Comprar na Nomatica com isenção de IVA (como empresa)

NQ

Power Member
Boas!

Já alguém se registou como empresa na Nomatica? Aquilo tem lá um formulário de inscrição da empresa, onde pede vários dados, suponho que o campo de número de contribuinte seja o número de contribuinte da empresa não? (Basta entrar na página e do lado esquerdo têm lá um campo "Empresas" e podem ver).

Não sei como é que depois isto se desenrola...alguém tem ideia? alguém já fez isto? Era interessante saber visto que pagar com isenção de IVA é muito bom. Claro que só algumas pessoas vão poder tipo arranjar os dados da empresa onde o pai ou mãe trabalham (ou quem trabalhe numa também é capaz de arranjar) mas pronto é interessante saber.

Será que basta por exemplo arranjar número de cliente (quem já é cliente já tem), preencher o formulário com dados da empresa, enviar a cópia do cartão de contribuinte (nosso?), e depois é só comprar e mais nada depois disso? Se fosse assim era giro. Já agora a empresa depois perdia alguma coisa com o assunto?

Quem tiver mais informações sobre todo este processo avise sff.


Obrigado
 
O Contribuinte é o da empresa!

Visto ser uma compra e venda entre empresas de paises da União as taxas de Iva não se aplicam!

O unico porblema é que o equipamento nunca irá ser teu, será sempre da empresa!

Eu comprei o meu P900 assim de outra loja alemã, e a compra é igual o cliente é que é uma empresa!
 
avantix disse:
O Contribuinte é o da empresa!

Visto ser uma compra e venda entre empresas de paises da União as taxas de Iva não se aplicam!

O unico porblema é que o equipamento nunca irá ser teu, será sempre da empresa!

Eu comprei o meu P900 assim de outra loja alemã, e a compra é igual o cliente é que é uma empresa!


Tudo bem, na teoria o material é da empresa, mas tipo eu pago o valor do material e fico eu com ele, logo na prática sou eu que fico com o material. O material ser da empresa, no papel, não traz problemas acho eu. Mas então pelo que disseste o processo é mesmo simples, é só preencher o formulário com o contribuinte da empresa e os dados e pronto.

Nessa onde compraste pediram uma cópia do teu cartão de contribuinte? Segundo percebi, pedem isso na Nomatica, porque será?
 
Acho que estão enganados. Não ficas isento de IVA, pagas o IVA à mesma. A empresa em nome de quem compras o material é que pode deduzir o IVA.....
 
ojdr2001 disse:
Acho que estão enganados. Não ficas isento de IVA, pagas o IVA à mesma. A empresa em nome de quem compras o material é que pode deduzir o IVA.....


Não não.....o que sei é que cá em PT, não sei se em todo o lado mas pelo menos normalmente a empresa paga o IVA do material mas depois é-lhe devolvido tipo no final do ano, ou na altura desses procedimentos. O que a Nomatica faz segundo me parece é facilitar esse processo, em que a empresa não é obrigada a desembolsar o IVA e ficar à espera de recebê-lo, há menos investimento na altura da compra podemos dizer assim.
 
NQ disse:
Não não.....o que sei é que cá em PT, não sei se em todo o lado mas pelo menos normalmente a empresa paga o IVA do material mas depois é-lhe devolvido tipo no final do ano, ou na altura desses procedimentos. O que a Nomatica faz segundo me parece é facilitar esse processo, em que a empresa não é obrigada a desembolsar o IVA e ficar à espera de recebê-lo, há menos investimento na altura da compra podemos dizer assim.
Conta lá melhor essa historia de no final do ano as empresas receberem o iva pago ?

Em contabilidade não pesco grande coisa, mas segundo sei, as compras na UE podem ser isentas de IVA ou pagar o IVA em vigor no pais vendedor e depois há duas hipoteses:

A- compras na nomatica e pagas o IVA em em França ( nao sei ao certo mas acho que sao 16%), depois cá em Portugal vais pagar os restantes 3% para perfazer os nossos 19% de IVA.
B - compras lá sem IVA , mas depois tens de o pagar cá na mesma, à taxa de 19%.
 
19% ainda é muita fruta...

Boas,

Eu comprei a minha Cannon S45 na Nomática vai fazer agora 7 mesitos e na altura ainda não havia o tal site para empresas. Comprei a máquina e não paguei o IVA, bastando-me enviar os dados da empresa (com morada de facturação e fotocópia do cartão de contribuinte) numa folha com o cabeçalho da empresa.

Eu tinha dúvidas se realmente o IVA iria ser requerido cá em Portugal, mas até hoje nada disseram e a máquina cá continua... a funcionar que é uma beleza!

Agora vou comprar um Kiss DP-1000 na *****, mas eles têm um sistema diferente... só devolvem o IVA após a entrega da encomenda, mediante o envio dos dados da transferência bancária e o número de contribuinte (aqui não sei se é necessário ser de uma empresa!). Paguei hoje o leitor, vamos lá ver como vai correr...

