• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

COMPRA DE TORRE COMPLETA - AJUDA PARA CONFIGURAR

rpedro5

Power Member
Bom dia,

Vou fazer uma troca da minha torre para uma melhor. No entanto, tenho pouco conhecimento da área. A que tive anteriormente foi uma daquelas que as lojas de informática vendem já configuradas (não sei se são bom ou mau negócio).


Trata-se de uma torre maioritariamente para entretenimento. Não sou um gamer no verdadeiro sentido da palavra porque o tempo já não permite, mas gosto de ter condições para os jogos atuais.




1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
De 1500€ a 2000€. Claro que a ideia será reduzir isto para o mais próximo possível dos 1500€, a não ser que a diferença justifique mesmo.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas torre.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (CSGO, FIFA, GTA, NBA, Jogos de simulação automóvel com volante... jogos que irão sair no futuro)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Logo que esteja decidida a configuração.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Processador:
AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB SktAM4
RAM: G.Skill 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz
Gráfica: Placa Gráfica Zotac GeForce GTX 1660 Twin Fan 6GB
Armazenamento: SSD 1TB Maxtor Z1
Motherboard: ATX MSI B450-A PRO Max
Caixa: ATX Kolink Castle Vidro Temperado Preta
Fonte de Alimentação: Seasonic Core GC 500W 80PLUS Gold


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Look

b. Processador (Intel ou AMD)
>Não conheço as diferenças.

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não conheço as diferenças.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
>O suficiente para um bom desepenho agora e nos próximos anos.

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>Sempre tive Nvidia, estou mais habituado e familiarizado.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>1Tb pelo menos.

f. Drives (Nenhuma, DVD, Blu-ray)
>Cd/DVD

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Não conheço as diferenças.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Um monitor que se enquadre naquilo que esta configuração "exige".

VALOR NÃO FAZ PARTE DO ORÇAMENTO, É EXTRA.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Bluetooth

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Sim

11) Contexto, comentários adicionais.

Deixei na introdução.


Obrigado a todos!
 
Mas jogas a que resolução? Esse PC não é mau de todo.

Se calhar atualizavas e BIOS e trocavas apenas o CPU (5600 ~160€) e gráfica (3060 Ti ~490€) e dava para mais uns anos. E vendias o 3600+1660, se calhar ainda consegues 125-150€.

E daqui a 3/4 anos montavas um PC novo.
 
o bom do setup que tens agora é que permite upgrade.

Compra mais um kit de G.Skill 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz são 60-90 €
Ryzen 5800X3D 390€ (O melhor atualmente para jogos)
RTX 4070 Ti 1000€

Boas compras.
 
A sugestão do @NoveL parece-me a ideal,

a 4070ti apanha-se a partir dos 929€ no entanto :D

E se calhar podes vir a precisar de trocar também de fonte. Não serão 500W muito à pele para uma 4070ti e um 5800x3d?
 
Mas com esse volume de investimento não justificava uma torre nova, já com capacidade para mais anos e upgrades no futuro?

Outra questão, no caso de upgrades à minha torre, as lojas de informática dedicadas encarregam-se de instalar os componentes?

Obrigado
 
O M4N!4K tem razao aquilo nao e fonte para 4070 TI e 5800X3D.

Visto isto dou a minha opinião tendo em conta o que jogas eu a ti, so trocava o CPU, para um 5600 e arranjava cooler bom a ar para puxar mais um MHZ.

Guarda o dinheiro e qd tivermos hardware mais barato fazes upgrade a serio para DDR5 .
 
Se não esgotares agora o limite do que a tua plataforma permite (leia-se, acrescentar memória e colocar o melhor cpu possível que se encontra para o uso em questão), de que te adianta comprar uma plataforma nova a pensar num upgrade futuro, se depois não fizes upgrade e voltares a comprar uma plataforma nova? :)

Imagina, com o cpu indicado, se daqui a 2 anos quiseres fazer upgrade será por capricho :)

E basicamente por pouco mais de 1500€ (convém acrescentar uma fonte à sugestão) ficas com máquina para correr tudo.

Mas isto apenas se de momento estiveres a sentir alguma limitação nos jogos.

Se por acaso quiseres trocar apenas porque sim, mais vale então esperar (colocando o dinheiro de lado), e podem as gráficas baixar de preço permitindo um upgrade mais poupado, ou mais substancial :)
 
Uma 3060 ti gddrx6 por 500 euros e um monitor 1440p por 300 euros já seria um excelente upgrade. A placa é fácil de trocar em casa. 0 processador actual para um jogador casual a 1440p chega bem.
 
Back
Topo