Comprar MacBook - pela esperança media de vida e pelo ecrã

Peço desculpa, só depois de criar o tópico reparei que devia estar em aquisições e não em geral.

Estou a considerar comprar um portátil, se encontrar uma opção no mercado, de um produto que me garanta uma durabilidade de 7 anos. Pense que talvez fosse boa ideia comprar um MacBook.

Nunca tive um computador da Macintosh.
Tive um Toshiba que durou uns sete anos (também exigia pouquinho dele), e tenho um HP de 4 anos cujas características podem ser vistas neste link (http://support.hp.com/us-en/document/c04206491).


Acontece que os meus portáteis, com o tempo, embora continuando a trabalhar, vão ficando significativamente mais lentos, não sei se com os portáteis Apple a realidade será a mesma. Perdoem-me a ignorância.

Surgiu a oportunidade de vender o meu HP de comprar um novo portátil, caso encontre algo com maior esperança de vida e com um melhor ecrã.

orçamento:
-Menos de 1500 euros


tarefas a que se destina o portátil:
-Uso constante, para lazer ou trabalho:
-Preciso de fazer muitas pesquisas em vários sites em simultâneo, enquanto uso o word e o excel ou spss para introduzir dados sem comprometer a velocidade das pesquisas (a internet do escritório e de casa é boa)
-Também uso alguns programas de edição de imagens do género do illustrator e do Photoshop.
-ando constantemente com o portátil atrás.


Importante: Tenho 8 dioptrias de miopia, neste momento o maior motivo da minha “insatisfação” com o meu portátil é que se passar meia hora a trabalhar com excell que fico a chorar e com muitas dores de cabeça.
A verdade é que a fadiga ocular afeta em muito o meu trabalho.
Não sei se o ecrã será o mais indicado para a minha condição, é um HP de 15 polegadas.



----------------------------------------------


Agradeço qualquer opinião que me possam dar
 
Última edição:
Para a utilização que referes, em que não pareces utilizar monitor externo, o ideal seria um tamanho de 15", mas, por 1500 euros, só consegues de 13" na Apple.

Relativamente ao ecrã, o ideal é descartares qualquer problema num oftalmologista, porque pode ter ou não a ver com as dioptrias ou com o monitor. Foi o que fiz. Não tenho problemas de visão, mas sou sensível a ecrãs de qualidade baixa e pouca resolução e o meu antigo portátil também me dava dores de cabeça (por outro lado, conheço quem tenha dioptrias ao teu nível e não seja afectado). No link que indicaste não vinha especificada a resolução do monitor, mas, pela idade do portátil, presumo que seja inferior a 1080p. Se fores para um portátil retina da Apple a qualidade é garantida e, para além da resolução e das cores, aprecio a possibilidade de reduzir o brilho a um ponto em que me sinto confortável em qualquer situação de luminosidade exterior. O principal motivo para ter um MacBook é precisamente o ecrã.
No entanto, bons ecrãs não são exclusivos da Apple e não há garantias que as dores de cabeça passarão. O ideal é passares por uma grande superfície e veres com que ecrãs te sentes bem. Embora a oferta não seja muita, já se vão vendo ecrãs de portátil de outras marcas com resolução 1080p, 1440p ou 4k e com boa qualidade (IPS, por si só, não garante que seja bom, mas costuma ser um bom indicador). O Dell XPS 15 é um destes casos, mas faz uma pesquisa antes porque tenho ideia de relatos de ecrãs amarelados.

Quanto ao desempenho e durabilidade, é costume ouvir os utilizadores da Apple satisfeitos com máquinas antigas (eu conheço alguns). Mas, isto não invalida que de outras marcas sejam igualmente duráveis. Intervêm demasiados factores (cuidados do utilizador, limpeza pó, software instalado, etc...) para, pessoalmente, ter uma opinião definitiva sobre o assunto. Os 8 GB de RAM + o SSD são suficientes para teres uma utilização diária rápida nos próximos anos.

A questão é que, num portátil doutra marca, pelos 1500 euros, podes ter 16GB RAM, ecrã maior e melhor processador, embora SSD mais lento e pior ecrã. Isso traduz-se numa melhor experiência de utilização que num MacBook? Aqui vão dizer-te que não, na secção do Windows vão dizer-te que sim. Pessoalmente, prefiro a liberdade dum desktop windows e a certeza de qualidade num portátil Apple. Mas, no trabalho, a situação inverte-se e a experiência é boa na mesma :) A decisão tem que ser tua.
 
