Compra - Lente

WR_guest

Banido
Boas malta,

A rainha cá de casa está prestes a festejar mais um aniversário e gostaria de lhe oferecer uma lente para a sua Canon 1300D.
Longe de uma utilização profissional, procuro algo que seja porreiro para utilizar no dia a dia e que sirva para tirar umas fotos porreiras para utilizar nas redes sociais (neste caso, sendo ela a modelo).

  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Lente
  2. POR QUANTO: 200 / 300 euros
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Paisagens, pessoas e rotina diária
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Essencialmente fotografia no exterior
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual
  6. JÁ TENS: Para adicionar a uma CANON 1300D
  7. COMO É A TUA "REDE": Não faço ideia quanto aos amigos dela. Já eu, sou mais dedicado à fotografia mobile
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.

Digamos que ando a namorar a Canon 55-250.
Que vos parece?
 
Eu apontava a:

Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM nos usados (ronda os 300€)

Ou Sigma 17-50mm f/2.8 EX DC OS HSM (250 a 300€, nova, bem comprada)

São lentes com perspectivas semelhantes à lente de kit que ela deve ter, mas com melhor qualidade óptica e maior abertura de diafragma (para desfocar mais o fundo e ter melhores resultados em situações de pouca luz). Para o dia-a-dia, não considero que haja melhor do que uma zoom dessas.

Em substituição da lente que ela já tem, que deve ser uma 18-55mm f/3.5-5.6.
 
Última edição:
E' uma lente boa porem teem que ter em conta que a 55 vai ser aproximadamente 90mm e a 200mm vai ser equivalente a 320. Para espaços fechados e curtos vai ser complicado fotografar.
 
Obrigado malta !
Iremos optar pela canon 55-250 stm
Depois de andarmos a ver vários kits de lente, este foi o que mais agradou.

Essa lente é boa para média a longa distâncias. É normalmente utilizada para fotografia na natureza com boa iluminação. Não é uma lente particularmente luminosa.

Qual é mesmo o tipo de utilização que vai ter? Se for para retratos diria para esquecer essa lente...
 
E' uma lente boa porem teem que ter em conta que a 55 vai ser aproximadamente 90mm e a 200mm vai ser equivalente a 320. Para espaços fechados e curtos vai ser complicado fotografar.

Essa lente é boa para média a longa distâncias. É normalmente utilizada para fotografia na natureza com boa iluminação. Não é uma lente particularmente luminosa.

Qual é mesmo o tipo de utilização que vai ter? Se for para retratos diria para esquecer essa lente...

Obrigado pelas dicas
Essencialmente para fotografia de rua, onde poderemos apanhar pessoas, espaços, natureza, etc

Muito idêntico a isto

Parece-vos bem dentro daquilo que estou a dizer?
 
Obrigado pelas dicas
Essencialmente para fotografia de rua, onde poderemos apanhar pessoas, espaços, natureza, etc

Muito idêntico a isto

Parece-vos bem dentro daquilo que estou a dizer?

Para esse tipo de uso parece mais apropriado. Tens é de ter noção que essa lente se não estou em erro é uma zoom "barata". Tem abertura muito próxima da lente de kit e não esperes resultados como esse vídeo mostra.

Se não estou em erro esse indivíduo estava a usar uma lente L que faz toda a diferença na qualidade das fotos.

Onde resides não consegues alugar essa lente? Ou pedir a alguém que tenha algo semelhante para emprestar um dia para ter noção se é a escolha certa.
 
Obrigado pelas dicas
Essencialmente para fotografia de rua, onde poderemos apanhar pessoas, espaços, natureza, etc

Muito idêntico a isto

Parece-vos bem dentro daquilo que estou a dizer?

Como disseram acima, a lente tem uma abertura de f4 a f5.6 - normalmente quando aumentas o zoom consegues obter aquele tipo de efeito que faz com que o objecto sobressaia mais porem como a abertura não favorece não sei obterás o mesmo efeito. Não tenho aps-c.
 
Podes comprar à vontade. Tenho essa lente e é muito boa, especialmente para o preço. Nao sei se nao sera a minha lente mais sharp!
 
