1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Compra de PC novo para gaming

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por taunus, 30 de Setembro de 2008. (Respostas: 31; Visualizações: 1486)

1. taunus

taunus Power Member

Olá

Antes de mais nada queria dizer que embora dê uns toques na montagem de hardware e reconheça quase todos os componentes de um desktop, tenho muitas dúvidas sobre algumas características técnicas destes. Isto deve-se ao facto de não andar muito actualizado nesta área.

Muitas das minhas dúvidas são do tipo:
    -Qual será melhor, um Core2Duo a 2,6Mhz ou um Quad a 2,4MHz?
    -Porque existe tanta diferença nas gráficas? Duas gráficas a 512Mhz não teriam características similares? Então porque há gráficas de 512 a custarem mais que outras a 1Ghz?
    -Motherboards... então aqui não pesco mesmo nada, não sei quais são as características que devemos privilegiar em detrimento de outras
    -Configurações de Pc's já montados... não ficarão mais baratos do que se comprarmos componente a componente principalmente quando não temos exigências especiais?

Posto isto, e agradecendo desde já os esclarecimentos que me puderem dar sobre as questões que coloquei, agradecia que me ajudassem na configuração de um PC que servirá essencialmente para trabalho gráfico e para jogos tipo "Crysis". Pelo que sei o grafismo é que "puxa" mais pelo hardware. O limite será cerca de 1.000 €, mais coisa menos coisa. Mas se me disserem que tal fornecedor tem já uma configuração que se adapta ao que eu preciso e que se torna mais barato também aceito a sugestão.

Obrigado

2. hugOalexandre

hugOalexandre Power Member

3. taunus

taunus Power Member

Inicio do Questionário
    =============================================

1) Qual o orçamento? 1.000,00

2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation? Desktop

3) Quando vais comprar o Computador? 2 meses

4) Qual será a funcionalidade do PC? Trabalho gráfico e jogos (Crysis, resolução não sei)

5) Marca de processador Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC? 3 anos

7) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System? Não sei o que é

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador
    a. Dual core
    b. Quad core
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)

a. Ati

i. Single card
    ii. Crossfire

b. Nvidia

i. Single card
    ii. SLI
    c. Single card mas possível CF ou SLI no futuro?
    10) Memórias
    a. DDR2
    b. DDR3
    11) Motherboard

a. ATX

i. Low budjet
    ii. Overclock
    iii. Gaming

b. mATX

i. Low budjet
    ii. Overclock
    iii. Gaming
    12) Disco Rigido
    a. Só 1 disco
    c. Tamanho do(s) Disco(s)
    iv. 500 Gb
    v. 750 Gb
    vi. 1 TB
    13) Drives
    c. Gravador de DVD
    d. Gravador de Blu-ray ou HD-DVD
    14) Necessitas de Fonte? Sim

15) Necessitas de Caixa? Sim

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    a. Monitor (19'')
    b. Teclado
    c. Rato
    17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país? Preferência fixa, no Porto

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual? Não

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)? Wireless

20) Vais fazer Overclock? Não

Fim do Questionário

4. hugOalexandre

1 x ASUS P5Q PRO
    1 x INTEL CORE 2 QUAD Q6600 GO
    1 x SAPPHIRE HD4870 512MB
    1 x TEAMGROUP ELITE PC2-6400 4GB
    1 x SEAGATE 500GB 32MB
    1 x ASUS DRW-1814BLT
    1 x CORSAIR TX-650W
    1 x ANTEC THREE HUNDRED
    1 x SAMSUNG 2032BW

951.82€

preços MP Infor @ loja no Porto

Até ao momento da compra é normal que o preços dos componentes baixem.
    Mas não deve fugir muito dessa configuração ;)

Última edição: 30 de Setembro de 2008
  5. hugOalexandre

Diz-me só uma coisa, tu só leste a parte do dinheiro e não leste mais nada pois não?
    Diz-me, para quê que ele quer uma board dessas, se nem oc vai fazer?
    A fonte, não chega uma TX-650W?
    Mem's a 1100Mhz para quê? Se ainda fossem a 1066Mhz vá que não vá, mas agora a 1100Mhz?
    HD4870 de 1GB? 8| vou perguntar porque se ele vai jogar num monitor de 19''.

6. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Simples, fiz copy paste de outras threads com as características semelhasntes a que este user solicitou... Isto porque a maioria deles não se dá ao trabalho de pesquisar um pouco... Existem dezenas e dezenas de config's já feitas tal como ele a pediu...

Em relação à fonte a que apresentas é do mesmo preço que a que eu apresento (que por acaso foi uma config usada de um user..)...

A board, seja um ou outra têm o mesmo comportamento em OC, seja a Pro ou a Deluxe... A Deluxe tem melhor qualidde de construção a meu ver! A 4870 de 1Gb coloquei, pois por mais 30€ mais tarde se fizer um merge para um ecrãn maior vai notar muito a diferença!!! SImples!

7. taunus

taunus Power Member

8. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Respondendo às perguntas:

1- as coisas não são vistas assim... Primeiro que tudo terás de decidir se o PC será para suportar software "pesado" que careça de uma capacidade de processamento bastante grande e se esse software usa 2 ou 4 cores (na sua maioria ainda só usa 2), se vais fazer multi tasking, ou seja, correr muitos programas ao mesmo tampo...

Resumindo... Se queres um PC para jogos (em que estes são as aplicações mais pesadas), photoshop, musica, filmes e afins o C2D chega e sobra... Se for para rendering e encoding o Quad Core é o mais indicado...

2 - A diferença nas gráficas está na mesma diferença dos processadores... Com o andar dos tempos a arquitectura dos componentes vai sendo ultrapassada e componentes com specs que parecem superiores são mais baratos que os outros, no caso que apresentas as memórias das gráficas... Por exemplo uma VGA de 256 MB GDDR2 é mais barata que uma de 256 GDDR3, um CPU de 45nm tem tendencia a ser mais caro que um de 65nm equiparado (se bem que à medida que estes descontinuados ficam mais caros pois são mais difíceis de arranjar!)... E por aí além...

Resumindo... O que influencia os preços é a arquitectura dos componentes e se são mais ou menos actuais!

3 - A motherboard é o corpo do PC, para se escolher bem um mobo tens de ter 3 coisas em mente... Para que vai ser o PC, se queres utilizar determinado componente ou não (pois há componentes que só funcionam em determinadas boards) e a longevidade que queres dar ao PC...

4 - Normalmente fica mais barato às peças... A maioria dos PC,s montados são feitos em lojas de grandes superfícies e com componentes às vezes de menor qualidade... Essas lojas têm uma maior margem de lucro logo o PC fica mais caro... Algumas lojas exclusicas de material informatico já têm algumas configurações já preparadas e com preços porreiros... Mas com o andar do tempo o preço mantem-se e o valor dos componentes diminui o que faz com que o pc seja mais caro montado!

9. taunus

taunus Power Member

Obrigado gostei muito das tuas explicações. Já estava a precisar de ser elucidado sobre estes pontos. Já agora tinha mais uma questão, por ex. quanto ás memórias ram. Faz assim tanta diferença umas memórias a 1000, 1066 ou 1100 mhz? E qual a explicação para isso? Sei que tem a ver com a velocidade destas, mas faz assim tanta diferença?

10. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Não faz uma diferença assim estrondoza, mas em algumas aplicações nota-se alguma coisa na leitura e escrita dos mesmos! Mas a diferença acaba por ser relativamente mínima!

11. taunus

taunus Power Member

Gostava de pedir umas dicas vossas de forma a poder analisar e compreender melhor as vossas sugestões para a mobo... desculpem estas perguntas de noob mas é assim que se começa. Fui consultar um dos sitios sugeridos e quando fui ver a oferta de mobo's só na asus verifiquei que existem cerca de 5 páginas 8| . Que me sugerem para me organizar? Quais devo eliminar logo à partida? Porque me sugerem por ex. uma ASUS P5Q e não uma Asus P5N? Dêem-me umas dicas por favor

12. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Como te disse, tens de ver que componentes lhe queres colocar... E que objectivo tens com o PC...

