Compra maquina fotografica para noob

Eduardo09

Power Member
Olá a todos, gostaria que me dessem uma luz acerca de maquinas fotograficas..
Eu sou completamente amador..
Gostaria de algo simples, mas com alguma qualidade (ja que o fotografo não é grande coisa, o equipamento tem de ser bom para equilibrar as coisas aahaha)


  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? 500€-600€
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, eventos
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    casual, noob
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Telemovel huawei
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? O meu primo sempre usou canon, tenho outro que só gosta de sony
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.

    Apos alguma pesquisa nas lojas, cheguei a estes 3 modelos..
    https://www.dxomark.com/Cameras/Com...-EOS-200D-versus-Nikon-D3400___1178_1171_1105

    O que acham? Eu estou inclinado para a canon, mas ainda ha alguma diferença de preco entre elas, e queria saber se valia mesmo a pena..
 
Entre a EM10 II e a EM10 III não há grande evolução, por isso se encontrares a EM10 II mais barata, pode valer a pena.

O mesmo se aplica à Nikon D3400 e D3300, embora estas em geral estejam por volta do mesmo preço.

Tendo eu uma Nikon D5200 e uma Olympus EM10 II, digo-te que para quem não pretende editar fotos em raw e pretende usar os ficheiros .jpg (parece-me ser o teu caso), então a EM10 é uma máquina mais indicada. No modo de foto vivid, as fotos saem com uma saturação carregada e muitas vezes nem sinto necessidade de editar muitas das fotos.

Mas há aqui uma questão importante, todas essas máquinas vêm com lentes fracas. Não achas melhor uma máquina com lente fixa de maior qualidade, como por exemplo uma Canon g7x, uma Panasonic LX100, etc? A LX100 pode dizer-se de uma forma bastante simplista que é uma Olympus EM-10 III com uma lente fixa, melhor que qualquer lente de kit que a Olympus tenha.

Uma lente zoom boa para a Olympus deve ser coisa para 400€ a 500€ e uma prime (normalmente não dá para ter só uma), custa 200€ a 300€. Uma boa lente zoom para a Nikon custa cerca de 300€ e uma prime custa 200 €.

Sobre Canon não te posso falar porque não conheço. Apenas sei que as máquinas estão taco a taco com a Nikon, sendo que nas entradas de gama, a Nikon normalmente é ligeiramente superior para fotografia e também ligeiramente mais cara.
 
Entre a EM10 II e a EM10 III não há grande evolução, por isso se encontrares a EM10 II mais barata, pode valer a pena.

O mesmo se aplica à Nikon D3400 e D3300, embora estas em geral estejam por volta do mesmo preço.

Tendo eu uma Nikon D5200 e uma Olympus EM10 II, digo-te que para quem não pretende editar fotos em raw e pretende usar os ficheiros .jpg (parece-me ser o teu caso), então a EM10 é uma máquina mais indicada. No modo de foto vivid, as fotos saem com uma saturação carregada e muitas vezes nem sinto necessidade de editar muitas das fotos.

Mas há aqui uma questão importante, todas essas máquinas vêm com lentes fracas. Não achas melhor uma máquina com lente fixa de maior qualidade, como por exemplo uma Canon g7x, uma Panasonic LX100, etc? A LX100 pode dizer-se de uma forma bastante simplista que é uma Olympus EM-10 III com uma lente fixa, melhor que qualquer lente de kit que a Olympus tenha.

Uma lente zoom boa para a Olympus deve ser coisa para 400€ a 500€ e uma prime (normalmente não dá para ter só uma), custa 200€ a 300€. Uma boa lente zoom para a Nikon custa cerca de 300€ e uma prime custa 200 €.

Sobre Canon não te posso falar porque não conheço. Apenas sei que as máquinas estão taco a taco com a Nikon, sendo que nas entradas de gama, a Nikon normalmente é ligeiramente superior para fotografia e também ligeiramente mais cara.
Antes de mais obrigado pela ajuda.
Quanto à questão da máquina de lente fixa, foi algo que cheguei a pensar, mas depois vi o meu primo que comprou uma Sony rx2 e não gostei nada do resultado, é um amigo meu comprou a fujifilm o modelo não sei ao certo, e também não gostei do resultado.
Experimentei a Canon do meu primo e adorei, acho que é mesmo o que queria.
Agora quanto aos modelos acima, foi o que vi nas principais lojas de eletrónica.
Estão todas em promoção, sendo a mais barata a nikon e a mais cara a em10 III.
Sendo a diferença entre a mais barata e a mais cara cerca de 150€, valor este que fica explicado pela em10 III trazer 2 lentes..
Basicamente e sem perceber muito.
A nikon parece me a que tem melhor qualidade preço, a Canon tem mais interfaces e é mais recente, perde em ter menos pontos de foco, a olympus penso ser a melhor, tem mais pontos de foco, mas o sensor é menor e tem resolução menor, e é a mais cara..
Ou seja estou num grande dilema..
Quanto às lentes, sei que no futuro irei ter de investir numa lente boa, por isso não me preocupa muito a qualidade da que vier no kit.
Quando a foto em raw era algo que gostaria de começar a usar.
 
Quais são as duas lentes que a Olympus tem? Nunca vi a olympus a ser vendida com duas lentes. A Olympus é mais cara porque é uma mirrorless, nada mais. Todas a máquinas que referiste são entradas de gama e a Nikon, enquanto máquina é aquela que provavelmente te vai dar melhor qualidade... Se fotografares em raw e perderes tempo a editar as fotos.

Escolher uma máquina com lentes intermutáveis tem muito a ver com o sistema de lentes. Eu nunca ponderei comprar uma máquina full frame porque acho as lentes demasiado caras. Posso também dizer que antes de ter uma dSLR e uma mirrorless, tive uma compacta avançada com a qual aprendi as bases da fotografia. Tu com uma máquina profissional , provavelmente hoje não te entenderias com ela...

Não podes comparar alhos com bugalhos. Que lente tem a Canon do teu primo e as fotos sofreram ou não edição?

Que eu saiba não existe nenhuma Sony RX2 e falares na Fuji sem saberes o modelo vale zero. A Fuji tem máquinas muito boas e tem máquinas medíocres....

Eu consigo tirar más fotos com uma máquina de 3.000 € e boas fotos com um telemóvel, por isso cuidado com essas análises simplistas, se efetivamente queres fazer uma boa escolha. Acima de tudo, como tu próprio disseste, és um noob, por isso não tenhas pressa e não faças escolhas precipitadas (ou então faz, o dinheiro é teu, podes fazer com ele o que quiseres).

Sabes o que é uma foto em raw?
O tamanho para ti é irrelevante?
 
Última edição:
Devo acrescentar que para quem está a começar, as mirrorless são de mais fácil habituação.
Tudo porque o EVF permite facilmente tirar uma foto correctamente exposta mesmo nos modos manuais.
 
Back
Topo