[Compra] Nikon d3400

LbrT

Power Member
Boa tarde,

Tenho estado a namorar uma câmara para me iniciar na fotografia. Até agora uso o meu telemóvel (Huawei p20 pro), mas confesso que aprender o modo manual e posterior edição das fotos me cativa por isso gostava de comprar uma DSLR.

Pelo que vi a nikon é uma boa escolha e gostaria de saber se estes preços que encontrei são bons:

1 - MÁQUINA FOTOGRÁFICA NIKON D3400+18/55 KIT - 384€ (-30% online)
2 - Nikon D3400 + AF-P DX 18-55mm f/3.5-5.6G + Estojo - 475€
3 - Nikon D3400 + AF-P DX 18-55mm f/3.5-5.6G + FS DX NIKKOR 55-200mm f4/5.6G - 600€
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina + lente + cartão memória.
  2. POR QUANTO: Idealmente até 500€, como vou começar, o mínimo possível ?
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    paisagens, longas exposições
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, entusiasta.
  6. JÁ TENS: Uso telemóvel ?
  7. COMO É A TUA "REDE": -
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.

Desde já obrigado.

Cumprimentos
 
curiosamente comprei essa câmara em Janeiro com pack 18/55+estojo+protector de lente+estojo e vou vender para comprar uma mirrorless.

nada contra a câmara, é muito boa para iniciantes, simplesmente não gostei assim tanto desta minha primeira vez com dslr's. Dou por mim a usar cada vez menos máquina fotografica quando saio só pelo tamanho daquilo.

estou a pensar comprar uma Fujifilm X-T100, ou uma LUMIX GX80
 
curiosamente comprei essa câmara em Janeiro com pack 18/55+estojo+protector de lente+estojo e vou vender para comprar uma mirrorless.

nada contra a câmara, é muito boa para iniciantes, simplesmente não gostei assim tanto desta minha primeira vez com dslr's. Dou por mim a usar cada vez menos máquina fotografica quando saio só pelo tamanho daquilo.

estou a pensar comprar uma Fujifilm X-T100, ou uma LUMIX GX80
Obrigado pela resposta. Pode me mandar valores por pm?

Já agora, porque essa suas escolhas é qual é o seu "nível" no que toca a fotografia?

Cumprimentos
 
Dessas 3 iria para a primeira opção.

A última nunca pois essa lente até se costuma arranjar relativamente barata. Até convém ver se gostas do sistema antes de começar logo a investir em mais lentes.
 
curiosamente comprei essa câmara em Janeiro com pack 18/55+estojo+protector de lente+estojo e vou vender para comprar uma mirrorless.

nada contra a câmara, é muito boa para iniciantes, simplesmente não gostei assim tanto desta minha primeira vez com dslr's. Dou por mim a usar cada vez menos máquina fotografica quando saio só pelo tamanho daquilo.

estou a pensar comprar uma Fujifilm X-T100, ou uma LUMIX GX80


Eu sou da mesma opinião, uma DSLR tem sempre um tamanho volumoso e andar com ela nem sempre é pratico. Ainda para mais para quem está habituado a fotografar com o telemóvel que anda sempre no bolso!
Acrescentava a essas duas opções a sony a6000 ou a a6300.
 
Eu sou da mesma opinião, uma DSLR tem sempre um tamanho volumoso e andar com ela nem sempre é pratico. Ainda para mais para quem está habituado a fotografar com o telemóvel que anda sempre no bolso!
Acrescentava a essas duas opções a sony a6000 ou a a6300.


Obrigado. Quais são então as principais diferenças entre DSLR e mirrorless no que toca à qualidade das fotografias e preços de novas lentes?
Ou, porque escolher uma DSLR em vez de uma mirrorless?


Cumprimentos
 
Uma D3400 em termos de tamanho para uma mirrorless aps-c, não é nada de especial... Podemos estar aqui com medições e outras tretas, mas se não levares a D3400 para a rua por causa do tamanho, também não vais levar uma mirrorless.

Em termos de qualidade, a história é a mesma, os bons resultados dependerão de quem está a operar a máquina, e não se é DSLR ou mirrorless.

Aposta na formação, há muita coisa no youtube. Começa pelos 3 pilares da fotografia.
 
Uma D3400 em termos de tamanho para uma mirrorless aps-c, não é nada de especial... Podemos estar aqui com medições e outras tretas, mas se não levares a D3400 para a rua por causa do tamanho, também não vais levar uma mirrorless.