Não reparei que o link que colei não referia a qualidade do ecra, mas o meu ecra actual é um 1080p. Poderá isto significar que já sendo um bom , que talvez nem um Apple me resolva o problema, ou é aqui que devo ter em consideração o facto de serem de retina (termo que já ouvi várias vezes mas que não sei exatamente em que de traduz)?


Agora outra coisa, sei que com o mesmo dinheiro consigo comprar um pc com o dobro da RAM e um melhor processador. E foi por isso que há quatro anos comprei o HP, a questão é : daqui a 5 anos o que será que trabalha com melhor performance e mais rapidez : um MacBook com um i5 e 8 gigas de RAM ou um asus com um i7, e 16 gigas de RAM. É com base nestas perguntas que quero tomar a minha decisão
 
Eu compraria Apple, até porque não estás satiafeita com o padrão actual. Confirma é se os os programas que usas existem em Mac Os. Eu prefiro um portátil Apple pela qualidade de acabamentos e de como o hardware está distribuído e organizado no portátil, ecrã, sistema operativo com actualizações a pensar no hardware feito pela mesma empresa. Não te sei explicar tecnicamente, mas o Mac OS e o Windows lidam de forma diferente com os ficheiros residuais dos programas, dai que, a longo prazo, possa manter melhor a velocidade (aqui já não Estoi a falar com certezas).

Retina é um termo de marketing cunhado pela Apple que (penso) indica um ecrã em que nao consegues distinguir os pixels (pela relação entre o tamanho do ecrã e a sua resolução). O ecrã do iPhone 7 é retina, mas consigo distinguir os pixels, mas, nos restantes equipamentos, não me posso queixar.

A uma distância normal, consigo distinguir os pixels num ecrã 15 polegadas 1080p. Num MacBook Pro de 13 ou 15, não. É isso que me evita as dores de cabeça? Não é, mas torna, sem dúvida, mais confortável a utilização. O que penso que provoca as dores de cabeça, no meu caso, é uma mistura de qualidade do painel, contraste, cores e brilho.
 
Então a comprar MacBook não devo escolhe o air por não ter ecra de retina ? vou pesquisar então os preços do pro para ver o que aparece dentro do meu orçamento. Obrigada
 
Não recomendo o Air, devido ao ecrã.

Se não tiveres urgência, vai estando atenta às promocoes das grandes lojas nos modelos de 2015. No fim de semana da Black Friday houve descontos a chegar aos 23%.

Mas, espera por mais opiniões.
 
O MacBook Pro 2015 com 128GB de disco está com desconto de 100 euros na *****. Há 2 semanas esteve com desconto de 350, mas, ainda assim, é uma promo.
 
Depende da tipo de utilização. Mas pela qualidade de construção pode te dar para 5 anos e ainda passar para a pequenada ligado á corrente.
 
orçamento:
-Menos de 1500 euros


tarefas a que se destina o portátil:
-Uso constante, para lazer ou trabalho:
-Preciso de fazer muitas pesquisas em vários sites em simultâneo, enquanto uso o word e o excel ou spss para introduzir dados sem comprometer a velocidade das pesquisas (a internet do escritório e de casa é boa)
-Também uso alguns programas de edição de imagens do género do illustrator e do Photoshop.
-ando constantemente com o portátil atrás.


Importante: Tenho 8 dioptrias de miopia, neste momento o maior motivo da minha “insatisfação” com o meu portátil é que se passar meia hora a trabalhar com excell que fico a chorar e com muitas dores de cabeça.
A verdade é que a fadiga ocular afeta em muito o meu trabalho.
Não sei se o ecrã será o mais indicado para a minha condição, é um HP de 15 polegadas.

Boas,

não tenho 8 dioptrias, nem chego lá perto (~1.5 num olho, 0.5 no outro), mas fico também rapidamente fatigado quando uso computadores. Há uns dois anos comprei um Macbook Pro Retina 13" e posso-te dizer que em termos de qualidade de imagem é a noite para o dia em relação a um HP que tinha (1280x720px). De facto, a escolha do ecrã retina teve mesmo a ver com o facto de também ter problemas de vista quando uso os computadores.

O ecrã do de 13", apesar de ser mais pequeno que um de 15", a qualidade é o suficiente para me fazer estar mais que satisfeito. Sou um utilizador relativamente exigente (trabalho essencialmente como programador), pelo que a qualidade do texto (dos programas) é preferível às letras grandes mas desfocadas.

Não te posso dizer o que é mais correcto, mas se estivesse no teu caso, eu iria talvez procurar um bom negócio de um MBP 13" Retina (esquece os Air), talvez um modelo de 2015 por um bom preço, que ainda se deve encontrar bastantes por aí..
 
Back
Topo