Compra final

Pois, mas o pior é a diferença de preço entre as 2...

Se estivesse a 250 euros, ainda fazia um esforço e ia para a FZ18, mas a diferença é grande...


P.S. A FZ8 grava vídeos com boa qualidade?

Quanto tempo consegue gravar?


Sim. Grava em 16:9 848x480 a uma velocidade de 30fps.
Uma das razões que me faz preferir as maquinas da panasonic sobre as ofertas de outras marcas é mesmo o modo de vídeo. 16:9 dá muito jeito!
 
Queres comparar o preço dessas com a FZ18 ou a FZ8? Sabes que sao todas de 400,€ para cima não sabes? a S9600 nao tem establizador de imagem por exemplo.
E a S100fs tem problemas derivados da lente que nenhuma das panasonic tem.

De bridges, a panasonic é a melhor allround. Tive com um FZ30 num fim de semana e é muito porreira a maquina.

Ainda noutro tópico houve um user que comprou a S9600 por 250€. É uma máquina descontinuada, que anda por aí ao preço da chuva.

A FZ50 já se arranja por menos de 400€, mas de qualquer forma, justifica-se mais a diferença da FZ18 para a FZ50 que da FZ18 para a FZ8.

Um dos problemas mais graves da lente da S100fs é os cantos suaves, que é precisamente o que a FZ18 tem a mais que a FZ8. Isso da lente ser recente é conversa para leigos, tem menos distorções e fica-se por aí...

Já agora, só uma nota em relação ao macro: Distância mínima de focagem não quer dizer melhor macro. O facto de a lente da FZ8 ser 35mm e a da FZ18 28mm, faz com que a capacidade de ampliação seja semelhante.
No entanto, para conseguíres ampliar tanto na FZ18 como na FZ8, precisas de estar colado ao que estás a fotografar.
Por isso acredita que o Macro na FZ8 é superior ao Macro/Super Macro na FZ18.
 
Última edição:
Já agora, só uma nota em relação ao macro: Distância mínima de focagem não quer dizer melhor macro. O facto de a lente da FZ8 ser 35mm e a da FZ18 28mm, faz com que a capacidade de ampliação seja semelhante.
No entanto, para conseguíres ampliar tanto na FZ18 como na FZ8, precisas de estar colado ao que estás a fotografar.
Por isso acredita que o Macro na FZ8 é superior ao Macro/Super Macro na FZ18.

por macro o comum mortal entende distancia e n ampliação.
 
por macro o comum mortal entende distancia e n ampliação.

Porque normalmente o comum mortal só vê o que o marketing lhe manda... Vêm os cm a que foca e nem olham para mais nada.

Ora se a FZ8 faz uma ampliação quase igual à da FZ18, com muito menos distorções e mais afastada:
- Deixo logo de ter os problemas da iluminação que referiste.
- Não tenho que estar colado ao que estou a fotografar.
Sendo este último ponto particularmente interessante para quem fotografa insectos (por exemplo).
 
Porque normalmente o comum mortal só vê o que o marketing lhe manda... Vêm os cm a que foca e nem olham para mais nada.

Ora se a FZ8 faz uma ampliação quase igual à da FZ18, com muito menos distorções e mais afastada:
- Deixo logo de ter os problemas da iluminação que referiste.
- Não tenho que estar colado ao que estou a fotografar.
Sendo este último ponto particularmente interessante para quem fotografa insectos (por exemplo).

por acaso n sei qual a amplicação que a lente faz, nem sabia que as focais poderiam influenciar isso.
n sei como funcionam as fz, mas na minha posso fazer macro nos 28mm e nos 200mm
 
Porque normalmente o comum mortal só vê o que o marketing lhe manda... Vêm os cm a que foca e nem olham para mais nada.

Ora se a FZ8 faz uma ampliação quase igual à da FZ18, com muito menos distorções e mais afastada:
- Deixo logo de ter os problemas da iluminação que referiste.
- Não tenho que estar colado ao que estou a fotografar.
Sendo este último ponto particularmente interessante para quem fotografa insectos (por exemplo).


Wide macro - 25 x 19 mm coverage
127 pix/mm (3233 px/in)
Distortion: Average
Corner softness: Above average
Equiv. focal length: 28 mm

Wide macro - 41 x 31 mm coverage
74 px/mm (1876 px/in)
Distortion: Above average
Corner softness: Low to average
Equiv. focal length: 36 mm


A FZ18 aproxima quase 2/3 da distancia da FZ8 com menos distorções. Embora com mais perda de detalhe nos cantos.

