1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Compra de portátil, edição 2006/2007! (Toshiba MCE A100-498 in the house)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por JPgod, 27 de Agosto de 2006. (Respostas: 79; Visualizações: 14916)

1. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Boas

Bem, as aulas a porta e um semestre com várias disciplinas de informática, pelo o que é desta que preciso comprar um portátil... Mas é sempre uma tarefa "monumental" :sad: Vou descrever as caracteristicas pretendidas e o orçamento é de 1200 a 1400 €! Não pretendo subir mais que isso...

A compra do portátil será para meados de final setembro/outubro, alem de outros motivos (juntar dinheiro, bolsas de estudo, cadeiras a inscrever e tretas do genero), é dar tempo aos Core 2 Duo chegarem "em força"

O portátil será para:
    * Programar, programar, programar... Em Windows e Linux...
    * Navegação em regime sem fios (Wi-Fi da faculdade ou hot spots), MSN, e-mail e afins
    * Uso geral "escolar" ou "office"
    * Para tempos livres, correr filmes em DVD ou divx/xvid, ouvir mp3 e bater 1 ou outro joguito...

Características pretendidas:

* Ecran de 14 a 15,x polegadas, WideScreen apenas
    * Até 3 kg com bateria (embora modelos com ecrã de 14" são mais levezitos ;))
    * Disco de 80 a 100 Gb, 60 gb não se discarta tb... 5400 ou 7200 rpm apenas e 8 mb cache! SATA tb é bom
    * Intel Core 2 Duo apenas :D (preferencia para o T7200, 2.0 ghz, 4 megas de cache, o modelo abaixo (T5600, 1.86, 2MB também é hipótese), os actuais Core Duo seriam hipótese, mas sem suporte a 64 bits fico a partida com um portátil "capado" :'(
    * 1 giga de memória, mas se coneguir 2 gigas dentro do orçamento, melhor (o que duvido :'( )
    * Gravador DVD dual (penso que todos vem com isso)
    * WI-FI, bluetooh, infrared, 4+ portas USB...
    * Placa gráfica nvidia 7300 ou 7400 Go, 64 megas dedicados bastam, não quero ATI (por causa do Linux), não tenciono muito modelos com video onboard, por falta de certas tecnologias (purevideo, suporte para o windows Vista Aero Glass, decode de filmes), alem de absorver alguma ram...
    * Não tenho grande preferencia por marcas, mas ASUS, toshiba são marcas que gosto ;) ACER não descarto totalmente, mas era a "evitar"
    * Possibilidade fácil de upgrade memória, disco e preferencia CPU "socketeado"

Deixo ca um modelo como "starting point" que uma loja divulgou:

Asus F3JA-AP212H
    Intel Core2 Duo T7200 2.0Ghz
    1024MB (512X2) DDRII 667MHZ
    ATI Mobility Radeon X1600 256MB/512MB HM
    15.4" TFT (WXGA) Color Shine
    120GB HDD SATA + TPM
    DVDRW Super Multi Double Layer
    802.11g wireless LAN
    webcam 1.3mp
    Rede 10/100/1000

1430 €

Basicamente era em vez da x1600 ter a 7300 e um disco de 80 gigas e já deve chegar aos 1200-1300 € pretendidos :D

Saudacões mobilianas ( :D )

Última edição: 20 de Novembro de 2006
  2. [knap]

[knap] Power Member

Tens por exemplo este portátil, o chassis é um Compal HEL80 e o resto é assemblado em Portugal (processador, disco, memórias) uma coisa bastante boa é que podes escolher comprar sem Windows o que já faz baixar o preço em pelo menos 100€ (preço do Windows XP Home Edition) e acho que com aquele programa da Microsoft não tens problemas em arranjar o Windows pela universidade certo?

Por exemplo esta configuração:

• Processadores Core™ Duo
    • Chipset Intel® 945PM
    • Memória DDR2 533/667
    • TFT 15.4" WXGA (1280x800)
    • Gráficos Nvidia 7600 256MB
    • Discos S-ATA
    • Som 3D
    • USB2.0 + Firewire
    • Intel® PRO/Wireless + LAN
    • Leitor cartões SD+MMC
    • Webcam integrada
    • Leitor de impressão digital
    • Verified By Intel® (VBI)

Intel Core Duo T2400
    2048MB DDR2 533MHz
    100GB 5400RPM S-ATA
    DVD Double-Layer
    Sem Sistema Operativo

custa 1328€ se achares o preço já puxado podes fazer uma configuração à tua medida.

Também tens a Clasus e a Tsunami mas a primeira o site não é grande coisa para fazer configurações e a segunda parece que só podes comprar portáteis pre-configurados, não te deixam escolher os componentes.

Agora é só esperares pelos Core 2 Duo e ver se eles se mexem rápido a actualizar os portáteis e os componentes.

Cumprimentos.

3. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Estás preocupado com ATi por causa de linux?

Nunca tive um stress desse tipo desde que tenho o portatil. E se não vais jogar, especialmente em linux, não tens com que te preocupar!

Tem cuidado com o disco! Não queiras um disco grande para te esqueceres das RPMs. Abaixo das 5400RPMs é suicidio!

4+ USBs? Muito dificilmente achas um portatil com mais de 4 USBs e mesmo 4 não é assim tão facil! 3 é a norma geral, mas se quiseres mais tens sempre um mini-hub ;)

Mais 2 conselhos. Se o portatil é para usares na faculdade, cuidado com o peso isso e outra coisa que é tão ou mais importante que o portatil... Compra uma mochila... Não compres mala tipo portatil. As mochilas são mais cáras mas compensam imenso, especialmente para quem anda de transportes!!

