Memória RAM:
    OCZ KIT 4GB DDR2 1066MHZ REAPER HPC - 110,90 €

Disco:
    SEAGATE 500GB SATA II 32MB - 71,90 €

Processador:
    INTEL CORE 2 QUAD Q6600 G0 (2.40GHZ) SKT 775 BOX - 156,10 €

Placa gráfica:
    SAPPHIRE TECHNOLOGY Radeon HD 4870 - 512 MB GDDR5 - PCI-Express 2.0 - 242 € (+11€ na *****)

Leitor DVD:
    LG DVD±R 20X H20NS10 SECUREDISK PRETO BULK (SATA) - 22,70 €

Total: 927,70 € (947.7 com portes)

O que acham?
    Talvez adicione um cooler ou outro aqui à mistura...

18. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Quer faças OC ou não um E8400 seria melhor aposta, visto que sem OC tem mais 600Mhz que o Q6600, e se fizeres OC com uma tunic tower 120 [45€] metes o E8400 a 4 Ghz.. :wow:

Se queres um Quad [que não sei se vale a pena visto que basicamente é para jogar e pouco mais], mete um Q9300...

E cooler... É Tunic Tower 120... Dos melhores coolers a ar que existe...

19. hugOalexandre

Trocava a board por uma ASUS P5Q PRO que na GlobalData ta a 113.20€ e que tambem é bastante boa.

Sou da mesma opiniao do Mk_Pt em relação ao cooler.

20. JoaoFonseca

JoaoFonseca Power Member

Penso que para o utilizador seria melhor optar por um quad core, apesar de actualmente os dual core serem melhores para os jogos que os quad core, mas o utilizador não pretende fazer nenhum investimento ao computador nos próximos anos, só daqui a muito tempo, como ele referiu no primeiro tópico. E os quad core são melhor opção para investimentos a longo prazo, pois no futuro vão se tornar mais eficazes que os dual core :x2:

Partilhar esta Página