Compra LCD ou Plasma?

Dou um conselho a quem desejar comprar uma tv ligue pouco as palavras destes "velhos do restelo" q o plasma e a oitava maravilha do mundo e tal... Neste momento so o mercado premium ou seja de quem tem muito dinheiro e q compensa um plasma os famosos pioneer kuro (as melhores tvs do mercado) quanto ao resto dos mortais q na podem dar tanto dinheiro por uma tv aconselho a ver a imagem ao vivo e a ler muitas reviews da tv na net das tvs q possam interessar. Neste momento o preço/qualidade esta já do lado dos Lcds e a tendencia é para cada x acontecer mais.

Acho que estás errado meu caro, depende do uso que queres dar ao equipamento. De qualquer maneira Panasonic diz-te alguma coisa?
 
Acho que fui eu que disse que se deveria ver in loco.Mas o grande problema é que a maioria das pessoas vê in loco aquilo que as grandes superficies querem, e apresenta produtos com contúdos HD muito bonitos e cativantes e quando chegamos a casa e ligamos os cabo da antena e ligamos a televisão ficamos a pensar... "que diabo não foi isto que eu vi quando estava a comprar a tv",...

Concordo plenamente.
Julgo é que o obvio costuma ser obvio e as pessoas quando vão ver as Tvs para escolher, têm que saber minimamente o que estão a fazer como em tudo na vida. Quem compra uma TV porque a viu na loja a passar imagens de um Blueray e pensa que quando a ligar em casa na telenovela das 19h vai ter a mesma qualidade então o problema já é outro ;).

Quanto às pessoas chegarem à conclusão que determinado produto é melhor e todos escolherem esse em detrimento dos outros e cuasar falências, isso nunca acontece porque como está visto aqui neste tópico há sempre pessoas diferentes e alternativas.

Repito, o obvio é... Dizer a causa hipotetica de determinada acção não é dizer que isso poderá acontecer, apenas fiz a suposição e pensei que tinha sido claro mas se me fiz entender mal, está aqui a correção.
 
Estive a pesquisar um pouco sobre isso do consumo e acabei por concluir que não há grandes diferenças do plasma para o lcd. Parece que nos plasmas, por exemplo, tem importância o facto de serem ou não full hd. Se não forem, consomem muito menos. Se quiserem averiguar sobre o real consumo dos plasmas procurem "power consumption average", pois é a média que importa, os valores indicados nas especificações não traduzem o consumo real. Nalguns casos o plasma chega mesmo a consumir menos que o lcd, noutros mais, mas no fim anda ela por ela. Enfim, parece-me uma falsa questão. Só sei que, como já disse, toda a gente que conheço que comprou um plasma não notou qualquer diferença na conta da luz. Quanto a isso de andar a escolher tvs para salvar o ambiente... por amor de deus... Já nos pedem para separarmos o nosso próprio lixo, quando deveriam ser os produtores das embalagens a pagar isso. Andamos a reboque duma pseudo crise da gasolina, tudo a pagar do próprio bolso para alimentar especulação sob o argumento do "aquecimento global", que está muito mal provado cientificamente. Fala-se de um "imposto sobre o carbono". Já pagamos para trabalhar, pagamos para comprar produtos, pagamos portagens para utilizar estradas que foram pagas com o dinheiro de todos, pagamos imposto municipal simplesmente por sermos donos dum apartamento ou de um terreno, pagamos taxas na saúde e na habitação, que são direitos essenciais. Enfim, estão a ver a cena? Um dia pedem-nos para pagar o ar que respiramos e achamos todos muito normal e muita bom para o ambiente. Eh pá desculpem lá eu sei que isto parece que não tem a ver, mas tem tudo a ver. Caguem nos argumentos desses vadios da imprensa e pensem pela própria cabeça.
 
Exactamente por isso é todas as minhas televisões ainda são CRT. A mais gulosa papa no máximo 75Watt (70cm diagonal) e, tal como as plasma, isso só acontece com uma imagem 100% branca e com o brilho e contraste no máximo! Como vês, não me importo de ter uma tv piorzita para que se possam salvar mais 1 ou 2 pinguins!:lol: Por isso espero que haja evolução rápida neste mercado para que eu possa finalmente comprar uma TV HD.

Já agora aproveito também para dizer que gostei do artigo que citaste. A única conclusão é que não se pode tirar conclusão nenhuma, apenas ter opiniões sobre cada TV em particular.