Tas mais colada com a FZ18 do que com a FZ8 isso é verdade e não é bom. Mas é apenas mais uma coisa que a lente te deixa fazer. Podes usar um 2x zoom, e fazer um macro de 4 ou 5cm, como a FZ8, á distancia da FZ8.


Corrigam-me se estiver errado. Estou a aprender.

Macro perfeito era a lente longe, e a focar muito perto. Não sei qual das 2 se comporta melhor nesse aspecto. Ou seja, eu a usar uns 3xzoom, e a ficar como se tivesse uns 3 cm da florzinha ou insecto wathever.
 
As focais influenciam claro... É a mesma coisa que na fotografia. Teres uma foto a 28mm não é o mesmo que a 35mm, nem a 50mm, nem a 200mm.

A ampliação resulta da combinação entre a proximidade e a focal utilizada.
Por exemplo, imagina uma SLR a 50cm. A 50mm nem close-up é, a 100mm se calhar até já se pode chamar macro, enquanto a 300mm se calhar já tem uma ampliação muito boa.

Depois é uma questão de se encontrar a melhor relação.
Por exemplo, a minha máquina faz macro dos 35mm até +- aos 100mm, mas só foca a 1cm nos 35mm. A 100mm tenho que afastar mais a máquina. No final, a maior ampliação é obtida com 35mm porque aos 100mm já tenho que afastar muito a máquina, mas podia não ser.

Edit:

Andre_Pais, há aí coisas que só devem fazer sentido no contexto da página e uma info que deve estar errada. Se puderes dá o link.
O valor para Wide Macro da FZ18 é 35x27 e não 25x19mm...

De qualquer forma compara por ti próprio:

FZ8
FZ8MAC.JPG
fz8macjy5.jpg


FZ18
FZ18MACFL.JPG
fz18macflrw6.jpg

(esta teve que ser com flash porque a normal fica mal)

Como se pode ver, as distorções são claramente mais evidentes na FZ18. E isto nem podia ser de outra forma visto que a lente é de 28mm.

EDIT2: Já agora, para teres uma ideia, isto é uma macro da minha máquina, com 22x16,5mm.
a710macyl4.jpg

(Reparei agora que até se vê o relevo do papel! Dass! Granda máquina! lolol)
A710MAC.JPG


Como podes ver, ainda vai uma grande diferença para a macro da FZ18, que supostamente seria 25x19mm.
 
Última edição:
há alguma regra matemática para calcular isso?

a minha:

Macro: Wide 30 - 60 cm
Telephoto 25 - 60 cm

É provável que sim... Mas não faço ideia de qual seja, normalmente limito-me a olhar para as fotos e comparo. Quando quero saber a área, tiro fotos a uma escala desenhada num papel. Papel milimétrico serve perfeitamente.
 
As focais influenciam claro... É a mesma coisa que na fotografia. Teres uma foto a 28mm não é o mesmo que a 35mm, nem a 50mm, nem a 200mm.

A ampliação resulta da combinação entre a proximidade e a focal utilizada.
Por exemplo, imagina uma SLR a 50cm. A 50mm nem close-up é, a 100mm se calhar até já se pode chamar macro, enquanto a 300mm se calhar já tem uma ampliação muito boa.

Depois é uma questão de se encontrar a melhor relação.
Por exemplo, a minha máquina faz macro dos 35mm até +- aos 100mm, mas só foca a 1cm nos 35mm. A 100mm tenho que afastar mais a máquina. No final, a maior ampliação é obtida com 35mm porque aos 100mm já tenho que afastar muito a máquina, mas podia não ser.

Edit:

Andre_Pais, há aí coisas que só devem fazer sentido no contexto da página e uma info que deve estar errada. Se puderes dá o link.
O valor para Wide Macro da FZ18 é 35x27 e não 25x19mm...

De qualquer forma compara por ti próprio:

FZ8
FZ8MAC.JPG
fz8macjy5.jpg


FZ18
FZ18MACFL.JPG
fz18macflrw6.jpg

(esta teve que ser com flash porque a normal fica mal)

Como se pode ver, as distorções são claramente mais evidentes na FZ18. E isto nem podia ser de outra forma visto que a lente é de 28mm.

EDIT2: Já agora, para teres uma ideia, isto é uma macro da minha máquina, com 22x16,5mm.
a710macyl4.jpg

(Reparei agora que até se vê o relevo do papel! Dass! Granda máquina! lolol)
A710MAC.JPG


Como podes ver, ainda vai uma grande diferença para a macro da FZ18, que supostamente seria 25x19mm.


