1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Compra do novo QX9650

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Lusitano Rex, 16 de Dezembro de 2007. (Respostas: 96; Visualizações: 5561)

1. Lusitano Rex

Lusitano Rex Power Member

Vicissitudes várias, até um tanto desagradáveis, impediram de efectivar a compra do computador que tinha prevista para há uns meses atrás.

Volto agora novamente ao assunto, pois necessito urgentemente do PC para trabalho académico.

Precisava que me transmitissem a vossa opinião sobre uma boa configuração para este meu futuro computador, que se destinará fundamentalmente, como disse anteriormente, para trabalho de cálculo matemático com software multi-threaded.

Quanto ao processador, não tenho dúvidas, será o novo Qx9650. É caro, eu si, mas ... vou permitir-me essa "extravagância".

Quanto ao resto, estou longe de ter certezas. Ainda p'ra mais, passou já algum tempo desde a última vez que eu "investiguei" este assunto das configurações e, muito provavelmente, desde então, já surgiram no mercado novos produtos e modelos.

As minhas ideias giravam em torno destes componentes. Que acham? São compatíveis com este novo processador da Intel? Poderá, esta configuração, ser melhorada com novos elementos, sem que com isso tenha grandes gastos adicionais? (sim, que a factura já vai pesada...)

Caixa: ANTEC P182
    Fonte: CORSAIR HX-620W MODULAR
    Board: ASUS MAXIMUS FORMULA SE (SPECIAL EDITION)
    Processador: INTEL CORE 2 EXTREME QX9650 3 GHZ QUAD CORE
    Cooler: TUNIQ TOWER 120
    Memórias: GSKILL PC2-8000 PQ Dual Channel 4 Gb (2 x 2048)
    Gráfica: Geforce 8800 GT 512 MB GDDR3
    Discos (Raid0): 2x SEAGATE BARRACUDA 250 GB 16MB SATA II 1 PRATO (ST3250410AS)
    Disco Storage: SEAGATE BARRACUDA 500GB 32MB DE CACHE SATA II (AT3500320AS)
    Gravador: SAMSUNG SH-S203B 20X DUAL LAYER SATA BLACK
    Leitor cartões: AEROCOOL POWERPANEL PRETO
    Combo rato+teclado: ???

Agradeço, desde já, as vossas sugestões.
    Fico aguardando as vossas respostas.

2. Jonybat

Jonybat Folding Member

é lá...grande config...
    isso vai bem para cima dos 2000€

(eu não ia a mais de 1000€ para um pc...mas como já vi...é mesmo uma extravagância declarada)

Ora bem...com o preço dessa fonte eu trocava a caixa por uma Antec P190 (ficas com uma caixa melhor ainda, e o dobro de potência desponível...visto que a P190 traz uma fonte de 650 mais uma de 550)

Trocava o cooler por um Thermalright Ultima 90 (pois perde muito pouco para o tuniq e além disso acabava por nao caber na P190...é mais bonito e faz menos barulho....alias nessa caixa quase que podia ficar praticamente sem arrefecimento dedicado...pois essa caixa tem um grande sistema de arrefecimento)

Quanto aos discos e ás memorias...há de haver por aí alguém que te há de dizer que tal marca é melhor que outra...pois eu não sou grande entendido nessa área.

Cumps ;)

EDIT: Agora é que reparei que a maximus formula SE é para DDR2...não achas que com esse investimento podias aproveitar para uma coisa mais virada para o desempenho e para o "futuro"
    Board do tipo Maximus Extreme...já que gostas das ROG...o problema é o preço das DDR3 neste momento...era só uma ideia...

Última edição: 16 de Dezembro de 2007
  3. Lusitano Rex

Agradeço as suas preciosas indicações.

Não conheço a Antec P190 mas, pelo que diz, a troca pode trazer notórias melhorias quanto à refrigeração. Como estou a pensar fazer OverClock, o arrefecimento e a circulação do ar são factores importantes a ter em conta.

Quanto aos coolers, não sei se há grande diferença no desempenho entre o Tuniq e o que me propõe (o Thermalright Ultima 90). Agora, não queria que fosse barulhento ... Se o Thermalright é, pelo menos, tão eficiente quanto o Tuniq e mais silencioso, então não hesito. Vou mesmo para o Thermalright 90!