Em termos de qualidade, a história é a mesma, os bons resultados dependerão de quem está a operar a máquina, e não se é DSLR ou mirrorless.

Aposta na formação, há muita coisa no youtube. Começa pelos 3 pilares da fotografia.

Não concordo. Existe diferença de tamanho que apesar de não ser gritante, por vezes pode fazer a diferença.

Para o OP:
Sai bem mais em conta ter uma DSLR, quando se fala de lentes e acessórios. Tem-se mais autonomia, um ovf, em geral melhor focagem, uma tecnologia mais antiga em que as marcas não investem tanto hoje, embora já exista um leque de lentes e acessórios gigante no mercado e as lentes não evoluem tanto como os corpos das máquinas, por iso continuam atuais. As mirrorless tem evf, normalmente vêm com mais tecnologia de ponta e são mais rápidas (?), têm menos lentes disponíveis, mais caras e com menor mercado de usados. O que não faltam são comparativos pela net e pelo fórum de DSLR vs Mirrorless.
 
Uma D3400 em termos de tamanho para uma mirrorless aps-c, não é nada de especial... Podemos estar aqui com medições e outras tretas, mas se não levares a D3400 para a rua por causa do tamanho, também não vais levar uma mirrorless.

Em termos de qualidade, a história é a mesma, os bons resultados dependerão de quem está a operar a máquina, e não se é DSLR ou mirrorless.

Aposta na formação, há muita coisa no youtube. Começa pelos 3 pilares da fotografia.
Não era o meu caso.
 
Não concordo. Existe diferença de tamanho que apesar de não ser gritante, por vezes pode fazer a diferença.

Para o OP:
Sai bem mais em conta ter uma DSLR, quando se fala de lentes e acessórios. Tem-se mais autonomia, um ovf, em geral melhor focagem, uma tecnologia mais antiga em que as marcas não investem tanto hoje, embora já exista um leque de lentes e acessórios gigante no mercado e as lentes não evoluem tanto como os corpos das máquinas, por iso continuam atuais. As mirrorless tem evf, normalmente vêm com mais tecnologia de ponta e são mais rápidas (?), têm menos lentes disponíveis, mais caras e com menor mercado de usados. O que não faltam são comparativos pela net e pelo fórum de DSLR vs Mirrorless.
Uma D3400 é pequena. Se metermos uma mirorless apsc ao lado, a diferença é uma treta... Treta no sentido prático, para se decidir se se leva a maquina ou não. Metendo lentes equivalentes, não é ter mais um cm ou dois para cada lado que vai fazer diferença, pelo menos para mim.


Uma m4/3 já é mais pequenita, assim como as lentes, mas a qualidade não é a mesma.

E depois, ainda há a questão da ergonomia... Que o OP também deve ter em atenção.

Esta é a minha ideia, não a imponho a ninguém, como é óbvio.
 
Última edição:
Em 2011/2012 estava na mesma situação que tu e optei por comprar a Nikon D3100, como não sabia o estilo de fotografia que queria fazer, optei pela objetiva do kit e ao longo dos anos fui apostando em diferentes objetivas. Em relação à máquina, nunca tive qualquer problema e encaixava de forma perfeita nas minhas mãos, a ergonomia é excelente e os controlos da máquina são bastante acessíveis. Neste sentido, acredito que seja uma excelente escolha para quem quer iniciar no mundo da fotografia. Tens ainda o mercado de usados que atualmente encontras oportunidades únicas no que toca a DSLR's e objetivas.
 
Uma D3400 em termos de tamanho para uma mirrorless aps-c, não é nada de especial... Podemos estar aqui com medições e outras tretas, mas se não levares a D3400 para a rua por causa do tamanho, também não vais levar uma mirrorless.

Em termos de qualidade, a história é a mesma, os bons resultados dependerão de quem está a operar a máquina, e não se é DSLR ou mirrorless.

Aposta na formação, há muita coisa no youtube. Começa pelos 3 pilares da fotografia.

Obrigado pela opinião.
Sim, já comecei há algum tempo a ler sobre isso. Comprei um cursos básicos em promo e vi bastantes vídeos. Tenho testado com o P20 pro, mas claro que não é a mesma coisa, por isso a DSLR.

Não concordo. Existe diferença de tamanho que apesar de não ser gritante, por vezes pode fazer a diferença.