Best regards,

Lomb

PS- 19% em 120/130 contos ainda é muita fruta... eu com o que poupei comprei mais um cartão CF de 256 Mb que também não levou IVA :) !
 
kazuza disse:
LOL... Informem-se melhor...

Se tiverem empresa, falem com o Vosso contabilista, porque acho que se vão meter em trabalhos... :rolleyes:


Os meus posts estão carregados de dúvidas e incertezas, eu sobre este assunto não sei nada, por isso tou a ver se me esclarecem.


Em relação ao post do lombrigão se calhar a empresa em questão acabou por pagar o IVA cá (se é que é isso que acontece) e ele não sabe nem lhe pediram explicações sobre o assunto.

Aguardo mais comentários.
 
Uma empresa portuguesa compra a outra empresa (sem ser nacional) um produto que e para vender outra vez. Nesse caso não se paga o Iva, no acto da compra, mas a empresa depois tem pagar o Iva desse produto quando o vender. se não fizer isso e FUGA AO FISCO!!! :)


Se não for para venda tem de pagar o IVA, no acto da compra ou entao o estado pede depois esse valor !!!!
 
Última edição:
Nope. Tu pagas sempre o IVA...

Se não o pagares no acto de compra, paga-lo trimestralmente...

Se o pagares no acto de compra, és resarcido no contabilidade...

Se comprares uma peça fixinha para ti através da empresa e esta (empresa) não declarar essa factura (o que eu acho que ninguém quer fazer isso) , está em fuga ao fisco...
 
Comprei o meu Nec 1300A e WD 120GB em nome da empresa em que trabalho, apresentei a factura em nome da empresa ao meu patrão e ele restítuíu-me o IVA!
 
O que eu penso que se passa é o seguinte:

Quando uma empresa vende algum produto (bem ou serviço) a um cliente, cobra IVA ao cliente. Como este dinheiro é do estado, em cada ano (ou trimestre, nao sei), o estado cobra esse IVA à empresa. Ora, como alguns produtos foram comprados a fornecedores, o estado tb vai colectar ao fornecedor esse IVA. Como dá para ver, não faz sentido estar a pagar 2 vezes o IVA, logo cada empresa apresenta o IVA que pagou aos seus fornecedores, e é reembolsado (nao sei se totalmente) desse valor. Ou seja... na altura de fazer as contas do IVA a dar ao estado, pega-se no valor do IVA da facturação a clientes desse ano, e é descontado o valor do IVA dos recibos dos fornecedores...

Penso que a idéia é esta, mas na prática não é assim tão linear, existem varias regras, descontos máximos, etc, etc.

à parte desta história toda, ainda há o facto do IRC, imposto sobre os lucros da empresa, que, obviamente, se se fizerem varias compras e investimentos ao longo do ano, esse lucro é menor, logo paga-se menos imposto...

Ou seja, compras um produto por 100€ + IVA, no final das contas só se paga 100€.

Espero não estar redondamente enganado, mas esta é a ideia que tenho sobre o assunto.
 
por isso e q vez muitas vezes por altura do fim do ano fiscal as empresas a investirem em frota( carros) e equipamento! qnd tem de pagar muito ao estado antes preferem apresentar isso como despesas( investes na empresa e assim pagas menos de impostos).
mas tanto qnt sei n podes vender um artigo sem iva!

so em casos especiais em q estejas isento de iva!(axo q os pescadores sao isentos de iva ou no caso de seres um cidadao nao comunitario em q o iva e pago mas e retituido pela alfandega)
 
yo

Ai é dsssssss....como sou trabalhador independente funciono como uma empresa mas so no primeiro ano tou livre de pagar impostos(logo agora k acabou o ano da mama) mas como tb nem nas finaças nem em outro lugar(estamos em pt é claro) me souberam explicar komo funka isso tou pra ver ainda me veem buscar ao cubikulo.
Eu axo k esse iva alguem o vai ter k pagar.....mais tarde ou mais cedo....se a nomatica vende 1 produto sem iva vai ter k apresentar contas disso mesmo a alguem(provavelmente ao estado portugues) em k logo os capitalistas vao averiguar a pessoa em questao, ora como essa pessoa nao apresentou ess iva ....onde esta ele......a cabecinha deve rolar....
bem vou ver se descubro mais alguma coisa sobre isso
 
qualquer transacção comercial em PT está sujeita a IVA. Qualquer venda efectuada seja entre empresas seja entre empresas e particulares é taxada com IVA a não ser que não haja emissão de facturas. Caso contrário é ilegal e fuga ao fisco.

O IVA que o estado arrecada é a diferença entre o iva da compra e o iva da venda, ou seja

Eu compro por 100 + iva (pago 19 de iva)
Eu vendo por 200 + iva (recebo 38 de iva)

O estado leva 38-19=19 (eu tenho de entregar ao estado 19)

Quem emite facturas sem IVA é "criminoso"

Mesmo que seja um produto que tenha taxa 0 de iva, o mesmo tem de ser declarado na factura
 
Back
Topo