1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprar modem simples para ligar Vodafone, dá?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por vascorama, 14 de Dezembro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 648)

1. vascorama

vascorama Power Member

Boas, comprei o kit adsl a pensar que o "modem" era mesmo um modem e afinal f**i-me, é um router e mesmo com a firewall e protecção de rede desactivadas(por telnet) não me está a deixar fazer portfowarding...
    Tenho isto assim:

rua->speedtouch-->Router asus wl520gu-->diversos pc´s

Ora o asus, quando tinha o modem da netcabo tava a bumbar a 100% por isso acho que agora com um modem simples(nada de routers) apenas para ligar ao adsl(porque o asus nao tem modem integrado) resolvia o meu problema.
    Não sei é se qualquer modem adsl dá, ou se tenho algum leque ao qual me tenho de restringir.
    Alguém sabe?

2. notepad

notepad Banido

nãp faz portforward? tas a fazer alguma coisa mal, aqui bomba tudo em condições.

3. vascorama

vascorama Power Member

Podes mostrar detalhes de como configuraste isso sff?
    tipo um diagrama se não te der muito trabalho, com ip do router vodafone, do 2º router e dos pc´s?
    Agradecia imenso.
    Obrigado

4. notepad

notepad Banido

Agora n tenho mt tempo pa fazer um diagrama mas amanha faço.

tens de ligar o speedtouch que a vodafone te fornece, e fazer lá o portforward. ligas-o ao asus que ai tens, e no asus desligas o servidor dhcp.

ficas com o speedtouch a fornecer net e dhcp, e o asus funciona como switch wireless + wpa2.

Não te posso explicar exctamente como fazes isso no asus porque nunca usei nenhum. Mas pelos speedtouch, linksys etc que tenhu usado, basta-te configurares a rede wireless normalmente, como se não tivesses o speedtouch, defines um ip especifico para esse router, ex: (192.168.1.0), desligas o dhcp server e salvas as configurações e reinicias. Ligas o speedtouch ao asus por uma porta LAN normal, não uses a porta WAN do asus, porque so te vai criar problemas visto que o firmware do speedtouch esta bloqueado, e não consegues aceder a configurações essenciais pa usar essa porta. E voila, tens o speedtouch a fornecer ips a todos os aparelhos, e fazer todo o routing, e o asus a funcionar como access point wireless. Depois é so configurares o portforward no speedtouch.

5. vascorama

vascorama Power Member

Ok, vou tentar então isso.
    Realmente agora tenho o servidor dhcp no asus e firewall, e está ligado na porta wan...(nem sabia que nas outras ele dava na mesma...)
    No entanto consigo aceder a ambas as páginas de configuração, mesmo estando eles em gamas de ip diferentes:

192.168.1.254
    192.168.0.1

:S

Se meter a mesma gama de ips, perco o acesso ao speedtouch apesar da net continuar a bumbar...
    Logo já digo se como dizes resulta ou não.
    Obrigado

6. notepad

notepad Banido

certefica-se so que não metes o speedtouch a atribuir uma gama de ip's que contenha o ip que atribuiste ao asus.

mete assim

ip speedtouch 192.168.1.0 - gama ips 192.168.1.10-192.168.1.20
    ip asus 192.168.0.1

desligas o dhcp server no asus e ligas o speedtouch ao asus numa porta LAN (não WAN).

Assim ficas com as funções router no speedtouch e o asus fica como switch ethernet + wireless AP

depois é so configurares o portforward no speedtouch

7. vascorama

vascorama Power Member

hEHE! Apesar de para mim isto assim não fazer grande sentido, dessa forma funciona!
    Muchas gracias mano, acabaste de me poupar uns trocos, jamais ia lá com a cena de ligar o speedtouch a uma porta lan...
    Podiam era meter um sticky disto na thread da vodafone!

edit:

já agora, queria definir uma dhcp pool diferente, mas não estou mesmo a ver o que tenho de meter naqueles campos todos...
    Explica-me isso sff.

pic:

Obrigado

Última edição: 15 de Dezembro de 2008

Partilhar esta Página