• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Compra Desktop Gaming- 1500 euros

pedromsousa

Power Member
Bom dia,

agradeço uma opiniao sobre o Desktop que tenho em mente.
O que me leva a pensar na compra deste "HP OMEN 25L GT12" é a grafica que tem e o processador.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1500 euros, comprar asap


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas a Torre, o resto dos perifericos ja tenho


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming em geral



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
4 anos


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
o PC ja tem 4 anos, esta desatualizado face aos jogos actuais

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
nao


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

O computador que vi foi o

HP OMEN 25L GT12​



ProcessadorIntel® Core™ i7-11700, 2.50GHz (16MB Cache, com Turbo até 4.90 GHz)
Memória RAM16GB DDR4 3200Mhz
Expansível64GB - 4 Slots (2x ocupados, 2x livres)
Placa GráficaNVIDIA® GeForce RTX 3060 Ti 8GB GDDR6
Disco(s)SSD 512GB NVMe™ M.2
2x Slots livres HDD 3.5" SATA
Interface1x Áudio Jack COMBO
1x Entrada Microfone
1x Entrada Áudio Jack
1x Saída Áudio Jack
1x RJ45
1x HDMI v2.1
3x DisplayPort v1.4
USB3x USB 3.2 (Gen1)
1x USB 3.2 (Gen2)
1x USB Tipo-C 3.2 (Gen2)
1x USB Tipo-C 3.2 (Gen1)
Rede10/100/1000 Mbps
Wireless802.11a/b/g/n/ac/ax
Bluetoothv5.0
Drive ÓticaNão
SomOnboard
Sistema OperativoNão Incluído. Adicione aqui um Sistema Operativo.
Fonte de Alimentação750W (80Plus Platinum)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Nao

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Wireless da jeito

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
nao


11) Contexto, comentários adicionais.
O computador é para o meu filho, e nao sendo eu um expert neste tema, pedia a vossa preciosa ajuda na analise deste Computador

Muito Obrigado
 
Última edição:
Computadores da HP, Dell (Alienware) yada yada vêm todos inundados de lixo OEM pelo que está a pagar pelos dois componentes principais e o resto costuma ser hardware descartável como caixas com muito má ventilação, motherboards com conectores proprietários, painéis I/O miseráveis, formatos próprios que não se encaixam em situações normais, etc.

Como o @dragonjm disse se for paciente comprar por peças é sempre a opção mais inteligente mas caso não se queira aventurar nisso ficaria melhor servido com pre-builts feitos por lojas independentes portuguesas pois ai pelo menos têm a certeza do que é que realmente se encontra dentro do computador.
 
Desde já o meu obrigado pelas respostas. Pergunto se me conseguem explicar a diferença entre as várias gráficas 3060ti. Percebo q há várias marcas , mas também reparo que umas tem 2 ventoinhas e outras tem 3…
 
Desde já o meu obrigado pelas respostas. Pergunto se me conseguem explicar a diferença entre as várias gráficas 3060ti. Percebo q há várias marcas , mas também reparo que umas tem 2 ventoinhas e outras tem 3…
Não há muita diferença, neste caso a Nvidia providência os chips e a placa a uma dessas marcas e elas montam a placa gráfica com as portas de vídeo, sistema de refrigeração, etc. então o processamento é o mesmo mas sim tecnicamente há placas melhores, maiores ou mais pequenas que outras e o MSRP de cada uma também varia pelo que é importante verificar os valores de cada uma para saber se há melhor negócio por aí.
 
Última edição:
No seguimento deste post, tentei fazer uma configuraçao numa loja online, com o que ha em stock:

AMD Ryzen 5 5600G 4.40GHz - 285
Asus TUF GAMING B550M-PLUS Recondicionado - 96
Crucial Ballistix DDR4 3600MHz PC4-28800 16GB 2x8GB CL16 Vermelha - 90
Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition - 40
Kioxia EXCERIA 960GB SSD SATA - 90
Nox Hummer MC Pro ARGB USB 3.0 Preta - 48
BitFenix Formula Gold Fonte de Alimentação 650W 80+ Gold - 81
MSI GeForce RTX 3060 Ti GAMING X LHR 8GB GDDR6 - 742
TP-Link Archer T5E Adaptador AC1200 Wi-Fi Bluetooth 4.2 PCIe - 29

Total . 1545 euros

Alguem me pode ajudar a melhorar/alterar os componentes? falta alguma coisa para isto funcionar bem?

obg
Pedro
 
No seguimento deste post, tentei fazer uma configuraçao numa loja online, com o que ha em stock:

AMD Ryzen 5 5600G 4.40GHz - 285
Asus TUF GAMING B550M-PLUS Recondicionado - 96
Crucial Ballistix DDR4 3600MHz PC4-28800 16GB 2x8GB CL16 Vermelha - 90
Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition - 40
Kioxia EXCERIA 960GB SSD SATA - 90
Nox Hummer MC Pro ARGB USB 3.0 Preta - 48
BitFenix Formula Gold Fonte de Alimentação 650W 80+ Gold - 81
MSI GeForce RTX 3060 Ti GAMING X LHR 8GB GDDR6 - 742
TP-Link Archer T5E Adaptador AC1200 Wi-Fi Bluetooth 4.2 PCIe - 29

Total . 1545 euros

Alguem me pode ajudar a melhorar/alterar os componentes? falta alguma coisa para isto funcionar bem?

obg
Pedro
Não compres o 5600G, é um apu, é bem inferior ao 5600X, de resto está mais ou menos, isto porque consegues melhores preços comprando em diferentes lojas.
 
alguma razao para ir para uma board recondicionada?? .. em 1500€ .. não era por mais 50€ que não iria por uma nova (MSI tomahawk, por exemplo).. e como disseram acima, vai antes pelo 5600x
De resto, não está mal. Apenas ia por outra caixa, essa é fechada, vai tudo virar estufa. Pelos mesmos valores tens a fractal focus g, que é muito melhor em fluxo de ar.
 
Eu compreendo a questão do "comprar às peças fica mais barato" (e para quem gosta é um processo "giro"), no entanto para muita gente essa não é uma perspetiva viável, ou porque não têm conhecimento para tal ou porque estão numa fase da sua vida em que o trabalho já não compensa (não é só o trabalho de montar, é também o de andar à procurar, encomendar, etc...).

Dito isto, concordo que na compra de "prebuilds" há sempre o risco de uma parte dos componentes ser de qualidade inferior, sendo até por vezes difícil saber as suas características, que por vezes as marcas nem referem (as motherboards são um bom exemplo, ou até as memórias em que se limitam a dizer xx GB quando sabemos que há outros elementos que influenciam o desempenho, etc.).

Na minha opinião a alternativa passa ou por comprar em lojas especializadas (por exemplo, há uma loja que tem um pc com o 5600X e a 3060 Ti por um valor inferior aos 1545 euros indicados pelo @pedromsousa) ou então pedir nessas lojas especializadas a montagem de um pc à medida (claro que nunca se vai conseguir os componentes ao preço mais barato comprando tudo na mesma loja).

TDA
 
Alguem me pode ajudar a melhorar/alterar os componentes? falta alguma coisa para isto funcionar bem?
Isso fica tudo funcional, mas acho que podes fazer mais interessante em loja nacional, sem ter de recorrer ao 5600G que é inferior ao 5600X, nem a motherboards recondicionadas.

Assumindo que não pretendes montar tu o PC e comprar tudo na mesma loja:

Motherboard MSI MAG B550M Mortar WiFi: 152€ - 10€ reembolso
Processador AMD Ryzen 5 5600X: 285€
Memória RAM Kingston Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FURY Beast Preto CL16: 85€
Cooler CPU Arctic Freezer 34 eSports Duo: 40€ (ou outro cooler 120 mm que gostes)
Disco SSD Kingston A2000 1TB M.2 NVMe: 110€
Gráfica ZOTAC GeForce® RTX 3060 Ti Twin Edge LHR 8GB GD6: 770€
Fonte BitFenix Formula 650W 80+ Gold: 71€
Caixa ATX Kolink Observatory Lite Mesh RGB Vidro Temperado: 60€ (ou outra caixa a gosto)
Montagem: 30€

Total: 1613€ - 10€. Se tiveres disponibilidade para montar tu o PC mais vale comprar de várias lojas diferentes e portanto não ir exatamente por esta configuração, porque a que tem a gráfica mais barata não terá stock da peça Y ou Z.
 
Eu compreendo a questão do "comprar às peças fica mais barato" (e para quem gosta é um processo "giro"), no entanto para muita gente essa não é uma perspetiva viável, ou porque não têm conhecimento para tal ou porque estão numa fase da sua vida em que o trabalho já não compensa (não é só o trabalho de montar, é também o de andar à procurar, encomendar, etc...).

Dito isto, concordo que na compra de "prebuilds" há sempre o risco de uma parte dos componentes ser de qualidade inferior, sendo até por vezes difícil saber as suas características, que por vezes as marcas nem referem (as motherboards são um bom exemplo, ou até as memórias em que se limitam a dizer xx GB quando sabemos que há outros elementos que influenciam o desempenho, etc.).