Última edição:
Para esse tipo de uso parece mais apropriado. Tens é de ter noção que essa lente se não estou em erro é uma zoom "barata". Tem abertura muito próxima da lente de kit e não esperes resultados como esse vídeo mostra.

Se não estou em erro esse indivíduo estava a usar uma lente L que faz toda a diferença na qualidade das fotos.

Onde resides não consegues alugar essa lente? Ou pedir a alguém que tenha algo semelhante para emprestar um dia para ter noção se é a escolha certa.

Como disseram acima, a lente tem uma abertura de f4 a f5.6 - normalmente quando aumentas o zoom consegues obter aquele tipo de efeito que faz com que o objecto sobressaia mais porem como a abertura não favorece não sei obterás o mesmo efeito. Não tenho aps-c.

Agradeço o feedback.
Infelizmente não tenho ninguem a quem possa pedir para testar e entretanto já estamos na data de aniversário.
Dentro do budget, haverá outra solução que seria de considerar ? tendo em conta a camera e tudo mais ?

Obrigado


Podes comprar à vontade. Tenho essa lente e é muito boa, especialmente para o preço. Nao sei se nao sera a minha lente mais sharp!

Nao sendo para uma coisa pro, sempre dá para umas brincadeiras engraçadas
 
Wilson, ve aqui:

Este rapaz faz umas reviews excelentes mesmo. Do melhor que podes encontrar - real world e sem fluff. Ele também vai começar agora a fazer reviews de lentes NIKON.

Essa e' sobre a lente que queres. Talvez de uma ideia do que te espera.
 
O OP disse "procuro algo que seja porreiro para utilizar no dia a dia e que sirva para tirar umas fotos porreiras para utilizar nas redes sociais (neste caso, sendo ela a modelo)."

Com 300€ nao vejo grande escolha... Dai ter sugerido:
1. 50mm f/1.8 STM - 120€
2. 55-250mm STM - 200€
3. 85mm f/1.8 - 250€ (usada)

Qualquer uma dela tem as suas vantagens e desvantagens. Para algo mais genérico mais vale ir por uma das sugestões do m4ndr4ke. Tirando isso nao vejo que mais haja...
 
Última edição:
Yah por 300e, com jeitinho dá para comprar a 50mm f/1.8 STM (nova dado que é presente), vender a de kit e fazer o upgrade por uma das zoom 2.8 usada. Seria o que eu faria.
 
Quando tive a 100d, a 50mm 1.8 foi compra certa para retratos.

Agora com Sony mirrorless vendi todas as lentes que tinha ( 16-50 de kit e uma sigma 30mm f2.8) e comprei uma 50mm 1.8.

Para rua a 30mm poderia ser uma boa opção.
 
Quando me falam em lente para o dia-a-dia, geralmente recomendo uma zoom standard, por ser aquela lente que metemos na câmara e raramente tiramos. É a lente que é pau para toda a obra (mais ou menos, claro).
Uma dessas com uma abertura simpática como f/2.8, mesmo não sendo tão boa para retratos como uma 50mm f/1.8 (nestas câmaras), já dá para ter uns bons resultados se uma pessoa souber jogar bem com as distâncias entre a câmara, o sujeito e o fundo, e sempre dá para todas as outras coisas do quotidiano. O meu raciocínio foi esse nas recomendações que fiz.
Quando eu tinha a 80D, a 17-55m f/2.8 era a minha lente de eleição. Comprei-a muito pouco convencido, mas hoje digo que, de todas as lentes que já tive é, sem dúvida, a que mais influenciou a minha evolução. Passava meses inteiros sem a tirar da câmara e, inclusive, cheguei a viajar só com essa lente.

Dificilmente eu recomendarei uma 55-250, ou uma lente fixa qualquer mais longa do que 30 ou 35mm para essa tarefa de fotografia quotidiana, porque são lentes que dão para os retratos, mas depois no dia-a-dia tornam-se comprometedoras devido à perspectiva mais estreita e, grande parte das vezes, acabam por fazer uma pessoa andar com mais lentes no saco/na mochila (para algumas pessoas isto é um problema; para outras, nem tanto).

Se for a pensar só nos retratos, então sim, a 50mm é uma aposta muito simpática e acessível.
A 85mm é, até hoje, uma das minhas lentes favoritas, mas exige mais do utilizador.
 
Back
Topo