Comprar impressora 3D usada

Barreto

Power Member
Bom dia
Estou a pensar comprar uma impressora 3D usada. Como não tenho mesmo nenhuma experiência neste ramo, não queria gastar muito. Comprar uma impressora com 3 ou 4 anos é um erro? Vi umas entre 60 e 80€ no OLX. Este preço era o ideal para começar e ver se realmente é algo em que quero investir, mas como não sei nada sobre o assunto, gostava de saber se nem sequer vale a pena comprar algo por este preço.

Apenas iria imprimir coisas básicas, para uso em casa. Não precisa de ter uma qualidade de topo.

quais sao essas de 60\80€ ?

nao é erro comprar uma usada com 3\4 anos a questao é que as impressoras antigas requerem alguma sabedoria se vais começar do zero é um bocado complicado.. a nao ser que ja venham todas calibradas etc ..

ja imprimo aos anos, desde na altura que se queriamos uma tinhamos de as montar as peças..
agora é chegar . faz tudo sozinho . basicamente

Biqu B1, por exemplo. Havia outra, mas já deve ter sido vendida entretanto. Dá-me ideia que está montada e tens a peças todas.
Mas de vez em quando vão aparecendo algumas por estes preços.

Ou seja, para uma impressora com manutenção e uso normais, aguenta bem 3/4 anos e mais alguns que eu queira usar? Não me devo preocupar demasiado com folgas ou assim? (não sei do que estou a falar, atenção)

As correias deverão dar para ser afinadas. Também é relativamente simples de aferir se está a imprimir tudo dentro das tolerâncias pretendidas.

De resto, tens material de desgaste, como os bicos ou uma ou outra coisa mas é regra geral barato de trocar caso seja preciso.

depende para que queres a impressora, se o que te interessa e o aspecto mecanico de afinar, fazer upgrades de hardware e tudo o mais entao sera uma opcao comprar usadas - que por esses precos serao impressoras nao muito boas por si so, e vindo usadas nunca sabes o que vais precisar de mexer

se o que pretendes e imprimir sem erros e com minima intervencao tecnica, entao recomendo vivamente a bambulab a1 mini, excelente qualidade, sem stress e a um preco bastante acessivel - tendo em consideracao a paz de espirito de saberes que as impressoes completam sempre e com qualidade e rapidez :)

reforço o que atrás foi dito, o estado da tecnica atual é um salto enorme em relação à anterior geração de máquinas...

na minha opinião, as impressoras atuais nada tem a haver com as impressoras de 3/4 anos atrás em que imprimir era quase uma arte mais do que técnica...Atualmente tens a A1 mini por 199€, é mais cara, mas é mandar imprimir e siga; gastas mais €€, mas irás poupar tempo, paciência e muito PLA .. lol

Tens Creality Ender 3 no OLX entre 100 e 150 que sao uma melhor opção para iniciar, tendo em conta o suporte que encontras online e a oferta de peças de substituição. Eu tenho uma Creality Ender 2 que mandei vir da loja online deles do UK antes do Brexit, até hoje nao lhe fiz qq modificação, tambem uso para as coisas de casa e tem sido sempre a derreter PLA.

Última edição:
tudo vale a pena quando a alma nao é pequena. Compra uma coisa qualquer. Ve caracteristicas que te interessam, tamanho da cama, aquecimento da cama, altura do eixo Z. Ve as drivers, tens vantagens como o ruido, velocidade, consumo eletrico. Podes tentar arranjar uma que já tenha octoprint instalado, dá muito jeito no workflow. Boa sorte :001:

Deves encontrar enders 3 por esses valores. São boas máquinas para aprender pois existe uma comunidade gigante e muita informação.

Mas como já foi dito, máquinas mais actuais são mais fáceis de trabalhar (não requerem aprender como afinar o hardware).

Vou desenterrar este tópico apenas para fazer um update.
Comprei uma Ender3 usada no principio de dezembro por 100€ e estou mm mt satisfeito. Vinha com 1 rolo quase novo de PLA preto e meio de branco. Tive de comprar uma hotend e uma base de vidro nova. Ou seja, ficou ela por ela.

Há 2 semanas instalei o octoprint num pi e juntei-lhe uma webcam.

Este fds troquei a MotherBoard para uma BigTree por causa do barulho (que diferença!!!)

A comunidade à volta desta impressora é mt grande, ajuda mt a resolver problemas (e a meter-me em novos eheh)

Já fiz impressões de 40h sem nenhum problema.

A qualidade é mt boa para as minhas exigências e tenho conseguido reduzir mt o tempo de impressão afinando as definições do slicer.

Resumindo, para quem não se importa de "tinker" um bocado, é uma optima escolha. Estou mm mt satisfeito.

E obrigado a todos os que deram dicas. Ajudou mt a entrar num hobbie do qual não sabia absolutamente nada.

Back