Para o OP:
Sai bem mais em conta ter uma DSLR, quando se fala de lentes e acessórios. Tem-se mais autonomia, um ovf, em geral melhor focagem, uma tecnologia mais antiga em que as marcas não investem tanto hoje, embora já exista um leque de lentes e acessórios gigante no mercado e as lentes não evoluem tanto como os corpos das máquinas, por iso continuam atuais. As mirrorless tem evf, normalmente vêm com mais tecnologia de ponta e são mais rápidas (?), têm menos lentes disponíveis, mais caras e com menor mercado de usados. O que não faltam são comparativos pela net e pelo fórum de DSLR vs Mirrorless.

Obrigado. Sim, já estive a ler muitas dessas comparações e para iniciar parece me muito mais em conta uma DSLR.

Em 2011/2012 estava na mesma situação que tu e optei por comprar a Nikon D3100, como não sabia o estilo de fotografia que queria fazer, optei pela objetiva do kit e ao longo dos anos fui apostando em diferentes objetivas. Em relação à máquina, nunca tive qualquer problema e encaixava de forma perfeita nas minhas mãos, a ergonomia é excelente e os controlos da máquina são bastante acessíveis. Neste sentido, acredito que seja uma excelente escolha para quem quer iniciar no mundo da fotografia. Tens ainda o mercado de usados que atualmente encontras oportunidades únicas no que toca a DSLR's e objetivas.


Obrigado pela sua opinião. Pelo muito que li, é muito mais que suficiente e também não sei muito em que campo me quero focar. Ainda tenho aquela sensação que gosto de fotografar tudo.



Ontem encontrei a nikon d3400 + lente do kit sem ser VR (18-55mm) e um saco para transporte por 370€. Não sei se a lente não ser VR vai fazer diferença para aquilo que pretendo no inicio, mas depois posso sempre investir noutras lentes.
Obrigado por todas as opiniões, agora espero evoluir bem e quem sabes tirar algumas fotos agradáveis, sempre gostei, mas só há uns tempos numa fase menos boa usei a fotografia que me tem feito bastante bem.

Cumprimentos
 
Uma D3400 é pequena. Se metermos uma mirorless apsc ao lado, a diferença é uma treta... Treta no sentido prático, para se decidir se se leva a maquina ou não. Metendo lentes equivalentes, não é ter mais um cm ou dois para cada lado que vai fazer diferença, pelo menos para mim.


Uma m4/3 já é mais pequenita, assim como as lentes, mas a qualidade não é a mesma.

E depois, ainda há a questão da ergonomia... Que o OP também deve ter em atenção.

Esta é a minha ideia, não a imponho a ninguém, como é óbvio.
Fujifilm-X-T20-vs-Nikon-D3400-top-view-size-comparison.jpg


Com a pancake meto fácil no bolso do casaco se não sair de propósito para fotografar :D.
 
Sempre gostava de ver os vossos bolsos, caraças... É no bolso de trás das calças?

Eu tenhio uma LX100, e mesmo essa não a consigo meter em bolso nenhum... Mas eu devo usar roupa demasiado "slim fit" ;D


Bem, como disse, cada um sabe de si e das suas opções. Ainda bem que há variedade.
 
Uma D3400 é pequena. Se metermos uma mirorless apsc ao lado, a diferença é uma treta... Treta no sentido prático, para se decidir se se leva a maquina ou não. Metendo lentes equivalentes, não é ter mais um cm ou dois para cada lado que vai fazer diferença, pelo menos para mim.


Uma m4/3 já é mais pequenita, assim como as lentes, mas a qualidade não é a mesma.

E depois, ainda há a questão da ergonomia... Que o OP também deve ter em atenção.

Esta é a minha ideia, não a imponho a ninguém, como é óbvio.

Eu acho que se faz ou não diferença, vai de cada um, só acho que ele não deve à partida excluir o factor tamanho, As DSLR têm tendência a ter lentes maiores, a ter menos primes pancakes. Obviamento que não estamos a falar de bolsos, mas sim de bolsas, maiores ou menores.
 
Reitero a questão do user acima, também estava inclinado para esta máquina só que infelizmente ficou sem stock, portanto terei de ver outras opções.

Não sabendo bem o que procurar, queria algo para iniciar-me na fotografia, sendo que o meu orçamento também é parecido ao do user original. O que sugerem?
 
Back
Topo