[Compra] Nikon d3400

Boa noite,
Já tenho a Sigma 17-50mm 2.8 e já consegui dedicar 3 tardes com ela e estou muito satisfeito. Como no site que referi acima, consegui poupar algum budget, e toda a gente recomenda a nikon 50mm 1.8 ou 1.4(Sendo esta bem mais cara), faz sentido eu pensar na 50mm 1.8 mesmo tendo o mesmo range mas a 2.8?
Ou devo colocar o dinheiro de lado para depois investir numa tele ou macro, dependendo do que me identificar mais? Neste mês dediquei me basicamente a paisagens e retratos.

(Já agora, se costumam comprar lentes em 2ª mão, podem recomendar alguma loja?)

Cumprimentos
 
A questão 2.8 vs 1.8 é complicada. Eu tenho a Sigma 17-50 2.8 e a 35 1.8, que é uma lente fantástica. Comprei a 35mm quando apenas tinha a lente de kit. A verdade é que hoje uso muito pouco a 35mm, porque apesar de ser a lente com mais qualidade que tenho, muitas vezes prefiro optar pela versatilidade da 17-50, cuja qualidade é quase sempre satisfatória. Acabo por usar a 35 apenas em festas e jantares. Não vendo a 35mm, porque é uma lente "barata" que prefiro manter para quando quero "aquele" bokeh.

Tendo tu também a 17-50 2.8, eu apostaria em aumentar a gama de distância focal e um dia mais tarde, comprar uma prime luminosa. Se tivesses apenas a lente de kit da máquina, já te diria para ires buscar uma prime, mas com a 17-50, mesmo estando uns furos abaixo, já está bem servido.

Sobre macro, primeiro compra uma raynox e talvez uns tubos de macro, que já improvisas uma lente de macro com menos de 100 €. Não é o mesmo que uma lente dedicada, mas já dá para fazer umas experiências (e as lentes macro são caras).

Eu no meu caso particular, segui este percurso (mas depende do que cada um gosta): Nikon 18-105 + Nikon 35, depois comprei um tripé razoável, vendi a 18-105 e comprei a sigma 17-50, que anda 90% do tempo na máquina, depois Tamron 70-300 VC, depois um flash (essencial para boas fotos dentro de casa com luz artificial), depois uns tubos de macro e uma Raynox e agora ando a namorar as Tokinas wide angle.
 
A questão 2.8 vs 1.8 é complicada. Eu tenho a Sigma 17-50 2.8 e a 35 1.8, que é uma lente fantástica. Comprei a 35mm quando apenas tinha a lente de kit. A verdade é que hoje uso muito pouco a 35mm, porque apesar de ser a lente com mais qualidade que tenho, muitas vezes prefiro optar pela versatilidade da 17-50, cuja qualidade é quase sempre satisfatória. Acabo por usar a 35 apenas em festas e jantares. Não vendo a 35mm, porque é uma lente "barata" que prefiro manter para quando quero "aquele" bokeh.

Tendo tu também a 17-50 2.8, eu apostaria em aumentar a gama de distância focal e um dia mais tarde, comprar uma prime luminosa. Se tivesses apenas a lente de kit da máquina, já te diria para ires buscar uma prime, mas com a 17-50, mesmo estando uns furos abaixo, já está bem servido.

Sobre macro, primeiro compra uma raynox e talvez uns tubos de macro, que já improvisas uma lente de macro com menos de 100 €. Não é o mesmo que uma lente dedicada, mas já dá para fazer umas experiências (e as lentes macro são caras).

Eu no meu caso particular, segui este percurso (mas depende do que cada um gosta): Nikon 18-105 + Nikon 35, depois comprei um tripé razoável, vendi a 18-105 e comprei a sigma 17-50, que anda 90% do tempo na máquina, depois Tamron 70-300 VC, depois um flash (essencial para boas fotos dentro de casa com luz artificial), depois uns tubos de macro e uma Raynox e agora ando a namorar as Tokinas wide angle.


Muito obrigado pela resposta e partilha do seu percurso. Realmente o próximo passo é complicado porque não existe o 'certo' ou 'errado' mas sim o gosto pessoal e no inicio é tudo muito apelativo. Vou então aproveitar este budget para algo que acho mais útil, mochila para transportar o corpo e neste momento a lente que tenho de forma confortável e talvez um tripé. Andei a ver uma mochilas em lojas físicas mas ainda não me decidi, mas relativamente ao tripé recomenda algo?

