1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Compra de um portátil

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por The Lynx, 6 de Dezembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1165)

1. Olá!

Queria comprar um portátil, embora não se trate de uma urgência. Como não sou muito experiente neste domínio, gostaria de recolher algumas opiniões previamente. O portátil destina-se principalmente a trabalhar, embora necessite de utilizar programas de certa forma "pesados", como são os casos do Autocad e do Matlab. Pretendo utilizá-lo esporadicamente para jogar, mas essa não é a prioridade.

Assim, pretendia um portátil com as seguintes características:
    - processador Core2 Duo, 1.83GHz;
    - memória 2048 MB;
    - disco rígido 100 GB, ou mais;
    - placa gráfica com memória 128 MB dedicada ou se possível 256 MB.

O orçamento que pretendo dispensar é de cerca de €1300/€1350, mas com as características que procuro, penso que não deverá ser fácil encontrar, pelo que talvez necessite de abdicar de alguma(s) dela(s).

Tinha pensado no Asus Z53JC-AP099M, mas fico com dúvidas relativamente à placa gráfica. Não sei se a memória partilhada funcionará bem! Têm algumas sugestões que me possam dar?

Outra questão que tenho é, no caso de optar por algum portátil com 1024 MB de memória RAM (ie, 2*512MB), será possível solicitar a substituição por 2*1024 MB e pagar a diferença? Se sim, será que esta opção compensa?

Agradeço a vossa ajuda!

Cumprimentos

2. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Começando pelo fim, é possível optar pela substituição da memória, mas só em algumas lojas! Talvez o melhor neste momento seja mesmo comprar um portátil com 2GB de memória Ram.
    Bom, mas vamos ao q de facto interessa, o portátil em si.
    Ficam aqui alguns:

HP Pavilion Media Center dv6175ea Core 2 Duo T5500

Asus F3JA-AP003H Core 2 Duo T7200 - Talvez neste caso a alteração da memória, seja boa ideia!

Acer Aspire 5684WLMi Core 2 Duo T5600

Toshiba Satellite A100-498 Core2 Duo T5600 - A melhor compra, na minha opinião, pelo simples facto de trazer apenas um módulo de Memória Ram de 1024MB, podendo posteriormente adicionar, sem ter q tirar o módulo q vem de fábrica, e o preço claro!

HP Pavilion dv9082ea Core 2 Duo T5600

3. Ok..obrigado pela ajuda! Gostei bastante do Toshiba Satellite A100-498! Parece-me uma boa opção, principalmente pelo facto de permitir adicionar um módulo de memória ram.

Em relação à questão que tinha colocado, no caso de uma placa gráfica possuir 128 MB de memória dedicada e 128 MB (ou mais) de memória partilhada, a memória partilhada funciona bem? Ou devo basear-me só na memória dedicada para a escolha que faço?

4. esteves

esteves Power Member

memoria dedicada e a memoria que a placa tem(esta nela) para usar, enquanto a partilhada e a memoria "roubada" a ram que a placa gráfica pode usufruir.

No caso Toshiba Satellite A100-498 essa memoria é dedicada não chega a "roubar"

5. Transmontano

Exactamente! Se for partilhada, vai "roubar" à Ram, caso precise!
    Uma ATI com Hypermemory 256+256, q é o caso do meu Toshiba, se for necessário, a placa vai buscar os tais 256MB, fazendo 1 total de 512MB.
    Na Nvidia, essa tecnologia é chamada de TurboCache.

6. balute

balute Power Member

Considera os barebones Asus S96J/Z96j e Compal HEL80.

A memória de vídeo partilhada é o menor dos problemas. :)

7. Em relação ao Toshiba Satellite MCE A100-498, alguém sabe se vem com 2 x 512 MB de Ram ou com 1 x 1024 MB? É que já vi informação discordante em sites de diferentes lojas! Na página da própria surge informação de 1024 MB, mas não é especificado se as 2 slots de memória estão ocupadas ou não!

Obrigado pelas sujestões, estou a analisá-las.

8. esteves

esteves Power Member

9. Entre o Toshiba Satellite MCE A100-498 e o HP Pavilion Media Center dv6175ea Core 2 Duo T5500, qual a vossa sugestão?

10. lostie

lostie Power Member

Ao nível de capacidade de armazenamento, sem duvida, o modelo da Toshiba ganha com mais 40BG de disco.

A nível das placas Gráficas têm uma diferenca de 100 pontos no 3D Mark 2005:
    http://www.notebookcheck.net/Mobile-Graphics-Cards-Benchmark-List.844.0.html

Sinceramente não sei avaliar se essa diferença é significativa...

No restante mais importante (processador e memória) é complicado fazer uma escolha, porque não sei qual deles faz a melhor combinação: processador mais fraquinho com mais memória RAM (HP) ou processador mais "potente" mas com menos memória (Toshiba).

Não sei se vim criar mais confusão do que esclarecer, de qualquer forma eu se calhar optaria pelo que tem mais memória RAM, pressupondo que a diferença de processadores não iria ser muito notória e a placa gráfica também não. Espero ter ajudado... :p

11. Transmontano

Na minha opinião o Toshiba é a melhor compra, pois a inclusão de apenas um módulo de 1024MB é mt importante. Embora o HP traga já 2GB de Ram, perde no processador (1,66GHz), e talvez pela diferença de preço, daqui por uns tempos consegues aumentar a memoria pra 2GB no Toshiba.
    Outra diferença q para mim me parece bastante significativa, é o facto de o Toshiba suportar até 4GB de Memória Ram, e como todos sabemos, daqui em diante, vai ser bem precisa!

Partilhar esta Página