1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Compra de um Servidor

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por peter alien, 13 de Novembro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 893)

1. peter alien

peter alien Power Member

Boas,

como estou um bocadão ás escuras com servidores digam-me uma coisa.

Fizeram-me uma proposta de um HP Proliant ML150 G3 para uma empresa que irá utilizar o servidor para partilhar uma BD com o SQL Server e o software Primavera.
    Quanto ao resto o Servidor servirá para partilhar ficheiros e impressoras.
    em prinvcipio nada mais do que isso.

Sinceramente achei o valor proposto um bocado alto:
    Servidor (2100€)
    Sistema de Backups (1140 €)

Acham que para as tarefas em questão este servidor não será um exagero?

O Sistema Operativo seria o SBS 2003.

2. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Esse servidor pode ter inúmeras configurações, posta a configuração do servidor em questão para podermos dar uma resposta mais correcta.

3. peter alien

peter alien Power Member

Pessoalmente preferia um servidor de "linha branca", ou seja escolhendo os próprios componentes.

O que acham dos Dual Core ou Quad-Core da Intel, de uma motherboard com Gigabit, 2 GB de memória e 1 ou 2 discos Sata 2. Backpus posso sempre fazer para um disco externo.

Quanto ao SO o que acham, temos poucos utilizadores para aceder ao Servidor, o XP Pro chega, ou tem de ser um SO tipo Windows Server 2003 Small Business?

Desculpem lá a maçada...

4. MrOverclock

MrOverclock Power Member

realmente esse preço para realizar essa tarefas simples é muito dinheiro.

Se é só partilha de ficheiros, uma base de dados não muito concorrida... O quad core poderá ser de mais, mas é um bom investimento, porque no futuro conseguirá executar novas e mais exigentes tarefas facilmente. Os 2Gb de Ram dependendo do tamanho da Base de dados poderá ser muito. Mas é outro investimento que já fica para o futuro.
    A partilha de ficheiros não te vai usar muita memória ram. Mas é essencial 1Gb/s na placa de rede.

Quanto ao Sistema Operativo, para partilha de ficheiros e impressoras o XP Pro desenrasca-e bem. Quanto a base de dados, depende depois de qual é o Sistema Operativo que o Sistema de BD aconselha.

5. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Podes sempre optar por uma configuração deste género:

E uma configuração muito poderosa e que fará o trabalho de servidor muito convenientemente.

6. steelballzz

steelballzz Folding Member

HP não pagas só o material
    a assistência deles vale bastante e pesa no valor final

se é para uma empresa compra um servidor de uma marca que te dê garantias de boa assistência técnica

7. xokos

xokos Banido

Onde trabalho usa-se um da HP, posso-te dizer que custou por volta de 3500€, e não é nada de especial, o mais caro, foi mesmo o SO, o Server 2003, depois tem sistema de backups que basicamente e uma drive de fita magnética(não sei agora o nome exacto daquilo) a usar cassetes de 72gb(uma para cada dia da semana), esta drive anda a volta dos 500€...por isso se fosse a ti pensava mais no SO.

Última edição: 13 de Novembro de 2007
  8. oscarolim

oscarolim Power Member

Ja comprei um servidor HP para uma empresa, foi caro, mas uma das várias coisas é que se avariar em 24H tem um de substituição. Em qual dessas configurações maravilha que puseram anteriormente fazem isso? (E se é para facturação, downtime é algo que não se podem dar ao luxo de ter, julgo eu.)
    Depois não nos podemos esquecer da redundância da fonte de alimentação (ou seja tem duas, se uma falhar a outra entra logo em funcionamento), hotswap para os discos e a qualidade HP.
    A única questão é queres um servidor ou queres um pc para fazer de conta que é um servidor.

9. xokos

xokos Banido

Isso depende dos modelos...

10. peter alien

peter alien Power Member

Para mim se é mesmo um servidor ou um pc a fazer de servidor, desde que ele se porte bem tanto se me faz :)

Basicamente o servidor serve para estar instalado o SQL Server, o Primavera e uma BD que irá utilizar o SQL Server. Ainda se pensou em alojar um site no servidor, mas por causa da segurança, se calahr irá ser colocado num alojamento externo.

A rede é composto por menos de 10 utilizadores e em principio apenas 5 irão aceder ao servidor para usar a BD e o Primavera.

A segurança da rede penso que ficará por conta do Router SMC.

O SO que estavamos a pensar seria o Windows Server 2003 Small Business ou então mesmo o windows XP Pro.

Quanto ao preço do HP Prolient acho-o um bocado exagerado e a fonte de alimentação é: não hot plug e não redundante.

Última edição: 13 de Novembro de 2007
  11. oscarolim

oscarolim Power Member

Se o sistema for crítico (novamente se usa primavera, parto do principio que é facturação, e ficar sem sistema durante o dia não é bom sinal para os clientes), fonte redudante é provavelmente uma opção a ter em conta.
    E fica a pergunta, queres segurança (com um serviço que garanta a substituição em tempo útil) ou preferes esperar semanas quando houver algum problema com hardware enquanto anda para garantias e rma.

Partilhar esta Página