Pois é. O consumo é muito mau para o ambente, mas muito pior é o facto dos LCD's possuir mercurio que é extrememente prejudicial e muito mais que um bocadinho mais de energia gasta.
Mas como o marketing não fala disso, passa despercebido aqueles que não pensam pela sua cabeça, mas apenas pensam pelo que os outros escrevem na net.
Triste não é ser ignorante, triste é ter orgulho em ser ignorante.
 
Estive a pesquisar um pouco sobre isso do consumo e acabei por concluir que não há grandes diferenças do plasma para o lcd. Parece que nos plasmas, por exemplo, tem importância o facto de serem ou não full hd. Se não forem, consomem muito menos. Se quiserem averiguar sobre o real consumo dos plasmas procurem "power consumption average", pois é a média que importa, os valores indicados nas especificações não traduzem o consumo real. Nalguns casos o plasma chega mesmo a consumir menos que o lcd, noutros mais, mas no fim anda ela por ela. Enfim, parece-me uma falsa questão. Só sei que, como já disse, toda a gente que conheço que comprou um plasma não notou qualquer diferença na conta da luz. Quanto a isso de andar a escolher tvs para salvar o ambiente... por amor de deus... Já nos pedem para separarmos o nosso próprio lixo, quando deveriam ser os produtores das embalagens a pagar isso. Andamos a reboque duma pseudo crise da gasolina, tudo a pagar do próprio bolso para alimentar especulação sob o argumento do "aquecimento global", que está muito mal provado cientificamente. Fala-se de um "imposto sobre o carbono". Já pagamos para trabalhar, pagamos para comprar produtos, pagamos portagens para utilizar estradas que foram pagas com o dinheiro de todos, pagamos imposto municipal simplesmente por sermos donos dum apartamento ou de um terreno, pagamos taxas na saúde e na habitação, que são direitos essenciais. Enfim, estão a ver a cena? Um dia pedem-nos para pagar o ar que respiramos e achamos todos muito normal e muita bom para o ambiente. Eh pá desculpem lá eu sei que isto parece que não tem a ver, mas tem tudo a ver. Caguem nos argumentos desses vadios da imprensa e pensem pela própria cabeça.


Claro que é um argumento marginal, para não dizer idiota.
Mas como os acérrimos atacantes da tecnologia plasma, apenas podem usar o consumo e o burn-in como vantagem para os LCD's, usam isso como se fosse uma bandeira e de uma maneira sem lógica e do século passado.
 
Essa frase também me partiu todo, mas foi o que encontrei na altura... mas também é pena dizeres isso sem dizeres também que numa TV LCD HD Ready com resolução 1366x768, se pode fazer algo cujo o nome não me lembro mas basicamente será um pixel-to-pixel. Isso faz dos LCD (com essa feature) extremamente superiores aos Plasma por exemplo se tivermos um sinal 720p.
Estás enganado. Se o sinal é 720p, isto é, se tem 720 linhas com sinal progressivo, tem de haver upscale da imagem para que coincida com a resolução de 768 linhas do lcd.

Concluindo, um plasma 1024x720 tem de processar a imagem para que fazer coincidir as colunas da fonte com as colunas do plasma. O lcd tem que fazer coincidir tanta as linhas como as colunas da fonte com a sua resolução nativa.

Tenho a noção que o plasma acaba por ganhar neste aspecto, assim como noutros, apesar dos lcd's também terem as suas vantagens.

Tal como escrevi anteriormente, comprem o que realmente vos agradar mais, mesmo que o vizinho do lado pense que não vale nada. O mais importante de tudo é termos a sensação que fizemos uma boa compra.

Eu tenho essa sensação com o Panasonic TH-46PZ85 que comprei!

E como tenho preocupações ambientalistas, compenso o consumo "extra" de energia com uma condução mais calma, poupando quase 1 litro de gasóleo a cada 100kms. Quer isto dizer que poupo mais num depósito do que poupo num mês a deliciar-me com o meu belo plasma. :D
 
