Compra de um Servidor

peter alien

Power Member
Boas,

como estou um bocadão ás escuras com servidores digam-me uma coisa.

Fizeram-me uma proposta de um HP Proliant ML150 G3 para uma empresa que irá utilizar o servidor para partilhar uma BD com o SQL Server e o software Primavera.
Quanto ao resto o Servidor servirá para partilhar ficheiros e impressoras.
em prinvcipio nada mais do que isso.

Sinceramente achei o valor proposto um bocado alto:
Servidor (2100€)
Sistema de Backups (1140 €)

Acham que para as tarefas em questão este servidor não será um exagero?

O Sistema Operativo seria o SBS 2003.
 
Boas,

como estou um bocadão ás escuras com servidores digam-me uma coisa.

Fizeram-me uma proposta de um HP Proliant ML150 G3 para uma empresa que irá utilizar o servidor para partilhar uma BD com o SQL Server e o software Primavera.
Quanto ao resto o Servidor servirá para partilhar ficheiros e impressoras.
em prinvcipio nada mais do que isso.

Sinceramente achei o valor proposto um bocado alto:
Servidor (2100€)
Sistema de Backups (1140 €)

Acham que para as tarefas em questão este servidor não será um exagero?

O Sistema Operativo seria o SBS 2003.

Boas

Esse servidor pode ter inúmeras configurações, posta a configuração do servidor em questão para podermos dar uma resposta mais correcta.
 
Pessoalmente preferia um servidor de "linha branca", ou seja escolhendo os próprios componentes.

O que acham dos Dual Core ou Quad-Core da Intel, de uma motherboard com Gigabit, 2 GB de memória e 1 ou 2 discos Sata 2. Backpus posso sempre fazer para um disco externo.

Quanto ao SO o que acham, temos poucos utilizadores para aceder ao Servidor, o XP Pro chega, ou tem de ser um SO tipo Windows Server 2003 Small Business?


Desculpem lá a maçada...
 
realmente esse preço para realizar essa tarefas simples é muito dinheiro.

Se é só partilha de ficheiros, uma base de dados não muito concorrida... O quad core poderá ser de mais, mas é um bom investimento, porque no futuro conseguirá executar novas e mais exigentes tarefas facilmente. Os 2Gb de Ram dependendo do tamanho da Base de dados poderá ser muito. Mas é outro investimento que já fica para o futuro.
A partilha de ficheiros não te vai usar muita memória ram. Mas é essencial 1Gb/s na placa de rede.

Quanto ao Sistema Operativo, para partilha de ficheiros e impressoras o XP Pro desenrasca-e bem. Quanto a base de dados, depende depois de qual é o Sistema Operativo que o Sistema de BD aconselha.
 
Boas

Podes sempre optar por uma configuração deste género:

ASUS P5K-E WIFI-AP CHIPSET P35 SOCKET 775 - 150€

LC POWER HYPERION 700W 4-RAIL PCIe - 100€

CORE 2 QUAD Q6600/G0 2.4GHZ FSB1066 8MB CACHE BOX - 260€

GSKILL DDR2 PC2-8000 4GB 2x2GB PQ SERIES DUAL CHANNEL - 170€

2 x WESTERN DIGITAL 500GB SATAII 16MB 5000AAKS - 250€

Asus - EN7200GS/ HTD/ 256M - 40€

SCYTHE INFINITY SCINF-1000 - 45€

Caixa + Drives DVD - 100€

Total: 1115€

E uma configuração muito poderosa e que fará o trabalho de servidor muito convenientemente.
 
HP não pagas só o material
a assistência deles vale bastante e pesa no valor final

se é para uma empresa compra um servidor de uma marca que te dê garantias de boa assistência técnica
 
Onde trabalho usa-se um da HP, posso-te dizer que custou por volta de 3500€, e não é nada de especial, o mais caro, foi mesmo o SO, o Server 2003, depois tem sistema de backups que basicamente e uma drive de fita magnética(não sei agora o nome exacto daquilo) a usar cassetes de 72gb(uma para cada dia da semana), esta drive anda a volta dos 500€...por isso se fosse a ti pensava mais no SO.
 
Última edição:
Ja comprei um servidor HP para uma empresa, foi caro, mas uma das várias coisas é que se avariar em 24H tem um de substituição. Em qual dessas configurações maravilha que puseram anteriormente fazem isso? (E se é para facturação, downtime é algo que não se podem dar ao luxo de ter, julgo eu.)
Depois não nos podemos esquecer da redundância da fonte de alimentação (ou seja tem duas, se uma falhar a outra entra logo em funcionamento), hotswap para os discos e a qualidade HP.
A única questão é queres um servidor ou queres um pc para fazer de conta que é um servidor.
 
Para mim se é mesmo um servidor ou um pc a fazer de servidor, desde que ele se porte bem tanto se me faz :)

Basicamente o servidor serve para estar instalado o SQL Server, o Primavera e uma BD que irá utilizar o SQL Server. Ainda se pensou em alojar um site no servidor, mas por causa da segurança, se calahr irá ser colocado num alojamento externo.

A rede é composto por menos de 10 utilizadores e em principio apenas 5 irão aceder ao servidor para usar a BD e o Primavera.

A segurança da rede penso que ficará por conta do Router SMC.

O SO que estavamos a pensar seria o Windows Server 2003 Small Business ou então mesmo o windows XP Pro.


Quanto ao preço do HP Prolient acho-o um bocado exagerado e a fonte de alimentação é: não hot plug e não redundante.
 
Última edição:
Se o sistema for crítico (novamente se usa primavera, parto do principio que é facturação, e ficar sem sistema durante o dia não é bom sinal para os clientes), fonte redudante é provavelmente uma opção a ter em conta.
E fica a pergunta, queres segurança (com um serviço que garanta a substituição em tempo útil) ou preferes esperar semanas quando houver algum problema com hardware enquanto anda para garantias e rma.
 
Back
Topo