Tenho partilhado algumas fotos apenas no insta (@instacoisinhas) neste momento, mas o objectivo é quando tiver algo com alguma qualidade partilhar a minha evolução num site tipo flickr.

Cumprimentos
 
Sobre tripés, há vários tópicos aqui no fórum, com diferentes orçamentos. Quando comprei o meu não tinha acesso a tantas opções porque estava fora da Europa, por isso nunca fiz uma pesquisa a sério.

Quando procurares tripés mais em conta, vais perceber que há muitos clones uns dos outros. Parecem iguais, mas com marcas diferentes. Tanto quanto sei, a qualidade não varia assim tanto de uns para os outros. Não poupes demasiado no tripé e compra algo robusto. Para longas exposições por exemplo (um dos principais motivos de compra) a menor vibração estraga totalmente uma foto. Mais vale dobrar um pouco as costas do que ter um tripé alto que treme por todos os lados.
 
Agora que tenho a Sigma 17-50mm 2.8, vender a minha lente do kit 18-55mm sem VR por 80€ é um bom negocio? Cumps
 
Só agora vi o tópico.
Segui, mais ou menos, o mesmo percurso. O meu corpo é D3300. Comprei em segunda mão sem lente e depois comprei a Sigma 17-50 mm 2.8
A minha segunda lente foi a 55-200 mm, que raramente uso. Custou-me 100 EUR em segunda-mão. Apenas uso para fotos de desporto dos meus filhos.
Também tenho a 35 mm F1.8 que é muito boa (também comprei usada), mas que uso em situações especificas. De resto a máquina anda quase sempre com a Sigma. A minha única queixa da Sigma é que não é tão sharp como a 35mm e dá-me ideia que o foco não é perfeito (spot-on). Para mim é mais que suficiente.
 
Só agora vi o tópico.
Segui, mais ou menos, o mesmo percurso. O meu corpo é D3300. Comprei em segunda mão sem lente e depois comprei a Sigma 17-50 mm 2.8
A minha segunda lente foi a 55-200 mm, que raramente uso. Custou-me 100 EUR em segunda-mão. Apenas uso para fotos de desporto dos meus filhos.
Também tenho a 35 mm F1.8 que é muito boa (também comprei usada), mas que uso em situações especificas. De resto a máquina anda quase sempre com a Sigma. A minha única queixa da Sigma é que não é tão sharp como a 35mm e dá-me ideia que o foco não é perfeito (spot-on). Para mim é mais que suficiente.


Obrigado pela partilha.
Eu neste momento estou a procura de um tripé, vi uns tópicos por aqui e agora ando a espera da melhor oportunidade. Pretendo também uma tele zoom pois gosto de Desporto e Natureza, mas sei que vou usar só em situações especificas, por isso vou esperar pela black friday.

Em relação a lentes usadas, onde costuma comprar e que cuidados costuma ter?

Cumprimentos
 
Boa noite,

Vendi a minha kit 18-55mm sem VR a uma pessoa que me diz que a lente na D3100 não dispara. Em modo live view dispara, em modo de foco manual dispara mas o anel não foca e no modo AF não dispara. Testou na D7200 e não teve qualquer problema.

Alguma sugestão?

Cumprimentos
 
Bom dia, estou tentado a comprar esta máquina numa promoção a 349€. O que me têm a a dizer sobre a máquina. Será um máquina para durar bastante anos?
Melhores cumprimentos
 
É uma das máquinas com melhor relação qualidade preço para fotografia nas máquinas de entrada de gama.

Para animais em movimento poderás precisar de uma outra lente, dependendo das distância e acima de tudo da condição de luz. Terias de saber a que distâncias focais precisas de fotografar, para saberes que tipo de lente precisarias de adicionar. Duas das primeiras lentes que se costumam comprar para essa máquina são a nikkor 35mm 1.8 (excelente qualidade, "barata" (+/- 200 €), mas com a ditância focal fixa a 35 mm) ou Sigma 17-50 2.8, que é uma substituta da lente de kit, com boa qualidade e bastante mais luminosa, especialmente nos 50 mm, ou em alternativa, para quem quer um pouco mais de zoom e um pouco menos de luminosidade a Sigma 17-70, ambas devem estar abaixo dos 400 €.

Tens algumas noções de fotografia, pretendes uma máquina para fotografar em auto, sabes o que é uma foto em RAW, sabes ou queres aprender a editar fotos? Se não pretendes editar fotos, não te aconselho a máquina, porque as cores dos jpg destas máquinas não são brilhantes. Se pretendes fotografar em Auto, também não te aconselho esta máquina. Não disseste quase nada, por isso qualquer conselho que recebas pode ser um tiro ao lado. Não é por teres uma DSLR que vais tirar melhores fotos, isso requer um pouco de trabalho. Há máquinas mais direccionadas para o uso "automático" que esta...
 