Pois é. O consumo é muito mau para o ambente, mas muito pior é o facto dos LCD's possuir mercurio que é extrememente prejudicial e muito mais que um bocadinho mais de energia gasta.
Mas como o marketing não fala disso, passa despercebido aqueles que não pensam pela sua cabeça, mas apenas pensam pelo que os outros escrevem na net.
Dá para ver que consigo é impossível discutir saudavelmente sobre as diferentes tecnologias. Isto não é uma competição com vencedores e perdedores, é um fórum onde devem existir discussões construtivas e dúvidas esclarecidas!
Em vez de admitir que os plasma consomem mais que os mais recentes e eficientes LCD resolveu mudar de assunto e dizer que os LCD têm mercúrio. Eu não neguei que os LCD tenham mercúrio. Ambas as tecnologias usam um número impressionante de materiais poluentes. Mas não me preocupa tanto a pequena quantidade de mercúrio que os LCD usam e o tipo de poluição que isso provoca, preocupa-me muito mais neste momento tudo o que advém da falta de eficiência no consumo energético (seja nas casas, seja nas estradas) e todas as catástrofes que já aconteceram e estão para acontecer devido a esta poluição... mas isto é um fórum de tecnologias: fim do off-topic! E eu acabei de defender o CRT nesse campo não porque sou anti-os-não-crt mas porque dá uma goleada ao LCD e ao Plasma no que ao consumo energético diz respeito. Nada mais nem menos. Não disse que o CRT era melhor! Apenas que gasta menos!

Qunato à maneira de escrever do PSH:
Para mim o que o Cnet ou qualquer outro idiota na net diz é-me igual ao litro.
Agora se a tua opinião pessoal não conta, então tenho pena que te tenhas em tão baixa conta e sigas a tua vida pela opinião dos outros. Ainda por cima de outros que nem conheces.
O que o marketing faz .......
Deixa-me de olhos abertos que alguém ainda viva com ideias do século passado. Que não evolua. Que se deixe iludir pelo marketing mentiroso de algumas marcas. Etc ....
Haja paciencia para a ignorancia.
Há muito tempo que não lia tanta anseira junta num só artigo de "opinião".
... passa despercebido aqueles que não pensam pela sua cabeça, mas apenas pensam pelo que os outros escrevem na net.
Claro que é um argumento marginal, para não dizer idiota.
Triste não é ser ignorante, triste é ter orgulho em ser ignorante.
Apenas um pedido: umas férias (no mínimo) para este PSH já! >( É inadmissível alguém que insulta gratuita e repetidamente todos os que o contrariam, quer estejam certos, errados ou tenham apenas exposto a sua opinião, quer sejam membros deste fórum ou pessoas de outros sítios.

PS: Viva o CRT, o LCD e o Plasma e que todos os que os possuem estejam satisfeitos! Não ao "fanboy-ismo"!
 
Última edição:
Tenham lá calma..

A mim parece-me que o argumento do consumo é irrevelante, porque a diferença não é muita. E as pessoas que dizem que realmente faz a diferença até são capazes de deixar a tv que têm actualmente em stand-by, são capazes de deixar o pc umas noites ligado para o p2p ou então quando vão lanchar nem desligam o pc ou consola, se a casa onde vivem é nova nem tiveram preocupações de mandar colocar fotovoltaicos [e só têm paineis solares de aquecimento de água porque agora é obrigatório],.....

Uma coisa o pessoal de ambos os 'lados' tem que admitir: tanto plasma como lcd têm as suas vantagens. E cada um deve analisar e ver qual acha melhor.
Os plasmas são melhores a trabalharem em sd, melhores contrastes, tempo de resposta..imediato,...
Os lcd têm cores mais vivas, são melhores para ligar um pc,..

A questão da durabilidade é nula, o tempo de vida dos plasmas dá para mais de 20 anos numa utilização normal. E o burn-in idem, desde que não seja para uma loja a apresentar imagem fixa, numa utilização normal não vai acontecer.
Os lcd já não são tão maus em sd como eram e a partir de certo nív€l são tão bons como a maioria dos plasmas...


Não se chateiem por causa disto..



Eu em breve vou mudarme, e se pudesse o que escolheria era um kuro para a sala [sem dúvidas nenhumas], e para o quarto era entre lcd ou plasma panasonic, analisava qual me parecia melhor para o que eu queria..
 
Se o sinal é 720p, isto é, se tem 720 linhas com sinal progressivo, tem de haver upscale da imagem para que coincida com a resolução de 768 linhas do lcd.
Já ouvi o contrário, daí a minha dúvida. Ouvi uma explicação para a resolução 1366*768 e que se quisessemos podíamos fazer o tal "pixel-to-pixel" deixando os restantes 86*48 inactivos. Vou pesquisar para ver se é verdade e/ou se é exclusivo de alguma marca...

