[Compra] PDA, Smartphone - Indecisão

sensei

Power Member
Chegou a minha vez. :P
Ora bem, preciso de ajuda aqui numa indecisão.

Actualmente tenho um Samsung x820, tem uma pequena racha do lado direito, a tecla 0 não funciona correctamente, apenas se aplicarmos alguma força na mesma, já perdeu alguns cromados, estando a ficar em certa parte avermelhados (odeio isto) e o bluetooth deixou mesmo de funcionar.

Bem, no fundo, acho que está na altura de trocar de telemóvel. Queria uma coisinha já mais avançada.


1- Preferência em alguma marca. [Nokia, LG, Htc, ...]
Indiferente.

2- Operadora.
Livre ou Optimus.

3- Estilo [Slider, Concha, Monobloco, Touchscreen].
Touchscreen... Ou teclado Querty fisíco.

4- Telemóvel, PDA, Smartphone.
PDA, Smartphone

5- Utilização para autonomia da bateria [Intensiva, Moderada, Básica].
Moderada, com um ligeiro aumento em certos dias.

6- Tipo de Utilização preferencial [Mp3, Fotografia, Internet, Empresarial, SMS, Chamadas, outros].
Internet (obrigatório o Wi-fi), Empresarial, SMS, Chamadas, outros...

7- Orçamento.
300€

8- Tipo de pessoa a que se destina [Próprio, Familiar, Namorada[o].
Próprio.


O que já vi:
1ª Opção - P1i - Do que tenho pesquisado, agrada-me bastante o P1i (eu sei, descontinuado), no entanto é um modelo que tem o que procuro e consigo arranjar o mesmo a 150€ novo e livre (seria um estreante em UIQ). Sei que em termos de apps está parado, devido ao abandono do SO por parte da SE. Agora, a este preço (150€), tendo em conta a excelência que é o UIQ, o que acham?

2ª Opção - i780 - Caso ainda estivesse a 200€ na *****, novo e livre, era o que escolheria. No entanto, o mesmo já foi retirado do site e penso que não voltará ao mesmo. Preço a que consigo? 250€ livre, na *****... :rolleyes: Pergunto, compensa? Em comparação aos 150€ pelo P1i? Na minha opinião pelos 200€, era muito bom, mas mais que isso... E não pretendia comprar o meu próximo telemóvel usado.

3ª Opção - Nokia 5800 XM - Ora bem, algo mais simples, mas a meu ver aquele que tem mais potencialidade em termos de exploração. Isto, porque é um modelo recente, muitas coisas novas para testar e instalar, o mais compacto dos modelos anterior. Mas compensará o dinheiro nele investido face às minhas outras opções? Depois temos a questão do teclado... Nunca tive um Touchscreen, e não sei se ao fim de um tempo me habituarei ao mesmo. Uma coisa que não referi e que é importante é o facto de uma caracteristica essencial do meu próximo telemóvel é a edição de texto (Word, preferencialmente). Pois a partir de Junho, vou entrar numa onde de "criação textual" intensiva. Ah, este consigo arranjar na casa dos 200€, livre.

Estou atento a mais modelos e às propostas que aconselharem, no entanto não deixem de opinar sobre os modelos que acima referi, nomeadamente à relação melhor opção/preço se faz favor! ;)
Obrigado
 
Última edição:
Edição de texto?

Não consideres um telemovel sem telcado.
Caso contrário,
No 1º dia é giro, no 2º achas que te vais habituar, no 3º começas a ter duvidas, no 4º dia pensas se foi dinheiro bem empregue, o 5º vais mete-lo à venda.

Com teclado, ficas com uma "montra" muito mais limitada

Considera acima de tudo, um telemovel o mais rapido possível na transição de menus, no que refere à abertura e fecho de documentos (word ou Pdf) e siceramente, hoje não temos grandes opções.

Retira de hipotese TYTN II, é lento à brava, mesmo com uma ROM alterada, 400Mhz simplesmente não chegam.

Sobre Nokias, tens várias opções, por exemplo o Nokia E71, parece-me um telemovel agradavel à vista e ao toque, capaz de criar habitos de escrita, e com relativa boa capacidade para abrir ficheiros PDF ou Word sem perdermos a paciência.

Cumps
 
Samsung i780.

Sem duvida a melhor proposta. São 250€ que não te vais arrepender de os gastar!


O problema desse telemovel, face por exemplo ao Nokia E71 são as teclas, que são duras e não tão agradáveis ao toque, e o proprio tamanho do mesmo.

Contudo, tens um pequeno painel para controlar o rato que é muito interessante e funciona bem!

No entanto, é dificil escolher qual pelo SO pois ambos são bastante ricos em aplicações que se pode instalar posteriromente.
 
O problema desse telemovel, face por exemplo ao Nokia E71 são as teclas, que são duras e não tão agradáveis ao toque, e o proprio tamanho do mesmo.

Contudo, tens um pequeno painel para controlar o rato que é muito interessante e funciona bem!

No entanto, é dificil escolher qual pelo SO pois ambos são bastante ricos em aplicações que se pode instalar posteriromente.

As teclas é tudo uma questão de hábito!
Mas acredita que te permitem uma introdução de texto incrivelmente rápido... O rato óptico é excelente!

Quanto ao SO, são opiniões... Pessoalmente prefiro WM a Symbian...
 
Eu sei que sou suspeito mas sinceramente e tendo em conta que o arranjas por 150€, eu iria mesmo para o P1i. Design agradável, tem teclado qwerty além de touchscrren o que facilita a escrita de mensagens e afins e as próprias teclas são confortáveis o que te dá uma boa sensação. Para não falar da excelente autonomia do aparelho. No meu que já tem cerca de 1 ano a bateria dura à vontade 2 dias e tal estando o wi-fi ligado várias horas, envio de diversas sms e alguns telefonemas pelo meio, etc.

Para quê gastar mais se podes ter o essencial (e muito mais) por apenas 150€?

Só uma pequena correcção...é verdade que a SE deixou o UIQ mas continuam a ser lançadas aplicações por isso, tens e terás muito por onde pegar ainda.

Uma coisa é certa, se dizes que vais mudar pela primeira vez para um touchscrren, aconselho-te a optar por um (seja o P1i ou qualquer outro) que tenha teclado qwerty caso contrário, quase de certeza que te vais fartar pelo facto de teres que andar sempre a escrever as mensagens com a caneta o que acaba por se tornar incomodativo.
 
Última edição:
Back
Topo