1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Comprar ou fazer upgrade?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jorge_pereira, 24 de Setembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 690)

1. jorge_pereira

jorge_pereira Power Member

Ando com ideias de ter uma máquina nova. A minha, apesar de alta confiança, começa a não aguentar os jogos que vão saindo...
    O meu computador é um HP Pavillion t480.pt comprado em 2004.
    Pentium IV 3.0GHz
    512 Mb DDR
    160 Gb Disco
    Ge Force fx5200 128mb
    Windows XP

Como podem ver, já está a ficar algo desactualizado.
    Estava a pensar arranjar um Quad 9300 para cima, 4Gb de RAM e uma Ge Force das de topo. De resto, não me interessa muito as capacidades (de disco 160 chega e basta e desde que tenha leitor e gravador de DVDs, por mim está a andar de mota). A minha dúvida é: devo comprar já um computador com estas características (se sim, qual aconselham? Preços abaixo dos 900 euros por favor) ou devo fazer um upgrade? Fazer um upgrade deixa-me um bocado apreensivo, apesar de supostamente ficar mais barato, porque não sei se a máquina aguenta e se é compatível com esses novos instrumentos. Também não sei se para ter algo com essas características é preciso fazer outros upgrades (motherboard).

Caso aconselhem comprar em vez de fazer upgrade, podem recomendar algum? E se não for pedir demasiado, quais as melhores e piores marcas? Pelo que vejo nas grandes lojas (*****, Vobis e Fnac), as marcas resumem-se basicamente à HP e à ACER. Quanto à HP sei que é de alta confiança, já a ACER sei que há muitas queixas, especialmente no que a garantia diz respeito, uma vez que vai para Espanha e fica lá uns dois meses.

Para ficar esclarecido, pretendo ficar com um computador que me dê garantias para pelo menos uns 5 anos, que eu não posso andar a gastar dinheiro em computadores assim à balda. Não jogo aqueles jogos enormes, apenas PES, FIFA, FM e afins...Nada de extraordinário.

Obrigado desde já pela ajuda. Se precisarem de alguma informação, eu poderei fornecer.

2. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Ola

Responde a um dos questionários..chegas a eles através da minha assinatura

Cumps

3. jorge_pereira

1) Qual o orçamento disponível?
    800€ ou 900€ para um computador novo. 500€ ou 600€ para upgrade (instalação, testes e afins incluídos).

2) Quando vais comprar o computador?
    Dentro de meio ano.

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

4) Precisas só de torre ou também de algum periférico? Se sim, quais?
    Só torre

5)
    Preferes alguma marca? Queres montar um AMD ou Intel?
    Intel.

6) A que tarefas de destina o computador? Algum programa em especial?
    Jogos, media player, IE, programas de edição de imagem.

7) Vais utilizar o computador para correr algum software especifico?
    Não.

8) Precisas de que capacidade de disco rígido? Queres fazer RAID 0/1/5/10?
    160Gb chega...

9)
    Precisas de alguma drive óptica? Quais formatos (CD, DVD, Blue-Ray, HD-DVD)? Tem de ser gravador?
    Leitor e gravador de DVD (de preferência em separado)

10) Vais fazer Crossfire* ou SLI*?

11) Vais fazer upgrades daqui a quanto tempo?
    Gostava que esse computador ou upgrade me durasse uns 5 ou 6 anos.

12) Se precisares de um monitor, de que tamanho preferes?
    Não.

13) Queres um Sistema Operativo (SO)? Se sim, qual?
    Pretendo manter o XP em caso de upgrade, Vista em caso de comprar um novo.

14) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Preferência total em física, na zona de Lisboa.

15) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?

16) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

17) Vais fazer Overclock?

4. DrakoSupremus

DrakoSupremus Power Member

500€ ou 600€ para upgrade...ganda LOL...

...isso é um orçamento para um system novo...150€ chega para upgrade e mesmo assim...

...mas aconselho uma máquina nova apenas...

E se vais comprar o comp. daqui a cerca de 6 meses então volta cá quando faltar uma semana para comprares o comp...porque até lá chega material novo e baixa de preços, etc...

Última edição: 25 de Setembro de 2008
  5. Totoro

Totoro Folding Member

:x2:

6. jorge_pereira

Por 150 euros posso fazer o upgrade que quero? Os 4 Gb de Ram, a placa gráfica e o processador? Aonde?

Os 6 meses é relativo. No máximo dentro de 6 meses quero ter uma máquina nova, mas se amanhã visse algo de que gostasse e ficasse em conta...

Se tu dizes que consigo fazer esse upgrade por 150€, diz-me aonde que vou já amanhã tratar disso. Atenção que eu não sei montar nada. Tem que ser feito numa loja.

7. Totoro

Totoro Folding Member

Se podes comprar já, vai para uma destas que ficas bem servido:

8. DrakoSupremus

lool queres comprar processador pentium 4?? fazes oc...isso é deitar dinheiro ao lixo...basta-te as memórias(cerca de 2gb) e a grafica...e já notas melhoramentos...

2º ponto: ok, escolhe uma das configs postadas pelo gonçalo...por exemplo...

Sinceramente, se podes comprar comp. novo então o upgrade é desnecessário...

9. jorge_pereira

Pentium IV? Pentium IV já eu tenho...

Então e o upgrade de 150€?

10. DrakoSupremus

loool já tou a ver que isto vai aqui uma confusão e não entendeste onde queria chegar...bem...esquece que postei algo...é melhor assim...

Quero ver alguem por um quad core skt 775 numa board skt 478...isto presumindo que a board é 478...lool...upgrade que eu saiba, não é comprar comp. novo...mas sim melhorar o actual...

11. Totoro

Totoro Folding Member

Esquece o upgrade, compra novo.

12. jorge_pereira

Comprar novo é o melhor então? Vou andando à procura, a ver se encontro alguma coisa boa e barata...

E DrakoSupremus, eu não percebo muito de informática, mas no meu post original disse logo que provavelmente para comprar um processador novo teria que arranjar uma board nova. Se eu percebesse muito, de certeza que não viria aqui tirar dúvidas destas...Mas é bom para mim, esclarecer certas dúvidas, para ficar a compreender e fazer as escolhas acertadas...

13. DrakoSupremus

Pois...peço então desculpa...pois essa parte de arranjar board nova, escapou-me...mas pronto...sim é melhor comp. novo...

14. Totoro

Totoro Folding Member

Tu não tens orçamento de 900€? Compra uma das configs que fiz, não compres computadores já montados da HP e afins, compra às peças numa loja e eles depois montam tudo e testam, é a mesma cena que esses HP das grandes superfícies, tem os mesmo 2 anos de garantia e ficas com algo muito melhor.

Cumps e boa escolha

15. jorge_pereira

Só uma pequena dúvida: as duas configurações são relativamente parecidas, no entanto há algumas diferenças de preço. Posso fazer uma mistura das duas, ou isso pode provocar algumas incompatibilidades? Por exemplo, na memória ambas são de 4 gigas, mas têm preços diferentes. Posso escolher a mais barata?

Já agora, relativamente à placa gráfica, qual das duas é melhor? Sempre ouvi falar mais das Nvidias, mas, vou ser sincero, não percebo grande coisa...

Partilhar esta Página