Concluindo, um plasma 1024x720 tem de processar a imagem para que fazer coincidir as colunas da fonte com as colunas do plasma. O lcd tem que fazer coincidir tanta as linhas como as colunas da fonte com a sua resolução nativa.
Tenho a noção que o plasma acaba por ganhar neste aspecto
plasma: de 1280 passa para 1024; de 16:9 passa para outra "coisa" (16:11? ou imagem esticada/cortada?).
lcd: de 1280 passa para 1366. ("inventa" pixels)
Se assim for, quem acaba por ganhar é mesmo quem tem tv 1080p e sinal igual, quer seja lcd ou plasma!
 
Não pareces saber mesmo muito sobre plasmas, o que pode explicar muito do teu antagonismo em relação a eles...

A imagem não tem de ser esticada nem cortada porque os píxeis num plasma (pelo menos num não FULL HD) não são quadrados, mas sim rectangulares, com a sua largura maior que a altura. Assim sendo as proporções da imagem mantêm-se inalteradas.

Cumps
 
vacalouca, desculpa, eu é que não expliquei bem: dos 1280 pixels quadrados (1.1) que existem no sinal 720p, cada um com a sua cor, passamos a ter apenas 1024 rectangulares (1.25*1) e com cores aproximadas, mas tu mesmo assim achas que é a mesma coisa :lol:. Volto a repetir que passamos de uma 16 por cada 9 pixels para outra coisa. Ou seja, ficamos com a imagem alterada, não na forma, mas na cor. Basta o exemplo dos seguintes "pixels": >(:'(:mad::arrow:>(:P8|}>. Isto ao passar de 1280 pixels quadrados para 1024 rectangulares fica como? Bonito, bonito, bonito... nop!
 
Dá para ver que consigo é impossível discutir saudavelmente sobre as diferentes tecnologias. Isto não é uma competição com vencedores e perdedores, é um fórum onde devem existir discussões construtivas e dúvidas esclarecidas!
Em vez de admitir que os plasma consomem mais que os mais recentes e eficientes LCD resolveu mudar de assunto e dizer que os LCD têm mercúrio. Eu não neguei que os LCD tenham mercúrio. Ambas as tecnologias usam um número impressionante de materiais poluentes. Mas não me preocupa tanto a pequena quantidade de mercúrio que os LCD usam e o tipo de poluição que isso provoca, preocupa-me muito mais neste momento tudo o que advém da falta de eficiência no consumo energético (seja nas casas, seja nas estradas) e todas as catástrofes que já aconteceram e estão para acontecer devido a esta poluição... mas isto é um fórum de tecnologias: fim do off-topic! E eu acabei de defender o CRT nesse campo não porque sou anti-os-não-crt mas porque dá uma goleada ao LCD e ao Plasma no que ao consumo energético diz respeito. Nada mais nem menos. Não disse que o CRT era melhor! Apenas que gasta menos!

Qunato à maneira de escrever do PSH:





... passa despercebido aqueles que não pensam pela sua cabeça, mas apenas pensam pelo que os outros escrevem na net.


Apenas um pedido: umas férias (no mínimo) para este PSH já! >( É inadmissível alguém que insulta gratuita e repetidamente todos os que o contrariam, quer estejam certos, errados ou tenham apenas exposto a sua opinião, quer sejam membros deste fórum ou pessoas de outros sítios.

PS: Viva o CRT, o LCD e o Plasma e que todos os que os possuem estejam satisfeitos! Não ao "fanboy-ismo"!

Peço imensa desculpa se te ofendi. Nunca foi essa a minha intenção.

E tens toda a razão. É incrivel como os fabricantes fazem uma coisa dessas chamada plasma que é um monstro consumidor de energia e um bicho papão para o ambiente.
Ainda bem que eu tenho dois plasmas defeituosos em casa. Foram substituir dois CRT's (esses amigos do ambiente) e a factura não teve qualquer aumento visivel. Deve ser culpa dos amigos da EDP. São muito simpaticos.

Mais uma vez peço desculpa por achar que estavas errado nas tuas ideias.
Errado estava eu em discutir contigo.