Na minha opinião a alternativa passa ou por comprar em lojas especializadas (por exemplo, há uma loja que tem um pc com o 5600X e a 3060 Ti por um valor inferior aos 1545 euros indicados pelo @pedromsousa) ou então pedir nessas lojas especializadas a montagem de um pc à medida (claro que nunca se vai conseguir os componentes ao preço mais barato comprando tudo na mesma loja).

TDA
E exatamente isto!
De facto eu nao tenho conhecimento para montar um PC, nem conhecimento para o comprar às peças e pedir para o montarem. è por isso que vos peço ajuda.
Obg
 
alguma razao para ir para uma board recondicionada?? .. em 1500€ .. não era por mais 50€ que não iria por uma nova (MSI tomahawk, por exemplo).. e como disseram acima, vai antes pelo 5600x
De resto, não está mal. Apenas ia por outra caixa, essa é fechada, vai tudo virar estufa. Pelos mesmos valores tens a fractal focus g, que é muito melhor em fluxo de ar.
O tema do recondicionado, era porque quando simulei era a unica disponivel! Mas vou tentar outra, obg
 
Referem aqui lojas Nacionais com os pC´s ja montados por valores similares, no entanto eu nao os encontro. Depois quando os tento montar falta sempre qq coisa nessa loja, o que vai ao encontro do que me referem que é comprar às peças. O problema é que eu nao sei montar isso, nem tenho quem o possa fazer, logo a soluçao e comprar tudo no mesmo sitio e pedir para montar ou comprar ja feito. Se têm conhecimento de lojas, partilhem por MP,
obg a todos, que de facto ja me ajudaram muito
 
Referem aqui lojas Nacionais com os pC´s ja montados por valores similares, no entanto eu nao os encontro. Depois quando os tento montar falta sempre qq coisa nessa loja, o que vai ao encontro do que me referem que é comprar às peças. O problema é que eu nao sei montar isso, nem tenho quem o possa fazer, logo a soluçao e comprar tudo no mesmo sitio e pedir para montar ou comprar ja feito. Se têm conhecimento de lojas, partilhem por MP,
obg a todos, que de facto ja me ajudaram muito
A configuração que fiz é toda na mesma loja, com componentes em stock, e inclui o valor do serviço de montagem. Basta pesquisares o nome exato que coloquei da placa gráfica no Google, por exemplo.
 
Isso fica tudo funcional, mas acho que podes fazer mais interessante em loja nacional, sem ter de recorrer ao 5600G que é inferior ao 5600X, nem a motherboards recondicionadas.

Assumindo que não pretendes montar tu o PC e comprar tudo na mesma loja:

Motherboard MSI MAG B550M Mortar WiFi: 152€ - 10€ reembolso
Processador AMD Ryzen 5 5600X: 285€
Memória RAM Kingston Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3200MHz FURY Beast Preto CL16: 85€
Cooler CPU Arctic Freezer 34 eSports Duo: 40€ (ou outro cooler 120 mm que gostes)
Disco SSD Kingston A2000 1TB M.2 NVMe: 110€
Gráfica ZOTAC GeForce® RTX 3060 Ti Twin Edge LHR 8GB GD6: 770€
Fonte BitFenix Formula 650W 80+ Gold: 71€
Caixa ATX Kolink Observatory Lite Mesh RGB Vidro Temperado: 60€ (ou outra caixa a gosto)
Montagem: 30€

Total: 1613€ - 10€. Se tiveres disponibilidade para montar tu o PC mais vale comprar de várias lojas diferentes e portanto não ir exatamente por esta configuração, porque a que tem a gráfica mais barata não terá stock da peça Y ou Z.

Porque não o "Desktop Gaming Ghost V4 Powered By ASUS Ryzen 5 5600X 16GB 1TB SSD RTX 3060Ti" por 1599€?
 
Porque não o "Desktop Gaming Ghost V4 Powered By ASUS Ryzen 5 5600X 16GB 1TB SSD RTX 3060Ti" por 1599€?
Este PC, como o outro referido às peças são 2 boas opçoes, sendo de facto ambos muito proximos um do outro. O tema de facto, na minha opinião passa pela grafica, uma vez que nem sempre é perceptivel na descriçao dos PC ja construidos, o que de facto estamos a comprar.
Mas este Pc ja construido, face ao que li parece ser uma optima opção.
obg
 
Back
Topo