Compra - Lente

Para não abrir novo tópico vou usar este se me for permitido. Tenho a lente kit 18-55 e a 55-250 stm e pretendo comprar a 50mm f1.8. Pretendo para fotos quer no interior quer para exterior e para ficar com um complemento às que já tenho. Continua a ser uma lente recomendada ou há algo no mercado similiar e mais barato ou até melhor por um preço aproximado?
Recomendam alguma loja mais em conta?
 
A Canon 50mm 1.8 é historicamente uma no brainer... Por 100€, sendo uma prime para FF, não tens nada que se compare. Já tive a Canon 50mm 1.4 e não vale a diferença.
No entanto, sendo a máquina APS-C, se calhar vais querer ponderar a 24mm F2.8. É apenas ligeiramente mais cara, menos luminosa e se um dia comprares uma máquina FF não serve, mas diria que num corpo APS-C é uma focal mais versátil que uma 50mm. Até porque de 24mm podes fazer crop para 50mm, o inverso não. Mas de F1.8 para F2.8 perdes alguma luz.

Dá uma vista de olhos pelas tuas fotos, se conseguires usa um programa para ver as focais que usaste e para teres uma ideia se usas mais perto dos 24mm ou dos 50mm.
 
A Canon 50mm 1.8 é historicamente uma no brainer... Por 100€, sendo uma prime para FF, não tens nada que se compare. Já tive a Canon 50mm 1.4 e não vale a diferença.
No entanto, sendo a máquina APS-C, se calhar vais querer ponderar a 24mm F2.8. É apenas ligeiramente mais cara, menos luminosa e se um dia comprares uma máquina FF não serve, mas diria que num corpo APS-C é uma focal mais versátil que uma 50mm. Até porque de 24mm podes fazer crop para 50mm, o inverso não. Mas de F1.8 para F2.8 perdes alguma luz.

Dá uma vista de olhos pelas tuas fotos, se conseguires usa um programa para ver as focais que usaste e para teres uma ideia se usas mais perto dos 24mm ou dos 50mm.

Não encontro nada a esse preço, só >130€, recomendas alguma loja?
 
Mesmo em Portugal, em dias de promoções, a 50mm fica abaixo dos 120€

Outra opção é sempre ir aos usados. É uma lente simples e acessível, não vale a pena complicar muito.
 
A Canon 50mm 1.8 é historicamente uma no brainer... Por 100€, sendo uma prime para FF, não tens nada que se compare. Já tive a Canon 50mm 1.4 e não vale a diferença.
No entanto, sendo a máquina APS-C, se calhar vais querer ponderar a 24mm F2.8. É apenas ligeiramente mais cara, menos luminosa e se um dia comprares uma máquina FF não serve, mas diria que num corpo APS-C é uma focal mais versátil que uma 50mm. Até porque de 24mm podes fazer crop para 50mm, o inverso não. Mas de F1.8 para F2.8 perdes alguma luz.

Dá uma vista de olhos pelas tuas fotos, se conseguires usa um programa para ver as focais que usaste e para teres uma ideia se usas mais perto dos 24mm ou dos 50mm.

Todos nós somos diferentes e temos gostos diferentes e a 24mm pancake tem a vantagem de ser uma lente muito muito pequena, mas foi a 1.ª lente de que me vi livre. Ok, comprei a 17-55 USM que cobre essa distância com a mesma abertura, mas nunca foi uma lente que me satisfizesse.

Neste momento prefiro sempre lentes com a maior abertura possível. São aquelas que te dão mais margem de manobra, tanto por causa da luz como pelo DoF.

Neste momento tenho 2 lentes para o dia a dia. A 17-55 USM e a 55-250 stm. Depois tenho a 50mm 1.8 stm para retratos. E tenho a 10-17 stm ali meia encostada…

Se quiser sair com uma lente é a 17-55, se puder levar mais qualquer coisa é a 55-250.
 
Obviamente. Eu foquei a 24mm não por preferências ou gostos, mas porque é uma alternativa à 50mm, especialmente em APS-C, para quem quer uma prime all-around. Mas referi o bom e mau de cada uma, para ele pensar por ele.

O facto de teres a 17-55 como primeira lente, mostra que preferes zooms, o que é válido, mas foge à questão focada na 50mm e alternativas. Além do preço de um zoom bom ser muito superior, mesmo que possa valer a pena por cobrir mais focais. E a questão do tamanho/peso também fica esbatida se tiveres que andar com duas ou mais primes.
Eu tive a 17-50 2.8 da Tamron e neste exacto momento estou a viajar apenas e só com a 22mm F2. É-me igual, ambas fazem bem o trabalho, com vantagens diferentes.
 
Eu não prefiro zooms. Acho que as zooms são mais adequadas para contextos em que desconheces o que vais fotografar. Isto é, são mais all around que as prime. Acho as prime óptimas quando estas em contextos mais controlados. Estúdio por exemplo. Ou sessões fotográficas.

Obviamente que o peso de uma 17-55 é enorme comparado com a 24 ou a 50mm mas para mim não é um problema dado todos os benefícios que trás. Acredito que para muitos possa ser.

Neste momento quando saio a rua levo zooms. Quando sei ao que vou levo primes aka 50mm e talvez uma zoom. Só porque sim.
 
Percebo o que dizes, mas não diria para contextos desconhecidos. Diria antes para quando rapidez pode ser fundamental. E isso pode acontecer até quando sabes ao que vais. Se não tiveres pressas, mesmo indo ao desconhecido, podes simplesmente trocar de lente.

Daí que agora prefira primes, não ando atrás de nada e fotografo o que quero, quando quero. Se demorar, demorei, se perder "o momento", perdi (embora não me lembre de ter acontecido).
Mas quando fotografo com intenção, em que já perdi muito mais tempo com o tripé ou a escolher um canto em que a luz esteja fixe para uns retratos, etc, quero é que a foto venha com a melhor qualidade possível.
 
tirando o pó a este tópico e como fui eu que iniciei:

Comprei a canon 50mm f/1.8 stm hoje, para oferecer no natal. Fica com um kit engraçado para as mais diversas situações agora.
Agora vou procurar uma mochila para a maquina e lentes, que seja à prova de água e assim, que não arrombe um orçamento hehehe
 
E mesmo as caras, na maioria dependem de uma capa para serem realmente à prova de água. É mais fácil (e barato) procurar uma bolsa para a máquina e uma mochila à parte à prova de água.

Ex: Tenho uma mala messenger de 30€ da Manfrotto e posso tirar a bolsa interna e meter numa Kriega para andar de mota.
 
Back
Topo