Peço muita desculpa.
 
vacalouca, desculpa, eu é que não expliquei bem: dos 1280 pixels quadrados (1.1) que existem no sinal 720p, cada um com a sua cor, passamos a ter apenas 1024 rectangulares (1.25*1) e com cores aproximadas, mas tu mesmo assim achas que é a mesma coisa :lol:. Volto a repetir que passamos de uma 16 por cada 9 pixels para outra coisa. Ou seja, ficamos com a imagem alterada, não na forma, mas na cor. Basta o exemplo dos seguintes "pixels": >(:'(:mad::arrow:>(:P8|}>. Isto ao passar de 1280 pixels quadrados para 1024 rectangulares fica como? Bonito, bonito, bonito... nop!
Já que estamos a falar de cores, as coisas não são assim como tu pintas. Em ambos os casos, lcd e plasma, tem de existir processamento dos pixeis. Num dos casos, tens de inventar pixeis e no outro tornar os pixeis quadrados. Não sei o que será pior, mas uma coisa posso dizer-te. Os Pioneer Kuro são aclamados como o melhor painel do mercado, quer em HD Ready (1024x720) quer em Full HD. Logo, passar pixeis para pixeis rectangulares fica bonito. :004:
 
vacalouca, desculpa, eu é que não expliquei bem: dos 1280 pixels quadrados (1.1) que existem no sinal 720p, cada um com a sua cor, passamos a ter apenas 1024 rectangulares (1.25*1) e com cores aproximadas, mas tu mesmo assim achas que é a mesma coisa :lol:. Volto a repetir que passamos de uma 16 por cada 9 pixels para outra coisa. Ou seja, ficamos com a imagem alterada, não na forma, mas na cor. Basta o exemplo dos seguintes "pixels": >(:'(:mad::arrow:>(:P8|}>. Isto ao passar de 1280 pixels quadrados para 1024 rectangulares fica como? Bonito, bonito, bonito... nop!

Já vi que fazes da tua ignorância um motivo de orgulho, portanto não volto a dialogar contigo neste tópico.

Sugiro que compres um LCD FULL HD e te entretenhas a contar os píxeis um a um (várias vezes se possível) para ver se estão lá todos (e assim te poderes gabar aos teus amigos que a tua TV tem mais píxeis que as deles o que é sempre uma boa maneira de começar uma conversa; alternativamente também pode servir como conversa de engate quiçá :D) e deixes pessoas com um pouco mais de inteligência e experiência participar neste tópico e aconselhar as pessoas.

Claramente percebes muito pouco disto e poucos (ou nenhuns) plasmas deves ter visto para chegar a tão brilhantes conclusões.

Cumps
 
Já vi que fazes da tua ignorância um motivo de orgulho, portanto não volto a dialogar contigo neste tópico.

Sugiro que compres um LCD FULL HD e te entretenhas a contar os píxeis um a um (várias vezes se possível) para ver se estão lá todos (e assim te poderes gabar aos teus amigos que a tua TV tem mais píxeis que as deles o que é sempre uma boa maneira de começar uma conversa; alternativamente também pode servir como conversa de engate quiçá :D) e deixes pessoas com um pouco mais de inteligência e experiência participar neste tópico e aconselhar as pessoas.

Claramente percebes muito pouco disto e poucos (ou nenhuns) plasmas deves ter visto para chegar a tão brilhantes conclusões.

Cumps

Eu também deixei de dialogar com ele.

Há pessoas que têm a humildade de reconhecer que estão erradas e aproveitar e aprender. Neste caso, gostam de estar erradas e ainda têm orgulho.
Quando assim é encerro o caso e deixo a pessoa viver a sua vida feliz na idade da pedra.
 
Já que estamos a falar de cores, as coisas não são assim como tu pintas. Em ambos os casos, lcd e plasma, tem de existir processamento dos pixeis. Num dos casos, tens de inventar pixeis e no outro tornar os pixeis quadrados. Não sei o que será pior, mas uma coisa posso dizer-te. Os Pioneer Kuro são aclamados como o melhor painel do mercado, quer em HD Ready (1024x720) quer em Full HD. Logo, passar pixeis para pixeis rectangulares fica bonito.

Subscrevo! Também não rejeitava um Kuro Full HD (1920x1080). Agora, por um HD Ready, seja plasma ou lcd, não dou dinheiro. Mas se houvesse um lcd 1280*720 eu já tinha um.
Eu dei um exemplo exagerado do processo nos plasma apenas para sublinhar a ideia de que uma tv que receba um sinal igual à resolução nativa terá obviamente melhor imagem que uma tv que tem de redimencionar, qualquer que seja a tecnologia.
 
...peço desculpa por achar que estavas errado nas tuas ideias...
Não tens nada que pedir desculpa por achares que estou errado, estás no teu direito. Tens é de mudar esse teu tom irónico, de gozo, agressivo e mal educado que não é bem vindo em lado nenhum! Perdes toda a razão que possas ter!
 
Back
Topo