Outra observação importante que faz, prende-se com a board. De facto, eu pretendo adquirir uma motherboard que esteja já apta a receber memórias DDR3. Embora não as pense comprar já (fico-me pelas DDR2 mais baratas), gostaria de ficar com uma board que me permitisse, num futuro próximo, fazer o up-grade para as DDR3. Ora, se a Maximus Formula SE não admitem DDR3 ... não serve! Terei de a trocar, na configuração, por outra que seja compatível com DDR2 e DDR3. Vou ter que rever, também, este ponto. Obrigado.
    Repare, quando fiz a configuração, não escolhi a motherboard da GIGA (que até preferia) exactamente por ser incompatível com o backplate do Tuniq (que eu pensava ser o melhor cooler e o mais silencioso) ...
    Se optar agora pelo cooler da Thermalright, talvez já possa comprar uma Gigabyte x38, não? Vou analisar.

Mais uma vez obrigado e ...

Enviem-me p.f. mais opiniões quanto à configuração.

4. Jonybat

Jonybat Folding Member

Pois...vendo bem, comprar um QX9650 e não fazer overclock era praticamente um crime

Agora a melhor candidata que encontro e que contenha suporte para DDR2 e DDR3 é a Asus P5KC, agora acredito que não seja a melhor para OC, mas não se deve portar nada mal

Praticamente escusado será dizer que uma motherboard com chipset X38 será bem melhor que essa...mas a questão das compatibilidades acaba por estragar os planos

Eu para este caso talvez deixasse o QX9650 de lado, ia para um mais viável o Q6600 (que é bem bom para OC) e aí talvez pudesse investir numa board com X38 e numas memórias DDR3...Mas isto claro, é a minha opinião.

É pensar bem e ver o que o resto da malta diz do caso

Cumprimentos ;)

5. Lusitano Rex

Agradeço a sugestão, mas o Q6600 não é alternativa para mim. As minhas 2 únicas opções são: Ou compro (já) este Qx9650 ou então prefiro esperar pelos novos lançamentos da Intel, dos novos processadores Quad, que ocorrerão em Janeiro.

Os Q6600, dentro de alguns dias, serão passado ... e eu, ao efectuar a compra neste momento, prefiro adquirir material do mais recente, com as inovações tecnológicas incorporadas.

Continuo aguardando, então, pelos vossos contributos no sentido de melhor esta minha configuração.

P.f. digam o que pessam e apresentem as vossas alternativas. Obrigado.

6. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

então se vao lançar em janeiro, porque nao aguardas até la, que o 9650 vai sofrer uma baixa de preço.

em relação aos discos, nao sei até que ponto a performance te interessa, mas terias mais capacidade com 2 raptor em raid

7. techno_17

techno_17 What is folding?

Os novos processadores(quad) não vão sair em janeiro. Até já se fala em apenas principio de março. Estar a comprar agora um Q6600 e depois Q9650, Ia se gastar perto de 600€, e depois na altura de vender o Q6600 ia haver bastante desvalorização. Já para não falar que o Q9650, para os mais esquecidos tem multi de 8x. Agora façam lá umas pequenas contas para verem quanto é preciso para chegar aos desejados 4ghz.

Isto para não falar que o QX, é um extreme edition, para além de ter multi desbloqueado, overclocka sempre mais.

cumpzz

8. Lusitano Rex

OK. Vou então avançar para a compra.

São capazes de me recomendar uma loja da zona do Grande Porto (sou de Famalicão), competente e honesta, onde possa adquirir um computador com esta configuração? Já agora, queria que me fizessem lá o Overclock pois sempre sairá melhor das mãos de profissionais ...

9. techno_17

Recomendo sem duvida: *****, montam te tudo e ainda te podem fazer OC. Extramamente competentes. Já la gastei uns milhares de €. E tudo sempre 6*.

cumpzz

10. psyko_theripper

psyko_theripper Power Member

mais um moneyburner, o qx9650 n é pra quem usa um pc pra trabalhos académicos, é sim pra kem gosta de ter um pc a correr os jogos mais recentes com tudo no max e montes de fps, para além de benchar. Com um q6600 ficavas mais que bem servido, ou então esperas e compras os novos q9*** k vão sair em março ou por aí. Pra k pagar 1000€ por um processador k tem um aumento de performace real marginal em relação aos q6600 (performance, n clocks), há pessoas k montam pc's por menos k isso.
    quanto às rams n sei bem quais são as classes na gskill, mas umas hk são de certeza melhores k umas pq e overclocam mais, até cerca de 1200mhz pelo k li (que chega pra bater os 4ghz com um multi de 8x).
    Na caixa, como já disse o JonyBat ia pra uma p190, mas nessa n podias usar o tuniq por ser mt grande e bater na fan lateral da caixa
    de resto parece-me bem, apesar de se calhar os 2 discos em raid0 chegarem.
    Quanto a lojas na zona do grande porto, eu conheço a ***** e a poweron, recomendações do meu primo k passa a vida nisso. Segundo ele são mt boas, n sei é se te montam isso (apesar de que se fosse eu preferia monta-lo eu mesmo)
    Rato ***** coisa a laser e teclado ***** coisa k funcione e tenha teclas de atalho suficientes pra o k o vais usar.