Umas ideias:

HP Pavillion dv5296ea: http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17951&cat=518

Toshiba A6: http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17705&cat=154
    (toshiba entre 1200 e 1300€ não tem nada de jeito)

Acer - AS5672WLMI_CB_100GB: http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17645&cat=145

LG - P1-J555P: http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17652&cat=252

Asus - A6J-Q311H: http://www.*****.pt/catalogo/detalhes.php?id=17868&cat=155

Tal como já disse, guarda uns tostões para isto. É sem duvida uma peça fundamental! ;)

4. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Certo, eu uso uma cópia cedida pela faculdade e de certeza podem me conseguir outra para o tátil...

1328 € já com uma NV 7600 e 2 gigas de ram8o 8o SE fosse core 2 duo "marchava lá " :002:

Pah penso que com nvidia as coisas funcionam melhores, já tive grandes stress em casa para por o linux com a ATI... :( Mas pronto, funciona a mesma, claro que posso perder as features de aceleração em DVD's e afins se andar com drive genérico!

Meu caro, que raio de portátil decente hoje em dia não traz discos de 5400 rpm+? Até o meu "velho" disco externo de 40 gigas 2,5" Seagate é de 5400 rpm!

o "4+" era referencia, penso que a maioria hoje em dia já traz 4 USB's (até o portátil low end do meu primo tinha 4 USB's 8o)

Isso está mais do que pensado, uma mochila é o que virá, até porque a minha actual está mesmo nas ultimas! Em principio assim que recomeçar as aulas, dou um pulo ao forum almada e compro uma logo!

Última edição: 29 de Agosto de 2006
  5. SwimmerBoy

Tal como já te disse por MSN

Sim, existem portateis com disco de 4200RPMs e não são tão poucos quanto isso, os USBs é raro o PC que tem 4 ou mais! O mais normal são mesmo 3 USBs. Acerca da placa gráfica, não te ponhas com "mariquices"... Compra o melhor preço/performance... Os unicos stresses que tens é só na 1ª instalação correcta. Depois já sabes o k a casa gasta e é sempre a bombar!

Mochila, acho que fazes bem, mas cuidado... Não compres uma coisa muito grande pk quanto maior for, mais tralha levas e a brincar a brincar, ficas com uma mochila a pesar 7Kg na boa!!

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu esperava pelos meron que na altura que queres comprar já devem andar por ai.
    Se pudesse escolhia Nvida em vez de ATI para a gráfica por causa do Linux.

E depois metia ram. Muita ram:)

Para transportar sem duvida uma mochila em vez de pasta.

7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

@ Metro: Sim, se eu me refiro a "Core 2 Duo" é meron... Sobre memória, se achar algo com 2 gigas a preço "decente", siga...
    @ swimmer: Uma mochila típica capaz de albergar de 15,4 é "normal"...

8. Conspiracy

Conspiracy Power Member

O meu asus L5800C (velhinho já) trazia de oferta uma mochila/mala targus muito muito porreira, embora eu raramente tenha usado como mochila. Ele é de 15,1'', mas o Hp do meu irmão k é 15,4'' cabe lá dentro, apertado mas cabe!
    A proposito, tou a ver k os tateis de agr sao frakitos em ligações! o meu tem 5 usb, 1 firewire, 1 serial (esta é k da muito jeito para ligar a calculadora ;) ) e mais um carradao de cenas k n interessa para aki.
    Agr n sei se ainda existe este modelo actualizado, mas se existir provavelmente n deverá ter o processador k pretendes...

9. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

TUDO ISTO POR "APENAS" 1399 € e numa loja "careira" (FNAC) :berlusca: :berlusca: :berlusca:
    /me baba em cima do teclado :drooling: :drooling: :drooling:

Última edição: 6 de Setembro de 2006
  10. SwimmerBoy

Cuidado com a velocidade do disco e apenas 64Mb dedicados não é assim tão bom ;)

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

who cares para o uso que pretendo dar é mais que suficiente... Desde que dê para bater um CS source (uma radeon 7500 de 64 mb também é jogavel :berlusca: )

Sobre o disco, vou averiguar, mas lá está, 4200 rpm num portátil desta categoria é um CRIME

12. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Andava a ver este portátil para uma pessoa mas o disco será só a 4200?
    Parece impossível. :(

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Vou ter que ir a fnac ver o gajo ao vivo e perguntar, é que nem no site da asus achei o bixo :wow:

Fnac a dar-lhe LOOL

14. kanguru

kanguru [email protected] Member

4200rpm num pc daqueles... é uma estupidez. Ou será que metem os 2Gb de ram so para não terem que ler do disco? :P Um colega meu foi ah fnac comprá-lo (em principio), pode ser que dps me diga quantas rpm tem o disco.

15. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

dest0yer queres fazer musculação ou que?

isso é uma bigorna do caraças, andar com isso o dia todo de baixo do braço é um suplicio.

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

LOOOL, se pesar até 3.0 kg com bateria e carregador... A minha mochila já andou bem mais pesada :D

tb não colocaram o peso do bixo... Lá terei que ir a FNAC e fazer um "test drive"

Última edição: 6 de Setembro de 2006
  17. SwimmerBoy

O peso normal é 2.9Kg sem bateria, sem carregador, sem rato, sem o peso da mala, livros, etc...

Vais sofrer ;)

18. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Fdz, realmente parece-se ser uma bigorna... A bateria é sempre ai 500 gramas :mad:

Tenho muito tempo ainda para procurar ;)

19. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

não subestimes o peso, acredita :)

20. SwimmerBoy

Sem contar que 3Kg por 5 minutos são mesmo 3Kg...

Ao final do dia, os 3Kg parece que engordaram.....

Partilhar esta Página