Acerca das 5 páginas, isto tem a ver com as boards que estão e estiveram em mercado... 70% delas se calhar nem comercializadas são já!

13. taunus

taunus Power Member

Já estou a entrar na onda. Como vos disse há já muito tempo que sou interessado por estas matérias, a minha fraqueza são mesmo as specs dos componentes por falta de tempo meu para me actualizar.

Quanto às duas propostas de caixa apresentadas da antec achei muito interessantes. Digam-me uma coisa, o cooling destas é suficiente ou preciso de mais alguma fan para o processador?

14. taunus

taunus Power Member

SAPPHIRE RADEON HD4870 1GB GDDR5 (PCI-E)
    [PLGRA00787]
    Chipset
    ATI Radeon HD 4870
    Velocidade GPU
    750MHz
    Interface
    PCI Express 2.0 x16
    Memória
    1GB GDDR5
    Velocidade Memória
    900 MHz
    Resolução Máxima
    2560x1600
    Preço - 256.00€

SAPPHIRE RADEON HD3850 1GB DDR3 (PCI-E)
    [11121-15-20R]
    Chipset
    ATI Radeon HD 3850
    Velocidade GPU
    703 MHz
    Interface
    PCI Express 2.0 x16
    Memória
    1GB GDDR3
    Velocidade Memória
    829 MHz
    Resolução Máxima
    2560x1600
    Preço - 132.90€

Boa tarde
    Estou aqui a tentar encontrar a melhor configuração para mim depois das vossas sugestões, as quais desde já agradeço.
    Gostaria que me esclarecessem esta questão: coloquei acima duas gráficas e as suas specs. Tendo em conta que elas aparentemente são bastante parecidas excepto no preço, podem dizer-me quais são as suas diferenças e porque razão existe tão grande diferença no preço?

15. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

Essas duas gráficas são de gamas diferentes..Essa hd4870 compete com as de topo da Nvidia
    Essa hd3850 é uma versão mais antiga (mid-end)

Poderias comprar tlz um hd3870 com uma hd4850..mas essas duas tao completamente distantes

Cumps

16. taunus

taunus Power Member

Asus P5Q-Pro 119.50€
    Intel Core 2 Q6600 G0 Quad Core 155.90€
    GSkill PC8800 PI TT Dual Channel 4Gb DDR2 115.00€
    SapphireRadeon HD4850 512Mb DDR3 (PCI-E) 149.90€[​IMG]
    Asus DRW-1814BLT Sata Black Bulk 28.20€
    Corsair TX-650W 75.37€
    Samsung SyncMaster 2032BW 167.80€
    Antec Nine Hundred 94.72€
    Western Digital 640Gb 7200 RPM S-ATA2 16Mb 71.50€
    Logitech®Cordless Desktop® LX710 Laser 66.62€
    Microsoft Windows Vista Home Premium 64-bit PT OEM 99.17€

Sub-Total: 1,143.68€[​IMG][​IMG]

Para já cheguei a esta configuração. Digam-me por favor o que acham que está mal e que vocês mudariam e os erros que possa ter cometido. Obrigado

17. pesfanatic85

pesfanatic85 Power Member

Secalhar comprava uma caixa mais barata e punha uma HD4870, em vez da HD4850.

18. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

Se pretendes actualizar o pc daqui a 3 anos e ele destina-se a jogos opta por um E8500
    Mete um disco de 500 com 32 mb que fica mais barato que esse
    A caixa é uma questão de gosto..

Cumps

19. taunus

taunus Power Member

Tomei conta da sugestão. Já me tinham falado no disco e procedi à alteração assim como o processador.

O que acham desta gráfica?

ZOTAC GEFORCE 8800GTS 512MB (PCI-E)
    [ZT-88SES2P-F]

275.21€ 124.94€

É uma promoção e fica a menos de 55%

Última edição: 1 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página