Do site Imaging resource:

FZ8 com flash

FZ8MACFL.JPG


FZ8 sem flash

FZ8MAC.JPG



FZ18 sem flash
FZ18MAC.JPG

FZ18MAC.HTM


FZ18 com flash

FZ18MACFL.JPG



Da dpreview

FZ18
pana_fz18_supermacro-001.JPG


FZ8
wide1x-001.jpg



Dados:

Da imaging resource:

FZ18
35 x 27 millimeters

FZ8
41 x 31 millimeters

Dados da dpreview:

FZ8
41 x 31 mm

FZ18
25 x 19 mm


Isto tudo com a panasonic a demonstrar menos distorção em todos os niveis e zoom's.

Para nao falar da performance da FZ8 em macro com flash.

Não sei é a distancia das 2 do papel.
 
Última edição:
EDIT2: Já agora, para teres uma ideia, isto é uma macro da minha máquina, com 22x16,5mm.
a710macyl4.jpg

(Reparei agora que até se vê o relevo do papel! Dass! Granda máquina! lolol)
A710MAC.JPG


Como podes ver, ainda vai uma grande diferença para a macro da FZ18, que supostamente seria 25x19mm.


Belo macro! Que maquina é?
 
Não é uma A720IS, é uma A710IS.

Fui ver outros sites, para ver se tinham resultados iguais ao Imaging Resource ou ao DPReview.

Megapixel.net - "At the minimum distance, the camera captures a field of view that is less than 4 cm (1.56 in.) but providing light to the subject is quite difficult as the lens causes a deep shadow. Moreover, at this minimum distance, barrel distortion is quite pronounced."

DigiCamReview.co.uk - "~4cm macro mode (1cm from front of lens)"

ePhotoZine.com e outros sites - Dizem que o macro é a 5cm?! lol Devem se ter esquecido que a máquina tem Super Macro.

Bem, depois de ter corrido 10 páginas do google, com reviews da FZ18, apenas quatro sites falavam na área de macro: Imaging Resource, DP Review, Megapixel e DigiCamReview.
Destes, apenas o DP Review diz que a área de macro é de 25mm. Os outros três dizem ser de 35mm (ou aprox. 4cm).

Acho que a partir daqui, só mesmo tendo nós a máquina na mão e experimentando.
 
Última edição:
Não é uma A720IS, é uma A710IS.

Fui ver outros sites, para ver se tinham resultados iguais ao Imaging Resource ou ao DPReview.

Megapixel.net - "At the minimum distance, the camera captures a field of view that is less than 4 cm (1.56 in.) but providing light to the subject is quite difficult as the lens causes a deep shadow. Moreover, at this minimum distance, barrel distortion is quite pronounced."

DigiCamReview.co.uk - "[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif]~4cm macro mode (1cm from front of lens)"

ePhotoZine.com e outros sites - Dizem que o macro é a 5cm?! lol Devem se ter esquecido que a máquina tem Super Macro.

Bem, depois de ter corrido 10 páginas do google, com reviews da FZ18, apenas quatro sites falavam na área de macro: Imaging Resource, DP Review, Megapixel e DigiCamReview.
Destes, apenas o DP Review diz que a área de macro é de 25mm. Os outros três dizem ser de 35mm (ou aprox. 4cm).

Acho que a partir daqui, só mesmo tendo nós a máquina na mão e experimentando.
[/FONT]


mm, pois assim vou pela maioria dos sites.

Mas olha, se utilizasse o zoom suficiente na FZ18 até esta chegar aos 36mm da FZ8, Qual das 2 teria melhor performance em macro? A FZ8 ou a FZ18? Estão as 2 á mesma distancia focal...

Cumps.
 
mm, pois assim vou pela maioria dos sites.

Mas olha, se utilizasse o zoom suficiente na FZ18 até esta chegar aos 36mm da FZ8, Qual das 2 teria melhor performance em macro? A FZ8 ou a FZ18? Estão as 2 á mesma distancia focal...

Cumps.

Aí a que faz maior ampliação é a que focar mais perto nos 36mm.
A FZ8, como os 36mm são o mínimo, já se sabe que ela foca à distância mínima.
Na FZ18, como os 36mm não são o mínimo, à partida não foca à distância mínima (essa distância só costuma dar quando tens a lente no wide end).
 
Aí a que faz maior ampliação é a que focar mais perto nos 36mm.
A FZ8, como os 36mm são o mínimo, já se sabe que ela foca à distância mínima.
Na FZ18, como os 36mm não são o mínimo, à partida não foca à distância mínima (essa distância só costuma dar quando tens a lente no wide end).


Pois, é isso, queria saber qual era distancia que a maquina focava a 36mm.
 
Back
Topo