1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

comprando telem na ***** trás dicionário e menu Português?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por zx-9r, 26 de Maio de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 2280)

1. zx-9r

zx-9r Power Member

Estou a pensar encomendar um telemóvel da *****, em principio um nokia n70.

Será que aquilo trás software em portugues, i.e. menus e T9?

se não trouxer, na nokia em portugal será que actualizam na boa (e de borla) o software para um que tenha a lingua Portuguesa?

obrigado

2. shello

shello %erador
    Staff Member

Em principio ha de trazer, visto a ***** ser europeia e na Nokia os telemoveis são distribuidos por zonas.

Caso haja algum problema, se fores do Club Nokia, eles actualizam o firmware de graça.

Cumps

3. RavenMaster

RavenMaster Power Member

nada é tão linear assim ;)
    a ***** ser europeia não quer dizer que traga
    costumo mandar vir coisas da ***** que às vezes nem trazem manual em portugues nem ficha europeia...

lê o que diz no N70 da *****

logo, no portuguese

Última edição: 27 de Maio de 2006
  4. Fernandinho

Fernandinho Banido

Normalmente tanto da ***** como *****, os telefones vêm com firmware inglês, francês e Italiado, e ás vezes Alemão...o chamado "EU_2" ou "EU_5" (zonas de firmware).

Para ter português tem de ser EU_1 (Português, Espanhol, Francês salvo erro).

Atenção a outra coisa também... é que a Garantia da Nokia não é Internacional... ou seja, se comprares o telefone em Espanha por ex, a factura de compra lá, cá não te dá direito á garantia, o mesmo se passa com as coisas da ***** e *****... vê lá no que te metes...

5. RavenMaster

RavenMaster Power Member

exactamente o que ia dizer a seguir
    comprar uma Canon na ***** por exemplo compensa porque tem garantia internacional, agora um telemovel...

6. Fernandinho

Fernandinho Banido

Se não estou em erro as únicas marcas que davam garantia internacional eram a Sony Ericsson e a Siemens, que agora é Benq-Siemens e não sei se continuou essa política... até a Sony Ericsson é a confirmar pois não sei se já mudou...

7. zx-9r

zx-9r Power Member

comprar na ***** compensava e bastante porque seria na www.*****-pro.com

sendo assim vou pensar melhor, não quero ficar com um telemovel sem lingua portuguesa...

8. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

eu no teu lugar em vez de pensar com base em opiniões do forum, contactava a nokia e expunha a questão da língua e da garantia, se bem q a ***** tem loja física em lisboa, onde se pode pagar os equipamentos, pelo que a garantia deve ser válida em portugal, mas de qq modo podes sempre tratar de assuntos de garantia directamente através da *****, por isso não deve haver problema!

se a nokia não aceitar a garantia, o q me parece estranho, torna-se chato sobretudo para os updates de firmware.

Última edição: 28 de Maio de 2006
  9. zx-9r

zx-9r Power Member

Pois, o melhor será contactar a nokia portugal.

Eu não "penso com base em opiniões", apenas perguntei porque há aqui vários users que já têm experiencia em compras do estrangeiro e são bem mais entendidos em telemóveis que eu, por isso poderiam saber a resposta ;)

10. Memphis

Memphis Power Member

11. Fernandinho

Fernandinho Banido

As facturas da *****/***** costuma vir com a denominação da sede social que é em França... logo aí a garantia vai-se quando for preciso apresentar a factura para comprovar a assistência técnica.

Outra coisa, o mito de que " o telefone tem garantia pelo IMEI e não é preciso factura" não´é mais que um mito... a verdade é que a assistência técnica pode ter toda a info do tlf através do imei, mas se a pessoa não tiver a factura... chapéu.

Cuidado com essas coisas...

Podes sempre contactar a Nokia Portugal ou até mesmo a Nokia Internacional para comparares informação, pois muitas vezes a Nokia Portugal diz uma coisa e depois na realidade não é bem assim...

12. Fernandinho

Fernandinho Banido

De modo resumido: Pro é para empresas (não é cobrado IVA) a "normal" é para toda a gente.

Mas para se comprar na pro sem ser empresa mesmo é complicado... mas é possível... :P

13. Memphis

Memphis Power Member

Mas por exemplo... para se comprar uma máquina fotográfica digital, qualquer empresa pode comprar ou só empresas de venda de material informático ou alguma empresa relacionada com fotografia?

14. RavenMaster

RavenMaster Power Member

qualquer empresa ;)

15. Memphis

Memphis Power Member

Assim é porreiro!
    Tenho de ver isso melhor! :D

Gracias!

16. ares

ares Power Member

Tinha ideia que as garantias de produtos vendidos na UE se aplicavam a toda a UE, independentemente do sitio onde foram comprados os produtos

De qualquer forma, pelo menos a SE tem garantia internacional...comprei um auricular em HK via ebay, que se veio a estragar, e foi trocado pela SE de cá...pequenos pormenores que me fazem ainda gostar mais da marca :)

17. Fernandinho

Fernandinho Banido

Por curiosidade e após ler o comentário do ares fui bisbilhoar o manual do N80, um dos mais recentes modelos da Nokia, e em termos de garantia diz:

"... Esta garantia só é válida e eficaz no país em que comprou o produto desde que a Nokia tenha destinado o produto a venda nesse país."

Mas... Logo a seguir diz:

"No entanto, se comprou o produto num estado membro da União Europeia, Islândia, Noruega, Suiça ou Turquia e a Nokia originalmente destinou o produto para venda num desses países, esta garantia limitada é válida e eficaz em todos esses países mencionados anteriormente."

"Algumas limitações relativamente à assistência da garantia poderão ser aplicáveis em virtude de elementos específicos de um determinado país nos produtos."

Com isto fiquei baralhado... será que a Nokia dá garantia nos paises membros da UE ou não? :wow:

Fica aqui a digitalização da parte que transcrevi do manual do N80.

18. gonx_me

gonx_me Power Member

Realmente que confusão. Vê-se logo que foi um advogado que escreveu isto. Alguém consegue descontinar como é que é isto?

19. zx-9r

zx-9r Power Member

talvez seja melhor questionar mesmo a nokia internacional

enviei hoje email com a duvida para [email protected], mas talvez fosse melhor perguntar "mais acima"

está aqui o link no site da nokia com o que o Fernandinho transcreveu:

http://www.nokia.pt/apoio/repair/warranty.html

pelos vistos garantia europeia deve existir, pelo menos posso-me basear nesta declaração no site.

agora , a questão de upgrade de software é que é uma questão a ver

20. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

mesmo q pagues na loja de portugal? isso parece-me estranho... se um consumidor compra na loja em portugal, não tem nada a ver com o lugar onde a empresa tem a sua sede social... parece-me um assunto para a deco esclarecer pois é confuso, mas não me admiro que tenhas razão...

de facto não é mito...

pelo menos na nokia, se o telefone estiver em sistema, ele tem garantia automática a partir do momento em que sai da nokia. acontece que o telefone pode estar no distribuidor dois meses até ser vendido, e o que vai acontecer é que para activar a garantia depois de decorridos 22 meses da data da venda, vai ser necessária a prova de compra, pq para a nokia, que não possui a data de venda, o equipamento já foi entregue há mais de 24 meses, e a sua garantia já acabou...

claro que é uma facilidade, e convém sempre ter a factura, mas a garantia pelo imei existe, não é mito, e funciona.

Partilhar esta Página