1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Compra de PC até 1000€ (anteriormente 750€)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por caralmeida, 30 de Agosto de 2008. (Respostas: 45; Visualizações: 1988)

1. Olá a todos.

Este é o meu primeiro post no Techzone pelo que agradeço que desculpem alguma "barbaridade" que possa estar a dizer...

Necessito de adquirir um novo PC mas estou totalmente baralhado com todos estes posts que li até agora. Daí estar a pedir a vossa ajuda.

Quero um PC até 750€ que dure até +/- 4 anos sem necessidade de actualizações! A utilização que lhe vou dar é essencialmente para trabalhar com o Office (alguma programação em VBA incluída), Net (muita), ver filmes, ouvir musica, gravar DVD's (musica, filmes e outros), tratamento de imagem (fotos) e jogos.

Dentro do possivel (e limitado pelo orçamento), quero componentes bons, fiáveis e que tornem o PC um conjunto equilibrado.

Já agora, agradeço que me indiquem, se o souberem, quem é que na zona de Estarreja me poderá fazer uma montagem séria e cuidada deste PC.

============================
    Inicio do questionário

1) Qual o orçamento disponível?
    750€
    2) Quando vais comprar o computador?
    Setembro
    3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop
    4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Torre (não sei que outros periféricos existem que me possam interessar)
    5) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD ou Intel?
    Intel
    6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial?
    Office, Net, Jogos, DVD's (filmes)...
    7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    O software necessário para os programas do ponto 6)
    8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    500GB apenas
    9) Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    Gravador DVD+CD
    10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?
    Não penso, até porque também não sei fazer...
    11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    4 anos, se possível.
    12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    Penso que poderei necessitar pois o SO que tenho (ver My System) pode não dar. XP.
    14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Onde for mais barato. Se existir loja física na zona de Aveiro que tenha bons preços, pode ser.
    15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Não sei. Expliquem-me para que servem. Sei que mais tarde vou necessitar dum disco externo para fazer cópias de segurança...
    17) Vais fazer Overclock?
    Não penso, até porque também não sei fazer...

*Crossfire - Duas ou mais placas gráficas da ATI.
    *SLI - Duas ou mais placas gráficas da Nvidia.

Fim do questionário

Muito obrigado por toda a ajuda que me puderem facultar.
    :p

Última edição: 2 de Setembro de 2008
  2. Mk Pt

Mk Pt Power Member

caixa: COOLERMASTER ELITE 330 34.40€
    fonte: LC-POWER 600W SILENT GIANT GREEN V2 44.50€
    board: ASUS P5K PRO 105.30€
    cpu: INTEL CORE 2 DUO E8400 140€
    ram: TEAM XTREEM DARK KIT 4GB DDR2 1066MHZ 92.70€
    gráfica: SAPPHIRE HD4850 512MB DDR3 153.50€
    drive: ASUS DVD±R 20X DRW-2014L1T BRANCO/PRETO RETAIL (SATA) 27.90€
    disco: SAMSUNG 750GB SATA II 32MB 83.80€

total: 680€

Vendo bem, se o orçamento é 750€ só para uma torre, troca a hd4850 pela hd4870 [custa mais 70€, mas valem a pena]. Fica um sistema optimo, que aguenta bastante tempo..

Abr

3. Obrigado pela pronta resposta.

Quanto ao CPU e à Gráfica (HD4850), penso que serão as eleitas. Pela diferença de preço a HD4870 ainda não se justifica.

Tenho algumas dúvidas quanto aos restantes componentes. Não duvido que sejam bons, mas existirão outras opções que valha a pena considerar? Ou que perfaçam um PC mais "equilibrado"? Board (ASUS P5Q-E ?) / Ram / Fonte / Caixa (ANTEC THREE HUNDRED ? ) / Disco (Seagate ?) / Drive ?

S.O., penso que necessito de outro por causa da Ram, não é?

Esqueci-me de um pormenor que para mim é muito importante. Quero um PC bem silencioso!!! Algo a melhorar por este motivo?

Até ao fim do ano quero investir também num TFT de 22". O PC deve ter em linha de conta este pormenor. Acham que está OK?

Obrigado.
    :confused:

4. ninooo

ninooo Power Member

Última edição: 30 de Agosto de 2008
  5. i_marqs

i_marqs Power Member

Tens sempre a Sapphire Toxic HD4850

http://www.hexus.net/content/item.php?item=14560

6. i_marqs

i_marqs Power Member

Asus P5Q-E é uma boa escolha.

7. i_marqs

i_marqs Power Member

8. i_marqs

i_marqs Power Member

Se quiseres Quad o Q6600 é uma boa compra.

9. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Quanto ao silencio, a fonte que eu disse é bacana, é silenciosa, e se queres o pc mesmo a fazer pouco barulho podes comprar uma ASUS SILENT SQUARE [37.30€] para arrefecer o cpu, que te pode beneficiar em dois sentidos: com o cpu a default [3.0ghz] como o arrefecimento é muito eficiente fará pouco barulho, se fores jogar/quiseres mais perfomance, podes colocar o cpu a 3.8 Ghz sem problemas nenhuns, e ainda assim o cooler não fará muito barulho..

4gb de ram requerem S.O. de 64 bits..