cumps

EDIT: só agora é k li, tu keres gastar 1000€ num cpu e keres k alguém te faça o oc? aonde é k nos chegamos. extreme editions são pra kem gosta de ver o limite da máquina (ou pra kem gosta de dizer k os papas lhe compraram o pc mais caro k encontraram mas k o menino n mexe nas configurações pra n estragar).

11. Gimenez

Gimenez Moderador Social
    Staff Member

Mpinfor...

12. Xmeagol

Xmeagol Power Member

as Extreme editions nao sao so pra isso, ele ker perfomance, e as extreme facilita com oc

Haja dinheiro

13. psyko_theripper

psyko_theripper Power Member

as extreme n compensam o preço k custam com o ganho de performance k se tem, são mais pra quem ker bater recordes de oc e n pra que quer um pc pra trabalhos, nem que multi-threaded pk os quad cores mainstream actual chegam bem pra isso

14. pesta

pesta Power Member

Os extreme edition rendem com sistemas de arrefecimento a altura. Para usar a ar ou até mesmo a água, são dinheiro deitado fora, na minha humilde opinião.

Quanto à gráfica é efectivamente muito boa, mas para trabalho académico, uma 2400Pro chegava, a menos que planeies usar o CUDA :)

15. techno_17

Ou não... Quero ver depois quem é que vai andar com 500fsb para o dia-a-dia...

Agora ter um extreme edition e não fazer OC, a mais de 4ghz é que é deitar € á rua.

cumpzz

16. Lusitano Rex

Reunindo os vossos contributos, cheguei então a esta configuração.

Talvez faça um downgrade na gráfica (uma HD 3850 256MB deve chegar perfeitamente para as minhas necessidades), mas todo o resto deverá manter.

Não havendo mais sugestões, avançarei com isto já estes dias.

Caixa: ANTEC P182
    Fonte: CORSAIR HX-620W MODULAR
    Board: ASUS MAXIMUS FORMULA SE (SPECIAL EDITION)
    Processador: INTEL CORE 2 EXTREME QX9650 3 GHZ QUAD CORE
    Cooler: TUNIQ TOWER 120
    Memórias: GSKILL PC2-8000 PQ Dual Channel 4 Gb (2 x 2048)
    Gráfica: Geforce 8800 GT 512 MB GDDR3
    Discos (Raid0): 2x SEAGATE BARRACUDA 250 GB 16MB SATA II 1 PRATO (ST3250410AS)
    Disco Storage: SEAGATE BARRACUDA 500GB 32MB DE CACHE SATA II (AT3500320AS)
    Gravador: SAMSUNG SH-S203B 20X DUAL LAYER SATA BLACK
    Leitor cartões: AEROCOOL POWERPANEL PRETO
    Combo rato+teclado: ???

Obrigado.

17. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Se o computador é para CÁLCULO MATEMÁTICO.. O melhor são os processadores XEONS..
    Com o preço do QX6850 [+/- 900€] dá para comprar dois xeons 3220 [2.4 Ghz] e uma board dual xeon, e o dinheiro previsto para a board e para as rams iam para 4 Gb de RAM necessárias para essas boards [penso que é a FB].
    Este sistema ficava muito mais capaz para cálculo [em potencia e estabilidade] que qualquer QX6850, mesmo que a 4 ou 4.2 Ghz. Alias, para bater este sistema [2x Xeon 3220] com um unico processador só o QX9775 @ 5Ghz.. :D

18. Lusitano Rex

Que confusão vai aí ...
    Os Xeon 3220 são socket 775 e para processadores desses não há plataformas dual.
    Para plataformas dual xeon, teriamos que ir para o socket 771, e utilizar processadores xeon da classe 53XX.
    Já equacionei todas essas alternativas ...

19. Speed On

Speed On Power Member

Esse Qx9650 deve ser um granda processador!! Boa compra!

Desculpa não te dar uma ajuda na configuração, mas ... não sou grande entendido. Mas não falta aqui gente capaz de te dar uma mãozinha na escolha das melhores componentes para essa "bomba" do Qx9650. Assim o pessoal entendido queira ajudar (já reparei, eles são de "luas" :-D ...)

20. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Grande processador é o .. QX9775.. :D

Partilhar esta Página