1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprar adaptador wireless

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Nomearod, 30 de Agosto de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1338)

1. Nomearod

Nomearod Power Member

Queria comprar um novo adaptador wireless USB pois o que tenho dá muitos problemas em Linux por isso queria ter 100% de certeza que o que compro funciona out of the box em todos (grande parte...) das distros linux (ubuntu, fedora e sabayon ja chegavam XD ).

Alguma sugestão?

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Fizeste bem.
    Diz-me só 2 coisas. Valor a gastar (pra saber o range-price), e se tem mesmo de ser USB?
    Por ex, Usb e +- barato arranjas vária coisa com chipset ralink, que tem 1 suporte razoavel/ bom em linux, sendo out-of-box em muitas distros (apesar que os drivers nativos e wpa_supplicant não combinam bem). Como por ex, Dlink G122 rev B ou C, ou ainda mais barato [SIZE=-1]Asus WL-167g, mas aqui é ver qual a revision.
    Dps há outros pequenos luxos (mas que a meu ver valem bem apena) :)[/SIZE]

Última edição: 31 de Agosto de 2007
  3. Nomearod

Nomearod Power Member

Não queria uma coisa muito cara. Paguei 20 e pouco pelo que tenho agora mas dá alguns problemas e muito trabalho para meter a funcionar.

Falei por USB só por ser mais simples de instalar e meter isso a funcionar. Sew houver alternativas mais baratas e melhores...

4. APLinhares

Staff Member

claro que há. os USB sao sempre bem mais caros.
    Encontras as mais baratas com ralink, como disse, trabalha, com alguns s's. Aqui tenho trabalhado com os oficiais, so que nao posso usar o wpa_supplicant (nem o networkmanager, pois este activa-o). Mas ha sempre a hipotese de ndiswrapper + oficiais, parece que dão razoável/ bem.

Eu recomendo chipset atheros numa placa pci :P e por pouco mais encontras SMC SMCWPCIT-G , Dlink G520rev A,B, MSI PC60G-F Wireless (mas tem 2 versões, uma com ralink outra com atheros, no entanto é ainda mais barata que as anteriores) entre outros, tudo PCI 108Mbps ;)
    (nao pela velocidade, mas pelo chipset :))

5. z80

z80 Power Member

Placas Wireless compativeis com Linux ?

Boas,

Tenho fedora 7 e uma placa wlan Linksys com o "famoso" chip da broadcom... quem ja tentou pôr estas placas a funcionar em linux sabe as voltas que se tem que dar com o firmware cutter ou usar o ndiswrapper... ja foi tanta a martelada ke usei... nao foi nada facil da primeira vez que tive que meter maos a obra, mas com o tempo acabei por realizar a "instalacao" manual com relativa facilidade... o problema é que tenho que repetir o processo sempre q instalo uma distro diferente (agora tenho fedora, ja tive no (ex)mandrake e tentei suse - nehum punha a placa a funcionar "out-of-the-box") ou entao quando recebo certas actualizacoes.

Decidi que está na altura de arranjar uma placa de rede sem fios compativel com Linux, pois nao faz sentido repetir todo o processo manual sempre que algo se altera no sistema, que mexa com a rede...

Sendo assim, gostava de saber que placas wlan sugerem - que sejam compativeis com linux

Se o linux reconhecesse a placa automaticamente e a pusesse a trabalhar... isso sim seria perfeito :p

Li uma thread semelhante http://www.techzonept.com/showthread.php?t=186421 onde AndreAPL sugeriu:

Na ***** a mais parecida que encontrei foi SMCWPCI-N http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=03728579&oid=10|59|206|&c= mas tenho receio que a diferença entre os modelos signifique a compatibilidade ou nao com linux... E sao 100€.. nao dá para fazer a "experiencia"..:(

Se me puderem indicar um ou mais modelos de placas (para pci e redes b/g) que ja tenham dado provas de se integrarem sem problemas com linux, agradeço desde já. Quaisquer informações sobre o assunto também são bem vindas:)

Muito obrigado! :p

6. Nomearod

Nomearod Power Member

Eu não queria que fosse necessário o ndiswrapper pois para instalar isso tenho que ter acesso à net e sem wireless nada feito =/

Com chipset atheros funciona sem problema?

7. LnxSlck

LnxSlck Power Member

Desde quando precisas da net para instalar o ndiswrapper ?

8. esquiso

esquiso Power Member

Deixa-me pensar... SIM! :D
    É provavelmente do melhor que arranjas. Tenho um, por sugestão aqui do senhor com o nick laranja, e é provavelmente do melhor que existe :)

9. Nomearod

Nomearod Power Member

Maior parte das distros não traz instalado de origem. Tenho que usar o package manager e sem net nada feito.

Posso sempre ir tirar os binários ou o source à net mas depois acaba por falta coisas... Ou é porque falta dependência e não as encontro... ou depois só há binários para a versão xxx.xxx do kernel ou de outra coisa...

Tentei em fedora e não fui a lado nenhum. Fartei-me.

esquiso, podes indicar-me o modelo da que compras-te ou algum link de sites que vendam? BTW, funciona out of the box em Ubuntu, Fedora e Sabayon?

10. esquiso

esquiso Power Member

Out of the box, não. Convinha teres os mad-wifi antes. Mas depois, basta compilar, e faz-se luz sobre a tua vida.
    O modelo é um dos que o AndreAPL referiu, o SMCWPCIT-G, comprado na Vobis do NorteShopping por 30 e poucos €, mas arranjas mais barato 10€ na PowerOn (é preciso é que estes ultimos o tenham em stock).

11. Nomearod

Nomearod Power Member

A placa do portátil é da intel e aquilo funciona sem problema nenhum. Não há mesmo nada assim para desktops? =/

12. APLinhares

Staff Member

Intel felizmente sempre teve bom suporte linux em tudo, mas pci wireless forget it :)
    Não, até nem sao xpto, mas o bom suporte... mas eu desconheço por cá (acessivel) soluçoes wireless a preços aceitaveis.
    (podes sempre tentar minipci + adaptador, mas nao me parece k valha apena)

Partilhar esta Página