É uma das máquinas com melhor relação qualidade preço para fotografia nas máquinas de entrada de gama.

Para animais em movimento poderás precisar de uma outra lente, dependendo das distância e acima de tudo da condição de luz. Terias de saber a que distâncias focais precisas de fotografar, para saberes que tipo de lente precisarias de adicionar. Duas das primeiras lentes que se costumam comprar para essa máquina são a nikkor 35mm 1.8 (excelente qualidade, "barata" (+/- 200 €), mas com a ditância focal fixa a 35 mm) ou Sigma 17-50 2.8, que é uma substituta da lente de kit, com boa qualidade e bastante mais luminosa, especialmente nos 50 mm, ou em alternativa, para quem quer um pouco mais de zoom e um pouco menos de luminosidade a Sigma 17-70, ambas devem estar abaixo dos 400 €.

Tens algumas noções de fotografia, pretendes uma máquina para fotografar em auto, sabes o que é uma foto em RAW, sabes ou queres aprender a editar fotos? Se não pretendes editar fotos, não te aconselho a máquina, porque as cores dos jpg destas máquinas não são brilhantes. Se pretendes fotografar em Auto, também não te aconselho esta máquina. Não disseste quase nada, por isso qualquer conselho que recebas pode ser um tiro ao lado. Não é por teres uma DSLR que vais tirar melhores fotos, isso requer um pouco de trabalho. Há máquinas mais direccionadas para o uso "automático" que esta...
Boas, obrigado pela ajuda. Tenho algumas noções mas são básicas. O objectivo não é usar em auto, antes tinha uma superzoom da sony e não gostava de pouca customização que permetia às fotos. O objectivo é que dê para tirar algumas fotos em auto mas também que de para usar em manuel e editar a foto depois no photoshop ou assim. Em relação ao raw sei o que é mas nunca tive nenhuma máquina fotografasse em raw :)
Em relação às lentes, neste momento o orçamento não me vai permitir comprar mais lentes, apenas a máquina e a lente que vem com ela :S
 
Boa noite,
Qual a vossa opinião sobre as seguintes lentes usadas pelo seguinte preço:
AF-S DX NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G ED VR - 100€
Tamron 70-300mm VC macro - 120

Porque é que a 70-300 da tamron versão macro é muito mais barata que a tamron normal uma vez que temos opção de macro e normal?

obrigado
 
Vê bem a descrição da TAMRON. É macro ou é VC? Coloca a descrição completa da lente. A grande questão é se tem VC (estabilização) ou não. Sem VC são muito mais baratas porque se torna uma lente difícil de usar. Lentes com muito zoom precisam quase sempre de estabilização.
A 55-200 nunca a tive.
 
Vê bem a descrição da TAMRON. É macro ou é VC? Coloca a descrição completa da lente. A grande questão é se tem VC (estabilização) ou não. Sem VC são muito mais baratas porque se torna uma lente difícil de usar. Lentes com muito zoom precisam quase sempre de estabilização.
A 55-200 nunca a tive.


Pois, ele diz na descrição que é VC, mas a versão MACRO da tamron penso que não tem VC, até porque caso contrario não custaria esse valor. Ou seja, só faria sentido usar com tripé.


Cmps
 
Em muitas situações nem com tripé, eu diria sempre que estiveres a usar nos 300mm por exemplo, sem uma grande quantidade de luz. Se estiveres a fotografar com um sol radiante, aí com uma velocidade de obturador muito grande, a foto não ficará tremida.
 
Em muitas situações nem com tripé, eu diria sempre que estiveres a usar nos 300mm por exemplo, sem uma grande quantidade de luz. Se estiveres a fotografar com um sol radiante, aí com uma velocidade de obturador muito grande, a foto não ficará tremida.


Boa tarde,

Apareceu me o seguinte negocio:

Objetiva NIKON 70-300mm AF-P DX VR F4.5-6.3 (Encaixe: Nikon DX - Abertura:f/22-32 - f/4.5-6.3), usada por 200€ para usar na nikon3400.

Online consigo a Tamron 70-300 VC por 250€.

É um bom negocio avançar para a Nikon 70-300 ou mais vale a Tamron, imaginando que a Nikkor está em condições.

Cumprimentos
 
Back
Topo