-A caixa que disse é barata mas é boa, e tendo em conta o orçamento [não muito elevado] acho que não faz sentido 70/80€ numa caixa e depois ter que cortar nos outros componentes..
    - A ram é rápida e tem bons timmings.. Pareceme boa opção face ao preço.
    - o Disco, o Seagate é capaz de ser um pouquito de nada melhor, coloquei o samsung porque era o 750 gb com 32 mb cache mais barato. Acho que 750 Gb é o ideal, 'só' 500 Gb acaba ao fim de algum tempo por ser pouco.
    - Na board economizei um pouco, [o orçamento ficou a baixo dos 700€], mas parece-me que a P5Q Pro já é boa e adequada..

Quanto à gráfica, eu acho que o pc com a hd4870 e ficando no teu orçamento ou meia duzia de euros acima dos 750€, valia a pena, até porque se vais querer manter o pc por algum tempo e isso com ele ligado a um 22' [que trabalha a 1680x1050] a hd4870 garante muito tempo de excelente perfomance a essa resolução, enquanto que a hd4850 garante o mesmo tempo de boas perfomances mas ligado a um 19/20' [que têm resoluçoes mais baixas], já a 1680x1050 embora seja excelente gráfica os jogos daqui a uns tempos vão começar a pesar mais..

10. Obrigado a todos.

Tenho mais algumas "achas para a fogueira". Agradecia que me ajudassem a apagá-la...:p

De futuro, e em termos de possíveis actualizações ao PC, compensará ir para o Quad o Q6600 ou mantenho o E8400?

A Toxic da Sapphire valerá a pena? Objectivamente, o que é que vou ganhar?

Será que este sistema vai ser barulhento? O silêncio "é de ouro" e para barulhento já cá tenho este Tsunami... Este é um requisito muito importante para mim!!!

Vou ter problemas com aquecimento excessivo com esta configuração? Se sim, que fazer?

Como já disse antes, tenciono adquirir em breve um TFT de 22", e possivelmente com saida HDMI. Com esta configuração não vou ter quaisquer problemas com as ligações HDMI, pois não?

Podem confirmar, por favor, se irei necessitar de um novo SO?

E finalmente, conhecem alguém aqui na zona de Estarreja (até Aveiro) que me possa fazer uma montagem séria e cuidada - 5* - deste PC?

Todas estas perguntas são feitas por quem não percebe nada do assunto. Como tal, não levem a mal. Não é minha intenção colocar em causa os vossos conhecimentos na matéria. Decerto são bem melhores que os meus...:confused:

Obrigado.

11. i_marqs

i_marqs Power Member

Isso tem a ver com o socket da motherboard e não o processador.

Vão sair novas motherboards X58 com um socket diferente para os novos processadores i7core (mas ainda falta uns meses)

12. i_marqs

i_marqs Power Member

Um pouco mais de performance e temperaturas mais baixas (que é um dos "defeitos" apontados ao HD4850 "normal")

Não sei se pela diferença vale a pena ou se mais vale ir para o 4870.

Sempre ouvi dizer que para resoluções até 1680x1050 a HD4850 chega.

13. i_marqs

i_marqs Power Member

A HD4870 é mais audível, mas o cooler é melhor e a performance também.

Depende das ventínhas da caixa que escolheres.

Se precisares de cooler para o CPU (se fizeres OC) a Noctua U12P é boa e silenciosa.

14. i_marqs

i_marqs Power Member

Não é obrigatório mas para aproveitar os 4Gb RAM é necessário SO 64bits.

15. jfbbms

jfbbms Power Member

4850 chega.
    Aposta na Gainward Golden Sample que é já overclocada de fábrica
    e tem um cooler muito mas muito melhor que o fino de origem delas
    ( chega a baixar 40 graus na grafica ).

Recomendo tb estas memorias a 8500

Ou caso queiras mesmo o mais barado podes colocar memorias a 800
    e a grafica 4850 normal.

Fica-te :

16. i_marqs

i_marqs Power Member

17. Weemer

Weemer Power Member

18. i_marqs

i_marqs Power Member

Na designPC montam sem pagares mais. As outras não sei. Só ligando para lá.

19. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Mas pode compensar à mesma ser na glbaldata, num só componente pode-se poupar uns 10€ ao comprar na globaldata. É preciso somar todos os preços, para que a dita 'montagem de graça' não acabe por ser mais cara...

Quanto à gráfica, a hd4850 é gráfica para correr bem com tudo o que há (agora) a 1680x1050, mas daqui a uns tempos já não será bem assim, e visto que o pc é para durar, uma hd4870 garante muita longevidade..

Quanto ao Q6600 ou E8400, para mim claramente o Dual-core, porque à partida não se vislumbra a utlização de programas que façam uso dos cores extra, e mesmo quando os jogos aproveitarem todos os cores que houverem, o Q6600 já será um cpu algo fraco [a não ser que esteja, acompanhado de uma Tunic, a 3.4 Ghz... :004:]

Q6600 só se o user estiver interessado em dar-lhe uns 'cheirinhos' com OC. Na verdade, com um bom cooler é facil colocar o Q6600 a, pelo menos, 3.2 Ghz e sem colocar em causa a fiabilidade/estabilidade. O que já torna este cpu muito apetecível face ao preço e aos dual-cores [embora os E8400 e E8500 possam ir para lá dos 4 Ghz.. :wow:]

edit: quanto aos preços de montagem, o user pode pedir só para montar o pc e instalar o S.O. em casa. O que permite procurar S.O. a preços mais baixos..

Última edição: 30 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página