Comprar Macbook

sergiofm

Power Member
Boas,

Quero um macbook para programar, o orçamento é até 2000€. Tenho ouvido falar muito bem do chipset M1 mas não sei muito sobre o assunto. A programação envolve algumas maquinas virtuais.

Na vossa opinião qual seria o Macbook melhor neste orçamento?

Obrigado,
Sérgio Marques
 
Um com 16GB de RAM. Mas convém saberes se há os programas que pretendes para o MAC. E, como falaste no M1, ver se as 13 polegadas te chegam (a não ser que uses monitor externo).
 
A não ser que sejas iOS developer ou outra coisa que exija MacOS, eu recomendo-te um Lenovo serie T com Linux.

Uma distro estável, Debian pe, tens uma gestão de recursos bastante superior do que em MacOS.

Um factor importante para um developer, Docker em MacOS e Windows é virtualizado ao contrario de Linux e só aqui tens vantagens quando tens necessidade de “levantar” vários containers na tua maquina local. Tenho um MacBook Pro de 2018 e um HP Elitebook (Ubuntu) com características semelhantes e é muito notório a diferença de performance. O throttling no MacBook Pro (intel) é abusado.

Esta experiência é partilhada por muitos colegas meus com MacBook Pro 16 de 2020 de 3000€

Relativamente a um M1, acredito que tenhas vontade em por à prova estas novas máquinas, mas os early adopters levam sempre com vários problemas que te vão atrasar nas tuas tarefas.

Um aspecto importante quando estamos a trabalhar, é desejamos não ter problemas com o SO. Eu tive a infeliz ideia de actualizar para Big Sur e isto está no mínimo vergonhoso quando perco as vezes mais tempo a resolver/mitigar problemas introduzidos por esta versão do que a desempenhar as minhas funções como developer.

Deixo a nota que sou Apple Fan, uso iPhone, Apple Watch e escrevi este post num iPad Air. :D
 
Última edição:
A não ser que sejas iOS developer ou outra coisa que exija MacOS, eu recomendo-te um Lenovo serie T com Linux.

Eu sou full stack developer e preciso mesmo de fazer aplicações para IOS, e sem Mac não dá. Eu uso docker à bastante tempo no meu linux, programo para android e web mas quando queres para Apple, tens de ter um Mac. A questão dos containers não me afecta muito porque as aplicações vão estar alojadas no servidor e por isso, no Mac é só para testes.

Vou fazer uma pausa porque li algures que para o final do ano é lançado o novo Mac, supostamente com 14'. Vale a pena esperar? Sabem se vai ser assim tão diferente?
 
Eu sou full stack developer e preciso mesmo de fazer aplicações para IOS, e sem Mac não dá. Eu uso docker à bastante tempo no meu linux, programo para android e web mas quando queres para Apple, tens de ter um Mac. A questão dos containers não me afecta muito porque as aplicações vão estar alojadas no servidor e por isso, no Mac é só para testes.

Vou fazer uma pausa porque li algures que para o final do ano é lançado o novo Mac, supostamente com 14'. Vale a pena esperar? Sabem se vai ser assim tão diferente?

Acho que só pelo formato já valerá a pena. Depois as características decerto terão melhorias, como sempre. Depois fala-se do regresso do leitor de cartões, magsafe e eventualmente o usb-a.

Edit: Desde que comprei o meu macbook pro mid 2012 já vi tanta coisa a acontecer aos macbook, até chegarem ao ponto de ter só uma porta usb-c. o irónico seria nos próximos tempos avançar para a compra de um quase com tantas entradas como o meu atual.
 
O MX1 dos novos Macbooks (14 e 16 polegadas) vai ser substancialmente superior ao M1 - segundo todos os videos que vi no youtube a performance multicore dobrará. Mas parece que só pra Novembro é que são lançados.
 
O MX1 dos novos Macbooks (14 e 16 polegadas) vai ser substancialmente superior ao M1 - segundo todos os videos que vi no youtube a performance multicore dobrará. Mas parece que só pra Novembro é que são lançados.

Nao vai demorar tanto tempo, ja esta quase ai :beerchug:


Se o Macbook Air foi maquinão este ainda vai ser mais. O unico senao do portatil é se queres correres maquinas virtuais atraves de virtual box por exemplo, isso nao é possivel.
 
Back
Topo